Scott Scale 50 >>> Look 986

Neste momento já posso fazer uma avaliação da Dt Swiss.
Depois das primeiras voltas que não foram fáceis, neste momento sou um utilizador bastante satisfeito de uma DT Swiss XRC.

A estreia da suspensão foi na Serra de Sicó numa volta que terá durado cerca de 6 horas. Se às 6 horas se juntar um piso com bastante pedra pode-se dizer que estão reunidas as condições para um bom teste. Não o foi.

É sabido que as suspensões quando são novas precisam de algumas horas para atingirem um normal funcionamento, logo aqui ia um pouco condicionado. Regulei o sag a 1,5 cms como a marca recomenda (coincidia com a pressão recomendada para o meu peso) e regulei a compressão e o rebound a meio. Com estas regulações cheguei a casa com uma dor de braços que já não sentia há muito tempo.

Venho de uma Magura que para além do conforto que transmite é de uma regulação muito simples. A diferença nas primeiras impressões foi enorme...

Fui andando e alterando as regulações. Diminuí a compressão ao mínimo, e baixei um pouco a pressão (emagreci-me uns 5kgs ;) ). A suspensão tornou-se muito mais sensível e rápida na resposta às irregularidades.


Ando também entretido a tentar retirar todo o proveito do facto da suspensão ser Twin Shot. Para quem não sabe do que se trata, é algo semelhante ao CTD das Fox. O bloqueio tem três posições: Aberto / Subir / Fechado. Nas subidas muito íngremes, colocar o bloqueio na posição de subida é sem dúvida uma mais valia, a frente fica mais baixa cerca de 3cms. O problema é quando a seguir a uma longa subida aparece uma descida com muita inclinação e nos esquecemos de voltar ao modo aberto, os 3 cms que faltaram na subida e deram jeito nesse momento já fazem falta :eek: . Outro aspecto que é do meu agrado é que no modo fechado fica mesmo bloqueada, à semelhança de uma Manitou R7 que em tempos tive.

O que menos me agrada é que depois de uma subida com o bloqueio na posição Subir, desbloqueio a suspensão e para recuperar a totalidade do curso tenho de aliviar um pouco o meu peso da frente. A minha dúvida passa por saber se é mesmo assim ou se para isso contribui ter baixado um pouco a pressão. Alguém por aí com suspensão semelhante ou até mesmo Fox Ctd que possa relatar a sua experiência?

O balanço até ao momento é bastante positivo.
 
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essence_s

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Ora depois de uma Magura o que querias??
Vai testando isso com varias configurações pois isso enriquece muito os tópicos!
 
S

swatchteam

Guest
Boas.
Saudações pela excelente máquina que aqui tens ;)
Já passo a conhecer mais um adepto da Look 986!
Eu na minha Dt-Swiss xcr ltd, posso afirmar que a pressão abaixo do peso, provoca esse recuperar lento, pois já tive magura, fox etc e o mesmo acontece, mas não da forma como a Dt-Swiss se comporta!
Quanto a mim é uma questao de ajustes. Dos 187 psi que recomendam para o meu peso eu so coloquei 175 psi e funciona perfeitamente e o sag continua dentro do padrão. O rebound este sim foi posto mais rapido pela ausência de uns quantos psi´s...
 
essence_s, depois de uma Magura queria uma DT Swiss XRC :) Não me arrependi minimamente em relação à troca, apenas demorei um pouco a afinar a coisa a meu gosto. À partida já acertei na regulação que pretendia.

swatchteam, obrigado. Entre a minha e a tua existem bastantes coisas em comum. Neste momento uma das alterações que irei fazer passa por colocar a transmissão que desististe de usar.

malagueta, tens andado desaparecido! Quanto à Magura, trata-se de uma excelente suspensão sem dúvida, mas a questão do peso por aqui fala bem alto :eek:.

Entretanto a Look vai sofrer algumas alterações, faltam os triggers na foto.
Nalguns casos reduzirei peso, noutros nem por isso.
Os twisters não me convenceram totalmente, decidi regressar aos triggers.
Tencionava manter-me com 9v, comprei os mixmaster Formula R1 e os adaptadores da Trickstuff para triggers XTR, não gostei da estética da coisa por isso decidi vender a minha transmissão e investir na solução mais leve da Sram para 10v (excepto a cassete, ainda não é o momento...). Desta forma posso aplicar directamente os triggers nos mixmaster sem qualquer adaptador.


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- desviador Sram XX long cage
- cabos hidráulicos Shimano BH90
- punhos bontrager (iguais aos que já utilizo)
- corrente Sram PC 1091 R
- mixmaster Formula
- adaptador Shimano 140mm
- disco Avid hs1 140mm
- cassete Shimano XT 11-34
 
S

swatchteam

Guest
Lux Interior - muito bom upgrade o sram xx 2x10. Apenas optei por inovar apenas a transmissão e manter o resto, mas o sram xx1 - 1x11 anda-me a tirar o juizo, pois tenho um ruído tipo rolamento partido que apenas se sente na décima primeira mudança de 10 dentes e já ando com a cabeça em água para tentar descobrir o que provoca isso!

Quanto ao material que tens para colocar na minha opinião troca do que aí tens para:

- desviador Sram XX long cage
- cabos hidráulicos Shimano BH90
- punhos bontrager (iguais aos que já utilizo)
- corrente KMC SL 10X
- mixmaster Formula
- adaptador Shimano 140mm
- disco Avid hs1 140mm
- cassete SHIMANO XTR 11-34
 
S

swatchteam

Guest
Lux Interior outra questão: necessito de mudar a minha caixa de direção fsa. Gosto da crisking, mas para este quadro Look acho que não fazem :\ Peso qualidade que modelos aconselhavas?
 

G1zm0

New Member
Se vais usar uma K7 curta, porque não equacionaste passar de 34 para 32 e usar um desviador sram force?
Sairia mais barato, peso semelhante e reduzes peso também na K7.
Esse desviador no entanto permite que algum dia possas experimentar 1X10, o force já não.
 
Relativamente às alterações que sugeres, concordo com a da cassete. Veio a xt apenas por uma questão de valores. Tenho duas xtr 11-34, o problema é que são de 9v. Mais para diante logo se verá, a xt passaria a ser utilizada em períodos de lama e uma cassete mais leve para o tempo seco.
Quanto à caixa, também utilizo a fsa. Gosto bastante da caixa. Se reparares, o que podes alterar é basicamente a tampa superior e a anilha que encaixa na suspensão, os rolamentos serão sempre semelhantes. Não se trata de uma caixa muito pesada e mais importante, protege muito bem os rolamentos. Os teus rolamentos estão danificados?

Escolhi este desviador e não o xx de caixa média precisamente porque um dia me poderá apetecer experimentar uma solução diferente em determinados contextos. Para a utilização que faço actualmente o 2x10 é fundamental, 1x10 no meu caso teria sempre de ser numa segunda bicicleta. Se tal vier a aconteçer, já tenho desviador ;).
Cassete 11-32 é demasiado curto para mim. Utilizo pratos 26-40...
 
O material novo já começou a ser montado e testado. A primeira alteração passou pelo disco e respectivo adaptador.

Adpatador 160mm:


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140mm:


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A diferença não está apenas no tamanho:


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Disco 160mm:


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140mm:


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Nos discos, a diferença de peso é praticamente inexistente. O de 160mm quando era novo pesava 91g, foi emagrecendo com o uso. O de 140mm daqui a cerca de um ano já deverá andar abaixo dos 75g :)
Com o disco de 140mm senti uma diminuição significativa do poder de travagem. Em tempos utilizei na frente um disco de 180mm e quando reduzi para 160mm não notei tanta diferença. As trocas foram sempre entre discos iguais alterando apenas o tamanho. Vai cá andar mais uns tempos para chegar a verdadeiras conclusões.

Devido às características da suspensão, a tampa da caixa de direcção que utilizava teve de ser substituída.
Saiu a MTZoom e entrou uma Tune. O peso é semelhante.


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Neste momento, o disco já trava bem melhor. Não lixei as pastilhas, simplesmente melhorou com o uso ;)

A transmissão 10v já está montada e a funcionar quase na perfeição. Quase, porque a afinação do desviador dianteiro é mais simples de fazer com rotativos do que com triggers. A braçadeira de carbono onde fixo o desviador ou até mesmo o desviador, deveria ter mais uns milímetros de alcance relativamente ao prato maior. A solução, à partida passará pela troca de uma anilha para o lado esquerdo.

Cassete 10v xt 11-34:


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XX caixa longa:


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Triggers XX + Mixmaster Formula R1


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Corrente Sram XX


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Punhos Bontrager + tampas


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Material montado:


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Os tubos hidráulicos também já foram trocados mas ainda não há fotos.

Faltam uns parafusos de alumínio ou titânio para os mixmaster, parafusos em Ti para o avanço ou outro avanço :confused:, uma cassete das leves quando surgir a muito bom preço e depois disso não vejo muito mais que possa/queira alterar na bicicleta. Neste momento o sub 8 estará praticamente ao alcance de um Furious Fred com líquido nos mínimos na roda traseira, não montei porque deu demasiada luta e como era quase só para a fotografia desisti de me dar ao trabalho e montei um Ralph novo.

O objectivo seria o sub 8 mas tal como vai para o mato. Não está fácil... Líquido nas quantidades aconselháveis, duas grades, protecção de escora, suporte de gps acrescentam perto de 200g...
 

essence_s

New Member
Muito bom caminho o que estás a seguir, só acho que os manipulos estão um bocado para dentro, mas deve ser para libertar completamente os punhos para pilotar a máquina á vontade, sem os gatilhos por ali mais perto.
As manetes dos r1 em preto é que ficam outra louça...
 
S

swatchteam

Guest
Aos poucos, vamos vendo este teu progeto a ganhar uma boa forma ;).
Brevemente também meto uns ligeiros upgrades que andei a fazer na minha!
Cada vez mais penso e sinto, que tirar peso é bonito de se ver, mas produzi uma bailarina do mato lolol Tem os nervos a flor da pele ;)
 

G1zm0

New Member
Lux, tenho um problema semelhante com a braçadeira de carbono para o desviador da frente...
Podes explicar que truque é esse com uma anilha, que falas?
Obrigado.
 
Os shifters estão numa posição que me permite alcançá-los com as mãos colocadas nas extremidades do guiador, era possível aproximá-los mais dos punhos mas só iam atrapalhar ;). As manetes dos R1 em preto, só se forem as de carbono. Já estive tentado mas ainda não aconteceu. Estas acabam por não destoar nada, combinam com bem com outros componentes da mesma cor.

G1zm0:

O meu quadro utiliza este bottom bracket:


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As anilhas pretas são colocadas entre os copos e o quadro, isto permite aproximar ou afastar os pratos do quadro conforme a colocação das anilhas.
No meu caso utilizo duas anilhas do lado dos pratos e uma do lado esquerdo. O que fiz foi trocar a anilha do lado esquerdo por uma com um pouco mais de espessura e passar a que tem menos espessura para o lado dos pratos. Com isto aproximei os pratos do quadro. Trata-se de uma aproximação imperceptível à vista mas suficiente para resolver o problema.
 
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