SANTA CRUZ - SOLO 27.5" - 125mm curso

Pernalonga

New Member
Temos o prazer apresentar a nova bicicleta de TRAIL de 27.5 .

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RTC

Super Moderador
Uma opinião de entendidos:

Tenho uma Fuel EX9 de 120mm que tenciono tentar vender daqui a uns tempos para montar outra bike com 140mm, para um AM mais agressivo ou Enduro. Uma das fortes hipóteses seria uma IBIS Mojo HD (ou a SL, pois não vi bem as diferenças entre elas), de 140mm.
É comparável uma Ibis Mojo HD com uma SC Solo 27,5 de 125mm para o mesmo fim?
Qual serão os pontos fortes de uma e de outra?

Obrigado
 

mlouro

New Member
Boas RTC! Não sou grande entendido, mas.. a Mojo HD penso que tem 160mm, logo é pensada para uma utilização bastante agressiva e acho que pode levar suspensões até 180mm.. a Solo é uma bike de trail.. se a levares para Sintra ou Lousã, provavelmente até se safa, mas não é a bike ideal para esses sitios. Acho que a Mojo SL só tem 140, e se calhar também podes olhar para a Bronson que tem 150mm (e o quadro em alum pesa o mesmo que a Solo). A meu ver uma bike de 140/150 atrás é o ideal para quem quer polivalência, até porque normalmente permite tanto fazer uma montagem leve com uma suspensão de baínhas 32, como uma montagem mais agressiva e suspensão 34/35/36.
 

RTC

Super Moderador
Por querer polivalência é que não pretendia mais de 140mm mas que o mesmo tempo permitisse abusar sem receios em qualquer descida. Mas a ideia era uma coisa que não se arraste a subir.
Penso que a Mojo HD também tem opção de 140mm.
 

miguelcarromeu

Active Member
Não estou bem por dentro dos modelos da SC, sobretudo os actuais, mas concordo em absoluto com o mlouro. Partindo do principio que manténs 2 bicicletas (presumo), eu, na mesma situação, iria para algo com mais curso, dentro das hipóteses, a Mojo HD ou a Santa Bronson. Outra hipótese, dentro daquilo que falo seria algo do género da nova Enduro Carbon - leve e com curso suficiente para (quase) tudo. E não acho que "se arraste" .

Esta Solo será muito semelhante à tua Fuel EX. E depois é como o mlouro disse e também concordo: uma pessoa até "faz" e "vai fazendo", mas percebo perfeitamente o que sentes - não é a mesma coisa :)

Boas escolhas.
 

Jorge Gomes

New Member
RTC: o quadro da Mojo HD de 140mm é exactamente o mesmo da de 160mm. O que muda é o tamanho e o apoio do amortecedor (http://www.ibiscycles.com/bikes/past_models/mojo_hd_140/).

Visto que tens bike de XC, acho que a escolha mais sensata seria ir para algo mais para o lado dos 160.
Se tiver baixo peso (carbono...) e uma geometria que não bombeie (Santa Cruz, Ibis, Mondraker, etc), são bikes perfeitamente capazes de subir qualquer coisa desde que não seja em ritmo de corrida.
 

RTC

Super Moderador
Obrigado Jorge e Miguel.
Neste momento isto anda apenas em estudo. Também não tenho pressa. Ainda nem sei os valores que poderei libertar para a compra.
E ainda tenho que estudar modelos idênticos em alumínio que sejam válidos porque para estes modelos SC/Ibis em carbono a coisa doí.
Além do mais, tendo em conta que a utilização desta bike será esporádica, não vale a pena enterrar muito dinheiro numa topo de gama.
 

SURFAS

New Member
Como já testei todas menos a Solo, posso-te dizer que a Solo para a HD vai uma diferença, a nível de rigidez e curso. A Solo posiciona-se dentro do segmento da que já tens, e não vai diferenciar muito, apenas no carbono (se fores para a de carbono) e geometria, mas pouco.
Se queres algo com mais curso ... Ibis HD, esquece SL, SLR ... ou Bronson ou Nomad! A HD 140 e 160 apenas difere no curso qualquer uma delas sobe muito BEM. Claro que se fores para 160mm carbono ... leve fica ao nível duma de 140mm ou melhor, eu substitui a minha BLT 140 de alumínio pela Nomad carbono o peso fico ela por ela mas sobe e desce melhor!!!
 

ZCC

New Member
Sou um feliz possuidor de uma solo e era de uma bluer xc carbon, posso afirmar que esta bike sobe tão bem ou melhor que a bluer e desce muito melhor, é uma bike super polivalente. Estou maravilhado com esta bicicleta.

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ZCC

New Member
O sistema VPP funciona na perfeição, bem melhor do que na Bluer xc carbon talvez por isso afirmo que sobe muito melhor, também é uma bike muito mais rígida, o peso é o mesmo porque estas rodas também são bem mais leves do que as mavic crossmax st que tinha na bluer.
Esta é a bike perfeita para quem quer uma bike divertida para fazer de tudo um pouco e principalmente km sem parar, leve e muito confortável.
Só posso dizer maravilhas.

Brevemente coloco aqui mais fotos desta Solo em terras Brasileiras.



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