NunoCoutinho:
Se o amortecimento quando a suspensão está bloqueada não é alterado pela afinação do floodgate entao essa suspensão tem de seguir para manutenção assim que possivel! Não é situação normal, até porque com o floodgate fechado no máximo, a suspensão quando bloqueada deveria amortecer no máxiimo a volta de 10mm..
Luis.rek
Se meterem a mesma pressão nas duas câmeras + e - (atenção colocar sempre 1ro o ar na câmera + e só depois ajustar a - ) Se meterem a mesma pressão nas 2 cameras, a suspensão fica um pouco rígida... (não esquecer que todas as suspensões teem um período de "rodagem" durante as quais são sempre um bocadinho mais secas e menos sensíveis!!)
Se colocarem mais ar na camera - doque na + (sensivelmente mais 5 a 15 psi) a suspensão vai se tornar tão mais progressiva quanto mais ar tiver a mais na camera - . Ou seja, se a rigidez no final do curso (antes de "bater" no fundo) permanecer igual (esta é dada pela camera + ) quanto mais progressiva for, mais sensivel vai ser no inicio do curso.
O interesse está em jogar com o compromisso sensibilidade no inicio do curso(progressividade) / quantidade de curso disponivel, uma vez que quanto maior for a diferença por excesso na camera - , mais a suspensao vai afundar (mesmo sem peso) reduzindo assim por alguns milímetros o curso disponivel. (o que se torna interessante para quem quer baixar a frente)
Outra coisa que convem ter em conta, na afinação deste tipo de sistema dual air, é a quantidade de ar na camera positiva ser suficiente para nao enrigecer em demasia o fim do curso de modo a que a suspensão nao utilize todo o curso disponivel. (por mais sensivel que ela possa ser afinada para o inicio do curso, com o aumento da pressao na camera - , se tivermos pressao em demasia na camera + para o nosso peso, a suspensao nunca vai utilizar todo o curso.)
Por outro lado se soubermos afinar bem a pressão na camera +, ao afinar a - não vamos necessitar de aumentar muito a diferença de pressão, a suspensão não vai afundar em demasia e continuando progressiva com sensibilidade no inicio do curso, vai conseguir utilizar por completo todo o curso disponível.
Habituem-se a sentir bem a suspensão e a trabalha-la para depois saberem o que estão a alterar em termos de comportamento com as afinações.
Peço desculpa se fui confuso na explicação que dei, baseei-me na experiência que tenho da minha sid de 2009 (que me deixa muito satisfeito e surpreendido com a qualidade do amortecimento, e eu sou muito critico quanto ao amortecimento)e tentei ser completo podendo dar algumas noções que trouxe do downhill e que agora tenho a vantagem em saber para poder aplicar no xc.