Rodas 650 B - 27.5"

FVA

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No post 444, do user "barapaulo", o video é interessante só é pena não terem nivelado também as rodas, já que a 26" e 29er "calçam" aros de carbono e a 27,5" de alumínio! Por experiência não sei se a diferença é ou não significativa, mas de "reviews" que vou lendo alguns vão dizendo que sim e isso poderá ter influenciado um pouco a opinião, tendo em conta que é um teste baseado na percepção e sensações... ... talvez, não sei!

Muito se vai ainda escrever sobre o tamanho das rodas, mas há ainda outro aspecto que estou a gostar de ver/ler que é a evolução da geometria dos quadros! Na bicicleta do Nino Schurter (27,5"), com geometria à medida dele, segundo o que li, ele solicitou um ângulo da coluna de direcção mais fechado (69º, se não estou em erro), para melhor "atacar" as descidas! Entretanto em modelos 27,5 HT de outras marcas que vão surgindo esta é uma característica mais ou menos comum!

Em HT 26 ou 29 é normal este ângulo situar-se entre 70 e 72º, pessoalmente acho interessante, gostava mesmo que a minha FS (100mm) de 26" tivesse esse ângulo um pouco mais fechado, em 1 grau (tem originalmente 70º), mantendo o curso claro, acho que talvez não perdesse eficácia nas subidas mais inclinadas e seria uma pouco mais estável a descer.

As 29er definitivamente serão "rainhas" em maratonas, mas em alguns percursos de XCO, os mais sinuosos, com subidas e descidas mais agressivas de forma constante, as (algumas) 27,5" poderão ser mais eficazes! Claro que isto é apenas a minha percepção e opinião, sem qualquer base cientifica, por isso vale o que vale!

Não sou contra 29ers, aliás, se actualmente pudesse trocar a bike que tenho agora seria por uma 29er, também FS, mas para a utilização que dou, mesmo participando em algumas maratonas, não acho sensato! O valor de retoma de uma 26”, ainda que topo de gama, chega a ser ridículo e para conseguir o mesmo nível numa 29er, comparando com a que tenho agora (pois só assim se justificaria tecnicamente a mudança), seria um “investimento” muito grande! O mal é ter tempo para pensar nestas coisas, porque quando ando nela do que menos me lembro é do tamanho da roda… … continuo a disfrutar da bike quase como nos primeiros dias em que a tive e já lá vão 2 anos e meio... e entretanto vamos vendo como evolui o mercado!
 

barapaulo

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Pessoal, olá.

Atenção ao teste que apresentei. Já me apercebi que nem todos o leram bem.
Todos os ryders neste teste experimentaram todas as bikes e experimentaram todos os troços.
No entanto, não se esqueçam que andamos aqui todos à "bulha" com as 27, e com as 29, mas a bike que unanimemente ganhou o teste, foi a que tinha aro 26". ficou a 27,5 em 2º e a 29 em terceiro.
Bem. Isto confirma muitas coisas como por exemplo não haver pai para as 29 nas XC e XCO, assim como nas maratonas. Bem. Não sei se há. Há quem tenha ganho provas com 27,5. mas enfim.
no entanto, isso não é tudo.

Temos ainda o DH.
Gravity.
FreeRyde
All Mountain
Enduro...

Isto é que eu ando a tentar dizer há vários tópicos e vários Post´s.

Vivam as 29. Não me venham é convencer que servem para tudo, pois não servem. Para isso, temos rodas mais equilibradas.
Já escrevi noutro tópico as vantagens e desvantagens do quadro 29, mas parece que há quem não queira perceber pelo menos as desvantagens.

Abraços
 

Annunaki

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Boas
Nesse mesmo teste existe um ponto muito interessante que eu acho que tem toda a lógica, mas não sou só eu!!!
27.5-inch wheels. The traditional logic states that they roll-over things better than a 26-inch bike, but handle more nimbly than a 29-inch bike. However, if you flip that logic on its head, they don't roll-through as well as a 29er and don't handle as well as a 26-inch wheeled bike
 

barapaulo

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27.5-inch wheels. The traditional logic states that they roll-over things better than a 26-inch bike, but handle more nimbly than a 29-inch bike. However, if you flip that logic on its head, they don't roll-through as well as a 29er and don't handle as well as a 26-inch wheeled bike


Ok.
O copo meu cheio e o copo meio vazio. :D

Abraços
 

PenduluM

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Por essa logica as 26 nao rolam tao bem como as 27.5 e ficam a milhas das 29.

Por essa logica as 29 nao são tao ageis como as 27.5 e ficam a milhas das 26.

O compromisso existe naquilo que se pretende de uma bike.

Como foi dito anteriormente todas têm vantagens e desvantagens, apesar de as modas por vezes deturparem a visão e so se verem qualidades, mesmo onde elas nao existem!
 
Eu tenho uma roda 26
Gostava de ter uma 27,5... mas €€
As 29 ficam mal nas fotos com ciclistas de baixa estatura ??

:fpalm:
 

ernez

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:D ehehehe, antes eram as rodas 26 que ficavam mal em ciclistas e alta estatura, ehehehe, agora é as 29 que ficam mal em ciclistas de baixa estatura, ehehehehe, eu gosto muito de ver as senhoras ciclistas em bicicletas S de roda 29er, mas cada um com o seu gosto!!!!!!
 

Annunaki

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Não podemos dizer que as 29 ficam a milhas das 27,5 e das 26. Mas uma coisa é certa, rolam melhor que as 26 e as 27,5, mas sem dúvida nenhuma.
A agilidade neste caso é uma falsa questão, um bom rider faz o que quiser com uma 29er!!
 

lpsferreira

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Não vejo como uma falsa questão e digo isto ainda num teste que fiz a semana passada. Fiz uma prova de XCO com a 29'' com medo de apanhar chuva e porque não conhecia o percurso, como é muito perto de casa passei lá faz hoje uma semana e o mesmo circuito era muito melhor de fazer com a 27,5'', uma vez que tinha zonas em que se tinha de virar muito e tinha como é óbvio de acelerar, mas era principalemnte a fcildade de virar que mais acentuava a diferença, mesmo as trajectórias acabavam por ser diferentes porque se saía de modo diferente da curva.. Nem todos os circuitos serão favoráveis a um tipo de roda. Para uns será melhor a 27,5'', para outros a 29'', quanto a mim 26'' é que já não é tão fácil de lá voltar, mas se for a NOMAD...venha de lá ela...
 
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Medroso#78

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Boas,

Caro camarada "lpsferreira", faça o seguinte; "amanhã" volte ao mesmo percurso na 29er, e venha cá dizer algo. Repare, um percurso seja ele qual for, a 1ª vez, é SEMPRE a 1ª vez. Não sei se me intende?!?! :)

obs: se tivesse feito o inverso (1º na 27,5 e dp na 29er), a sua conclusão teria sido também inversa. Outra coisa, o meu amigo a pedalar constantemente em bikes com tamanhos de roda diferentes, não o ajuda em NADA. Mas sim SÓ o "prejudica" meu amigo (não dúvide), isto em termos competitivos. Pois se for como eu 200% amador, noto, mas não me faz diferença alguma!!!! ;)
 
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PenduluM

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Colega Annunaki

Não se pode dizer que a 29 fica a milhas da 26 em termos de agilidade e aceleração porque? É crime dizer que a 29 tem defeitos?

Ninguem disse que é um crime dizer-se que a 29 rola melhor do que a 26, porque se calhar é verdade...

A teoria do "um bom rider faz o que quiser da 29er" é verdade. Mas se deres uma 26 a esse bom rider ainda mais vai fazer.

Do mesmo modo que posso garantir-te que um bom rider "rola" tao bem numa 29 como numa 26 ou 27.5.

Se calhar se derem uma roda 24 ou 30 ao schurter e o puseres a fazer a taça de Portugal ele mesmo assim é capaz de ganhar, com todo o respeito pelos atletas Portugueses...

A teoria do "bom rider" essa sim é uma falsa questão
 

Metal_Man

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Documentando a minha experiencia. Vendi a minha 26 e comprei uma 29er nova. Conclusão, passado um mês e meio vendi a 29 e voltei as 26. Ao principio parece que a 29 são só vantagens mas não é bem assim. Partindo do exemplo de uma 26 muito bem equipada e leve, e passar para uma 29 de gama baixa ou media não se ira ter ganhos nenhuns na minha maneira de ver. Só volto para uma 29 novamente quando puder comprar uma similar á 26 que tenho mas como isto custa muitooooos euros, não sera fácil. Resumindo acho que as 29 podem ser uma boa opção mas só de gamas muito altas e caras.
 

korreya

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...desculpem-me a ignorância...mas pensava que bikes da mesma marca e modelo tinham o mesmo preço apesar do tamanho da roda ser diferente...alguém pode confirmar?
 

Annunaki

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Caro " Pendulum"
Não me interprete mal, não disse que é crime dizer que as 29 tem defeitos. As 29 tem defeitos tal como as 26 e as 27,5 e os defeitos de uma podem ser as virtudes de outra!
Em relação ao "bom rider" concordo consigo, tanto pode ser bom com 29 como 26,24, por aí!!
Eu passei de uma 26 para uma 29 e não senti limitações nenhumas, o que fazia com a 26 faço com a 29. Mas voltando ao assunto deste tópico que são as 27,5.
Já experimentei e ainda não vi o tal milagre que "toda" a gente fala. Em relação às 26 não notei grande diferença, e atrevo-me a dizer que preferia continuar com uma 26 do que com uma 27,5. E volto a dizer, as 26 são na verdade 26,5 a diferença é de uma polegada em relação às 27,5! Não será esta de facto só markting??
Cumps
 

PenduluM

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A diferença nao é muita, porem as diferenças no andamento e handling da bike sao notorias.

O que eu vejo muito comummente são pessoas a passar de 26 para 27.5 mas a colocarem pneus mais estreitos para as rodas caberem nos seus quadros 26. Isto leva a um aumento no diametro de roda ridiculo, o que se traduz em poucas vantagens/desvantagens.

Toda a gente que muda de 26 para 27.5 nota muitas diferenças, pelo menos aqueles com quem lido.

Já andei com os 3 tamanhos de roda, muito mais tempo de 26 como todos nós.

Achei que a 27.5 era o melhor compromisso, nao comprei 29 porque após cerca de 200km com uma bike emprestada da loja, nao achei que fosse melhor do que a 27.5 nos mesmo quilometros de test drive.

Se fizesse apenas XCM a 29er era sem duvidas melhor, como intercalo com XCO optei pelo compromisso 27.5.
 

lpsferreira

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Amigo XCO não é a 1ª vez, são muitas voltas no mesmo local e se eu digo que é diferente é porque é diferente naquele local, não é porque o meu amigo acha que é igual que o é! Mas se acha que não é vamos lá fazer aquelas curvinhas bem apertadinhas com tipos de roda diferente e depois conversamos... isto de teorias e prática na realidade muitas vezes são coisas diferentes!

""prejudica" meu amigo (não dúvide), isto em termos competitivos"

andar em 2 medidas diferentes de roda pode prejudicar tanto como quem faz estrada e monte "amigo".
 
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