Os quadros são diferentes e requerem alinhamentos diferentes da roda. Quando se enraia uma roda, ou temos um afinador com uma régua com escala horizontal, ou então temos que passar pela fase em que colocamos a roda ainda não pronta na bicicleta, para verificarmos para que lado devemos "puxar" o aro.
Actualmente a maior parte das rodas, compram-se já montadas e alinhadas de fábrica. Normalmente esse alinhamento funciona bem na maior parte do quadros e pequenas diferenças entre a distância à escora de um lado ou de outro não trazem problemas de maior, a não ser que haja o risco do pneu raspar na escora (é preciso ter em conta que há bastante torção das rodas em curva, por exemplo).
Se a diferença for significativa a esse ponto, é necessário alinhar o eixo do cubo (apenas é possível em sistemas de porca e contra porca, com o gingarelho mostrado pelo Illuminatus, ou a olhómetro, por tentativa erro), ou alinhar o aro da roda, aliviando a tensão dos raios que partem do lado onde a roda está próxima demais da escora e dando tensão aos raios no outro lado. é um trabalho de precisão e de paciência. Todos os raios devem ficar com aproximadamente a mesma tensão, que por sua vez não deverá ser exagerada. Ao corrigir empenos laterais da roda tem que se verificar se por acaso não se estará a introduzir empenos verticais e vice-versa.
Exemplo de um afinador de rodas:
É possível fazer-se isso em casa, mesmo que não se possua um afinador de rodas, improvisando e usando os v-brakes como referência (se for o caso), ou prendendo abraçadeiras plásticas às escoras. Claro que trabalhos desses perfeitos, só se conseguem num bom afinador. E não convém uma pessoa aventurar-se a fazer isto, se por exemplo tiver umas boas rodas e nenhuma experiência a afinar.
Exemplo de um engenhoso afinador
home-made: