shimano 2009

TAURUS

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new front derailleur

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disc very light

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new standard

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Alfaiate

Member
Há ainda mais umas coisinhas :D
O já aqui falado, novo grupo da Shimano

Shimano-SLX que irá substituir o grupo Hone
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Renovação do LX
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Novo sistema de fixação das rodas, o E-Thru system
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Passará a ser contituido por um eixo de 15mm, que ao que parece, vai ser o novo "standard" para a roda da frente.
A Fox, a Magura e a Marzocchi já andam a ultimar os preparativos junto da Shimano, para efectuar a sua apresentação no Sea Otter.
São mais leves (+/-100 g a menos do que os eixos de 20mm) e mais rígidos entre 15/20% que os eixos convencionais.

Rodas 29
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Pedaleiro de estrada em carbono (finalmente :mrgreen:)
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Aksium

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Alfaiate said:
http://happymtb.org/wp-content/uploads/2008/02/sh1.jpg[/img]

Pedaleiro de estrada em carbono (finalmente :mrgreen:)
sh17.jpg

Boas Alfaiate,

Parece que estás enganado.

Era bom que o grupo 105 tivesse um pedaleira em carbono, mas isso é só um direito da Dura-Ace.

Aqui está a foto do que realmente é em carbono.

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E aqui ficam as fotos dos protótipos que foram utilizados pela equipa Gerolsteiner durante a ultima época.

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Já agora em que site viste essa noticia da Shimano 2009???

Boas pedaladas
 

Alfaiate

Member
:oops: OPPSSS!!! :oops:

Peço desculpa :zezus:, acho que me enganei na imagem e nem reparei doh :eish:

Aksium obrigado pela correcção :yeah:
 

350plus

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Interessante, mas ou é de mim ou isto é um pesadelo de incompatibilidades?

  • Desviadores aparafusados no quadro
  • Rolamentos do pedaleiro montados à pressão directamente no quadro
  • Novo standard para as ponteiras das suspensões

Para usar o equipamento de topo da Shimano vão precisar de um quadro e suspensões novas...
 

BigFoot

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Basicamente é essa a idea.. fundamentalmente o utilizador gastar dinheiro.. apenas queres a suspensao.. tens logo que pensar no cubo tambem.. apenas queres um quadro novo, mas ja te obriga a um eixo de pedaleiro diferente..

Duas das coisas não são bem novidades.. o quadro para o desviador dianteiro, ja os novos scale, ditec etc trazem a semelhança dos quadros de estrada, a unica hipotese que havia era montar depois um desviador triple de estrada para aproveitar (quanto a mim acho uma mais valia o aperto ser directamente num parafuso do quadro.
O pedaleiro a mesma coisa, se bem precebi assim por alto, trata se da mesma coisa como por exemplo da nova yeti (espetacular) em carbono, que os copos ficam literalmente dentro do quadro para uma maior regidez e durabilidade dos rolamentos ao isolar melhor a entrada de pó e lama..
(ainda havemos de estar em Dezembro de por exemplo 2008 e estarmos a apreciar as novidades de 2010 :mrgreen: )

Cumps.

Bruno Atalaia
 

BigFoot

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temos que pensar de forma a evoluir mesmo que seja pouco de cada vez, senao tinhamos estagnado nas pasteleiras..

Mesmo que fique caro a pouco e pouco, e ao longo dos anos o preço a pagar pela pesquisa fica pago em vendas e o preço do produto desce, ainda me lembro que quando comecei a ver travoes de disco hidraulicos, o preço dos mais baratos (magura julie e deore) era a volta de 220€ o par aproximadamente, a cerca de um ano ao olhar para uma montra vi, um pack de deore hidraulicos por 69€ já prontos a montar e fiquei :shock:
as coisas são assim mesmo, daquei por 2/3 anos ou ate talvez menos estas evoluçoes possivelmente serao banais para qualquer utilizador..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

sniper_pt

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Epá a vontade que ne dá é de deitar fora o desviador da frente shimano que tenho na bicicleta e mandar vir um sram. Mas estes gajos não têm mesmo respeito nenhum pelos clientes? Todos os anos há "cowboyadas" por causa das incompatibilidades. Mas eles acham-se assim tão bons? Até parece que não há alternativas! Mas há! E tão boas ou melhores. Sinceramente...
De mim não levam nem mais um centimo. Sram é e assim será.

Ah e o shimano Lx parece o altus de há uns anos atrás... Verdadeiramente feio. Ja viram bem as manetes de travão com manípulos? Afinal o dual-lever já não serve... Que cambada de chinocas parvos. Se gastassem dinheiro em fazer coisas que realmente fazem falta... Inventar transmissões melhores, mudanças que não se desafinem, discos que não empenem, enfim, coisas úteis!
 

andrextr

Active Member
Como já foi dito no topico do SLX, o actual LX irá dividir-se em dois... no futuro Deore LX que está destinado às hibridas e ao trekking e no SLX que está destinado do XC ao AM e que no fundo é que é a verdadeira evolução do actual LX.

Parece que o Hone é para desparacer, uma vez que o novo SLX vai satisfazer as necessidades dos utilizadores dos actuais Hone e LX.
E também porque possivelmente os Hone não fizeram o sucesso que a Shimano previa, mas isso sou eu a especular... Mas a vida é mesmo assim, se não se vende branco, pinta-se de preto :mrgreen:
 

Amukinado

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Que mania esquisita que a Shimano tem de apresentar equipamentos do próximo ano quando os do presente ano "acabaram ainda agora" de aparecer. :evil:

Esse grupo SLX parece ser bastante porreiro. Ainda assim preferia o Hone esteticamente.
 

o5car

Member
Amukinado said:
Que mania esquisita que a Shimano tem de apresentar equipamentos do próximo ano quando os do presente ano "acabaram ainda agora" de aparecer. :evil:

Esse grupo SLX parece ser bastante porreiro. Ainda assim preferia o Hone esteticamente.
Não concordo muito com esta tua afirmação, até pq as "novidades" são referentes ao LX, como aconteceu recentemente com o XT, em relação ao desviador XT, é uma novo sistema, e pelo q percebi, é apenas mais um novo sistema. Apesar de compreender a maior parte das afirmações, ao meu ver faz parte da evolução, daqui a 2/3 anos, por exemplo este desviador pega moda, e toda a gente vai querer ter um quadro novo, para o colocar, e/ou ira ser mais um motivo para comprar uma ginga nova!
O novo SLX está excelente, quer de cor, quer de design, se não tivesse gasto os euros no XT, concerteza q era a minha opção. Em relação ao no LX, está muito bonito e catita, isto claro para o treking!! cubo da frente com sistema dinamo e tudo!! muito porreiro.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
As reacções do pessoal neste tópico e no outro do SLX, são a melhor maneira de mostrar à shimano que a malta não papa os devaneios deles.

A Shimano tal como qualquer outro fabricante de qualquer produto no mundo faz o seu papel e manda o barro à parede, se colar, e todos os clientes renovarem o material porque saiu um componente novo xpto melhor para eles, se não colar e for um tiro no pé, como os dual lever se revelaram ser, é chato, mas eles têm porte financeiro para ter a atitude "tentativa e erro".

É como esta história dos eixos de 15mm, mas para que raio é que esta bodega serve?! Para mais incompatibilidades e mais custos de produção de produtos para adaptá-los a estas novas "medidas".
Quantos de nós é que precisam de um eixo 15 a 20% mais rigido que os convencionais que temos? Ainda por cima são mais pesados...
E o pessoal que necessita dos eixos de 20mm, vai passar para os de 15mm para tirar 200g na bike? :roll:

Inovação sim, mudar por mudar não :evil:

Ainda a propósito daquele desviador dianteiro aparafusado ao quadro, que aparentemente não tem possibilidade de ajustar o ponto em que fixa no quadro como os actuais que "abraçam", interrogo-me, e se eu quiser meter uns pratos de estrada com mais dentes no meu pedaleiro para ir fazer o Tróia-Sagres, como é que vou ajustar o desviador para que chegue lá? :roll:

Deveras irritante esta mania da shimano, felizmente para mim consigo viver com o pedaleiro xt de 2004, os desviadores de 2003, e os shifters rapidfire :)
 

kreatorz

New Member
Ola, a Lapierre Zesty (a minha 314), trás desviador da frente apertado por parafusos à escora, e os rolamentos da pedaleira são embutidos no quadro...por isso algumas novidades já rolam por ai.

Cumprimentos.
 

PDRO

New Member
O que a shimano esta a fazer é parecido com o que a microsoft fez ou faz. Esta a tentar mandar no mercado :evil:
Imaginando que uma marca de bicicletas adere as formas standart da shimano o utilizador é obrigado a utilizar sempre shimano, isto se as outras marcas nao forem 'obrigadas' a seguir a shimano, o que eu acho mal :roll:
O pior disto é que as modificações nao parecem melhorar nada em relação ao actual em termos de funcionalidades, so em termos de gastos :evil:

Eu sei que as coisas tem que evoluir, mas tambem podia ser de uma maneira mais suave e mais virado para a qualidade ou melhor funcionamento, por exemplo os desviadores... Ja funcionam a tanto tempo da mesma maneira (mola), no meu ver deviam pensar em mudar isso em vez de mudar a maneira como eles se seguram ao quadro...
 

jol8485

New Member
Pela Shimanho todos os anos se mudava se mudava o sistema de transmissão :evil: :evil: :evil:
Por isso é que experimentei Sram e agora prefiro esta.

Vamos ver como vai correr essa do parafuso para o desviador dianteiro. Os quadros que tiverem isso podem ter os outros de abraçadeira :?: :roll: :?:

Evolução sim, revolução não.
 

350plus

New Member
Okei, andei a ler mais umas coisas pela net e agora posso dar a minha opinião mais informada.

O standard novo de eixo de 15 mm para mim é um pouco duvidoso. 20% de rigidez extra não é nada de significativo e a única aplicação real para qual isto faz algum sentido é em suspensões ultra leves estilo SID onde pode reduzir a flexão lateral. O problema é que aí o peso extra do eixo cubo e aperto é capaz de estragar as contas...E para o pessoal que dá saltos, eixos de 20 mm é a melhor solução.

O desviador de aparafusar até pode ser uma boa ideia, mas apenas para a aplicação em quadros de suspensao total com geometrias esquisitas. Reparem que a ponteira que recebe a espiral está integrada na base do desviador, isto até deve ajudar alguns quadros a ter uma passagem de cabos mais limpa e organizada.Deve também ser marginalmente mais leve. Para o uso em todos os quadros é que não sei se isto é boa ideia. O facto do desviador poder subir e rodar é uma boa ajuda para uma afinação perfeita especialmente depois de alguma pancada na caixa do desviador.

Os rolamentos prensados no quadro é que não sei... Como já foi aqui indicado já existem algumas bikes com esse sistema mas tenho duvidas relativamente ao processo de montagem e desmontagem. Em teoria não deve ser muito diferente de uma caixa de direcção mas as forças ali são muito maiores. Deve ser preciso uma ferramentazita estilo prensa, porque não estou a ver aquilo a entrar à pancada. Outro facto que me deixa um bocado confuso é a treta toda de usar rolamentos oversize no Hollowtech 2 para melhor resistência e agora metem rolamentos minúsculos para caber tudo dentro do tubo do pedaleiro... Aqui não muito a enganar... rolamentos mais pequenos têm durabilidade inferior e ponto final. Basta ir á SKF e comparar as cargas máximas. Mas ainda não saiu nenhuma peça definitiva com esta tecnologia por isso não sei como isto vai ser implementado.

Quanto ao SLX... gosto bastante. Agora tudo depende do preço. Espera-se que seja ao nível do LX actual. Se vão por lado a lado com XT fica muito pouco interessante...
 

RPires

Member
Ludos said:
Deveras irritante esta mania da shimano, felizmente para mim consigo viver com o pedaleiro xt de 2004, os desviadores de 2003, e os shifters rapidfire :)

Já somos dois, só muda cassete, corrente e pratos porque é mesmo necessário...
Há muito que já me "vacinei" contra este consumismo desenfreado, sendo que se opto por material de boa qualidade, por esse mesmo facto este tem de durar e muito...
 

PDRO

New Member
Ola, a Lapierre Zesty (a minha 314), trás desviador da frente apertado por parafusos à escora, e os rolamentos da pedaleira são embutidos no quadro...por isso algumas novidades já rolam por ai.

So uma curiosidade, como é que voce troca os rolamentos? :roll:
 
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