Ah, ok. Pensei que a 2012 fosse já em versão 29er (também já havia
)
Nesse caso acho que deves ponderar bem. Eu não sou defensor acérrimo das 29ers, mas acho que nesta fase do campeonato será um erro investir numa 26er deste segmento.
Por um lado tens o peso (ligeiramente) a teu favor; por outro lado, o material vai sendo cada vez mais para as 29er e é possível que num determinado espaço de tempo seja mais fácil e/ou barato comprar material para 29 do que para 26.
Depois tem muito a ver com o tipo de BTT que praticas e daquilo que queres extrair da bicicleta. Se dás umas voltas com os amigos aos fds, nada de muito exigente e/ou agressivo (refiro-me a exigências do terreno, como lama, barro, etc. e não à tecnicidade dos percursos) e fazes 1000 e tal, 2000 kms por ano, acho que podes prescindir de tudo isto e apostar na 26. O desgaste só o sentirás passado algum tempo.
Se por outro lado, fazes muitos kms por ano e desgastas muito material, talvez seja melhor ponderar a 29 por causa da questão da facilidade do material que referi acima.
Outro ponto a favor a 26 é maneabilidade nos trilhos mais sinuosos mas, na minha opinião, só a partir de um determinado nível de tecnicidade. As 29 também lá passam e, dependendo de quem vem ao comando, até mais rápido, por vezes - para quem tem menos experiência, a 26 torna-se mais ágil.
Outro ponto a favor que tens de verificar é o número de velocidades: dá preferências às 10v - neste momento o mercado está todo virado para aí e há cada vez menos variedade no material de transmissão para as 9v.
Já te deixei uns pontos para pesares na balança
Abraço e boas escolhas