29er Scott Scale 900 SL 2014 - Once you mess with the ghosts, darkness will be the way

Medroso#78

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Boas,

Ainda há pouco tempo atrás, numa voltinha de 90km, os 1s 30km subiam, mas era subir.... com 24/36, sabe Deus lol, de um modo geral também uso muito o prato 38... com 32/42, sendo ainda mais pesado como teria sido?! É em situações destas que me intimida avançar para um grupo destes..... :s

Tem mesmo que se testar e ver..
 

David Raquel

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pimentoski, esse é o grande problema dos Schwalbe nesta versão tubeless ready. Problema que é como quem diz, o pessoal já sabe para o que vai......não se pode querer baixo peso e laterais fortes. Já consumi dezenas de pneus Schwalbe desde Racing Ralph, Furious Fred, Rocket Ron e agora o Thunder Burt e já tive de tudo, desde pneus que rasgaram na primeira volta (e não, nunca um Furious Fred :mrgreen: ) até pneus que gastaram o rasto completo sem um furo! Felizmente conheço uma casa que faz vulcanizações especialmente quando eles ainda estão "novos" vale a pena a reparação ao invés de ir para o lixo!

tiago kilo34 os pneus são ambos a versão EVO!

Medroso#78, Hernani - Lá está, é sempre relativo! E é por aqui que o XX1 se torna num sistema tão "pessoal". Se numa transmissão 2 ou 3x10 a coisa acaba por ser relativamente semelhante (em termos de desmultiplicação) para a maioria dos utilizadores, já aqui é completamente relativo. Nem entro pela questão de utilizador X estar melhor preparado que utilizador Y mas basta um preferir pedalar mais em cadência e outro em força para logo aí se justificarem dentições diferentes. Em todo o caso, mesmo o acumulado acaba por ser uma falácia porque é completamente diferente subir em estradão aberto ou em single, técnico! Aliás, mesmo na Ghost com o 2x10, só me lembro de usar o 24x36 em subidas ou demasiado inclinadas (que representam que percentagem das nossas voltas?) ou demasiado técnicas (idém?).
Continuando a bater na mesma tecla (discussão saudável), essa questão da tua volta onde os primeiros 30km eram a subir lá está, isso não diz muito! Depende do tipo de inclinação/técnica que apanhaste e não interessa se são os primeiros 30km a subir, os 30 do meio ou os últimos porque se aparecer a necessidade de utilizar o 32x42 não interessa se vou com 5, 30 ou 100km nas pernas.


Entretanto a Scale já engordou um bocado e por 2 boas razões! A primeira, os punhos foram trocados pelos ESI com mais 40gr que os Specialized de espuma que estavam montados.

A segunda, bom as fotos falam por si:

Peso da SID de origem com aranha (14gr) incluída

oi61rt.jpg


E agora o peso da SID devidamente lubrificada

6zq44o.jpg


É incrível como a RS põe as suspensões no mercado completamente secas! Pronto ok, ao desmontar a suspensão caíram 3 ou 4 gotas a pingar. Boa estratégia Rock Shox, vender as suspensões praticamente secas para caso o pessoal se descuide com os intervalos de manutenção lavarem daí as vossas mãos! Aliás, a julgar pela lubrificação que a minha trazia, duvido inclusive que aguentasse o intervalo de manutenção projectado sem começar a danificar as pernas......

Em todo o caso, a razão da precoce abertura da SID foi a de ser mimada pelo meu amigo ATX e o seu tunning "Ultra Low Friction".

nvpc0o.jpg


Se há "tunnings" que valem a pena este é, para mim e sem qualquer dúvida, um deles! Não é pelo peso porque até ficou mais pesada apesar de normalmente o peso se manter quando as suspensões vêm de origem com a quantidade de óleo recomendada. Já há uns anos que todas as minhas suspensões andam com esta alteração e posso dizer de boca cheia que é das melhores coisas que se pode fazer a uma suspensão, seja ela qual for! Decidi dar umas voltas com a SID de origem e depois fazer a alteração para voltar a ver se realmente fazia diferença ou mais não era que efeito placebo... A verdade é que a suspensão ganhou um alma nova! Incrível como uma alteração tão pequena consegue modificar tanto (para melhor) o comportamento da suspensão. A suavidade e sensibilidade estão num patamar bem acima e, mais que sensações, o que interessa são dados mensuráveis pelo que na primeira volta após o "tunning" o Strava diz que fiz alguns PR em descida.... :mrgreen:
 

Nozes

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Alguém falou aqui em pneus? :hmmm:

Parabéns pela bike,está...ao teu nível ;)
Só não posso com o guiador branco,eu que sou o gajo com menos "cuidados estéticos" que por aqui anda não consigo achar guiadores brancos aceitáveis em nenhuma bike :) Um avanço branco,em conjunto com os punhos (que por esta altura já são pouco brancos,não é?) e o guiador preto já não me feria tanto a vista,eheh.

De resto,até eu já ponderei transmissão 1xqualquer coisa,mas eu não sou apologista do "pedalar mais pesado porque é raro usar a mais leve e acabas por ir mais rápido". Eu gosto de subir a 5,5km/h se assim me apetecer,e quando penso em ter mudanças mais pesadas só me lembro da subida final da maratona de Idanha-a-Nova,feita com 102km nas pernas. Passa-me logo a vontade.
Mas há poucas coisas tão subjectivas na bike como a transmissão,e mesmo tu já o deste a entender. Cada um tem de descobrir o que é melhor para as suas pernas,se andar com as relações de transmissão "que o Zé Pró usa" está a caminho de um mundo de dor.

O Thunder Burt está na minha lista das compras,e é daqueles que eu olho e sei que vou gostar :) A chatice é que tenho ali um Furious Fred E um Racing Ralph quase novos...vou ver se os consigo gastar entretanto,e depois apanho algum aqueles preços inegáveis :)

Força aí nas pedaladas (se bem que com esse peso não é preciso fazer assim tanta força :p ) !!!
 

petiagos

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Ahhh ... agora já consigo ver melhor a foto da suspa e do bloqueio, hehehe.
Faço minhas as palavras do David em relação ao tunning "Ultra Low Friction". Usei tanto numa RS SID como na minha actual FOX CTD c/kashima.
Fiz o mesmo teste que o David: 2 meses a usar as suspensões como vieram de origem e depois o
"Ultra Low Friction". É uma diferença bem notória, como diz o David. A suavidade extra e a sensação de poder usar e abusar de todo o curso disponível com plena confiança é deveras reconfortante. É sem medos !!!

 

XCOM

New Member
Que tópico agradável de ler !!!
Muita informação técnica de alta qualidade.
Esse low friction é segredo industrial? Ou pode exoplicar um pouco melhor. Para fazer aqui no Brasil ;)
 

rui_araujo

New Member
Que máquina de XC linda! Os meus parabéns pelo bom gosto! :D Relativamente à modificação da suspensão: onde é que fizeste isso, e quanto custa?
 

ny12xx

Super Moderador
Esse low friction é segredo industrial? Ou pode exoplicar um pouco melhor. Para fazer aqui no Brasil ;)

Companheiro

Aqui está a explicação do ATX:

Há já alguns meses que começei a testar vários óleos ( um deles foi o ja aqui falado motorex )e aditivos a fim de reduzir ao máximo o atrito exercido pelos casquilho e retentores e das jarras das suspensões a com o objectivo de aumentar a suavidade e a sensibilidade das mesmas.

Na ultima fase de testes cerca de 20 suspensões de varias foram "providas" da ultima versão deste lubrificante a fim de comprovar os resultados obtidos por mim anteriormente obtendo assim feeadbacks de outros riders. estas suspensões foram ser identificadas com autocolante AMARELO "ATX ULTRALOW FRICTION TESTING PROGRAM" colocado do lado esquerdo da suspensão.



de salientar que os a base dos lubrificantes é ESPECIFICA PARA SUSPENSÕES e que os aditivos atifricção e o Politetrafluoretileno ( PTFE) são certificados e completamente inofensivos para qualquer tipo de vendantes!!!

Desde dia 1 de Janeiro que este oleo foi disponibilizado ao cliente final. todas as suspensões que forem sujeitas a manutenção com este lubrificante serão devidamente identificadas com um autocolante VERMELHO atx ultralow friction fork technology

A comprovarem-se os resultados jà obtidos a partir de dia 1 de Janeiro todas as suspensões que forem sujeitas a manutenção com este lubrificante serão devidamente identificadas com um autocolante VERMELHO

espero ter ajudado!

BRUNO AGUIAR--ATX.TEAM


mais feeadbacks em:


http://www.facebook.com/media/set/?set=a.301075543264070.68646.100000848790393&type=3

in: http://www.forumbtt.net/showthread....esting-program&p=829504&viewfull=1#post829504

Um abraço

ny12xx
 

nogueira.nuno

Active Member
Resumindo óleo lubrificante é sempre óleo :)

Um óleo com menos densidade tem sempre menos fricção embora haja claro uns melhores e "mais" específicos que outros.

Já na altura com as minhas DT baixando o grau de densidade do óleo interno o funcionamento é logo outro ficando uma "outra" suspensão, esse sem duvida é um bom Tuning e como o David fez e bem abrir a suspensão mesmo nova e melhorar é o ideal!
 

RTC

Super Moderador
Desculpa o off-topic David mas ainda sobre o Thunder Burt EVO TLR da Schwalbe, recebi hoje o meu a pesar 488 gramas. Anunciam quanto? Pois...
:/
 

David Raquel

Active Member
RTC não será o teu um Raceguard?

O meu pesou 434gr e andei a escolher o mais pesado do lote. Mais peso = mais borracha :mrgreen:
Cheguei a pesar um abaixo dos 410g anunciados, outro a rondar os 420g.


Ah....para os que não podiam com o guiador branco, 2ªf temos novidades das "bouas" :mrgreen:

David
 

RTC

Super Moderador
Nop, é mesmo "só" um EVO TLR.

Então depois mostra o que puseste aí de "guiadeira" que esse branco não dá com nada! :p
 
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