Boas,
Por vários motivos fui levado a trocar de quadro, não me desfiz do Voodoo Bizango, está neste momento em standbay para uma futura montagem, e ficará como segunda bicicleta, quando estiver montada continuarei a actualização no devido tópico.
Chega de falar da Voodoo, pois este tópico é dedicado a SOBRE.
A SOBRE é uma pequena marca Francesa que apostarem para material de eleição no Cromoly, quando para muitos o aço é apenas utilizado naquelas bicicletas velhinhas, ou então nas bicicletas de supermercado, felizmente que para tantos outros ainda há, e acredito que mais virão, marcas a apostar no Cromoly como material de construção para os seus quadros. O nome da marca SOBRE deve-se ao significado que SOBRE tem em Françês, sóbrio será a tradução do SOBRE Françês. A simplicidade, o sóbrio foi a base de inicio para os quadros, e creio que resultou bastante bem. São quadros com linhas simples, sem nada das últimas novidades, caixas integradas, tubos hidroformados, um quadro com ar de antigo, mas ao mesmo actual !!
Para desenjoar um pouco do texto,
Com pequenas diferenças para o quadro Voodoo, a começar no Cromoly, o SOBRE é em Tange Prestige, tem o tubo de direcção mais pequeno, pessoalmente prefiro assim, apenas apoio para disco, a passagem dos cabos por baixo do tubo superior, e os apoios do tubo do travão de trás muito bem colocados. Em termos de geometria é muito parecido, o tubo superior tem o mesmo comprimento, o tubo do espigão de selim mede menos um cm, e é possivel montar suspensão de 100 a 120mm.
Em relação ao comportamento, e comparando a Voodoo, pois a muito que não ando em quadros de alumínio :twisted:
O SOBRE é um pouco mais confortável, sem com isso ter mais flexibilidade lateral, dá mais confiança ainda a descer e a curvar. A primeira prova de fogo foi Alvalade - Porto Côvo - Alvalade, e adorei o comportamento da bicicleta, confortável Q.B, a subir aja pernas, e ela sobe sempre a querer mais, a descer aja mãos que ela flui por as curvas por o terreno como se fossemos apenas um, é uma bicicleta na qual me sinto apenas um :mrgreen:
Lista do equipamento :
Quadro: Sobre Multi tam. M 2089 g
Caixa de direcção : Marwin Union 76 g
Tampa/parafuso direcção : Woodman Carbon 6 g
Suspensão: R.S Sid Race (apenas com bloqueio na perna,tirei o pushlock 1471 g
Aperto espigão selim : Brand X 30,0mm 22 g
Protecção escora: fita guiador PRO 12 g
avanço: Ritchey WCS 100*25.4 122 g
guiador : Ritchey PRO 58mm* 25.4 150 g
extensores guiador: Ritchey WCS SL c/fita 69 g
anilhas direcção: carbono 17 g
punhos e tampa direcção : Rit. WCS esponja (cortados) 29 g
parafusos grade bidon : ergal 4 g
grade bidon : Polisport 42 g
espirais : Nokon 66 g
cabos mudanças : Marwin Union 28 g
tr. fr : Avid Elixir R postmount 160mm (par. ergal na manete) 256 g
tr. tr: Avid Elixir R, 140mm (par.ergal na manete) 291 g
disco 160mm : Avid G3 101 g
disco 140mm : Avid G3 83 g
Roda Fr: Aro Mavic XC717,raios CX-Ray, cubo DT 240S (c/pneu,fita,válvula,liq. 1288 g
Roda Tr: Aro Mavic XC717,raios CX-Ray, cubo DT 240S (c/pneu,fita,válvula,liq. 1390 g
Pneu Fr: Kenda Karma DTC 2,1 (450g )
Pneu tr: Vredstein Tiger Claw XC 2,1 610g )
Pedaleira XTR 970 c/ pratos TA Chinook 26 d, 40 d, par Race Face em aço,c/ mov.) 731 g
Corrente : Connex 900 275 g
Cassete : XT 11-32 260 g
Est. Trás : XTR 950 c/ roldanas e parafuso TISO,par. cabo em ergal, cx curta 187 g
Est. Frente : XTR 952 28,6mm c/ par ergal 124 g
manipulos: Grip Shift Attak c/ borrachas do X.O 173 g
Pedais: Crank Brothers SL 266 g
Fechos rodas : BBB Power Fix 78 g
Espigão de selim : Thomson Elite 27.2*410, cortado a 390mm 279 g
Selim : Selle Italia SLX 251 g
Liquido Notubes nas 2 rodas 190 g
Total 10421 g
Peso na balança 10480 g
Mais fotos :
Pormenores dos desviadores :
Para a baixar para os sub-10kg, irei fazer algumas alterações :
Selim : SLK 251 g ,passa para SLR kit carbonio gel flow 125 g - 126 g
Guiador : Rit Pro 150 g , não sei o que colocar .....
Irei retirar o motion control, bloqueio da susp, serão menos 60 g +-
Pneu trás: Tiger Claw 610 g , passa para Kenda Karma ou Small Block, menos cerca de 100 g , aqui substituirei a fita da roda, levando apenas uma volta da Yelow tape da No Tubes,
E aonde mais poderei tirar algum peso significativo ?
Quando tiver mais dúvidas postarei aqui.
Cumprimentos e boas voltas
António Valério
Por vários motivos fui levado a trocar de quadro, não me desfiz do Voodoo Bizango, está neste momento em standbay para uma futura montagem, e ficará como segunda bicicleta, quando estiver montada continuarei a actualização no devido tópico.
Chega de falar da Voodoo, pois este tópico é dedicado a SOBRE.
A SOBRE é uma pequena marca Francesa que apostarem para material de eleição no Cromoly, quando para muitos o aço é apenas utilizado naquelas bicicletas velhinhas, ou então nas bicicletas de supermercado, felizmente que para tantos outros ainda há, e acredito que mais virão, marcas a apostar no Cromoly como material de construção para os seus quadros. O nome da marca SOBRE deve-se ao significado que SOBRE tem em Françês, sóbrio será a tradução do SOBRE Françês. A simplicidade, o sóbrio foi a base de inicio para os quadros, e creio que resultou bastante bem. São quadros com linhas simples, sem nada das últimas novidades, caixas integradas, tubos hidroformados, um quadro com ar de antigo, mas ao mesmo actual !!
Para desenjoar um pouco do texto,
Com pequenas diferenças para o quadro Voodoo, a começar no Cromoly, o SOBRE é em Tange Prestige, tem o tubo de direcção mais pequeno, pessoalmente prefiro assim, apenas apoio para disco, a passagem dos cabos por baixo do tubo superior, e os apoios do tubo do travão de trás muito bem colocados. Em termos de geometria é muito parecido, o tubo superior tem o mesmo comprimento, o tubo do espigão de selim mede menos um cm, e é possivel montar suspensão de 100 a 120mm.
Em relação ao comportamento, e comparando a Voodoo, pois a muito que não ando em quadros de alumínio :twisted:
O SOBRE é um pouco mais confortável, sem com isso ter mais flexibilidade lateral, dá mais confiança ainda a descer e a curvar. A primeira prova de fogo foi Alvalade - Porto Côvo - Alvalade, e adorei o comportamento da bicicleta, confortável Q.B, a subir aja pernas, e ela sobe sempre a querer mais, a descer aja mãos que ela flui por as curvas por o terreno como se fossemos apenas um, é uma bicicleta na qual me sinto apenas um :mrgreen:
Lista do equipamento :
Quadro: Sobre Multi tam. M 2089 g
Caixa de direcção : Marwin Union 76 g
Tampa/parafuso direcção : Woodman Carbon 6 g
Suspensão: R.S Sid Race (apenas com bloqueio na perna,tirei o pushlock 1471 g
Aperto espigão selim : Brand X 30,0mm 22 g
Protecção escora: fita guiador PRO 12 g
avanço: Ritchey WCS 100*25.4 122 g
guiador : Ritchey PRO 58mm* 25.4 150 g
extensores guiador: Ritchey WCS SL c/fita 69 g
anilhas direcção: carbono 17 g
punhos e tampa direcção : Rit. WCS esponja (cortados) 29 g
parafusos grade bidon : ergal 4 g
grade bidon : Polisport 42 g
espirais : Nokon 66 g
cabos mudanças : Marwin Union 28 g
tr. fr : Avid Elixir R postmount 160mm (par. ergal na manete) 256 g
tr. tr: Avid Elixir R, 140mm (par.ergal na manete) 291 g
disco 160mm : Avid G3 101 g
disco 140mm : Avid G3 83 g
Roda Fr: Aro Mavic XC717,raios CX-Ray, cubo DT 240S (c/pneu,fita,válvula,liq. 1288 g
Roda Tr: Aro Mavic XC717,raios CX-Ray, cubo DT 240S (c/pneu,fita,válvula,liq. 1390 g
Pneu Fr: Kenda Karma DTC 2,1 (450g )
Pneu tr: Vredstein Tiger Claw XC 2,1 610g )
Pedaleira XTR 970 c/ pratos TA Chinook 26 d, 40 d, par Race Face em aço,c/ mov.) 731 g
Corrente : Connex 900 275 g
Cassete : XT 11-32 260 g
Est. Trás : XTR 950 c/ roldanas e parafuso TISO,par. cabo em ergal, cx curta 187 g
Est. Frente : XTR 952 28,6mm c/ par ergal 124 g
manipulos: Grip Shift Attak c/ borrachas do X.O 173 g
Pedais: Crank Brothers SL 266 g
Fechos rodas : BBB Power Fix 78 g
Espigão de selim : Thomson Elite 27.2*410, cortado a 390mm 279 g
Selim : Selle Italia SLX 251 g
Liquido Notubes nas 2 rodas 190 g
Total 10421 g
Peso na balança 10480 g
Mais fotos :
Pormenores dos desviadores :
Para a baixar para os sub-10kg, irei fazer algumas alterações :
Selim : SLK 251 g ,passa para SLR kit carbonio gel flow 125 g - 126 g
Guiador : Rit Pro 150 g , não sei o que colocar .....
Irei retirar o motion control, bloqueio da susp, serão menos 60 g +-
Pneu trás: Tiger Claw 610 g , passa para Kenda Karma ou Small Block, menos cerca de 100 g , aqui substituirei a fita da roda, levando apenas uma volta da Yelow tape da No Tubes,
E aonde mais poderei tirar algum peso significativo ?
Quando tiver mais dúvidas postarei aqui.
Cumprimentos e boas voltas
António Valério