Suntour Epicon vs Rockshox 30 Gold

anttp

New Member
Boas pessoal. Estou indeciso entre estas duas suspensões, entre a epicon e a 30 gold qual escolheriam? Eles custam mais ou menos o mesmo,são ambas modelos de 2014 e pesam ambas 1640g, mas não sei mesmo entre qual das duas optar.
 

Ivo_13

Member
Rockshox é sempre rockshox, mas dizem muito bem da Epicon, mas espera por opiniões de quem já tenha experimentado algumas das suspensões.
 
Para já, tenho muitas (mesmo muitas) dúvidas que ambas pesem 1640 g mas sendo a Rockshox a ar eu não tinha a menor dúvida em escolher a Rockshox 30.
Eu tenho uma SID, uma REBA e uma EPICON.
 

anttp

New Member
A rockshox penso que o peso seja de confiar, porque em todos os sites em que está á venda, e no próprio site da marca fala em 1640g com o tubo por cortar, quanto á epicon é o vendedor do ebay que diz que pesa 1640g mas não sei até que ponto é verdade.

Pelo que andei a pesquisar a 30 gold é a sucessora da Recon, mas ainda é muito recente e ainda quase não há feedbacks, será que não me vai dar problemas?
 

MiGuEl_82

Active Member
Meus caros, eu tenho uma Epicon de 2012 e pesa cerca de 1700g portanto n duvido que o modelo de 2014 pese menos ainda. Quanto à XC30, n sei se o peso é ou n de fiar. Sei sim q a Recon a ar é uma suspensão mais pesada que a Epicon. A Silver de 2012 creio que rondava as 2000g.

Já agora convém ter em atenção o diametro das bainhas. A Epicon é de 32mm, a XC30 creio que seja de 30mm, logo pela lógica a Epicon transmitirá uma maior rigidez.
 

Ivo_13

Member
Penso que o user não se está a referir á XC30, mas á nova 30 gold.

Nunca experimentei nenhuma das duas, mas já ouvi muito bem de ambas as suspensões, a Epicon não preciso de falar nela porque já toda a gente sabe que é muito boa, mas tenho um amigo meu que trabalha numa loja de bicicletas, e diz que a 30 gold tambem é uma excelente suspensão,ele diz que é igual uma Reba em termos de funcionamento, com o peso semelhante, só com a desvantagem de ter bainhas de 30mm.

Depende agora de ti escolher, e ver qual gostas mais, eu tambem já tive a mesma duvida e optei por uma RST first Platinum que é tambem muito boa suspensão, e ficou-me bastante mais barato, mas depende do gosto pessoal de cada um, não ficas mal servido com nenhum delas.
 

Ivo_13

Member
Há também uma coisa que ouço pouco pessoal a falar, as bainhas de 30mm têm vantagens e desvantagens relativamente ás de 32mm, têm a desvantagem de ter menor rigidez e pode ou não ser sentida, mas tem a vantagem de ter menor perímetro de contacto com os retentores, logo causa menor atrito e absorve melhor as pequenas irregularidades, isto depende do gosto de cada um, no BTT o que não falta é escolha ;)
 

anttp

New Member
Obrigado pela ajuda pessoal

Estive a pesquisar, e a RST tambem é uma hipotese, estive a ver no forum, e tambem dizem muito bem dela.
 

Ivo_13

Member
Escolhe pelo teu orçamento, até quanto querias gastar? Claro que se poderes gastar mais um bocado escolhe uma Reba, se quiseres gastar um pouco menos escolhe entre a Epicon ou a 30gold, se fores pelo preço/qualidade a RST penso que seja uma das melhores, não sei que cor pretendes, mas no ebay ainda há umas á venda por 140€ só que já só há em branco, já houve em preto mas já esgotou.
 

zlameira

New Member
Eu comprei a minha scott scale 935, e tem de origem a 30 gold, opá so tenho a dizer bem, tambem nunca experimentei a epicon, mas que tem falam muito bem delas, pelo menos 2as pessoas que andam cmg tem essa. uma rebentou ha dias mas trocaram na boa.
 

anttp

New Member
Acabei por comprar a Rockshox 30 gold, a todas as lojas onde fui, disseram-me sempre que em termos de funcionamento não difere para a Reba porque são exatamente iguais por dentro,só difere nas bainhas mais pequenas, e acabei por escolher esta, a Epicon custava o mesmo mas não trazia bomba nem o kit de vedantes.
O peso já com o tubo cortado é de 1590g, não é que ligue muito ao peso, mas foi uma boa surpresa, estava a contar com mais.

Mas o melhor é mesmo o funcionamento, já fui dar duas voltas de 30kms, e o conforto é espetacular, já para não falar da diferença de peso na frente,até me custou a habituar, venho de uma Recon que pesava mais 400g, e já estava a dar as ultimas.
 

Ivo_13

Member
Acho que escolheste bem, já ouvi falar muito bem dessas suspensões, ainda se vê poucos feedbacks aqui no forum porque só sairam á relativamente pouco tempo, mas por cerca de 200€ uma suspensão que já traz bomba, kit vedantes, pesa cerca de 1600g, e em termos de funcionamento já ouvi dizer que é muito boa, não se pode pedir muito melhor, eu tambem ando com ideia de comprar uma suspensão destas.
 
Top