RODAS - Cubos A2z - Aros NoTubes Olympic ZTR - Raios Sapin Laser

cesarazul

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Cubos A2Z - Uma vergonha, se existem marcas que deviam ter vergonha do material que comercializam, esta é sem duvida uma delas, como é possível em menos de um ano de uso, já ter rebentado com dois rolamento, sim rebentado, porque quando me aconteceu, só tive tempo de travar e ver que era impossível andar mais, abri um rolamento e consequentemente, danifiquei outro com a torção… outra coisa que me espanta é o facto de os linguetes e os dentes do cubo estarem pura e simplesmente gastos, completamente gastos, ao ponto de a subir em esforço os linguetes ficarem presos e deixar de ter roda livre!!!!!!!!!!!

Aros Notubes Olympic ZTR – Empenam que e uma coisa doida, já desisti de os desempenar, pois no fim de mais uma volta estão na mesma.

Raios Sapim Laser – Nunca parti tantos raios como agora, num ano já foram 3 raios.

Kit Tubless Notubes (Fita e válvulas) – Ainda é o que se safa no conjunto, nunca me deu problemas e é barato, com 15€ meto fitas e válvulas nas duas rodas… e é garantido que fica tubless de qualidade.


Quanto a mim esta montagem numa escala de 0 a 5 levam com 1,5, apenas por causa do kit tubless e da leveza… de resto é uma….

Rodas com 1360gr, que dão garantia para utilizador com menos de 72kg e eu tenho 64kg e é isto que se vê!!!!!!!!!!!!!

Eu estava bem com umas crossland, mais pesadas mas fizeram + de 15000km sem um único problema

Cumps
César Azul
 

cmlapierre

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Pois as vezes a malta vai para essas montagens meio manhosas e mal feitas e depois os problemas surgem uns atras dos outros, muita sorte estavas melhor com as crossland sem duvida.Tenta mudar os cubos uns Dt swiss talvez...O importante mesmo são as perninhas e o psicologico estas coisas do peso, vale mais um tipo perder dois ou três quilos fica ganhar em todos os sentidos...
Atenciosamente
cm
 

xisco

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Dos cubos não posso falar mas dos aros ZTR de certeza que quem te montou as rodas não montou bem ao ponto de apertar como deve ser os raios daí estarem constantemente a empenar e a partir raios! Aconselho-te a veres e já agora muda de cubos! :mrgreen:
 

Patitos

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Qt aos cubos não tenho uma opinião formada, mas pelo que se comenta..................mau demais.
Tenho 2 pares de rodas ZTR Olympic, com raios CXray da Sapim e Aerolite DtSwiss, nunca tive problemas, passo por cima de toda a folhe e tenho 80kg
O smeus cubos preferidos continuam a ser os 190 Ceramica Dts«Swiss
 

Shifter

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cesarazul said:
Cubos A2Z - Uma vergonha, se existem marcas que deviam ter vergonha do material que comercializam, esta é sem duvida uma delas, como é possível em menos de um ano de uso, já ter rebentado com dois rolamento, sim rebentado, porque quando me aconteceu, só tive tempo de travar e ver que era impossível andar mais, abri um rolamento e consequentemente, danifiquei outro com a torção… outra coisa que me espanta é o facto de os linguetes e os dentes do cubo estarem pura e simplesmente gastos, completamente gastos, ao ponto de a subir em esforço os linguetes ficarem presos e deixar de ter roda livre!!!!!!!!!!!

Aros Notubes Olympic ZTR – Empenam que e uma coisa doida, já desisti de os desempenar, pois no fim de mais uma volta estão na mesma.

Raios Sapim Laser – Nunca parti tantos raios como agora, num ano já foram 3 raios.

Kit Tubless Notubes (Fita e válvulas) – Ainda é o que se safa no conjunto, nunca me deu problemas e é barato, com 15€ meto fitas e válvulas nas duas rodas… e é garantido que fica tubless de qualidade.


Quanto a mim esta montagem numa escala de 0 a 5 levam com 1,5, apenas por causa do kit tubless e da leveza… de resto é uma….

Rodas com 1360gr, que dão garantia para utilizador com menos de 72kg e eu tenho 64kg e é isto que se vê!!!!!!!!!!!!!

Eu estava bem com umas crossland, mais pesadas mas fizeram + de 15000km sem um único problema

Cumps
César Azul

Viva Caro César Azul

Tenho esse conjunto de rodas, ZTR, A2Z e raios Sapim, no meu caso é o modelo CX-Ray! Quanto a minha experiência até agora tem sido, positivamente satisfeita :D
Comprei o conjunto na antiga(????) LiderMania, em Março de 2008! Peso neste momento 63 kilos, mas a roda andou muito tempo a levar porrada de um cepo(Eu) que pesava 66, 67 quilos! Vamos por partes (como diria o Estripador) :mrgreen:

Cubos A2Z: o único ponto (se calhar significativo) negativo, as vezes que tenho que mudar de rolamentos por exemplo num ano!! Talvez 2 vezes por ano ou mais, estou a falar da roda traseira! Tendo em conta que cada conjunto de 4 rolamentos custam 25 euros, a manutenção dos cubos acaba por ser dispendiosa! Enfim, a verdade é que metendo rolamentos novos, nunca tive outro problema qualquer!

Aros ZTR Olimpic 347 - Tive a acerca de 2 meses um problema com o aro traseiro, pequena rachadela! Activada a garantia, tive um aro novo e até agora 5 estrelas! Quanto ao problema do constante empenar dos aros, não tenho esse problema, mas devo relatar o seguinte! Após ter recebido o conjunto (ainda sem estar montado na bike) tinha sempre a ideia que algo de errado haveria com o raiar das rodas, ou seja, havia raios que se notava ao toque, que estavam com muita folga! Pedi ao mecânico quando as montasse que visse melhor os raios! E de facto confirmou-se, a roda traseira havia muitos raios mal apertados! Depois de tudo no sitio, ate hoje, apesar do pequeno problema com a roda traseira (resolvida com a garantia) não tenho tido nenhum problema com os aros! É claro que de vez em quando la necessita de um pequeno acerto nos raios para corrigir pequenos empenos, mas de resto, aros bastante resistentes face ao peso dos mesmos!

Raios Sapim CX-Ray - 0 Raios partidos e nada a apontar ate hoje! Diria mesmo (e esta comprovado) raios de elevada qualidade! 5 estrelas!

Caro CesarAzul, o que possivelmente se terá passado contigo, não terá sido o que podería ter acontecido comigo se não tivesse reparado nisso? ou seja quiça as rodas ou a roda traseira foi-te entregue com um péssimo enraiamento?? ou foi isso ou então um azar tremendo :s

Atençao, não são as rodas perfeitas! Nada disso! Mas face ao peso, no meu caso o conjunto pesa 1350 (sem apertos) são ate hoje, resistentes o quanto baste! Pese embora a manutenção, principalmente, do cubo traseiro!

Fica o meu "pequeno" testemunho :mrgreen:

Cumprimentos
 

David Raquel

Active Member
Cesarazul,

Posso comentar acerca dos aros e dos raios pois também os uso mas com cubos american classic. Não partilho, de todo, da tua opinião. As minhas rodas nunca foram desempenadas desde montadas nem nunca parti nenhum raio. Não sei que te montou as rodas, mas como ja foi por aí dito, a montagem de umas rodas é decisiva para o seu funcionamento. Os mesmos componentes mal montados fazem uma má roda, bem montados fazem uma óptima roda. Pela descrição que fazes o teu problema foi claramente má montagem das rodas: raios com tensões muito variadas originam quebras e empenos de aros (tal como relatas).

Em relação aos cubos, há muita informação sobre esses cubos na internet...uma rápida pesquisa e descobrimos que esses cubos têem imensas queixas. Desculpa dizer-te isto desta maneira e não leves a mal as minhas palavras mas foste enganado porque quiseste.
 

mad max rr

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Acho que realmente algo não deve estar bem com a montagem das tuas rodas.
Tenho uns aros olympic, cabeças em aluminio, raios revolution e cubos progress. Peso 83kg e ando por trilhos bastante acidentados, também não sou meigo a descer :twisted: mas nunca empenei um aro nem parti um raio, o que aconteçe de vez em quando é desapertar 2 ou 3 raios e tenho de os mandar reapertar.
De resto estou mesmo impressionado como é que uns aros com 350g aguentam tanto :shock:
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
César, eu tenho as mesmas rodas que tu, tenho 65kg, e os raios provavelmente, estavam mal apertados, e como tu sabes, sendo novos, e como são leves, tem de se apertar consoante a volta grande ou pequena que se dá...
 

cesarazul

New Member
Pois o problema dos empenos poderá se dever a um enraiamento imperfeito (tenho de rever isso), porque sinseramente até acho estes aros com uma rigidês lateral bastante solida...

Quanto aos cubos eu sinceramente sempre soube que ele eram uma bosta....

Também apenas comprei as rodas porque as consegui a um preço ultra barato, usadas, mas com rolamentos novos na frente e cubo complecamente novo atraz... por isso é que acho que voces devem ter razão, porque a roda que empena sempre é a trazeira e foi a que foi enraida, mas o gajo deve ser sapateiro!!!! :mrgreen: porque a da frente sempre esteve boa....

Tenho de ver a questão do enraiamento, mas estou seriamente a pensar em meter uns cubos DTSwiss ou então XTR...

cumps
e thanks pelas dicas.......
 

mentas

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eu ca so tenho razão de queixa dos cubos porque de resto e tudo bom conheco um gajo que anda no top 10 no nacional de dh e ja foi campeão nacional de xc em cadetes e o gajo so tem fodido o rolamentos dos cubos e tambem ja rachou um cubo mas de resto o material e belizimo
 

Hetfield

New Member
César,

O grande problema, além dos já conhecidos com os cubos da A2Z, é mesmo o enraiamento. O ideal era fazeres o enraiamento num sítio onde tenham uma ferramenta específica que mede a tensão de cada raio. Se não houver diferenças de tensão e os raios estiverem todos correctamente apertados, dificilmente terás os empenos do aro que referes.

Quanto aos cubos, quando puderes troca-os porque senão vais andar sempre com esse stress dos rolamentos. Os DT são uma boa opção, os XTR obrigam-te a usar discos centerlock (não sei se até já tens...). Os Hope ao que parece também são muito fiáveis e depois já noutro campeonato de preços tens os Tune.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Pois é, deverá ser mesmo o enraiamento, porque me disseram para quando fosse dar um giro com as rodas e apanhasse pedra, ter cuidado como os raios são estreitos finos e leves, podem desapertar facilmente, e então leva-se uma chave própria e pronto!!
 

Nozes

Active Member
Eu uso estas rodas (A2Z+Olympic+Sapim) há 1 ano e meio,e,à parte do normal desperto inicial dos raios,tive até á data ZERO problemas.
Vamos por partes:primeiro,umas rodas leves não são para todos.Há os que são "cepos" e mesmo a andar devagar são capazes de partir tudo e mais alguma coisa,há os que andam tão depressa que o material nem aguenta,há os que pensam que uma rígida com um pneu 1.9 com 45psi não estraga uma roda em pouco tempo...e há os que pesam pouco e partem tudo e os que pesam muito e são umas "penas" a andar!
O que tenho eu feito com as minhas rodas?Tudo.Voltas de treino em terrenos acidentados aqui da zona,voltas "enduro" na serra de Aire,uma prova de XC,a maratona de Idanha-a-Nova,o passeio de All Mountain de Sintra,uma descida da pista da Avalanche,na Lousã...ah,estrada não tenho feito. 8)
Diga-se que as rodas não têem muito mais de 1500km,eu tenho outras bikes onde ando regularmente.Ah,e peso uns 65kg,+ coisa - coisa.
Então,se tenho andado por estes sítios,muitos deles agressivos para qualquer tipo de roda,qual o segredo para ser um cliente satisfeito?
:-K talvez...
-O facto das rodas estarem montadas num quadro de suspensão total (Kona Four) e o amortecedor não ter bloqueio (apenas Propedal)
-Não lavar a bike à pressão.
-Usar pneus 2.0 com pressões a rondar os 35-38psi,em tubeless
-Ter alguma técnica mais apurada que muitos,e conseguir absorver as irregularidades do terreno com os braços e pernas,em vez de esperar que a bike faça tudo.
-Não descer escadas!
-E finalmente,pedalar mais em rotação que em esforço...

O cubo de trás foi aberto a semana passada por curiosidade,tudo está como novo,as rodas foram desempenadas 2 vezes (empenos mínimos),a fita da NoTubes estava a saír do sítio e substituí-a por uma "caseira",isto apenas na roda de trás.

Ei,se calhar tive sorte... :!:
 

Nozes

Active Member
As minhas rodas,como as da maioria da malta aqui,vieram da Lidermania,e foram lá montadas...para quem não está por dentro do assunto,é normal umas rodas novas montadas à mão precisarem de um periodo de "rodagem",em que os raios ganham as suas "camas" naturais.Depois de desapertarem,o que há a fazer é voltar a acertar a tensão,pôr um pouco de cola específica para cabeças de raios,e está bom!
As rodas montadas de fábrica (Mavic,DT,etc.) são pré-rodadas antes de saírem da fábrica,por isso estão prontas a abusar desde o 1º dia.
:sabichao: :D
 
F

fuel100

Guest
Eu tenho uma montagem idêntica com dois meses.
Sei que não é muito tempo, mas com elas já fiz 260km nas 24 horas de Monsanto a solo e o Georaid da Estrela e não tive qualquer problema.
Não as lavo à pressão e não atravessaram ainda a época da lama, veremos o que nos reserva o futuro.
 

cesarazul

New Member
Nozes said:
Eu uso estas rodas (A2Z+Olympic+Sapim) há 1 ano e meio,e,à parte do normal desperto inicial dos raios,tive até á data ZERO problemas.
Vamos por partes:primeiro,umas rodas leves não são para todos.Há os que são "cepos" e mesmo a andar devagar são capazes de partir tudo e mais alguma coisa,há os que andam tão depressa que o material nem aguenta,há os que pensam que uma rígida com um pneu 1.9 com 45psi não estraga uma roda em pouco tempo...e há os que pesam pouco e partem tudo e os que pesam muito e são umas "penas" a andar!
O que tenho eu feito com as minhas rodas?Tudo.Voltas de treino em terrenos acidentados aqui da zona,voltas "enduro" na serra de Aire,uma prova de XC,a maratona de Idanha-a-Nova,o passeio de All Mountain de Sintra,uma descida da pista da Avalanche,na Lousã...ah,estrada não tenho feito. 8)
Diga-se que as rodas não têem muito mais de 1500km,eu tenho outras bikes onde ando regularmente.Ah,e peso uns 65kg,+ coisa - coisa.
Então,se tenho andado por estes sítios,muitos deles agressivos para qualquer tipo de roda,qual o segredo para ser um cliente satisfeito?
:-K talvez...
-O facto das rodas estarem montadas num quadro de suspensão total (Kona Four) e o amortecedor não ter bloqueio (apenas Propedal)
-Não lavar a bike à pressão.
-Usar pneus 2.0 com pressões a rondar os 35-38psi,em tubeless
-Ter alguma técnica mais apurada que muitos,e conseguir absorver as irregularidades do terreno com os braços e pernas,em vez de esperar que a bike faça tudo.
-Não descer escadas!
-E finalmente,pedalar mais em rotação que em esforço...

O cubo de trás foi aberto a semana passada por curiosidade,tudo está como novo,as rodas foram desempenadas 2 vezes (empenos mínimos),a fita da NoTubes estava a saír do sítio e substituí-a por uma "caseira",isto apenas na roda de trás.

Ei,se calhar tive sorte... :!:

Em resposta a este testamento LOL…
As minhas rodas num ano fizeram perto de 5000km… chega!!!
Ainda tens alguns km para andar até elas começarem a ceder como as minhas!
Eu tenho uma rígida, normalmente uso 32 a 35PSI no pneu de traz e sempre 32 à frente… por isso… para além disso tenho cuidado por onde passo nos percursos , sim abuso nas descidas… mas já ando de bike à mais de 7 anos e nunca dei nenhuma queda por abusar em descidas…

O problema é mesmo do material…
 

j.oliveira

New Member
cesarazul said:
Nozes said:
Eu uso estas rodas (A2Z+Olympic+Sapim) há 1 ano e meio,e,à parte do normal desperto inicial dos raios,tive até á data ZERO problemas.
Vamos por partes:primeiro,umas rodas leves não são para todos.Há os que são "cepos" e mesmo a andar devagar são capazes de partir tudo e mais alguma coisa,há os que andam tão depressa que o material nem aguenta,há os que pensam que uma rígida com um pneu 1.9 com 45psi não estraga uma roda em pouco tempo...e há os que pesam pouco e partem tudo e os que pesam muito e são umas "penas" a andar!
O que tenho eu feito com as minhas rodas?Tudo.Voltas de treino em terrenos acidentados aqui da zona,voltas "enduro" na serra de Aire,uma prova de XC,a maratona de Idanha-a-Nova,o passeio de All Mountain de Sintra,uma descida da pista da Avalanche,na Lousã...ah,estrada não tenho feito. 8)
Diga-se que as rodas não têem muito mais de 1500km,eu tenho outras bikes onde ando regularmente.Ah,e peso uns 65kg,+ coisa - coisa.
Então,se tenho andado por estes sítios,muitos deles agressivos para qualquer tipo de roda,qual o segredo para ser um cliente satisfeito?
:-K talvez...
-O facto das rodas estarem montadas num quadro de suspensão total (Kona Four) e o amortecedor não ter bloqueio (apenas Propedal)
-Não lavar a bike à pressão.
-Usar pneus 2.0 com pressões a rondar os 35-38psi,em tubeless
-Ter alguma técnica mais apurada que muitos,e conseguir absorver as irregularidades do terreno com os braços e pernas,em vez de esperar que a bike faça tudo.
-Não descer escadas!
-E finalmente,pedalar mais em rotação que em esforço...

O cubo de trás foi aberto a semana passada por curiosidade,tudo está como novo,as rodas foram desempenadas 2 vezes (empenos mínimos),a fita da NoTubes estava a saír do sítio e substituí-a por uma "caseira",isto apenas na roda de trás.

Ei,se calhar tive sorte... :!:

Em resposta a este testamento LOL…
As minhas rodas num ano fizeram perto de 5000km… chega!!!
Ainda tens alguns km para andar até elas começarem a ceder como as minhas!
Eu tenho uma rígida, normalmente uso 32 a 35PSI no pneu de traz e sempre 32 à frente… por isso… para além disso tenho cuidado por onde passo nos percursos , sim abuso nas descidas… mas já ando de bike à mais de 7 anos e nunca dei nenhuma queda por abusar em descidas…

O problema é mesmo do material…


hummm tanta gente com essas rodas os cubos ja se ouviu falar muitas vezes agora o resto não e tanta gente que tem essas ... e capaz de ser do material é.......

conheco umas que ja andaram nas maos do David Rosa e apenas foi trocado o cubo de tras por um XTR e ja fizeram tantos kilometros depois do David andar com elas ja teem 2 anos e sem problemas tirando o cubo de tras.... é capaz de ser o material é.....
 
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