Seguir na roda de desconhecidos.

nlconcept

New Member
À parte das ranhocas e bidons voadores, não me custa nada levar alguém na roda. Falam que os outros são mal educados por irem na roda e não dizerem nada, mas nós tb o seremos se sentirmos alguém na roda e não dissermos nada... Muitas vezes, nas minhas idas e vindas do trabalho, acabo algumas vezes por ir na roda de algum betetista mais lento e dps de alguns minutos, ultrapassa-o e cumprimento.
Agora o que é falta de educação é passar por algum "colega do pedal" apeado e não parar para perguntar se está tudo bem...
 

raul061990

New Member
eu nao tenho problemas desses, pois se alguem vier colado a mim, eu dou uma fisga, que o de trás já nao me apanha, por isso ou o de tras anda bem ou já foi.
 

mataburacos

New Member
"Agora o que é falta de educação é passar por algum "colega do pedal" apeado e não parar para perguntar se está tudo bem..."

amén
fiz alguns 4km de trilho com a bike pela mão pq um pedal se desapertou, cruzei-me com mais de 1 dezena de individuos e nem um perguntou se precisava de algo

é por essas e por outras que muitas vezes prefiro pedalar sozinho...
mais vale, não vá apanhar alguma "vedeta"
 

alfa

New Member
Cá em valongo (o paraiso do btt :p) na experiência que tenho é que o pessoal normalmente é educado e tenta sempre prestar auxilio, é claro que há sempre um ou outro que não fala e segue o seu caminho, mas a grande maioria ajuda ..

Ainda há cerca de um mês, tive um furo, e enquanto estava a trocar a camara de ar muitos bttistas que por alí passavam ofereceram sempre ajuda!


Na estrada não se nota tanto companheirismo, mas há sempre aqueles que dizem bom dia e tal ;)


No que toca a seguir na roda de desconhecidos, muitas vezes fiz isso e muitas vezes seguiram na nossa roda, principalmente no monte, quando por exemplo nos "perdemos ou desorientamos" ou então quando queremos conhecer novos caminhos!
 

judeu

Member
Não tenho qualquer problema que colegas do pedal sigam na minha roda pois por vezes é motivo para fazer novas amizades, outras nem por isso. Mas nunca ficarei chateado ou aborrecido por isso, pois hoje são eles, amanha serei eu. Claro está que se for complementado com um bom dia, melhor ainda. :)
Exemplo disso foi na ultima maratona de Vendas Novas, onde existia um estradão enorme que parecia que nunca mais acabava e que era sempre a subir. Eu já bastante desgastado não conseguia atinar no ritmo, era passado por uns e passava por outros. Lá consegui atinar e numa situação passo um colega que de seguida se colou a mim e lá fomo nós, comigo sempre a puxar. O nivel de cansaço era tal que nem eu, nem ele, conseguiamos abrir a boca, quanto mais falar um com o outro!! :) Lá chegámos ao fim da dita subida e qual não é o meu espanto quando ele se coloca ao meu lado e agradece-me, dizendo que se não fosse eu, não teria conseguido continuar. Fiquei extremamente satisfeito com as suas palavras e cá para mim pensei: mal ele sabe como é que tu vinhas também. Continuámos a conversa e fiquei a saber que ele, nesse preciso, fazia dia 63 anos de idade!! Mais à frente acabámos por nos separar por outras razões mas o que ficou foi o companheirismo. Para mim o BTT é isto!!
Sobre a questão de ver colegas em apuros e nem sequer perguntar se necessitam de algo, nem falo pois essas atitudes são de todo lamentáveis. Lembrem-se sempre, hoje eles, amanha nós.

Abraço e boas pedaladas.
 

abelha2

Active Member
Concordo com o que o Oliana disse.

Este sábado, fui dar um passeio sozinho. Cruzei-me com um individuo numa subida ( eu a subir e ele a descer), cheguei-me para o lado do caminho para sua excelencia passar, apesar de ir a subir ainda parei para ele passar. Quando passou por mim disse-lhe boa tarde, e o individuo, fez de conta que não ouviu. Mais à frente voltei-me a cruzar com ele, e estava a colocar a roda de trás no siteo (presumo que tenha tido um furo). Como era numa zona muito inclinada, e como nao quis por a bike ao contrário, porque tinha GPS e essas cenas todas, tava-se a ver lixado...

Numa situação normal, tinha parado e ajudado o homem, que não me custava nada. Mas como foi mal educado comigo ainda me ri da figura. (não considero falta de educação não cumprimentar, até porque quando são grupos grandes, tem de ser um "bom dia" geral, agora depois de uma pessoa parar numa subida ingreme, para facilitar a quem vem a descer, cumprimentar, e nem uma nem duas já considero falta de educação)
 

André Ferreira

New Member
Eu ainda ontem tive uma situação "engraçada" com um pseudo-bttista.. Na rota da Mamoa, ia na posição 35 +-, quando a 100 metros começo a avistar esse indivíduo. Consecutivamente ia encurtando distância até que o apanho ao fim de um km.. mal me aproximo da roda dele, ele começa a olhar para trás e a andar aos ziguezagues..:confused: De seguida ele diz qualquer coisa, que eu não percebi e ponho-me ao lado dele e digo "diz?". A resposta: "Desculpa lá, na roda não, na roda não..":confused: Da minha parte não teve mais resposta nenhuma, a não ser olhar para ele, e dizer adeus.. Fugi e não o vi mais até à meta.. Conclusão: há por aí muito artista que não percebe a essência disto tudo.. :p
 

ernez

Active Member
Bom eu também não me importo de irem na roda da minha "pasteleira", é engraçado velos a estoirar, hehehe.

575336_281956291891726_334756419_n.jpg


Tou na brinca, cumprimentos pessoal e sejam todos amigos, porque o BTT merece, abraços.
 

froids

Active Member
Já imaginaram o cenário do companheiro ter medo que se colem na roda dele, por uma razão qualquer que nos escapa na altura. Sei lá, tipo... Já se ter embrulhado todo antes numa situação idêntica, ou por saber que é menos experiente ter medo de levar com o outro em cima... Sei lá, pode haver muitas mais razões para que as pessoas não gostem de levar ninguém na roda.

Só digo isto porque, aqui na familia, a minha mulher detesta que ande na roda dela (eu, ou alguém) porque não tem muita confiança e o meu pai não gosta, porque é muita maçarico e está sempre a travar e a fazer malabarismos com a bicicleta e muitas vezes a cair onde ninguém espera.

Por isso, pensem que pode sempre existir alguma razão para aquilo que nós achamos como errado em determinado momento. Às vezes até bem simples.
Até pode ser que seja a nossa compreensão e/ou análise da situação a estar errada.

ponho-me ao lado dele e digo "diz?". A resposta: "Desculpa lá, na roda não, na roda não.." Da minha parte não teve mais resposta nenhuma, a não ser olhar para ele, e dizer adeus.. Fugi e não o vi mais até à meta.. Conclusão: há por aí muito artista que não percebe a essência disto tudo..
André Ferreira, mas se afinal o companheiro até te pediu desculpa quando te disse que não queria que fosses na roda dele, não percebo o porquê da tua conlcusão.
Acho que parte dessa essência que mencionas é respeitarmo-nos mutamente em todas as situações e não só para quando se quer boleias.


Abraços
:xau:
 

ny12xx

Super Moderador
:bompost:

Concordo plenamente com o froids.

Já andei muitas vezes na roda de pessoal que não conhecia, e vou continuar a andar.

Temos que ter em atenção que não devemos "pressionar" quem nos está a "dar a roda".

Sou incapaz de o ir a empurrar nas descidas/subidas.

Tenho algum receio que venham na minha roda, especialmente nas descidas, porque o facto de eu conseguir travar (ou não) não significa que quem me segue consiga.

Acho que parte dessa essência que mencionas é respeitarmo-nos mutamente em todas as situações e não só para quando se quer boleias.

Com isto fica tudo dito.

Um abraço

Boas rodas

ny12xx
 

André Ferreira

New Member
Eu respeitei a vontade dele tanto que não me voltei a meter na roda dele.. :) Agora o que me incomodou foi ter começado logo a ziguezaguear e a forma como ele disse "desculpa la, na roda não, na roda não!", como que a resmungar.. mas adiante, não fiz mais caso. :) Claro, respeito acima de tudo!

EDIT: não pressionei ninguém, nem 3 segundos estive na roda dele..

Boas pedaladas! ;)
 

HenrySalvador

New Member
Eu já fiz isso e não vejo mal nenhum! Mas sei que há muita gente que detesta, como que se tivesse a puxar pelo peso dos dois, o que também compreendo! Devemos respeitar todos para que também sejamos respeitados.
Adorei a foto do Sr. da pasteleira a puxar pelos dois ciclistas profissionais;) muito bom:)
 

doc

Member
Fiz isso uma vez perto de Azeitão quando andava "meio perdido", a minha sorte é que o homem que seguia tinha uma grande pedalada e não o consegui acompanhar... senão perdia-me ainda mais
 

daBike

New Member
Eu pode ser que um dia, quando regressarem as pernas de antigamente, possa seguir na roda de alguém.

O que faço quando ando meio perdido (ultimamente tem acontecido algumas vezes) é tentar seguir pessoal que encontra pelo mato. Sigo à distância e vou virando onde eles viram.

Outra coisa que costumo fazer é seguir por onde vi alguém a pedalar. Olha "aqueles" vieram dali, onde será que vai dar?

À conta disso um dia destes perdi-me mesmo a sério. Só passado uns 30 a 40 minutos é que descobri onde andava.

Quanto à questão mais central, andar na roda, como não sou competidor, apenos me tento superar a mim próprio e retirar um imenso prazer de pedalar pelo mato (puro XC), se alguém quiser seguir na minha roda está convidado.

Não gosto no entanto de ver algumas sanguesugas a seguir na roda de outros, sem fazerem nada, e depois ainda vão retirar dividendos disso. E aí estou a falar claro de competição, e está mesmo mesmo a começar a volta à França, onde normalmente acontece isso.
 

mataburacos

New Member
no passado domingo na paralela à avenida da republica um individuo "entrou" na minha roda. prai desde o campo pequeno até ao saldanha o "puxei", altura em que eu segui para o marquês e ele em frente.
nenhuma palavra foi trocada, não me caiu nenhum bocado nem foi preciso limpar as narinas

a mim n me custou nada. é pena que a alguns custe
 

Jomisima

New Member
Na minha opinião não há nada de mal em andar na roda de desconhecidos, desde que seja com cuidado para nao tocar na roda do outro ciclista... Ainda hoje andei assim, e passado um tempo atrás, passei para a frente para deixar o outro ciclista aproveitar também...
Uma vantagem grande nisso é também a de nos fazer puxar, porque quando vamos nós à frente, nunca queremos desistir para não fazer má figura, por isso é sempre bom para treinar, obriga-nos a puxar mais pelas pernas :b
 

ernez

Active Member
Eu também não me importo de irem na minha roda, até incentivo para que o façam, muitas das vezes a malta corta-se por vergonha ou sei lá, parvoice, mas pronto, vou aqui chamar uma nome aos que não gostam de levar pessoal nas rodas, Ma...as.
 

oliana

Active Member
Faz o que a tua consciência mandar! Espero que não te coloques na minha sem meteres conversa. Vou entender tambem da forma mais natural: " quem é este tipo que se cola a mim sem um cumprimento. Deves estar a querer festa".
Faz isso mas experimenta primeiro um cumprimento natural como uns "bons qualquer coisa". Ou "fod....e que está calor. E se um dia veres alguem na tua roda, basta olhares para trás que receberás um cumprimento. Um reles bom dia ou boa tarde. Ainda sai barato e sabe bem ouvir. Poderei ser eu. E ficarei á espera que respondas por igual. Garanto que terás companhia até onde quiseres, se assim o entenderes. Isso é que é a tal formação cívica que hoje em dia falta a muita gente por aqui. E alguns nem podem ser acusados disso pois nunca souberam o que isso é a avaliar pelos comentários completamente desligados e ao lado do espírito do btt. Ainda para mais de quem normalmente anda sózinho. Nesses casos devia ser um sinónimo de boa relação com qualquer pessoa que se encontre nos trilhos.
É melhor que se revejam bem nas atitudes e se realmente é o correto, para o título do tópico. Podem realmente ser para um qualquer igual. Apostaria que a grande esmagadora maioria não quer ver um qualquer cromo na roda sem que antes faça o cumprimento normal e natural.
 
Top