Spec.Camber -> Lap.Zesty(p.86) -> Commençal Meta V4 (p.120)

miguelcarromeu

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E ontem (Domingo) foi dia de ir estrear os trilhos ali do pessoal do Oeste:





E que belos singles há por lá! Pedra por todo o lado, ehehehe. Bela manhã.

Abraços
 

PFCJ

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E foi mesmo uma bela manhã, a de hoje é que já não é tanto, estou todo partido de tanta pedra. Lol.

Os singles são brutalíssimos para passar a rasgar.

A foto da praxe do pelourinho :D

fx2g.jpg



Abraço
 

miguelcarromeu

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Diz o provérbio popular "noites felizes, manhãs tristes"; aplicado ao nosso BTT seria mais "domingos felizes, segundas todos rotos", ehheheh

Abraço e obrigado pela companhia Paulo.
 
Vocês são é muita malucos.
No domingo ainda me aguentei, mas hoje, meus amigos está complicado... Imagino vocês com um fim de semana recheado...

Grande volta no sábado. Estou pronto para mais 70 recheado de novos trilhos :D
 

Jonh.box

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Tenho lido e visto muito no fórum daquilo que voçês colocam no mesmo. Desde já espetaculares as fotos e as apreciações feitas, por tudo isso e porque estou a pensar comprar a nova camber 29, de entrada de gama, gostaria de saber a vossa opinião acerca da roda 29?
 

Jonh.box

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A tua máquina está brutal, com todos os upgrade, fantástica.
A minha maior preocupação, prende-se com o tamanho das rodas 29, não sei, no inicio era bastante contra as 29, no entanto, como não há hipótese de a adquirir sem ser 29, não à nada a fazer.
Na verdade, poderia adquirir um modelo completamente novo por 1450€, mas de 2012 e sendo assim por mais 300€, tenho um modelo atual, no entanto, em relação à cor não à como a tua.
Será que estou a fazer a melhor opção?
 

miguelcarromeu

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Não vi com atenção as diferenças mas eu, no teu lugar, acho que preferia optar pela versão 29er de 2012, metia os 300€ ao bolso e fazia um upgrade nas rodas que é onde vais notar maior diferença em termos de ganhos ;)
 

Jonh.box

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Não me expliquei como deve ser, peço desculpa.
A Camber de 2012 é roda 26 e a 2014 roda 29, por isso, a minha desconfiança em termos de tamanho.
Será que justifica comprar 2012?
 

miguelcarromeu

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Ah, ok. Pensei que a 2012 fosse já em versão 29er (também já havia ;) )

Nesse caso acho que deves ponderar bem. Eu não sou defensor acérrimo das 29ers, mas acho que nesta fase do campeonato será um erro investir numa 26er deste segmento.

Por um lado tens o peso (ligeiramente) a teu favor; por outro lado, o material vai sendo cada vez mais para as 29er e é possível que num determinado espaço de tempo seja mais fácil e/ou barato comprar material para 29 do que para 26.

Depois tem muito a ver com o tipo de BTT que praticas e daquilo que queres extrair da bicicleta. Se dás umas voltas com os amigos aos fds, nada de muito exigente e/ou agressivo (refiro-me a exigências do terreno, como lama, barro, etc. e não à tecnicidade dos percursos) e fazes 1000 e tal, 2000 kms por ano, acho que podes prescindir de tudo isto e apostar na 26. O desgaste só o sentirás passado algum tempo.

Se por outro lado, fazes muitos kms por ano e desgastas muito material, talvez seja melhor ponderar a 29 por causa da questão da facilidade do material que referi acima.

Outro ponto a favor a 26 é maneabilidade nos trilhos mais sinuosos mas, na minha opinião, só a partir de um determinado nível de tecnicidade. As 29 também lá passam e, dependendo de quem vem ao comando, até mais rápido, por vezes - para quem tem menos experiência, a 26 torna-se mais ágil.

Outro ponto a favor que tens de verificar é o número de velocidades: dá preferências às 10v - neste momento o mercado está todo virado para aí e há cada vez menos variedade no material de transmissão para as 9v.

Já te deixei uns pontos para pesares na balança :D

Abraço e boas escolhas
 
O Miguel tem razão, se deres umas voltas de vez em quando vai para roda 26.
Se vais optar na roda 29, poupa mais um bocado e vai para Camber Comp29 vem bem razoável e não necessitas de grandes upgrades.
 

Jonh.box

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Boas
Como estou virado para a aquisição da camber 29 por 1728€ e como o Miguel disse e muito bem, deveriacomprar já com 10 velocidades e esta apenas tem 9, fui ver nas lojas online ospreços e:
manípulos mudanças; cassete; corrente; pedaleira (?);desviadores,
com todas estas alterações o preço ronda os 250€, assimsendo, caso me mudem tudo isto ainda fica abaixo da camber comp 29 (2237€).
Em relação aos aros 29 ou 26, as novas apenas trazem a opção29. São aros técnicos e algo cuidadosos de conduzir, não? Quais as suasdiferenças?
 

prcr

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Eu tenho a Camber Comp de 2013, tamanho L.

Em relação às rodas 29", adoro. :D Eu era um pouco medroso a descer, e as rodas maiores dão muito mais confiança. Neste momento sou capaz de descer singletracks íngremes e muito técnicos onde antigamente eu tinha sempre que desmontar.

A subir também noto muito mais tracção. Consigo fazer subidas íngremes e técnicas desde que tenha força nas pernas, enquanto que antigamente rapidamente perdia tracção ou não conseguia ultrapassar facilmente obstáculos como raizes e lá tinha que desmontar.

O único inconveniente, mas que para mim é muito subtil, é que em certos singletracks muito sinuosos e que foram "abertos" por pessoas em bicicletas 26", se nota que a bicicleta 29" não flui tão bem. :) Mas só mesmo nestes locais é que sinto que a 29" não se dá tão bem. Em todos os outros tipos de percursos é "sempre a esgalhar". :D
 
Desculpa Miguel estarmos a debater a compra de uma Camber na tua página.
Hardrock1972 o problema que vejo é na suspensão pois é mola e o amortecedor não tenho conhecimento, o meu RockShox Ario RL nunca deu problema ao fim de dois anos. A transmissão é o menos pois com o desgaste podes meter colocar 10 velocidades e a suspensão já é um upgrade mas caro.
 

miguelcarromeu

Active Member
Estão à vontade: afinal este é um tópico de análise da Camber - estão perfeitamente on-topic.

Hardrock,

Acho que devias negociar essa troca com a loja onde pretendes comprar. Eles trocam a transmissão e vendem a de 9v, abatendo no teu preço. Não tens de pagar essa total diferença, obviamente.
 

miguelcarromeu

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Aqui tens um óptimo artigo para te ajudar a decidir:

Camber 26 vs. Camber Carbon Comp 29er

Conclusion
At the end of the day it’s all about selecting the right tool for the right job. One cannot say a 29 is better or worse than a 26, it’s all about the purpose and the trails you are going to ride in; but one thing it’s for granted, if climbs are clean allowing a steady pace and descends aren’t too aggressive, you’ll be blown away with the capabilities of a gravity oriented 29 bike because size does make the difference when riding in those. Just pick the right one for your riding style.
 

miguelcarromeu

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Ultimamente tem sido só andar.

Entretanto começo a ter de pensar em trocar partes da transmissão, pelo que, neste momento, estou mais inclinado para a troca de pedaleiro por um de 2 pratos apenas; OU, meter 2 pratos no actual SLX. Ainda não decidi e aceito sugestões.

O cepo do Novatec deu de si; está estalado em 2 locais. Neste caso já nem vou tentar outro de alumínio - já encomendei um de aço e está feito; são 60 g de diferença.

Como a lama voltou, decidi aperfeiçoar os guarda-lamas. O da frente já está afinado. O de trás, estive hoje a dedicar-me a fazer um personalizado e de acordo com as medidas do triângulo traseiro:



ypm2.jpg


gtx4.jpg


w2ka.jpg


lyjj.jpg




Entretanto desenhei outro em transparente fosco. Está a ganhar o formato neste momento. Depois coloco fotos.

A serra, no passado Sábado tinha esta vista do Castelo dos Mouros:



xi7p.jpg
 
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PFCJ

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Miguel eu adaptava a pedaleira para dois pratos SLX. Eu tenho uma SR-Suntour adaptada com um prato SLX 10v de 32 dentes e fica bem mais em conta :D

Tens de me mostrar esses caminhos pelos Mouros que eu não conheço ;)
 

miguelcarromeu

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Pois Paulo, é a ideia mais provável. Neste momento tenho o prato do meio quase na sucata mesmo.

O caminho pelos Mouros estava a pensar fazê-lo no Domingo.
 
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