Ricardo Lacerda
New Member
Pois é malta ...
...finalmente consegui ter um tempinho para fazer aqui uma análise à minha nova máquina.
Para quem não viu o meu outro tópico (http://www.forumbtt.net/index.php?topic=4264.msg65884#msg65884) aqui fica uma primeira descrição dos equipamentos:
Frame Scott Ransom Concept Carbon mainframe CR1 HMF, carbon seatstays, interchangeable Dropout, 165mm rear travel
Fork Fox 36 RC2 Talas travel adj. 110-150mm, 20mm axle / reb. & comp. adj.
Shock (Rear) Scott Equalizer TC, LO-TC-AT / Traction mode ,IRV intelligent rebound valve, Power stabilizer on-off, reb. Adj. / remote control
Headset Syncros Race
Derailleur (Rear) SRAM X-0 27 Speed carbon cage
Derailleur (Front) Shimano XTR
Shifters SRAM Trigger X-0 multi adj./with carbon parts
Brakes Avid Juciy Carbon 203/F and 185/R mm rotor
Crankset Shimano XTR 960 hollowtech 2 , 22x32x44 T
Handlebar Syncros Factory Carbon
H'stem Thomson Elite X4, 31.8mm
Seatpost Scott RC 03-20
Hub (Front) Mavic Crossmax XL Disc / 20mm
Hub (Rear) Mavic Crossmax XL Disc
Cassette Shimano XTR M-960, 11-32 T
TiresScott Stroke UST, 26 x 2.35 Kevlar Bead, superlight compound
Depois de listar o equipamento aqui estão as fotos e o comentário/análise (e desculpem não ter tido tempo para a lavar antes das fotos...):
Antes de mais, salta logo à vista a malha com que a Scott decidiu fazer este quadro. Utilizando a tecnologia CR1 (denominação própria), o quadro é feito com fibras de carbono muito mais largas do que no método tradicional e as zonas são reforçadas e orientadas diferentemente consoante os esforços a que estarão sujeitas.
Nota-se nesta foto os pormenor dos cabos serem internos ao quadro, o que permite uma maior defesa em caso de queda e menos "confusão" de cabos na zona frontal...
A geometria escolhida assenta num "novo" conceito de all-Mountain/Enduro que permite utilizar a "nossa menina" tanto em situações de passeios de dia-a-dia (ou de fds-a-fds .. :|) como também usar e abusar em descidas mais fortes e caminhos mais instáveis.
A geometria do braço foi pensada de forma a optimizar o amortecedor traseiro, com comportamento (inteligente) e com uma série de afinações possíveis.
Na frente, uma Fox Tallas 36 RC2, trata de transformar os caminhos em auto-estradas, garantindo uma rigidez muito boa em todo o conjunto.
Os cubos de 20mm à frente ajudam imenso neste processo mas têm o grande incoveniente de transformar um simples processo de tirar a roda da frente numa situação de 5 min. e em que são necessária ferramentas. Aparentemente ainda este ano vai sair o aperto rápido para estes cubos e assim tudo será mais fácil...
O disco de 203 mm da Avid pode parecer sobre-dimensionado mas na altura de travar vê-se que ele lá está por alguma razão.. :twisted:
O guiador Syncros de carbono é uma peça de arte... no entanto, devido ao desenho tipicamente USA, é de 730 mm, o que obrigou a ir "ao corte" para reduzir o seu tamanho e assim tornar menos cansativa e mais ergonómica a posição de condução para tiradas mais longas.
Aqui podemos observar o controlo do amortecedor... 165mm, 100mm ou 0 mm !!! 3 posições que fazem toda a diferença!!!
As subidas tornam-se muito mais fáceis com o quadro rígido, tal como aqueles troços de ligação em alcatrão.
A posição do meio permite um rolar perfeito, sem "bobbing" e com a roda traseira a acompanhar todas as irregularidades do terreno. Nos 165 mm ... ó meuzz amigozz ...venham lá essazzz descidazz... até parece pecado!!!
Os travões Avid Juicy Seven Carbon,com manetes e tampas em carbono, juntamente com os X0 fazem um conjunto lindo e óptimo a funcionar...
O Desviador traseiro XO blackbox carbon parece um relógio suiço... curiosamente também o desviador da frente XTR funciona na perfeição com os triggers XO. Tal como é costume, os quadros de carbono funcionam um pouco como caixa de ressonância... e assim as passagens de caixa não são tão silenciosas como se poderia imaginar...mas nada que acorde o vizinho!!!
No terreno:
A bicicleta tem um comportamento muito melhor do que eu esperava, e do que eu me tinha apercebido no teste que fiz numa Ransom 20.
Sobe como uma XC e desce como uma All Mountain.
Os seus 13 kg e pouco não são nada para as vantagens que se tiram de quem quer uma bicicleta para utilização geral... Claro que se és um atleta com aspirações em XC ou maratonas.... esta não é a bicicleta para ti!!! Mas se gostas de passear com os amigos, e fazer uns passeios/provas de Enduro ou umas maratonas só pelo prazer... então está É a bicicleta para ti. De qualquer forma no próximo dia 10 devo ir fazer uma maratona de 60 km e aí já posso dizer como é quando as coisas são mais "a sério".
Os pneus de 2.35 permitem arriscar nas curvas e descidas... mas a rolar nota-se bem que existe ali atrito...
Como em tudo existem PONTOS NEGATIVOS:
A pressão do amortecedor traseiro: No meu caso superior a 400 !!! Ou seja... só para o encher fico logo com câimbras no braço... felizmente não é preciso ser todos os dias...
O tamanho do guiador: como já disse 73 cm é sem dúvida demasiado... cortem-lhe 2,5 cm de cada lado e vão apreciar bastante a diferença...
Distância ao solo: Este é o mais estranho... com cranks de 175 mm e na posição de descida (165mm de amortecedor) quando pedalas vais muito próximo do solo... não chega a tocar (nem de perto...claro... ) mas assusta!! Nota-se é a subir um passeio mais alto que se não se tem cuidado.. é certo que eles vão raspar no chão...
A análise mais "PRO" já foi feita numa das revistas da especialidade... esta é apenas a opinião de um FELIZ proprietário de uma destas belas máquinas.
RECOMENDA-SE a sua compra!!!
...finalmente consegui ter um tempinho para fazer aqui uma análise à minha nova máquina.
Para quem não viu o meu outro tópico (http://www.forumbtt.net/index.php?topic=4264.msg65884#msg65884) aqui fica uma primeira descrição dos equipamentos:
Frame Scott Ransom Concept Carbon mainframe CR1 HMF, carbon seatstays, interchangeable Dropout, 165mm rear travel
Fork Fox 36 RC2 Talas travel adj. 110-150mm, 20mm axle / reb. & comp. adj.
Shock (Rear) Scott Equalizer TC, LO-TC-AT / Traction mode ,IRV intelligent rebound valve, Power stabilizer on-off, reb. Adj. / remote control
Headset Syncros Race
Derailleur (Rear) SRAM X-0 27 Speed carbon cage
Derailleur (Front) Shimano XTR
Shifters SRAM Trigger X-0 multi adj./with carbon parts
Brakes Avid Juciy Carbon 203/F and 185/R mm rotor
Crankset Shimano XTR 960 hollowtech 2 , 22x32x44 T
Handlebar Syncros Factory Carbon
H'stem Thomson Elite X4, 31.8mm
Seatpost Scott RC 03-20
Hub (Front) Mavic Crossmax XL Disc / 20mm
Hub (Rear) Mavic Crossmax XL Disc
Cassette Shimano XTR M-960, 11-32 T
TiresScott Stroke UST, 26 x 2.35 Kevlar Bead, superlight compound
Depois de listar o equipamento aqui estão as fotos e o comentário/análise (e desculpem não ter tido tempo para a lavar antes das fotos...):
Antes de mais, salta logo à vista a malha com que a Scott decidiu fazer este quadro. Utilizando a tecnologia CR1 (denominação própria), o quadro é feito com fibras de carbono muito mais largas do que no método tradicional e as zonas são reforçadas e orientadas diferentemente consoante os esforços a que estarão sujeitas.
Nota-se nesta foto os pormenor dos cabos serem internos ao quadro, o que permite uma maior defesa em caso de queda e menos "confusão" de cabos na zona frontal...
A geometria escolhida assenta num "novo" conceito de all-Mountain/Enduro que permite utilizar a "nossa menina" tanto em situações de passeios de dia-a-dia (ou de fds-a-fds .. :|) como também usar e abusar em descidas mais fortes e caminhos mais instáveis.
A geometria do braço foi pensada de forma a optimizar o amortecedor traseiro, com comportamento (inteligente) e com uma série de afinações possíveis.
Na frente, uma Fox Tallas 36 RC2, trata de transformar os caminhos em auto-estradas, garantindo uma rigidez muito boa em todo o conjunto.
Os cubos de 20mm à frente ajudam imenso neste processo mas têm o grande incoveniente de transformar um simples processo de tirar a roda da frente numa situação de 5 min. e em que são necessária ferramentas. Aparentemente ainda este ano vai sair o aperto rápido para estes cubos e assim tudo será mais fácil...
O disco de 203 mm da Avid pode parecer sobre-dimensionado mas na altura de travar vê-se que ele lá está por alguma razão.. :twisted:
O guiador Syncros de carbono é uma peça de arte... no entanto, devido ao desenho tipicamente USA, é de 730 mm, o que obrigou a ir "ao corte" para reduzir o seu tamanho e assim tornar menos cansativa e mais ergonómica a posição de condução para tiradas mais longas.
Aqui podemos observar o controlo do amortecedor... 165mm, 100mm ou 0 mm !!! 3 posições que fazem toda a diferença!!!
As subidas tornam-se muito mais fáceis com o quadro rígido, tal como aqueles troços de ligação em alcatrão.
A posição do meio permite um rolar perfeito, sem "bobbing" e com a roda traseira a acompanhar todas as irregularidades do terreno. Nos 165 mm ... ó meuzz amigozz ...venham lá essazzz descidazz... até parece pecado!!!
Os travões Avid Juicy Seven Carbon,com manetes e tampas em carbono, juntamente com os X0 fazem um conjunto lindo e óptimo a funcionar...
O Desviador traseiro XO blackbox carbon parece um relógio suiço... curiosamente também o desviador da frente XTR funciona na perfeição com os triggers XO. Tal como é costume, os quadros de carbono funcionam um pouco como caixa de ressonância... e assim as passagens de caixa não são tão silenciosas como se poderia imaginar...mas nada que acorde o vizinho!!!
No terreno:
A bicicleta tem um comportamento muito melhor do que eu esperava, e do que eu me tinha apercebido no teste que fiz numa Ransom 20.
Sobe como uma XC e desce como uma All Mountain.
Os seus 13 kg e pouco não são nada para as vantagens que se tiram de quem quer uma bicicleta para utilização geral... Claro que se és um atleta com aspirações em XC ou maratonas.... esta não é a bicicleta para ti!!! Mas se gostas de passear com os amigos, e fazer uns passeios/provas de Enduro ou umas maratonas só pelo prazer... então está É a bicicleta para ti. De qualquer forma no próximo dia 10 devo ir fazer uma maratona de 60 km e aí já posso dizer como é quando as coisas são mais "a sério".
Os pneus de 2.35 permitem arriscar nas curvas e descidas... mas a rolar nota-se bem que existe ali atrito...
Como em tudo existem PONTOS NEGATIVOS:
A pressão do amortecedor traseiro: No meu caso superior a 400 !!! Ou seja... só para o encher fico logo com câimbras no braço... felizmente não é preciso ser todos os dias...
O tamanho do guiador: como já disse 73 cm é sem dúvida demasiado... cortem-lhe 2,5 cm de cada lado e vão apreciar bastante a diferença...
Distância ao solo: Este é o mais estranho... com cranks de 175 mm e na posição de descida (165mm de amortecedor) quando pedalas vais muito próximo do solo... não chega a tocar (nem de perto...claro... ) mas assusta!! Nota-se é a subir um passeio mais alto que se não se tem cuidado.. é certo que eles vão raspar no chão...
A análise mais "PRO" já foi feita numa das revistas da especialidade... esta é apenas a opinião de um FELIZ proprietário de uma destas belas máquinas.
RECOMENDA-SE a sua compra!!!