O que faz um gajo quando monta uma bike rígida,"boa para estrada",como dizia alguém?
No meu caso,pego nela e mando-me aos trilhos da serra de Sintra,por exemplo
No passado sábado juntei-me a um grupo de amigos aqui de Santarém que tinham programado uma volta à descoberta dos trilhos da fantástica serra de Sintra. Podia ter levado uma das outras bikes,mas não deixei passar a oportunidade de testar as capacidades e limites da nova máquina (e as minhas também!).
Para quem conhece,a nossa volta começou na barragem,passou por trilhos como Floresta Encantada,Formigueiro,Viúva,Cogumelos 1 e 2,e Pedra Branca,só para referir alguns.
Não tive problemas de maior,apenas apeei por precaução numa trialeira manhosa na Pedra Branca e já quase no final tive de fazer uma paragem de emergência por o pneu da frente ter descolado do aro e perdido todo o ar ao tentar sair de um rego. De resto todas as raízes,buracos,drops e todos os outros obstáculos se passaram,com mais ou menos velocidade,mas sempre com controlo e bom ritmo.
Mas Sintra não é só descidas! Tive a oportunidade de fazer umas rampas bem puxadas e para as minhas "canetas" a relação de transmissão 32 (oval)x 42 é um tudo-nada pesada para poder subir confortavelmente em rotação como faço com 22x32 na Kona ou a Cove,por exemplo. Como não tenciono fazer competição com esta bike não se torna um problema grave. Não admira que muita gente que passou para 29 tenha melhorado os seus tempos a subir,basicamente quando não se tem mais mudanças para meter temos de se conformar e pedalar com o que há
No dia anterior tinha feito uma volta pelos meus trilhos do costume,e onde consegui perceber então algumas características e "feitios" desta montagem:
- Mais tracção. O prato oval beneficia imenso a tracção,por exemplo mesmo forçando em pedra solta é difícil a roda patinar. Também a pressão convém ser bem adaptada ao piso e tipo de andamento,obviamente.
- Muita estabilidade. Entre o comprimento entre eixos,o tamanho das rodas e a posição de condução,não há muitos obstáculos que consigam atirar uma 29" fora de trajectória,e muitos erros são perdoados. No meu entender esta será a maior vantagem para um principiante. Inclusive em Sintra vi um colega entrar num rego cheio de pedras a boa velocidade,saltar-lhe os pés dos pedais (pouco apertados,como muitos iniciados erradamente utilizam),e safar-se de uma queda que teria sido bem feia e com grandes consequências. Numa 26" só por milagre se teria safado,tendo em conta o sítio e a velocidade.
- Menos agilidade. Mudanças de trajectória bruscas,curvas muito fechadas e lentas...e é basicamente só aí que senti a falta das reacções quase instintivas das minhas outras bikes.
- Conforto. Calma lá,não é uma suspensão total,nem ninguém deve esperar que o conforto de um quadro rígido se compare com qualquer de suspensão total,mas com uma pressão acertada nos pneus (2.25,lembro) consegue-se um conjunto confortável que permite rodar sentado por irregularidades no piso em que noutras bicicletas seria necessário aliviar o peso do corpo para não se apanhar as pancadas. Posso equiparar o conforto desta bike em cromoly,espigão 27.2 em aluminio e pneus 2.25 ao da minha Cove em titânio,com espigão de selim também em titânio 30.0 e pneu 2.35 .
- E a forqueta? Como já disse,tudo se resume a fazer os braços trabalharem mais,antecipar os impactos e tentar não perder a aderência do pneu da frente pelo saltitar em algum obstáculos. Com esta bike acredito que vou beneficiar na utilização das outras bicicletas ao "afinar" mais a técnica de travar antes de curvar,distribuir o peso entre as duas rodas em curva e pilotar mais suave em geral.
- E então,estou rendido às rodas 29":?: ...não. É uma bicicleta,com virtudes e defeitos,como todas têem. A minha Kona Four continua sendo a minha bike preferida para o tipo de btt que mais gosto de fazer,e que usarei nas poucas provas em que tenciono participar este ano.
Esta On*One é uma grande bike,estou muito contente por o resultado final ser "mais que o juntar das peças",e posso recomendar a qualquer pessoa uma bike destas na sua garagem,mas para mim montei-a mais para andar em algo de diferente do habitual,como já expliquei.
Resumindo,é uma bicicleta como as outras: A subir é preciso pedalar,a descer não. :mrgreen: