Rodas

WaZzn

New Member
Boas
Antes de mais não sei se estou a escrever este post na secção correta ou se já foi criado um post igual; se for o caso, por favor coloquem na devida secção do forúm ou apaguem este post.

Como sou novo nestas andanças gostava que me esclarecessem uma dúvida que acho que todas as pessoas que praticam btt ou ciclismo já sabem porém eu ainda não percebi:fpalm:.

Quais são as vantagens de fazer um upgrade de rodas?

Os upgrades normalmente trazem vantagens quer sejam pneus, periféricos, mudanças, travões, etc, etc.... Só que ao nível de rodas não percebo as vantagens de que umas rodas de gama alta podem trazer para o desempenho da bike. Talvez seja apenas pela rigidez e peso:confused:.

Exemplo:

Tenho uma Scott Scale 970 2015 com umas rodas de origem (Syncros). Se fizer um upgrade para outras rodas, como por exemplo umas Mavic Crossride ou ZTR Crest (as rodas da moda:cool:), outras quaisquer, que diferença noto? (para além do conteúdo da carteira:D)

Desde já um abraço, um bom ano a todos e boas pedaladas;)
Rodrigo
 

rop12770

Member
Eu coloquei umas da moda (as ZTR Crest). Para além do peso (quase menos 800g) notei muito melhor rolar, então a descer (não sei se é impressão minha), mas por vezes vou atras dos meus colegas e eles a pedalar e eu apenas com o embalo mantenho-me atras deles.
Não sei se foi efeito placebo ou não, mas que melhorou, lá isso melhorou e muito.
 

SeteGu

Active Member
Algo que também acontece nas rodas mais baratas é os rolamentos (cubos) darem o berro facilmente. De inverno com água, lama, etc... facilmente entra sujidade para lá e desgasta muito o material. Por isso existem rodas de rolamentos selados.

Tens também a questão do tubeless, resistência, peso, etc...
O peso das rodas é um fator importante no que toca à eficiência da bicicleta. É talvez onde o peso mais se faz sentir na prática.
 

WaZzn

New Member
Talvez assim as rodas sejam um dos upgrades mais importantes (e mais caros) para se fazer numa bicicleta.

Assim de cabeça ocorre-me uma lista de upgrades consoante o orçamento e melhoria do desempenho da bicicleta:
1º- Transmissão (pedaleiro, desviadores, manetes)
2º- Periféricos (apenas pelo peso)
3º- Rodas
4º- Travões

Esta lista está +- correta? Fariam diferente? Como? Falta alguma coisa?
Deem as suas opiniões e obrigado pelas respostas
;)
 

Mr_D

Member
Boas
Eu fazia diferente upgrade e os que eu acho mais importantes são:
Rodas
Suspensão
Travões
Transmissão
Periféricos

Boas pedaladas
 

edununo

Well-Known Member
Tudo depende do que já se tem na bike mas também acho que rodas e suspensão são a prioridades.
Por norma uma bike de +-1000 euros já trás uma suspensão razoável e travões razoáveis. Os periféricos podem não ser os mais leves mas cumprem.
As rodas é que costumam ser o elo mais fraco.
 

jonyboy

New Member
EEu acho que as rodas e pneus sao das mais importantes ao tirares peso ao conjunto especialmente atras onsegues rolar maais facilmente e com mnos esforço.
 

luistdi

Member
Dos upgrades que fiz na minha bike, acho que as rodas foi aonde notei maior diferença. Passei de umas OnOff Rail (OEM) para umas Fulcrum Red Metal 3. As fulcrum sao simplesmente brutais, resistentes, mais rigidas (torcem menos) e deixam rolar muito melhor.

Depois a seguir diria que foram os travões (tinha Avid Juicy 3 e passei para Shimano SLX 2014) e foi uma grande diferença mas lá está os Avid já eram travões hidráulicos.

A seguir, troquei a suspensão RS Recon 335 SoloAir eixo 9mm para uma RS Reba RL (SoloAir) 15mm e para além da diferença de funcionamento, notei uma muito maior rigidez graças ao eixo 15mm.

Por fim, diria que os upgrades na transmissão, principalmente no pedaleiro, fizeram diferença... mas lá está a transmissão de origem já era boa logo os melhoramentos não se fizeram sentir por aí além.
 
Top