Scott Scale 40 - 2008

ric-santos

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Muito Boa Tarde!

Embora a minha participação activa neste fórum seja pouca, sou mais ou menos assíduo quanto à sua leitura, daí que tenha decidido (também empurrado por “pressões” de amigos - Batas) colocar aqui o meu testemunho da minha nova montada.

Assim “ligeiramente” mais a sério a coisa começou com a minha ex-GT Avalanche 2.0 com algumas alterações à saída da loja, principalmente de 24 para 27 velocidades e travões hidráulicos QUAD de 185/185 mm mais adaptações no avanço e espigão do selin pois era o tamanho L para uma altura de 1.94 m.

Enquanto as coisas se ficaram pelo “ligeiramente”, não havia muitas reclamações, no entanto, desde Setembro de 2007 que as saídas se estão a tornar mais regulares e distantes, e com passeios de 2 e 3 horas, as coisas começavam a complicar principalmente a nível de conforto.

Surgiu então uma boa oportunidade de venda para a minha ex-GT, logo vamos então procurar uma coisa melhorzinha e principalmente DO MEU TAMANHO. :p

Comparámos (eu e o Batas) várias opções, BH A75K, LaPierre Pro Race 300, Grand Canyon 7.0 e Scott Scale 50, 40 e mais umas que vimos assim “ao de leve”.

Depois de analises prá esquerda, contas prá direita, comparativos e negociações entre várias lojas físicas e online, perdi a cabeça e decidi comprar o seguinte:

Para mim: Scott Scale 40 – XL com pedais PD-M520.
Pra minha esposa: BH A60K – n.º 47 com alteração do selin para um Selle Itália Lady (também vendi a BTT dela usada)

Aqui vêm mesmo a chegar a casa:

Dsc_1940-net.jpg


No entanto debrucemo-nos sobre a minha, a Scale 40.
Componentes:

Comp.jpg


Os pedais que ela troou-se, PD-M520, estão lá na caixinha, e foram montados os da ex-GT, PD-M540.
Fotos:

DSC_1949-net.jpg

Dsc_1961-net.jpg


Peso: Com velocímetro e tudo da foto, verificado pelo método da balança digital de WC, com três medições efectuadas deu em todas: 11,9 kg. Bem melhor que a minha ex-GT 14.7 kg.

Primeira impressão após a volta inaugural (34 km) para quem conhece aqui em Famalicão, saí de casa, monte de Stª Catarina, descida em direcção à ciclo via, por ela até Famalicão e depois casa.

Quadro:
Nota-se bem a diferença, este sim é o meu tamanho, sinto-me bastante confortável, existe mais espaço para posicionar as pernas e os braços convenientemente, aumentando o rendimento da pedalada, e que rendimento.
Foi a terceira vez que subi este monte no entanto, das duas uma, ou era o entusiasmo de BTT nova ou então até parecia que tinha um motorzinho. . . :p . . . ela sobe que é uma maravilha. Na ex-GT costumava subir no 1º carreto (32) [eu sei que sou fracote obrigado . . :oops: :oops:], desta vez subi no 4º e só mesmo lá em cima no 3º. . . fiquei altamente contente. . . :mrgreen:
O senão é que face às minhas mesquinhices em termos de limpeza o facto da cor branco não ajuda em nada, mas pronto. . . à que limpar. . :cry: :cry: :cry:

Travões:
Avid Juicy 3.5 - 185/160 mm

Dsc_1952-net.jpg

DSC_1978-net.jpg

Dsc_1977-net.jpg


Algo já muito comentado por esta secção, mas confirmo, também me pareceram algo esponjosos e com alguma falta de precisão, no entanto embora ainda estejam a acamar já se verificaram melhorias logo após os 34 km. Neste momento com 152 km, estão bastante melhores mas ainda assim :s :s
Vamos analisando.

Transmissão:

Dsc_1956-net.jpg

Dsc_1955-net.jpg


No seu todo incluindo manípulos e tudo parece-me bastante suave, rolante e silenciosa, de assinalar apenas (após os 34 km) uma ligeira desafinação do desviador traseiro a partir da 7ª mudança (já corrigido).
As aselhices verificadas foram causadas pelo habituar aos novos manípulos, pois além de ser possível usar apenas o polegar, as reduções parece que precisão de menos curso do manipulo para entrarem, e o que me acontecia era ao accionar o manipulo para reduzir 1 mudança, ela reduzia uma e meia ou duas e depois é que voltava para a que eu queria, no entanto a coisa já melhorou pela aprendizagem do piloto.
Gosto mesmo muito ver toda a transmissão apresentando os seus cromados, principalmente o brilho da cassete, logo as primeiras lutas foi encontrar um bom compromisso entre limpeza, lubrificação e apresentação.
Confesso que as primeiras limpezas foram um tanto ou quanto “duras” principalmente devido ao lubrificante utilizado (o da loja que não sei o nome), mas acho que a coisa agora está controlada com o óleo da Pedro’s Ice Wax para este Verão. :wink:


Suspensão:

Dsc_1954-net.jpg

Dsc_1970-net.jpg

Dsc_1971-net.jpg


Bom, em paralelo com o quadro é o verdadeiro “Ás de trunfo” desta bina.
Ainda não percebo muito nem andei a experimentar vários ajustes de pressões e etc, mas como está (by the book pró meu peso) é bastante sensível e progressiva entre passeios e alguns regos sempre senti um suave amortecimento sem nunca perder o contacto com o terreno. Até ao momento o verdadeiro teste foi num estradão a descer o monte com bastantes pedras soltas, onde já tinha passado com a GT, e a diferença foi inquestionável. . . .
O bloqueio é simplesmente fantástico, principalmente pela opção de podermos definir o quanto queremos que ela bloqueie em termos de dureza, o uso do “manipulo” é mesmo muito suave embora que se fosse possível exactamente a mesma função mas comandada no guiador talvez fosse ainda mais fácil usar. .

O ajuste do rebound, também me pareceu muito fixe, no entanto com as pressões que tenho gosto dele ajustado ao mínimo (sentido do - ), já experimentei posições intermédias e mesmo no máximo e a conclusão a que chego é que a suspensão fica a “bater” em cima, ou seja sente-se uma batida quando à saída de um salto ela quer ir à procura do chão e o rebound não deixa, penso que com uns ajustes de pressões a coisa se defina melhor.

Selin:
Até ao momento o meu traseiro e os calções ainda andam meios difíceis de se entenderem com o selin, pois parece que quer em termos de afinações/inclinações quer em termos de dureza a coisa está ainda para se resolver.
A ver vamos o que o futuro nos reserva.

Pneus:
A primeira impressão foi de alguma desconfiança pró mato e alguma tranquilidade para a estrada , pois para quem estava habituado aos Tioga, com aquele taco todo, e depois vê aqueles Scoot Ozon. . :s. .
Resultados: como já esperava em asfalto revelam-se bastante rolantes e silenciosos, e a surpresa é no mato, onde até ao momento (ainda pequeno eu sei. . ) não senti qualquer falta de tracção quer em terra batida ou cascalho, lama ainda não deu para testar.
À frente: Uma vez que ainda não tive uma condução apropriada para os colocar à prova, pouco posso opinar sobre o seu comportamento.

Bom por enquanto é só, pois não me sinto com experiência suficiente para poder comentar com maior detalhe os restantes componentes como espigões, avanços e/ou guiadores.
Por agora quero sim tirar tempinho para poder pedalar usufruindo da bina e por onde ela me levar.

Fiquem bem e opinem à vontade.
 

JorgeSantos

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Parabens pela Scale.

Sem dúvida uma boa escolha (ou não fosse alma gemea da minha :lol:)

Nas fotos parece-me que tens o selim demasiado inclinado e o espigão de selim muito elevado. Mas pode ser impresão minha.

Agora dá-lhe kms :wink:
 

Batas

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Eia! Bom post!

E boas escolhas! Parece-me que foste bem direccionado! Assim... Mais ou menos... :mrgreen:

O selim está ainda mal regulado... Nariz muito baixo.. Mas a altura do mesmo não deve estar mal... É que o rapaz é mesmo alto... Tipo, tenho 1,81m e para falar com ele tenho de olhar para cima porque os ombros dele não respondem... Por isso.... :lol:

Esse branquinho tem é de levar muito pó! Principalmente do meu pneu traseiro! :p
 

ric-santos

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Josant said:
Parabens pela Scale.

Sem dúvida uma boa escolha (ou não fosse alma gemea da minha :lol:)

Nas fotos parece-me que tens o selim demasiado inclinado e o espigão de selim muito elevado. Mas pode ser impresão minha.

Agora dá-lhe kms :wink:
Boas Josant!

Pois realmente também ví a tua alma gémea, que na realidade as nossas são gemeas falças, pois a tua tá toda quitada e a minha de série. . :lol:

Quanto ao banco não é impressão, tá mesmo inclinado, ou melhor estava, pois aquelas fotos foram após a voltinha de 34 km, no entanto agora já o ajustei e tá horizontal ou perto disso.
Quanto à altura do selin, aí está no mesmo ponto, pois é onde eu extendo a perna ao pedalar.

Fiquem bem!
 

i_mendes

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Bem bonita, mas como o Josant disse, tens o espigão algo elevado em relação ao guiador. Não ficas demasiado dobrado? Isso depois de umas 2 ou 3 horas, as costas e o pescoço são capazes de dar de si.
Se calhar um guiador elevado dava-te mais jeito. Mas se te sentires bem, é sempre a abrir...
 

ric-santos

New Member
i_mendes said:
Bem bonita, mas como o Josant disse, tens o espigão algo elevado em relação ao guiador. Não ficas demasiado dobrado? Isso depois de umas 2 ou 3 horas, as costas e o pescoço são capazes de dar de si.
Se calhar um guiador elevado dava-te mais jeito. Mas se te sentires bem, é sempre a abrir...
Boas!

Como já referi, quanto à altura do selin, penso estar muitissimo perto do ideal, e este muitissimo será talvez com um desvio de alguns milimetros, agora também aceito que estaja com uma posição algo dobrada, o que facilita subidas, quedas nas descidas e dores principalmente no pescoço e pulsos.

Mas como o t€mpo tá mau, e as dificuldades e dores ainda se vão aguentanto, pelo menos pra já a coisa vai andar assim, mas aceito que talvez a coisa melhorasse com alterações de guiador e talvez de avanço.

Venham km. . . .
 

Nicas

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Viva!
Muitos parabéns pela máquina!
Tenho uma igual adquirida em Março já leva perto de 2000kms :)
Tal como tu passei de uma GT 3.0 para esta belissima bicla!
Tenho ainda tudo de origem excepto o prato do meio que tive de mudar por causa dos chupões... Quanto aos pneus na lama sinto um pouco falta de tração... Enfim!!!
Agora é fazer kms por esses matos.
Boas pedaladas
 

floopi

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Boas

Mais um "frigo-ric"?!!! :mrgreen: :mrgreen:

Está bem bonita, sim sr...

temos de fazer um encontro de scales em fama um dia destes... :p por onde costumas andar?

cumps
 

ric-santos

New Member
floopi said:
. . . .
temos de fazer um encontro de scales em fama um dia destes... :p por onde costumas andar?

cumps
Boas!

Pois, ora isso agora de onde custumo andar é relativo, porque sou de Viseu e pelo menos agora com férias e tal, a coisa é um bocado incerta, no entanto em época normal as voltinhas são marcadas aos domingos de manhã.
Os trajectos é que para mim são quase sempre novos, pois vim parar a Famalicão assim um bocado de para quedas. . . :roll:

Tens razão quando dizes que temos de agendar qualquer coisa, vamos acertar isso talvez para depois das férias, até porque acho que eras tu (pelo menos era uma Scale 50 de 2008 c/ Tora) que ontem (24/07) +/- às 17:30m ias a passar na Zona industrial de SAM em direcção a Fradelos.
Iam dois BTTistas, e no caso de seres tu mesmo, ias em segundo lugar. . . :mrgreen:

frederico_23 said:
Grande scale, nao ha mais novidades sobre ela?
Ora bem . . novidades novidades é no local do custume, ou seja poucas, pois por enquanto o t€mpo tá mau para novos investimentos e alterações, e também não sou do tipo que altera componentes só porque tal. . . .

As ultimas novidades sobre ela é que já passou a barreira dos 200 km/h. . ups, enganei-me :oops:, dos 200 km, e apenas tenho a apontar alguma discução e desentendimento entre, o selin, os calções e o meu traseiro. . :s
Em voltinhas maiores que 1:30 m começam a doer os pulsos e o pescoço, chega mesmo a doer-me na zona interior a meio do braço, algo me diz que requer uns ajustes. . .
Estes relatos são da ultima voltinha c/ a "maria" onde partímos da Praia da Barra (Ilhavo) até à praia de Mira, ida e volta 49 km - 2h15m contra o vento na ida e a favor dele na volta.
Como devem imaginar foram uns km's bastante rolantes, a velocidades consideráveis, tal foi o nosso estado à chegada.
Não tenho fotos nossas mas ainda tirei da BTT.

DSC_2001-Net.jpg

DSC_2001-Net-2.jpg


Agora se a BTT ficou neste estado com estes moscardos todos, imagem a nossa apresentação. . . cara, capacete, luvas, sapatilhas, enfim. . . até nos dentes. . . :mrgreen: :mrgreen:

Não foi nada. . . tou no goso. . . :lol: foram realmente uns km bem bons principalmente na vinda a favor do vento, mas os moscardos são dos km feitos no tesadilho do carro.

Fiquem bem. . .
 

floopi

New Member
ric-santos said:
floopi said:
. . . .
temos de fazer um encontro de scales em fama um dia destes...  :p por onde costumas andar?

cumps
Boas!

Pois, ora isso agora de onde custumo andar é relativo, porque sou de Viseu e pelo menos agora com férias e tal, a coisa é um bocado incerta, no entanto em época normal as voltinhas são marcadas aos domingos de manhã.
Os trajectos é que para mim são quase sempre novos, pois vim parar a Famalicão assim um bocado de para quedas. . .  :roll:

Tens razão quando dizes que temos de agendar qualquer coisa, vamos acertar isso talvez para depois das férias, até porque acho que eras tu (pelo menos era uma Scale 50 de 2008 c/ Tora) que ontem (24/07) +/- às 17:30m ias a passar na Zona industrial de SAM em direcção a Fradelos.
Iam dois BTTistas, e no caso de seres tu mesmo, ias em segundo lugar. . .  :mrgreen:

então quando quiseres combinar uns trilhos pela zona diz qq coisa  :wink:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: era eu era, eu e o bikebrother a fazer treininho de estrada... eu ia em segundo mas era só aí nessa altura que passei por ti  :lol: :lol: :lol: :oops:

moras por ali?

Abraço

PS: não sei se já tem ou não, mas na foto dos moscardos  :mrgreen: não me pareceu, coloca o mais rapido possivel uns "tó-colantes" transparentes nas zonas onde os cabos roçam no quadro para protecçao, senão daqui a uns tempos tens o quadro riscado...
 

ric-santos

New Member
floopi said:
. . . .
moras por ali?

Abraço

PS: não sei se já tem ou não, mas na foto dos moscardos :mrgreen: não me pareceu, coloca o mais rapido possivel uns "tó-colantes" transparentes nas zonas onde os cabos roçam no quadro para protecçao, senão daqui a uns tempos tens o quadro riscado...
Boas!

Com que então foi alí que ias em segundo. . . . pois pois. . . :mrgreen: :mrgreen: . . isto não é uma provocação :oops:

Não moro por alí, mas trabalho por lá, e na altura em que passas-te, por acaso estava no exterior da fábrica e ví-te.

Quanto aos "tó-colantes", posso dizer que ela andou uns 30-40 METROS sem eles, foi só umas voltinhas experimentais lá na loja mesmo.
Ao chegar a casa foi protecção em todo o lado, se bem que não ficou perfeito, mas tá suficientemente bom para não se dar conta nas fotos . . :p :p

Quanto a novidades, posso dizer que elas (Scale e a BH) já fizeram mais km's em cima do carro do que no chão :evil: :evil:, e ambas furaram
neste Domingo nuns trilhos de Viseu.
A minha, nos primeiros 6 km da volta, foi um alto pico de silvado que quando o tirei do pneu, até parecia que a camara não tinha válvula. . .
A da minha esposa (BH) só deu conta à tarde quando ia para por as BTT's no carro. :oops: :oops:
 

Nicas

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Viva!!!
Como já tinha dito anteriormente, tenho uma scale deste ano com 2000km. Este fds o retentor direito foi à vida :( A suspensão já foi a caminho de Leiria. Não sei se é comum acontecer... Enfim, agora estou sem máquina!!!!
Abraço
 

ric-santos

New Member
Nicas said:
Viva!!!
Como já tinha dito anteriormente, tenho uma scale deste ano com 2000km. Este fds o retentor direito foi à vida :( A suspensão já foi a caminho de Leiria. Não sei se é comum acontecer... Enfim, agora estou sem máquina!!!!
Abraço
Boas!

Isso é que é mau. . :s
Espero bem que isso não seja geral. . :( :( :(
 

ric-santos

New Member
Boas!

Temos novidades, fracas por sinal. . .

Reparei este fim-de-semana que o bloqueio da suspensão não bloqueia a 100%, já criei um post na respectiva secção:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,42141.0.html

De resto verifico um rolamento "metálico" que me parece ser do eixo do Crank. . . :s será?

E ainda aquela espongicidade dos travões (principalmente o de trás) acreditem que me começa a fazer confusão, ainda pra mais quando temos mesmo na bike do lado (a da "maria") uns Formula Oror K18 para comparar, :cry: . . aquilo tem algum tipo de ajuste?

Coisa com que ainda não acertei de todo é com a lubrificação da corrente. . . óh coisa complicada. .
Se usar óleo Pedro's para o Verão, a coorente após a volta fica limpinha e ferrugenta mas o mais certo é ficar seca após poucos km's, então tenho de levar o óleo comigo, no entanto como ele às vezes tomba e fica deitado na mochila, ele verte, logo fico também com a mochila lubrificada. . :D . . pralém do óleo que desperdiço. . .

Se puser outro que tenho praqui, lubrifica a 100%, não fica seca a meio das voltas, no entanto "caça" toda a pueirada e areia que encontrar no caminho além de ficar toda a transmissão complectamente PRETA. . . :s

Agradecem-se sugestões. . .
 

ric-santos

New Member
ric-santos said:
. . . .
Temos novidades, fracas por sinal. . .

Reparei este fim-de-semana que o bloqueio da suspensão não bloqueia a 100%, já criei um post na respectiva secção:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,42141.0.html
. . . . .

Boas!

É só para indicar que o problema da suspensão, afinal era do piloto. . . :oops: . . .
Desculpem lá mas sinto-me mal depois de saber o que se passou, quem ler este post ainda vai pensar mal do material quando afinal a culpa era minha.

Continuo é com o problema do ajuste da lubrificação da corrente, mas uma vez mais, tenho de ser eu a "afinar" . . :mrgreen:

Fiquem bem!
 

Andre Tequila

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a minha scale 40 tem +/- uns 7000 km ... ja fex 2 maratonas.. 1 prova d resistencia... e umas 20 provas d xco incluindo taça, norte alentejano, inatel e regional d santarem.... inda nunka deu problemas... so tive d mudar algumas cenas ( corrente, cassete, pratos pedaleiros ) mas devido a desgaste....
 

Giovani

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Andre Tequila said:
a minha scale 40 tem +/- uns 7000 km ... ja fex 2 maratonas.. 1 prova d resistencia... e umas 20 provas d xco incluindo taça, norte alentejano, inatel e regional d santarem.... inda nunka deu problemas... so tive d mudar algumas cenas ( corrente, cassete, pratos pedaleiros ) mas devido a desgaste....

A minha Scale 40 2008 é nova e ainda não estreou nos trilhos. Porque tive um problema com um quadro da Scale 40 (fissura na caixa (testa) de direção) fiquei preocupado com a durabilidade da bike :s. O feedback do André com seus 7000 km me deixou tranquilo. A bike parece resistente e muito rápida (geometria 100% racing). Agora é só pedalar. :D
 
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