Saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...

nelsonasp

New Member
Saudações

Estive aqui a experimentar com as minhas manetes (deore XT 08) e aquilo mal faz barulho no recuo, mesmo quando carrego até ao fundo e solto à bruta... ouve-se aqui em casa mas na rua duvido muito... e isso de raspar com o pneu... pobres Larsen, não ganhava para pneus...

Quem vota na campainha diga eu!!! EEEUUUUU!!!!

tobar-ltd-classic-bike-bell.jpg
31P4EZJXNRL._AA280_.jpg


WP045_01.jpg
DP045_01.jpg


bell.jpg
bPY-BFR.img_assist_custom.png


Há para todos os gostos!!!

Abraço
 

100do

New Member
Epa, eu quero uma da Disney :lol: :lol

nelsonasp, depende das manetes. As minhas Avid fazem um som metálico. Nos travões a disco será difícil fazerem barulho (modernices :lol:), por isso a campaínha será a melhor opção :D
 

pratoni

Active Member
uma boa forma de fazer barulho é travar até chiar, pelo menos nos meus v-brakes funciona... :roll:
 

jdpcsm

New Member
Campainha forever !!!

PLIMMMMMMMMMMMMM PLIMMMMMMMMMMMMM LOOOOOOOL

Criei uma sondagem no VOX POP, para tirarmos a prova dos nove, para vermos quantas pessoas no forum teem campainha na bicicleta :)
 

krypton33

New Member
Hoje em monsanto dei com um gajo a assapar na via onde as pessoas costumam caminhar! Fazia as curvas a maluca... fez-me uma razia e por acaso pus-me a pensar se ao fazer uma curva o gajo desse de caras com alguém a pé porque havia lá bastante gente a andar!

Cumps
 

elv1s

Member
Achei piada a este tópico...

Ando regularmente na Ecopista, em Évora. Em cada entrada na ecopista, está sinalização de obrigatória a circulação de pessoas e bicicletas pela direita, ou seja 2 faixas tal como numa estrada para automóveis. Até aqui tudo bem.
Mas e o respeito por essa indicação?
São pessoas que se deslocam lado a lado, 2, 3 4 ou 5, ou seja a bloquear o caminho, caes com trela em que o dono está num lado e o cão na outra ponta, ou mesmo sem trela... E ppl de bike a ocupar o caminho todo.

E depois o que acontece? Eu já tehno um ritmo superior à média, e fazia-me anunciar, ao longe, com um grito, um assobio, um ligueiro travar, barulhos de manetes, e o que acontecia? Punham-se a olhar para trás, davam guinadas, demoravam eternidades a desviar-se, eu quase tinha de parar, e mesmo assim às vezes quase que caiam com a atrapalhação de verem que estavam mal e quererem desviar.

Agora opto por simplesmente passar sem avisar, dado que essas pessas vão distraidas à conversa, nem se apercebem de nada, e consigo anteceder os seus movimentos, pois à velocidade a que se deslocam, sei bem se dá para passar ou não. Se se assustam, ou não, paciência, é porque vão distraidos à conversa sem a mínima atenção ao que os rodeia, afinal estão numa via onde circulam muitas outras pessoas, tanto a pe como de bike. Eu devia ser mais cívico? Sim, e os outros? Não deviam circular à direita, deixando uma faixa para os "apressados"?


Também há dias em que circulo eu nessa onda de ir à conversa com os amigos, todos lado a lado a ocupar a ecopista toda, mas normalmente vamos atentos se aparece alguém(para desviar, claro), e, caso apareça algum apressado, tb não me assusto,(e normalmente sobra sempre uma faixa para quem apareça a querer ultrapassar) pois sei que se vou a 15km/h é normal aparecer pessoal a 30km/h....

Boas Pedaladas... com civismo ;)
 

jdpcsm

New Member
Na sondagem que fiz aqui no forum (vox pop) para ver quantas pessoas tem campainha na bicicleta quase 76% das pessoas não tem campainha, e só 16% é que teem. O resto não tem mas está a pensar comprar, o que na practica significa que nao teem.
Dá que pensar, não acham?
 

Abreu

New Member
Eu não acho que dê para pensar... o facto de não se ter campaínha. É uma opção. Eu não uso, nem vou usar. Mas não é por isso que tenho menos civismo ou respeito pelos outros. Nunca usei e NUNCA tive problemas por não têr... Também quando conduzo o meu automóvel, são RARÍSSIMAS as vezes que utilizo a buzina. E NUNCA tive um acidente...
Um facto é verdade, o "bom português" gosta de uma boa buzinadela... nem que seja para chatear. :roll: Em vez de utilizarem a buzina (e deve ser utilizada numa situação de perigo eminente), tentem antecipar as manobras e/ou os movimentos dos outros. Assim como redobrarem o cuidado e a atenção... 8)

P.S: E eu não sou contra quem tem buzina... :wink: Só sou contra quem gosta de a utilizar por tudo ou por nada... :evil:
 

jdpcsm

New Member
Tambem não sou adepto das buzinadelas por tudo e por nada, mas como ja escrevi uma bicicleta a rola quase não se ouve, e mesmo antecipando a manobra, a pessoa pode naquele momento lembrar-se e como não sabe que vem uma bicicleta fazer um movimento qualquer que coincide com a manobra antecipada e ai....normalmente quem se magoa é quem vai de bicicleta. Mais marcarmos presença para evitarmos dissabores.

A campainha só deve ser utilizada quando necessario ;)
 

elv1s

Member
Normalmente as pessoas fazem isso quando ouvem o tal barulho, seja a buzinadela, assobio, o que for, pois olham para trás, e fazem movimentos erráticos. Nada como passar ao lado com algumas cautelas. É o mais seguro para mim, pelo menos foi a conclusão a que cheguei.

Continuo é a ter dissabores com as pessoas que levam os cãezinhinhos que são feras e gostam de atacar a bike... e os donos na boa... tou pa ver se algum dia algum se embrulha numa roda como é, se o cão morrer e eu todo partido, quem paga o q a quem..... Mas como já estou a antever isso, e porque os animais são menos previsiveis nesta situação que as pessoas, normalmente quase páro para passar ao lado deles, e tb ficam mais calmos pois não se "enervam" com o barulho de rolamento da bike.
 

jdpcsm

New Member
Concordo, mas há que saber usar a campainha, não é usar a campainha em cima das pessoas, porque quando é usada dessa forma, dá no que descreveste.
 

elv1s

Member
Acredita, estou a falar de mais de 100, 200metros, em que me desloco a mais de 20km/h, o que com vento dificulta a propagação do som, logo as pessoas só ouvem quando já estou a +- 50 metros e nesse momento em vez de desviarem, olham para trás, e qd vão de bike começam a andar aos esses, e por aí...

O que me resulta melhor, é deixar-me ir sossegado, ver o comportamento das pessoas, que me permite antecipar movimentos, reduzir a velocidade qd estou mais próximo da ultrapassagem, e passar de seguida sem anunciar, normalmente pelo lado certo, o esquerdo, nem que seja pela berma, quando as pessoas vão lado a lado.

Este é o método que tenho utilizado, e tenho-me dado bem. Se ando a assustar alguém, metam espelhos!!! E encostem à direita! Andar a fazer barulho com a campainha no meio da paz do campo vai contra o espírito da coisa eheheh :D

Para sermos cívicos, todos deviamos circular pela direita, e em fila, não lado a lado. Quando se vai em fila, estamos sujeitos a sermos ultrapassados pela esquerda quando isso é possivel, tal como na estrada. E na estrada antes de ultrapassar, faz-se pisca, quando muito, não se buzina. E por isso os condutores assustam-se qd aparece alguém a ultrapassar? Pq o outro não buzinou?
 
Só falam de campainhas...e a buzina de ar!!! :twisted:

:eek:fftopic:

Em relação às buzinadelas de carro por tudo e por nada eu sou completamente a favor! Por tudo e por nada é uma forma de dizer... eu passo a vida a buzinar mas penso que não seja por nada. Buzino cada vez que o carro à minha frente vira sem sinalizar essa intenção (com o pisca) ou quando numa via rapida se deslocam pela esquerda super devagar quando a direita está completamente livre. Eu sei que não sou policia para andar a chamar os outros à atenção, mas por andar de bicicleta e também de mota faço-o porque às vezes vou de carro e só penso no perigoso que uma determinada situação poderia ser se fosse de bike ou de mota. Por exemplo se um carro abranda eu penso que está transito ou que lhe apetece ver as vistas e se vou com mais pressa e de mota sinalizo e ultrapasso-o (como é meu direito) o pior é que muitas vezes sem avisarem viram à esquerda e ai se vou de mota quem se lixa sou eu, dai tentar "chamar a atenção" quando vejo alguém a fazer isto, pode ser que aprenda qualquer coisa e seja menos um a achar que os piscas são algum adereço estético do carro! Como é óbvio se for de noite opto por fazer sinais de luzes.
 

jdpcsm

New Member
Não é por nada, eu sei que não há limite de velocidade, mas andar a mais de 20 km/h numa ciclovia não acham muito? num local onde é normal tambem andarem pessoas, eu pelo menos quando quero andar depressa vou para a estrada.

Pedro é exactamente o que escrevi no topico, saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...há que saber circular pela direita, sinalizar com as mãos antes de virar...

Uma vez, fiquei com uma roda num 8 simplesmente porque num passeio de cicloturismo onde iam umas 100 bicicletas no meio de uma subida um velho lembrou-se de parar sem mais nem menos, resultado para não lhe bater travei a fundo a roda da bicicleta dobrou (ia numa bicicleta de estrada), nunca tinha visto nada assim...só tive vontade de partir o resto da roda na cabeça dele...
É que tambem faz parte de saber andar de bicicleta saber andar no meio de bicicletas!
 

nasp

Member
Saber andar de bicicleta mao é só pedalar sem cair, é saber por onde andamos e saber o que fazemos. Ciclovias é pra passear, velocidae moderada e contemplar a paisagem. Se quiserem andar depressa vao pra estrada ou pro monte. deixem as ciclovias pros cicloturistas. Quanto ao resto é com tudo na vida, a bons e maus, nos tambem falhamos nao só os outros, seja de BTT, Moto, Carro, seja o que for.

Curioso é que ainda a poucos dias fui paertado na estrada por um carro contra uma parede e qual nao é o meu espanto quando reparo que o condutor trazia uma bike pendurada no tejadilho, seguiu viagem sem sequer olhar, pra mim. Tá f......o por acaso até o costumo encontrar no monte e a vingança vai ser terrivel ei de o meter no chao.
 

elv1s

Member
Sabem o que é a Ecopista? não é uma ciclovia com alcatrão assim tão movimentada. É terra batida e tem largura para 3 bikes lado a lado e em alguns sítios 4 bikes lado a lado. 20km/h é uma velocidade de cruzeiro nas zonas mais perto da cidade, onde andam mais pessoas.

Tá f......o por acaso até o costumo encontrar no monte e a vingança vai ser terrivel ei de o meter no chao.
Isto é ser cívico?

Um faz mal, outro faz pior...

Pedro é exactamente o que escrevi no topico, saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...há que saber circular pela direita, sinalizar com as mãos antes de virar...

Se todos fizessem isto, até os passava a 40km/h ou mais...

É como tudo, é relativo... se na ecopista há zonas com algum movimento de pessoas, e se tem de ter cautelas com o facto de nao saberem respeitar as regras de circulação, acho que andar na estrada é muito mais perigoso, pois posso ir a 40km/h ou 50km/h e passa um carro perto demais a 90km/h manda-me um carro pá valeta ou "contra uma parede" e depois como é?

Só que quem anda na ecopista, e nao sabe as regras, tb não se preocupa em saber, e quem anda mais regularmente e mais depressa é que tem de saber precaver-se. E nunca tive nenhum acidente, e já evitei vários, precisamente por me saber precaver com os outros.
Só acho que a campainha ou buzina, não resolve nem evita nada, e pela minha experiência pessoal até prejudica.

E não me venham com essa que 20 e´ excesso de velocidade... se os carros (potencialmente mortais) podem andar nas localidades a 50km/h onde andam peões... E perto de escolas a 30km/h...
 
Z

Zzzzzzzzz

Guest
Não resisto a este comentário...

Acho deveras engraçado ouvir 90% dos ciclistas a dizerem que se deve circular no meio da estrada ou então que se pode ir dois a dois (quando as regras de transito não o permite), pois assim os carros são obrigados a abrandar e a ver bem o ciclista, e quando vão para uma ecopista querem que as pessoas andem bem junto da berma e em fila para o ciclista poder passar a abrir sem abrandar...

Isso também denota uma significativa falta de civismo, não acham??

Eu sou ciclista, mas faço parte dos 10% que andam sempre encostados à direita e lixam a cabeça aos colegas que se metem lado a lado na estrada para irem a falar amenamente...

Boas pedaladas...
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Agora entraram na onda de saber ou não o que é cívico... Tenham calma pessoal...

Já todos passamos por cenas em que nos apertaram, em que foram contra nós, em que nos albaroaram, etc, etc...

Mas eu sei que também já fiz dessas coisas, houve alturas em que fui eu o vilão da história,,, por isso não vou vir para aqui com falsos moralismos e dizer que os outros fazem asneira e tal e eu sou sempre o coitadinho...

Uma coisa é certa e já foi aqui falado... Uma vez na televisão vi uma reportagem do Carlos Sousa em que lhe perguntavam o que era ser para ele ser um bom condutor, se era andar depressa, se era não ter acidentes, se era cumprir o códico, o que era??? ele simplesmente disse "o bom condutor é o que gere o seu andamento, é o que adequa a sua condução à situação e ao sítio onde está"... para mim a resposta foi perfeita...

Quando vou numa ciclovia eu sei que não devo andar depresa porque andam por lá pessoas, elas não deviam lá estar, mas estão... por vezes eu também ando em sitios que são propriedade privada, em ruas fechadas ao transito, em zonas pedonais, etc, sitios onde eu não devia lá estar...

O nosso comportamento têm que ser adequado à situação.

Abraço
 

nasp

Member
Boas Nelsonnasp concordo com o que acabas de dizer, somos humanos e tamos sujeitos todos a falhas, eu tambem falho e muito.
Quanto eu ser ou não civico, acho que sou, o que nao consigo tolerar é as criticas que algumas pessoas fazem e depois vao pra estrada faer exactamente o contrario isso é que me irrita mesmo, dai a minha ideia de me vingar do condutor tas a perceber elv1s, e nao nao é civico esta atitude mas por vezes temos que por o civismo de lado.

Mais uma coisa na ciclovia tambem andam miudos de 3anitos a iniciar a pedalada que nao têm a minima noçao do que é a esquerda ou direita, nem conseguem perceber porque razao se têm de encostar, a esses vamos proibir a entrada na ciclovia????
 

jjtd

New Member
Re: Saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...

pois bem na minha opinião acho que o civismo é o centro da questão, de que vale ter uma campainha se se vai a 20 ou 40km no meio de pessoas a pé a 3km/h?!?! quanto às tecnicas de campainha eu quando utilizo a 0.5 deixo de pedalar que aquilo faz um barulho de bicla, mesmo caracteristico; quando utilizo as outras utilizo as manates das mudanças, a da esquerda faz um barulho muito fixe e dá para fazê-lo rapidamanete e faz um som bem audível e se se combinar com o das mudanças da direita até se ouve noutra freguesia :lol:!!! o celebre direita ou esquerda não sou adepto pois o ciclista comum pode saber o que é mas o cidadão banal (sem bicicleta) não faz a minima ideia do que lado estamos a falar!! o raspar do pneu também não é grande hipotese pois provoca o desgate do mesmo e a quebra do ritmo da pedalada, mas volto a lembrar sem civismo podemos ter uma buzina a ar que a malta não resolve nada, como diria um user uns passos mais acima tem de haver uma certa tolerÂncia de parte a parte. e quanto ir para o monte abrir espero que não encontres motos nem jipes que esses nem te vêem ou se vêem acham que não tens direito de lá estar!!!
 
Top