Scott Spark 900 RC WC 2017

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Obrigado pelos comentários :)
Pedro Barradas já não dava para esperar mais!!
Ontem fizemos a troca e hoje de manhã já fiz o Test-Drive (mexi tb nos PSI e Rebound)

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Fica a bike com um aspecto mais homogéneo ;) agrada-me mais assim.
Mas nestas coisas já sabemos que gostos...:D
Estétiquisses á parte,o relevante nisto tudo é que o upgrade é de facto uma mais valia para o comportamento da bike. Fiz trilhos com muita pedra em subida e o conforto/rigidez é outro!(e que diferença para a StepCast 32) e nas descidas agrestes o curso extra e rigidez que se sente,permite mais velocidade,mais abuso e mais controlo. Enfim, super contente!

OBS: Estou a gostar também do comportamento das rodas, como o novo aro a parte lateral(onde o pneu se fixa) é bastante mais pequena,torna-se menos propícia ás pancadas laterais das pedras(em que sou bastante afoito...o_O:mad:) e os 25mm internos para o que faço e pneus que uso está "perfect".

Agora siga meter Km's nisto e ver o que aparece!
Bom fds e boas pedaladas a todos;)
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
fabio viana e não é que nessa altura(da troca da suspensão) o bichinho na cabeça começou a mexer...

A ideia de usar um espigão telescópico já andava a marinar á uns tempos, muita leitura/videos sobre isso e perguntas de experiências a colegas levaram a que a vontade de colocar um ganhasse força.A pica de abusar mais nas descidas e ter um controlo diferente/superior sobre a bike fez o resto...(e claro a carteira leva mais um saqueo_O)

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Aqui um pouco de DIY (na tentativa de evitar alguns salpicos do pneu traseiro)

9FfNw61.jpg


Só andei uma vez(no Domingo) com a Bike, e é dificil avaliar o que quer que seja. Quer por ainda não ter o hábito de o usar(a descer dava por mim sem ter baixado o Selim :confused:)
quer por que quando o fiz, a sensação na Bike até assustava! pois perdia a referência do Selim e como a posição do corpo era a mesmao_O(mais alto) a Bike parece que fugia...nem sei bem explicar,perde-se o balanço habitual.
Obviamente isto tem a ver com a posição do corpo(agora errada) e a necessidade de reaprender todos os movimentos, mas sinceramente até foi um pouco por isso que também decidi colocar o espigão :) a vontade de procurar sempre melhorar as minhas capacidades e aprender algo mais.
Vou dando feedback assim que comece a utilizar da melhor forma o espigão,e perceber se nos Prós e Contras a equação final sai boa para mim ;)
Cumps

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davidream

Well-Known Member
bOAS!
Com os Km's a trazerem uma melhor ideia das coisas, com os upgrades recentes(Suspensão/Droper) vai dando para ter uma opinião já melhor formada.
O peso extra na bike nota-se obviamente. Dou por mim a puxar bem na pedalada,e a bike já não "dispara/avança" da mesma forma, parece que o esforço extra que se faz é gasto e não se traduz na velocidade que se quer obter.Obviamente nota-se isto ao rolar e a subir principalmente :oops: e quanto mais cansado...
As subidas muito inclinadas e técnicas também ficam mais difíceiso_O pois a frente parece agora fugir mais facilmente (não no sentido de querer levantar mas foge para os "lados") e dou por ela estou muito mais dobrado e em posição mais baixa sobre o avanço para compensar,o que causa mais esforço no controlo e esforço físico dada a posição das costas.

Em contrapartida no conforto e rigidez da Bike é outra loiça!:) a Bike torna-se muito mais capaz,confortável na sua posição de condução(frente ligeiramente + subida) e com a adição do Droper abrem-se outras possibilidades nos trilhos :cool: o agreste parece acessível e a diversão aumenta proporcionalmente!
A ideia do Btt que faço actualmente (e que mais me diverte) é um XC mais agressivo, e a Bike foi apetrechada em consonância.
Penso que quando controlar perfeitamente o uso do Doper e aperfeiçoar mais a técnica a diversão de andar de bicicleta vai valer o esforço.
No fundo acho que é isto que todos procuramos ;)

V1bKdbz.jpg
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Um update ao tópico :)
Graças a um pequeno infortúnio a transmissão teve que ser trocada.
(isto pré-Pandemia)

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Foi atualizado para Shimano XT 12v:

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Agora mais recentemente após uma revisão geral continua a visitar regularmente os trilhos!

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VPS8sFz.jpg


Super contente com o comportamento da Bicicleta!
A Fox StepCast 34 é um mimo nesta Bike, o Droper da Fox é game-changer, e coloquei um Maxxis Rekon 2.4 á frente que com o Ikon atrás completam o ramalhete.
Desde 2017 que a Bike é usada/abusada :D, e apesar de gostar dos novos modelos continuo super feliz com a montada e sem pensar em trocar.
Vamos andando e vendo, pois atualmente o mundo das bicicletas está super confuso e a mudar rapidamente... mas enquanto me for divertindo a Spark vai continuar aqui no estábulo!
Cumps
 

ndg

Member
Boas,

Bela máquina :p notas muita diferença de 11v para 12v? Diria que a principal diferença é na velocidades de ponta não? :D a subir pouca diferença tens...
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Nesta alteração há o bom e claro...também o mau :rolleyes:
O bom passa pelo carreto 10, que de facto ajuda a uma maior velocidade e além disso gosto mais dos saltos entre velocidades nesta cassete de 12V.Mantenho melhor a cadência.
Excelente também é a suavidade aquando das mudanças de velocidades, mesmo em carga.
O mau, é o clutch deste desviador XT de 12V necessitar de mais manutenção que o antigo, senão começa a funcionar mal e até a bloqueia o_O, e mau também é o facto de ser muito comum haver uma peça que se estraga no interior do shifter XT e deixas de conseguir mudar as velocidades. Aconteceu-me já a meio de uma volta (bem longe de casa!) só a troca resolve.
Infelizmente há sempre os dois lados e concessões a fazer...
Cumps
 

ndg

Member
bOAS!
Nesta alteração há o bom e claro...também o mau :rolleyes:
O bom passa pelo carreto 10, que de facto ajuda a uma maior velocidade e além disso gosto mais dos saltos entre velocidades nesta cassete de 12V.Mantenho melhor a cadência.
Excelente também é a suavidade aquando das mudanças de velocidades, mesmo em carga.
O mau, é o clutch deste desviador XT de 12V necessitar de mais manutenção que o antigo, senão começa a funcionar mal e até a bloqueia o_O, e mau também é o facto de ser muito comum haver uma peça que se estraga no interior do shifter XT e deixas de conseguir mudar as velocidades. Aconteceu-me já a meio de uma volta (bem longe de casa!) só a troca resolve.
Infelizmente há sempre os dois lados e concessões a fazer...
Cumps
Pois, nem sempre temos o melhor dos 2 mundos. Estava a pensar trocar de transmissão, quando está de 11v tiver pela hora da morte... :p obrigado pelas dicas.
Abc
 

davidream

Well-Known Member
bOM dia!
moshinho sim! ;) Agora, como tenho a bike de Gravel vou andando menos na de Btt.
A bike já demonstra a passagem dos anos, nos riscos e marcas habituais que vai acumulando, mas dado o estado do mercado, nem penso em mexer nada!
Vai aguentar uns bons anos, que além de ser a atitude mais "verde"/económica/sentimental, para ser honesto não preciso de mais.
Um dia destes coloco mais umas fotos:

mVFZl2n.jpg

Cumps
 
Last edited:

moshinho

Super Moderador
mas dado o estado do mercado, nem penso em mexer nada!
Vai aguentar uns bons anos, que além de ser a atitude mais "verde" para ser honesto não preciso de mais.
Isso é bem verdade.
O prato meteste 34 ou continuaste com o 32?
 
Last edited:

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Continua o prato Woolftooth 32, que aqui para a zona é perfeito! Já para não dizer, para a minha forma actual....o_O
Cumps!
 

davidream

Well-Known Member
Boa máquina e belas photos.
Por acaso estou tentado em apostar numa gravel,vale a pena?
isso apenas tu poderás saber ;) depende de onde andas mais (monte/estrada) e de onde gostas mais de andar.
O que pretendes para o futuro próximo, qual o melhor negócio que consegues neste momento uma Bike de Btt ou Gravel? tudo pesa.
 
Vi este post a uns anos atrás e agora que passei aqui pelo forum voltei a encontrar e passei umas paginas atras para ver o desenrolar dos upgrades.
Também tinha uma spark rc pro 2017, grande bicicleta! O sistema twinlock para mim é indispensavel..
O ano passado troquei para a nova spark rc team.. Passei o meu espigao telescopico e o guiador new ultimate de uma bicicleta para a outra e ate ao momento sao os unicos upgrades na bicicleta. Nao penso fazer muitos upgrades, talvez umas rodas porreiras e fico-me por ai.
Quando comecei a rolar na nova, notei que a anterior era mais rapida, talvez devido ao mau ajuste da bicicleta e também a geometria mais compacta.
Mas a descer é outro campeonato. Troquei porque queria uma bicicleta mais capaz em descidas e se a anterior era maquina a nova consegue superar, no entanto sempre digo que o modelo anterior continua a ser uma grande maquina.
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
O modelo anterior da Spark é ligeiramente mais leve, e mais focado em XC puro (daí ser mais rápida a subir/rolar) mas de facto dado a "natureza" mais Downcountry do novo modelo, a descer será outra coisa ;)
Como nós domingueiros, queremos é curtir acho que fizeste uma óptima escolha.
Na minha para já é só a manutenção necessária e vai-se mantendo assim.
Acabei por arranjar uma Gravel para outros vícios, e como complemento.
O importante é ser activo e curtir :). Dizem, e acredito, que nos faz mais novos!!
Cumps
 
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