Single Speed: vantagens?

puto_99

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Eu nao sou utilizador deste tipo de bikes, mas gosta-va de saber qual a vantagem destas bikes,



boas pedaladas,
 

ze_zaskar

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Boas
Vantagens objectivas existem algumas: poupas peso na bike; ela fica mais resistente e fiavel; a transmiçao fica mais duravel, a corrente pode ser mais resistente; aprendes a melhorar a tua tecnica; ganhas força; sao menos barulhentas; sao mais baratas; sao melhores para o inverno; sao energeticamente mais eficazes, ja que nao ha perdas na transmiçao.
Subjectivas tambem existem muitas: sao MUITO mais divertidas de usar; fazem com que te sintas o maior cada vez que derrotas uma subida; sao mais bonitas; cansas-te menos em certos tipos de percursos, pois nao vais sempre a puxar em plano.
É tudo uma questao de gosto pessoal, mas recomendo a todos que experimentem, eu actualmente so nao ando numa porque o meu joelho nao quer
:wink:
 

indy

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Imensas! Por exemplo... errrr... hummm :-K ...bom... :oops:

Pois... tirando o facto de todos nós, os que andamos de SS, termos um cumprimento secreto e vestirmos a roupa interior do avesso... não me lembro de nenhuma vantagem... :|

Puto_99, a questão não está na vantagem :wink:
 

LARGUINHO

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vantagem???? penso eu que o devertimento.

eu nunca tive a intençao de ter uma SS , e quando ouvia outros a falar em SS dizia que eram loucos e que queriam era penar, mas num almoço com o Nuno Amaral (BTT-TV e BIKEMAGAZINE) estavamos a falar das peças de bikes que tinhamos em casa e como faltava apenas peças para as mudanças lembrei-me de montar uma SS, nesse dia começei logo a monta-la e o Nuno pediu-me para montar uma tambem para ele. Assim que acabei de montar a SS fui exprimenta-la e adorei logo na 1º volta e desde dai fiquei viciado nas SS, mas como é natural nos Portugueses muitos criticaram sem terem exprimentado e saberem do que falavam, mas assim que eles foram exprimentando foram logo a dizer " isto é fixe, tens de montar uma para mim" e assim foi ja montei mais 5 e muitos mais ja me pediram para montar outras para eles.

por isso nao penso nas SS como uma vantagem, penso mais como um devertimento e o Nuno Amaral ate ja me falou em organizar um passeio de SS em Beja, mas ainda somos poucos se calhar com o tempo la poderemos organizar alguma coisa.

isso do comprimento secreto era engraçado, ate podiamos fazer um simbulo para todos colocar jarsey
 

350plus

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Fiabilidade Fiabilidade Fiabilidade. :D

Vou treinar para a chuva e lama chego a casa passo uma mangueirada de àgua e já está. No dia a seguir sei que a bike está pronta para outra sem qualquer tipo de problemas.

Ah e claro, o sorriso de orelha a orelha depois de fazer mais de 90 km seguidos sem trocar de mudança. :mrgreen:
 

LSD

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Eu na minha opinião acho que é tudo por uma questão de puro divertimento e de fazer algo que já faziamos, mas de uma maneira diferente.
Acho que é como um nivel diferente de um jogo....
Ou talvez um recuar no tempo, não sei bem...
Sei que cada vez me dá mais gozo devorar kilometros na minha SS.
Boas pedaladas, com apenas uma....

LSD
 

ET

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indy said:
... tirando o facto de todos nós, os que andamos de SS, termos um cumprimento secreto e vestirmos a roupa interior do avesso... não me lembro de nenhuma vantagem... :|

doh

Indy, isso não era para contar! Pronto, já que estamos numa de abertura vou contar o meu segredo: ando de SS porque gosto de porcos :-K

:cheers:

ET
 

max

Elos Rápidos
pára tudo faxavor, mas para andar de SS também é preciso andar de roupa??.. interior, e do avesso???? :mrgreen:
para mim isso já não é vantagem nenhuma. :nana: :mrsock:
 

ignite

Member
Singlespeeders!!!!!
notam que andam mais, comparado com a altura em q metiam mudanças?
há diferenças na performance qdo pegam em MultiSpeed?
 

ET

New Member
ignite said:
Singlespeeders!!!!!
notam que andam mais, comparado com a altura em q metiam mudanças?
há diferenças na performance qdo pegam em MultiSpeed?

Por vezes penso que melhorei a minha performance mas há alturas em que me sinto mais cansado, depende um pouco dos percursos. Globalmente penso que melhorou. Neste momento vou alternando com a asfáltica, a mudança de ares também é boa e o ciclismo urbano tem as suas vantagens... :wink:

puto_99 said:
Eu nao sou utilizador deste tipo de bikes, mas gosta-va de saber qual a vantagem destas bikes,

Puto_99: Não nos leves a mal. Esta cambada de marados por SS é mesmo assim!
Não sei onde moras mas podias aparecer no dia 15 (junto à Decathlon na Maia) para conheceres melhor as potencialidades destes prodigios tecnológicos!
:mrgreen:


Oinc! Oinc!

ET
 

GinaBike

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Saudações!
Comecei á pouco tempo, desde que terminei a minha, a andar em SingleSpeed, a verdade é que ainda não encontrei desvantagens, apesar da lentidão no asfalto, o que não é grave!
Foi contruida com informações daqui do Forum e, no final, resultou numa bicicleta semelhante á minha primeira, recuei no tempo na primeira volta que dei, para quê mudanças? Simplicidade e baixo custo!
E tb é verdade quando se diz que depois de experimentar não se quer outra!
Tendo tempo colocarei imagens!
Cumprimentos!
 

indy

Member
Ao contrário de alguns de vós, que se converteram totalmente ao "singlespeedismo" :lol:, no meu caso não abdiquei do prazer de pedalar noutras bicicletas. Na verdade eu nem gosto que me apliquem o termo "bttista" e acho uma palermice frases como "o alcatrão faz mal aos pulmões" ou todo aquele "espírito de tribo" que se cria em torno de cada uma das diversas modalidades do ciclismo.

Na verdade o que eu gosto mesmo é de andar de bicicleta. Se tivesse tempo ainda andava mais e se tivesse dinheiro ainda experimentava mais tipos de bicicletas! :roll:

Dito isto, andar de singlespeed é uma das formas que tenho a possibilidade de praticar. Vantagens? Talvez sim, talvez não... na verdade pouco me interessa. O que me move é mesmo o desafio. Alguns apreciam o desafio de descer cada vez mais depressa e de dar saltos cada vez maiores, eu aprecio o desafio do sofrimento. Tal como escrevia Xavi Fané há uns anos atrás na SoloBici:

"Subir? Me encanta subir!
Poner cuerpo y mente a trabajar con un único y simples objetivo: transportarme hacia arriba, hacia el cielo, tan rapido como el dolor me lo permita.

Hay algo gratificante y purificador en esse máximo esfuerzo aeróbico, en ese transe circular de cadencia y respiración e incluso en la inútil lucha contra la gravedad que me hace desear más.

Que me motiva a seguir mejorando mis capacidades escaladoras como se eso fuera a llevarme a la misma salvación?

Soy masoquista? diría que no, ne veo la escalada como un calvario ni una forma de autoflagelación.
(...)
Para que tomarse la molestia de sudar como un animal y ponerse taquicardico cuando uno pude ir en vehiculo o montar en un telesilla hasta el inicio del trepidante descenso?
(...)
Yo continuaré subiendo montañas...aunque sólo sea por preservar un arte perdido. No sea que algun dia en el futuro, algun freerider quiera ir de vuelta a los orígenes."


Mas da mesma maneira que gosto de sofrer encosta acima na minha SS, também gosto de sofrer encosta acima na MS ou poder largar um pouco mais os travões e deixar trabalhar a suspensão em certas trialeiras. E que dizer de rolar a boa velocidade de roda fina no alcatrão ou descer uma estrada sinuosa mais rápido que os automóveis?

Por isso, vantagem? Vantagem é ter bicicletas diferentes e poder tirar prazer variado de todas elas.

Já agora uma crítica aqui ao quadro das singlespeed no fórum. Há muita discussão em torno da construção das SS, há muito "how to", quase todos os dias aparece uma nova montada... mas relatos e fotos do pessoal a pedalar há pouco! :evil: Como é, aquilo é só para exposição? :lol:

Espero que isso mude, que apareçam no Crónicas de Bikers mais relatos de experiências "mono-desmultiplicadas" do pessoal :wink:
 

puto_99

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Percebi, se qiser ser marado (e poupado) escolho uma singelspeed, mas por enquanto não, isso não cansa muito?
 
Indy já me fizeste vasculhar as soloBici antiguinhas, lembro-me bem dessa crónica do Xavi... Mas não a encontrei... :| :back2topic:

Ok agora ao tópico... Vantagens... Nenhumas, então com toda esta tecnologia de ponta aplicada agora nas biclas quem pode dizer que existem vantagens de abdicar disso tudo... :choneh: são loucos...

Quem me dera poder ter uma FS para perder imenso tempo a afinar aquelas espectaculares suspensões com ETA´s, TAS´s, Double Arch Design, Louck out´s e os amortecedores, que maravilha a pesar tão pouco, agora sem molas só ar, calcular os sag´s de acordo com o nosso peso, depois os travões hidraulicos e as mudanças que maravilhosa técnica de mecânica que multiplica a nossa força sei lá quantas vezes. Mas melhor ainda é poder falar rios a fio sobre esta tecnologia nos encontros com o pessoal...
Quando nos encontramos, os SS`s não falam nada disto, ficam calados... :( Só se fala de mulheres e ficamos sempre impacientes para começar a pedalar, que stress... :s

Eu cá só ando de SS por motivo económico. Sim porque um dia vi um senhor a fazer uma maratona de SS e pensei, se ele consegue também eu consigo. Como gosto imenso de BTT, achei que não tendo dinheiro para comprar uma bicla, poderia arranjar um arcanho constituido por um quadro umas rodas travões uma pedaleira e duas rodas dentadas... Assim fiz uma visita por vários garageiros que com pena da minha situação deram-me algum material que já não vendiam de maneira nenhuma e lá consegui arranjar uma bicla para andar pelo monte. Fiquei tão contente que resolvi organizar um passeio de BTT pró pessoal amigo por volta dos meus anos com 40 Km´s. O pessoal achou que era muito duro fazer os 40 Km, mas eu disse que faria o passeio sem mudanças, então o pessoal ficou com coragem e alinhou no passeio. Foi muito fixe.
Afinal para curtir o BTT até com uma arcanho a gente se diverte... :lol:
 

ignite

Member
embora esteja curioso à mesma, quanto À minha pergunta...

o indy disse tudo!!!

por mais gozo que a bike dê, acho que não nos devemos ficar pelas bikes, há muito mais por experimentar... :)
 

indy

Member
ignite said:
embora esteja curioso à mesma, quanto À minha pergunta...

Se insistes... posso tentar responder... :lol:

Pessoalmente, talvez olhe para aquelas subidas mais difíceis de outra forma quando levo mudanças. Penso assim "Ah, isto faz-se. Tenho tantas mudanças leves para meter. Se não tivesse é que estava metido numa alhada..." Mas isto é mais psicológico do que físico... :lol: :lol:

Talvez agora também não utilize tão cedo as mudanças mais leves, talvez tenha uma tendência para me pôr mais vezes em pé... mas, sinceramente, não vejo isso como uma grande melhoria. Se tiver mudanças leves e conseguir pedalar em rotação acho que é muito mais eficiente por isso qual o interesse de ir ali a fazer aquele esforço parvo em mudanças pesadas? Quando pego na multispeed estou constantemente a lembrar a mim próprio que as mudanças estão lá para ser utilizadas...
 
ignite said:
Singlespeeders!!!!!
notam que andam mais, comparado com a altura em q metiam mudanças?
há diferenças na performance qdo pegam em MultiSpeed?
ignite said:
embora esteja curioso à mesma, quanto À minha pergunta...
o indy disse tudo!!!
por mais gozo que a bike dê, acho que não nos devemos ficar pelas bikes, há muito mais por experimentar... :)

A grande diferença que eu notei para bicicletas multispeed, num percurso longo é a de que nunca cheguei a estar empenado com a single speed. Pode-se demorar mais tempo a fazer o trajecto mais por motivo de teres uma só velocidade, (como já disse o Zé) serve quase como limitador de esforço. Para mim é essa a grande diferença para o mesmo percurso com o mesmo atleta em igual forma física. De resto não acho que se ganhe mais força ou melhor condição física ou se ande mais... a utilização das SS é mais um estado de alma com que nos identificamos (por mim falo) na altura e podem haver muitos factores que motivem as pessoas na sua utilização como já se viu aqui. Afinal é uma paixão sobre outra paixão que é utilizar uma bicicleta... Digo eu. :roll:
 
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