SRP160 - Serpa 160 - 1ª Ultramaratona Portuguesa - Serpa - 12 Abril 2008

Status
Not open for further replies.

betozeca

New Member
Ja so falta 2 mesinhos e 1o dias,passa num instante!!
vamos la pessoal toca a inscrever,vamos fazer da ultra um evento de sucesso!!!
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
jonypaul, depois de muito ponderada essa questão optei por não permitir a inscrição a menores de 18 anos :(
Em todo o caso terei todo o gosto em guiar-te por cá e levar-te a alguns dos trilhos que compõem os percursos, se tiveres oportunidade de vir um fim-de-semana até cá e combinarmos atempadamente é na boa :wink:

NITSA, os desnível acumulado para os 160Km será cerca de 2600m, cerca de 1700m para os 80km.

"Nem tudo o que luze é ouro", e apesar de haver pessoal a subir a pé, as súbidas não são nada de extraordinário, é mais falta de preparação de quem aparece nas fotos :twisted: que outra coisa...

O FDura fez a volta, tal como o José Batista e podem atestar que isto não é nenhum massacre :) Eu já não pedalava há 15 dias e fiz todas as subidas montado :)

Podes analisar por ti próprio, o gráfico de altimetria da volta que fizemos é este:

ntscsxx3.jpg


Conforme já disse anteriormente tenho escolhido o percurso com consciência total do que me custa a mim fazê-lo a pedalar, por isso grande parte das dificuldades estão nos km iniciais, e a seguir a uma boa dose de subidas existem partes rolantes que permitem descontrair um pouco.

Sérgio, a brincar a brincar dizes as verdades :mrgreen: :lol:
A selecção de fotos de facto pode "espantar" o pessoal, mas ainda ninguém me viu com o discurso para assustar o pessoal, espero que todos os que se inscreveram para os 160km ( 180 dos 230 inscritos neste momento) estejam bem conscientes das suas capacidades, e caso entendam que não estão preparados para isso podem e devem solicitar à organização a alteração do percurso escolhido.
O pessoal ponde vir sondar o tipo e as dificuldades do terreno e assim preparam-se para os 160Km em 2009 :twisted:

Samuka, "O Alentejo é todo plano" é um mito urbano :mrgreen: :lol:

Nuno Alves, o Azedo juntou-se a nós, e apesar de não aparecer nas fotos, ele chapinhou nos ribeiros, é mais forte do que ele.. :mrgreen: :lol:
Obrigado pelo voto de incentivo, espero que a quantidade de tempo para organização do SRP160 não se revele pouca, pois há que ir mantendo as doses de pedaladas para na semana seguinte participar no vosso imperdível passeio! :wink:

drive, andas mesmo distraído, deve ser de andares na roda do Pedro Mateus, é com cada carga que até ficas anestesiado :mrgreen:
Não percebi o porquê desse: :shock:
Para quem já fez a travessia das montanhas isto é uma volta no parque :mrgreen: (ou então não :evil: )

Conforme tinha dito, tenho procurado reunir informação e dicas de preparação para uma prova de endurance extrema, recorri ao empirismo de alguns amigos, atendendo que aquilo que se pretende não é um plano de treinos (porque cada caso é um caso) mas sim dicas gerais de quem já passou largas horas em cima do selim.

Um desses amigos é o Jorge Manso, que também irá marcar presença, conheço o Jorge já há uns anos e acho que as dicas dele têm especial interesse por toda a experiência que tem e sobretudo depois de ter concluido todas as etapas da TransPortugal o ano passado, afinal de contas são 8 ultramaratonas seguidas e quem passa por isso sabe minimamente "da faina" :mrgreen:

O que o Jorge disse foi:

Ciclista já há vários anos, mas com pouca prática nas preparações "à séria", fico-me por conceitos genéricos que a maioria já sabe, mas nunca são demais relembrar:

1º a preparação para fazer uma ultra-maratona não se faz em 2 meses, por isso, se não sabem se estarão em condições para fazer 160km daqui a 2 meses, deixem para o ano em vez de irem sofrer durante mais de 10horas em cima da bicla.

2º estejam preparados para muitas horas em cima da bicla, quer em termos de nádegas, como de pescoço e costas...

3º o ritmo a que vão enfrentar o desafio vai ser muito diverso, de acordo com os objectivos a que se propuserem, mas planeiem as vossas paragens e abastecimentos com antecedência, evitem parar muitas vezes para não perder o ritmo.

4º comam e bebam desde cedo. Para tantos km não há reservas alimentares que cheguem, por isso comam frequentemente (ex: 1/2 barra a cada 30min), com qualidade e variedade. Não experimentem nada novo no dia D.

5º tal como os abastecimentos são planeados, também deve ser a prova, arrancar devagar para aquecer bem será importante, há muitos kms para apanhar "empenados".

6º não arrisquem em demasia. Todos temos de saber os nossos limites. Mais vale abrandar um pouco numa zona técnica, a cair e ter uma avaria fisica ou mecânica.

7º não descurem a mecânica e façam uma revisão geral nos dias prévios à prova. Não há nada pior que ir o dia todo preocupado com algo (a não ser ficar apeado por algo simples). Levem óleo.

8º se tiverem um amigo com um ritmo próximo ao vosso tentem ir juntos (pelo menos no início). É provável que se juntem outros e, quando o grupo se partir (se se partir alguma vez), há maior possibilidade de que alguém tenha um ritmo como o vosso. É que ir acompanhado ajuda muito à moral...

9º (esta é muito pessoal) olhem para a vista de vez em quando, que a vida são 2 dias e um está a ser passado a pedalar.

Boas pedaladas,
Jorge Manso


A minha filosofia estar e ser no BTT é igual à do Jorge, portanto à falta de conselhos empíricos meus, os do Jorge parecem-me excelentes conselhos para quem tem objectivos de superar um desafio pessoal.

Entretanto tenho procurado estabelecer parcerias com as unidades hoteleiras aqui do concelho por forma a proporcionar descontos aos participantes do SRP160, já obtive resposta positiva da maioria e aguardo apenas resposta de mais alguns para divulgar esta informação e quais as entidades que estabeleceram protocolos connosco. Estejam portanto atentos aos conteúdos que são colocados no site, e esperem newsletters informativas para breve.

Até lá já sabem, vão pedalando muito ;)
 

jonypaul

New Member
Ludos, no problem, mas é estranho porque nunca tinha visto limite de idade numa prova... cá pa mim vai é haver miss t-shirt molhada aha seus malucos :mrgreen:
 

José Batista

Administrator
Ludos o Azedo aparece nas fotos sim senhor aqui esta a prova.

012ue5.jpg


E pessoal não estejam a ficar receosos porque o percurso não é tão dificil quanto parece nas fotos.
Na minha humilde opinião só á que conhecer os nossos limites,e não os ultrapassar pois ainda serão muitas horas a pedalar.



SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
jonypaul, habitualmente para os menores de idade existem as mini-maratonas e se os encarregados de educação assinarem autoriza-se a participação.

José Batista isso não é nada, ainda hoje fomos pedalar e nessa mesma ribeira teve que "lavar a cara" como ele diz, enquanto mudei as pilhas ao gps passou a ribeira de um lado para o outro umas quatro vezes... na barragem da vareta entrou na água até acima dos joelhos e meteu a bicla dentro de água a boiar :lol:
O Nuno Alves fez a pergunta por causa do "ritual" que o Azedo faz no Minas - Castro Marim, mas este ano vais lá estar e poderás presenciar, e depois ficarás a saber... :mrgreen: :lol: :lol:

Tenho cá para mim e hoje disse-lhe isso, que ele tem genes de anfíbio :mrgreen:

O percurso do SRP80 está praticamente decidido, só não está 100% decidido porque deu 77Km com 1290m desnível acumulado, vou ver se consigo incluir mais umas subidas, que já sei que o José Batista vai reclamar comigo que é pouco desnível :twisted: :twisted: :twisted:
 

FDura

Utilizador Banido
Tenham medo, muito medo :!: :!: :!:

Nada disso, quanto a mim eu penso que cada qual sabe as suas limitações melhor que ninguém (não se queiram fazer de fortes para os outros verem). :shock:

De resto é persistência e determinação e preparação adequada. :yeah:

Eu pessoalmente depois de ir ao terreno deduzi que não estava preparado para os 160 km a não ser em vontade, o que não chega de maneira nenhuma. :cry:

Bom SRP160 a todos.

Ludos continua que vais no bom caminho.

P.S. – Já agora para ficares contente eu fiz uma subida a pé, mas tu nem viste. :twisted:
 

mescal

New Member
Viva pessoal, já me estava a esquecer desta "faiana".
Tenho q tratar da incrição pq é daqueles q não quero perder...tenciono fazer os 160 Km mas em 2 etapas...a 1ª dia 12 e a 2ª quando tiver tempo... :roll:
Quanto ás subidas é coisa q não me preoucupa, pois os sapatos são confortáveis e têm uma sola c/ boa aderência...:lol: :mrgreen:.

Boas pedaladas
 

José Batista

Administrator
Ludos por acaso reparei que o azedo gosta mesmo de água,só não sabia é que tinha um ritual quando faz a travessia ( MINAS/ CASTRO MARIM )
Prometo que este ano irei estar atento para descobrir como é esse bendito ritual.
Agora em relação ao percurso dos 80km,é pá já sabes que 1290m de desnível acumulado para mim não é nada,é claro que iria reclamar contigo. doh doh doh doh
Por amor de deus vê lá se consegues fazer isso de maneira a dar uns já bastante aceitáveis 1291m de desnível acumulado. :yeah: :yeah: :yeah:


SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 

overx

New Member
a ver pelas fotos já me estou a imaginar a desfrutar dessas boas paisagens :D nos 160km acho que vou chegar ao tempo de enjoar tantas paisagens :) :)
 

Branko

New Member
Veio mesmo na altura certa esta ultra maratona de 160km :clap:. Espero estar disponível, e se conseguir completar os 160km vou para o Lebrinha festejar :cheers: + o Penatabua.

Um abraço
Branko
 

betozeca

New Member
Como vou fazer os 80 e talvez chegue primeiro q voçes dos 160 (ou nao) vou andando mais cedo para o lebrinha o guardo lugar :lol: :yeah: :xau:
 

penatabua

Active Member
Re: SRP160 - Serpa 160 - 1ª Ultramaratona Portuguesa - Serpa - 12 Abril 2008

Branko, será que já há CARACÓIS no Lebrinha, nessa data :?: São dos melhores caracóis de PORTUGAL :exacto: :#1: :yeah:

Abraço de penatabua
 

Branko

New Member
Espero bem que sim :lol:,os melhores caracóis de Portugal com a melhor imperial do mundo depois dos 160 Km :( , é a melhor receita para restabelecer o metabolismo :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :cheers: :cheers: :rotfl: :rotfl: :cheers: :cheers: :rotfl: :rotfl:

Abraço do Branko
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Bolas, quem vos lê até parece que isto é algum passeio pedestre... mas aviso já que os percursos são 100% cicláveis, e acreditem que existem umas rampas que poucos, muito poucos as fazem, aqui na zona, mas podem estar descansados que o percurso não passa por lá.

Quanto ao percurso do SRP80 acho que vai ficar mesmo como está, 77km (é capaz de dar um bocadinho mais :mrgreen: ) e os 1300m de desnível acumulado, para quem habitualmente faz maratonas pode ser um percurso de pouca exigência física, mas uma vez que a ideia é expandir os limites e as barreiras físicas e psicológicas, quem costuma fazer as mini-maratonas de 50Km com um pouco mais de preparação poderá desafiar-se no SRP80 :)

overx, provavelmente tens razão :lol: Aqueles dias em que estive 12 e 14 horas em cima do selim quase em enjooei a bike e as paisagens, mas depois chego ao fim e no dia a seguir já estou pronto para mais :mrgreen:

Bem, decididamente tenho que fazer uma parceria com o Lebrinha, quem sabe em 2009 mudo o novo de SRP160 para Lebrinha160 :lol: :lol: Já vi que a malta quer mesmo é borga, caracois, passarinhos fritos, febras, queijo de Serpa... o evento em si é só o pretexto para virem cá abusar das iguarias, vá lá que não fiz um nível de 25Km guiados, senão já tinha 1000 participantes inscritos :twisted: :twisted: :lol:

Branko a não ser que qualquer coisa motive alterações de última hora os tracks vão estar disponíveis na 4ª feira anterior ao evento.

Ando a "cozinhar" umas surpresas, vamos lá ver quais as respostas que obtenho às minhas solicitações ;)

Pedalem muito, os 160Km não vão ser "pera doce" ;)
 
Status
Not open for further replies.
Top