Rodas 650 B - 27.5"

Mach3

New Member
Boas,

depois de ler o tópico todo e de uma breve pesquisa na net, continuo sem saber se o meu quadro Marin Bobcat Trail e a minha suspensão RST First Platinum são compatíveis com Rodas 650b, será que me podem ajudar?


Cumps,

Mach3
 

TLouro

Member
Boas,

Lembrei-me de uma forma aparentemente óbvia de ter uma ideia se os quadros e as suspas de 26" dão para 27,5".

Se o aumento de diâmetro é de 1,5" = 3,81cm, o aumento do raio é metade, logo 1,905cm. Assim, se o espaço livre entre a roda e a suspa ou entre a roda e o quadro for superior a 1.905cm, teoricamente a roda de 27,5" caberá partindo do princípio que a altura do pneu de 26" e 27,5" é igual. Claro que convém que o espaço seja um pouco superior aos tais 1,905cm para que haja alguma folga.

Se estou a dizer alguma asneira, por favor corrijam-me!

Cumps
 

FVA

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Boas TLouro,

Também não sei se o que vou escrever é alguma barbaridade (se for, p.f., corrijam-me), mas a "27,5"", também conhecida por 650b não será exactamente 1,5" maior que a 26", caso contrário estaria mesmo a meio entre a 26 e a 29! Se reparares a 650b é ligeiramente maior que a 26, mas relativamente menor que a 29!

Posto isto, e após pesquisar um pouco, encontrei umas medidas "ISO" (a informação vale o que vale, foi encontrada na net num texto da wikipedia):

- diâmetro da 29": 622mm;
- diâmetro da 650b (27,5"): 584mm;
- diâmetro da 26": 559mm

Medida interna, ou seja, sem a variável "pneu", pelo que diferença entre aro 26" e 650b seria apenas de 25mm!


Se alguém puder confirmar esta informação, seria óptimo ;)

E já agora, já alguém experimentou uma 650b numa "FutureShock E100", da Specialized?

Obrigado,
Abraços
FVA
 

TLouro

Member
Boas FVA,

Realmente, fui levado pela ideia óbvia de que uma roda de 26" tem literalmente diâmetro de 26" e, portanto, uma de 27,5" terá também literalmente 27,5" de diâmetro...

Tendo em conta a tua informação, as rodas 650b deveriam era designar-se por 27" e não 27,5", já que aumentam 25mm (aproximadamente 1") relativamente a uma roda de 26".

Fiquei com a curiosidade aguçada... vou investigar melhor esta questão e, já agora, vou ver qual é o diâmetro exterior (com pneu) e o diâmetro da jante das minhas rodas de 26".

Um abraço
 

danielsilva

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Todas as rodas ( 26'', 27.5'' e 29'' ) são medidas com pneu, se fossem medidas pelo "tamanho real" do aro seria mais 22'', 23'' e 24.5'', até aqui não há novidade nenhuma. Estes valores são dados medindo a roda com um pneu "standard" e é a medida "média" da roda, ainda ontem estive a medir uma roda com uma NoNi 2.4'' e o tamanho era mais pros 28'' enquanto que a minha roda com uma Quasi Moto é a atirar para os 27''.

TLouro, o unico problema com as tuas contas é que só estás a contar com a distância ao "tubo" do selim, ou seja, só estás a contar com o "comprimento" da roda e esqueces a largura da mesma e assim terás de ver também o espaço entre escoras por exemplo, e é aqui que normalmente existe o problema ( a não ser q andes com pneu super finos ).
Quando às suspensões ainda que passem no arco da suspensão pode não passar da coroa aquando comprimida e no caso de bicicletas de suspensão total ainda tens de ter atenção a ver se o pneu não possa tocar/roçar no tubo da selim aquando a compressão total do amortecedor.

E depois, e isto na inha opinião, ainda vejo se a altura do eixo pedaleira não fica demasiado subido entre outras coisas. Não é uma questão de 1+1 e pronto tá feito.
 

TLouro

Member
Daniel, é claro que a minha ideia é muito simplista, mas ainda assim julgo que permitirá ter uma ideia se o quadro ou a suspa poderão dar para uma roda 27,5". Se se vir que entre o pneu e o quadro existe um espaço livre de, digamos, 2,5cm em toda a largura do pneu, é capaz de dar para uma 27,5". Mas se só tiver um espaço de 1,5cm nem vale a pena tentar.

É evidente que nunca é um teste rigoroso, e para quadros FS ainda menos, mas talvez dê para ter uma primeira ideia.

Quanto à altura do eixo pedaleiro, é certo que subirá sempre cerca de 1,5"... Mas aí julgo que só um teste dinâmico é que permitirá ver se o aumento da altura do centro de gravidade perturba ou não o comportamento da bike.

Cumps
 

caf_btt

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O que me parece é que este é o futuro ... não as 29 ou as 26.

Na feira deste ano na Alemanha, e embora de forma tímida, era isso que se dizia .... em surdina ...
 

TLouro

Member
Eu aposto mais na coexistência dos três tamanhos e depois cada rider poderá optar em função das suas preferências e requisitos.

Para além das vantagens/desvantagens de cada tamanho, é natural que riders mais altos prefiram rodas maiores.

Também se dizia que o futuro seriam as 29" e agora apareceram as 27,5".
 

nogueira.nuno

Active Member
As 27.5 não são futuro mas sim passado :)

As primeiras Bikes foram numa medida aproximada a esta(650) e só não se seguiu por esse caminho no BTT e na altura devido a haver falta de "material" disponivel para estas medidas e então seguiu-se pelas 26" e os 700C para estrada.

Isto faz-me lembrar quando apareceu a novidade dos cabos a passar por dentro do quadro, isso já existia nos anos 90 assim como as direcções sobredimensionadas, o que está a haver hoje é uma remodelação de mercado e também uma especie de lavagem cerebral ou de marketing das marcas.

Há claro muitas coisas que melhoram o andamento tal como umas rodas 27.5 mas assim como uns tubulares por exemplo mas não haja é pernas para os 27.5, ou 26", bikes de 8 ou 10 kilos vai tudo parar ao mesmo, a carteira e o orgulho de ter uma grande bike e actual é vai ser um pouco diferente.
 

RTC

Super Moderador
Acabo de ver isto ao vivo

torpado_nearco_10.jpg


Torpado Nearco 27,5

Fantástica!
 

Akil3x

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Mt bonita :)

Eu ando na duvida de comprar umas rodas 27.5, mas ainda é mt cedo e nao arranjo nada :(

Bikes tb de 27.5 ainda só vi a KTM mas com valores , dasss

Cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
De destacar a suspensão Formula. Pelos vistos vêm para todos os tamanhos.
Tenho alguma curiosidade em relação ao funcionamento, peso, preço, fiabilidade, intervalo entre revisões...
 

Marin Eide

New Member
Akil3x, salta no meu tópico e verás que há quadros para 27,5 á vontade e baratos.... ela está a meio da conversão, mas já rolou em embrião com um par de rodas médias e a competir.... queres mais provas???
 

andremariz

New Member
Tenho uma duvida, as rodas 650b que por aqui se vêm foram compradas já montadas ou cada um escolheu os aros raios e cubos e mandou montar? Há algumas 27,5 acessíveis já montadas? As no turbes são um bocado caras....
 

tuareg

New Member
Já há bastantes marcas a comercializar ... E há valores mais competitivos :)
No final de Outubro estarão disponíveis pneus Geax e Ritchey

Quanto aos quadros por 200 €, já se compram quandros 27,5' com um peso interessante .
 

pimentoski

New Member
Tive uma 26 durante anos... Sem contar com as "rascas" são cerca de 13 anos com bicicletas de 26 polegadas. No fim dessa bicicleta ainda pensei dar o salto para as 27,5, o investimento era baixo, eram só as rodas e cabiam na bicicleta... Ainda as testei mas acabei por comprar uma 29. Não tenho km's de 27,5 para dar opinião, dei uma mini volta em estrada para testar.

Mas acho que as 29 são outro campeonato, a descer e em recta havendo pernas aquilo voa... Ainda hoje tive na batalha e eu mais o meu colega com roda 29 estavamos num campeonato à parte, a descer e em recta as 29 desapareciam, passado um bocado lá chegava a malta das 26. De notar que quanto tinhamos todos 26 o andamento era semelhante. Dizem que as 29 em percursos técnicos são más a passar obstáculos, eu só digo: "quais obstáculos?" aquilo passa tudo por cima... A subir, se o percurso for muito técnico as 29 conseguem manter uma pedalada constante e dá para ir contra os obstáculos de frente, não é preciso andar a fazer curvas nas subidas. As 27,5 vão descer sempre pior que as 29 e vão rolar sempre pior que as 29. A subir só em casos muitos específicos é que podem ter alguma vantagem. Mas hoje na batalha por exemplo as 29 foram sempre as primeiras a chegar ao fim das subidas...

Uma vantagem das 27,5 é poder utilizar o material antigo, ou seja alguns quadros e suspensões de 26 podem ser convertidos e o investimento para ter uma bicicleta "nova" é o preço das rodas... E claro que rodas e pneus 27,5 vão ser mais leves que os semelhantes em 29 como é óbvio, uma montagem ZTR Crest 650B é sempre mais leve que a mesma montagem em 29...
Por isso, se não quiserem gastar muito dinheiro as 27,5 são uma boa hipótese, nota-se logo a bicicleta a rolar mais e fica logo diferente, se tiverem orçamento para outros voos as 29 são a solução.

E basta começar a ver na competição, nas provas de XCO, nas maratonas, no Desert Titan, nos Jogos Olimpicos e afins... Tirando o nino schurter que é patrocinado pela scoot e convém usar 27,5 toda a malta usa 29, até as mulheres com quadros S usam 29.
 

pimentoski

New Member
Diegopass, o subir o ponto de gravidade tem outra desvantagem, que é a bicicleta a descer fica mais fácil de virar ao contrário e fazer-te sair pela frente... E claro que a aderência em curva também piora, o peso fica mais longe das rodas e tem de piorar um bocado.

uma 29 tem o eixo pedaleiro à mesma altura que uma 26 por causa disso, pelo menos na specialized é assim, troquei uma stumpjumper 26 por uma 29 e medi a bicicleta na loja e eram iguaizinhas, distância entre eixos, distância do eixo pedaleiro ao solo, distância do eixo pedaleiro ao selim e do selim ao guiador...
 
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