roda traseira desalinhada

iLucena

New Member
boas

tenho a minha roda traseira desalinhada relativamente ao quadro, isto é, o pneu esta mais perto de uma das escoras do que da outra. a roda n esta empenada, ate esta bastante direitinha e esta bem encaixada no quadro. como posso corrigir o alinhamento?
 

tkul

Utilizador Banido
Isso é quadro todo torto! :lol:

Normalmente as rodas de trás não tem igual tensão nos raios de cada lado.
Como o tal o que sucede é que irá puxar para o lado com mais tensão (normalmente!).

pode tambem acontecer em rodas da frente com disco

Nada como afinar a roda e centrar!
 

Irukandji

New Member
Roda descentrada

Boas pessoal,

Recupero este post para mais uma vez pedir a vossa ajuda.

Hoje após a limpeza da bicicleta reparei que a roda traseira está descentrada com o quadro. Olhando de trás, está mais próxima da escora do lado esquerdo. O que pode ser? Existe alguma afinação ao montar a roda traseira?

Qualquer ajuda/contribuição que possam dar, agradeço.

Cumps,
 
Isso geralmente tem a ver com os raios de um lado terem mais tensão do que no outro, o que origina o desalinhamento. Leva a roda a um mecânico devidamente qualificado que isso não é complicado de corrigir.
Cumps
 
Ele vai ter um gingarelho assim para rectificar o alinhamento:

spr_WAG-4-in-use_200589_73761.jpg
 

fernanrei

Member
Este forum é espantoso, basta um pequeno giro e muitas das dúvidas que temos desaparecem. Isto é solideriedade desportiva apenas possível em pessoas como as que andam por estas bandas...
 

RaTaMaCue

New Member
Desculpem lá mas,

Isso deve ser o aperto rápido (quick-release) que não está bem apertado e por isso quando se pedala puxa o lado direito da roda aproximando-a assim da escora esquerda!
 

RTC

Super Moderador
Não me parece.
Como inicialmente disseram, eu aposto mais na tensão dos raios que puxam a roda mais para um lado.
 

RaTaMaCue

New Member
Hoje após a limpeza da bicicleta reparei que a roda traseira está descentrada com o quadro. Olhando de trás, está mais próxima da escora do lado esquerdo. O que pode ser? Existe alguma afinação ao montar a roda traseira?

Quando dizes descentrada significa que a roda não está no plano da bicla mas ainda paralela a este? Se sim então tens um problema de "dishing" da roda traseira e tal como o resto da malta disse tem de se corrigir a tensão nos raios. Se no entanto a roda está (ligeiramente) obliqua relativamente ao quadro aproximado-se da escora esquerda só tens de apertar mais um pouco o quick-release.
 

Hydraraid

New Member
Boas,
Estamos a falar da simetria dos raios:

Roda da frente: Lado esquerdo = 5,5º Lado direito = 5,5º
Roda de trás : Lado esquerdo = 7,5º Lado direito= 4º
 

Mangelovsky

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Os quadros são diferentes e requerem alinhamentos diferentes da roda. Quando se enraia uma roda, ou temos um afinador com uma régua com escala horizontal, ou então temos que passar pela fase em que colocamos a roda ainda não pronta na bicicleta, para verificarmos para que lado devemos "puxar" o aro.

Actualmente a maior parte das rodas, compram-se já montadas e alinhadas de fábrica. Normalmente esse alinhamento funciona bem na maior parte do quadros e pequenas diferenças entre a distância à escora de um lado ou de outro não trazem problemas de maior, a não ser que haja o risco do pneu raspar na escora (é preciso ter em conta que há bastante torção das rodas em curva, por exemplo).

Se a diferença for significativa a esse ponto, é necessário alinhar o eixo do cubo (apenas é possível em sistemas de porca e contra porca, com o gingarelho mostrado pelo Illuminatus, ou a olhómetro, por tentativa erro), ou alinhar o aro da roda, aliviando a tensão dos raios que partem do lado onde a roda está próxima demais da escora e dando tensão aos raios no outro lado. é um trabalho de precisão e de paciência. Todos os raios devem ficar com aproximadamente a mesma tensão, que por sua vez não deverá ser exagerada. Ao corrigir empenos laterais da roda tem que se verificar se por acaso não se estará a introduzir empenos verticais e vice-versa.

Exemplo de um afinador de rodas:
spr_TS_2wheel_2005830_96977.jpg


É possível fazer-se isso em casa, mesmo que não se possua um afinador de rodas, improvisando e usando os v-brakes como referência (se for o caso), ou prendendo abraçadeiras plásticas às escoras. Claro que trabalhos desses perfeitos, só se conseguem num bom afinador. E não convém uma pessoa aventurar-se a fazer isto, se por exemplo tiver umas boas rodas e nenhuma experiência a afinar.

Exemplo de um engenhoso afinador home-made:
homemade-truing-stand.jpg
 
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blackfire

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boas..
reparei no mesmo á uns dias..
tenho umas crossride para v-brake e quando estava a lavar a bike reparei que a roda da frente estava mais perto de um lado da suspensão do que outro.
ao colocar um dedo de cada lado do pneu encostado ao "arco" da suspensão..faço rodar a roda e apenas roça num dos dedos.
mas n está empenada, roda bem direita..
tem k ir ao endireita..
 

RaTaMaCue

New Member
Boas,
Estamos a falar da simetria dos raios:

Roda da frente: Lado esquerdo = 5,5º Lado direito = 5,5º
Roda de trás : Lado esquerdo = 7,5º Lado direito= 4º

mas isso não é o dishing normal de todas as rodas traseiras? Por causa dos carretos os raios desse lado estão mais apertados e por isso mais verticais. O que interessa é que o aro/pneu estar centrado no eixo traseiro. Se sim, está tudo bem! :cool:


http://www.sheldonbrown.com/gloss_da-o.html#dish
 
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Hydraraid

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Se me permites RaTaMaCue,
Os raios do lado da cassete ficam com um ângulo de 4º graus (visualmente é notório). A tensão de aperto deve ser igual em todos os raios.
Não será má ideia recorrer a uma oficina especializada, rápidamente alinham a roda e fica certinha com o quadro.
Abraço,
 
Ñ quero ser mauzinho mas também é possivel ser do quadro, ou seja o quadro estar torto. Ja tive uma situação dessas e era defeito do quadro. Mas espero q ñ seja o caso das vossas!
 

Irukandji

New Member
Quando dizes descentrada significa que a roda não está no plano da bicla mas ainda paralela a este? Se sim então tens um problema de "dishing" da roda traseira e tal como o resto da malta disse tem de se corrigir a tensão nos raios. Se no entanto a roda está (ligeiramente) obliqua relativamente ao quadro aproximado-se da escora esquerda só tens de apertar mais um pouco o quick-release.

Boas,

A roda parece estar paralela ao quadro. Há 2 semanas levei a roda a desempenar (só a roda) mas não sei se foi disso ou não, porque não tinha dado atenção a este aspecto. De qualquer forma, já a levei ao mecânico que está a corrigir a situação. Desta vez levei a bicicleta toda. Logo vou buscá-la e actualizo a situação.

Obrigado a todos pela ajuda.
Cumps,
 

elv1s

Member
Também já me apercebi dessa situação em rodas diferentes em bikes diferentes.
Todas tinham um ponto em comum. Usavam travões de disco. E o que se passa é que ao travar se passam mais tensões para o lado do disco, e os raios do lado do disco sofrem mais e vão alargando. Já tive inclusivamente uma roda em que os raios partiram quase todos (1 ou 2 de cada vez) mas só do lado do disco.

A solução simples é mandar a roda a alinhar, ou para quem tenha alguma experiência em "desenrascar" dar um pequeno aperto por igual em todos os raios do lado contrário ao qual a roda está mais próxima do quadro. O problema é que normalmente é preciso apertar mais os raios do lado da k7, e esses por norma já têm muita tensão, é preciso primeiro alargar os do lado do disco, apertar os do lado da k7 e depois voltar aos do disco. É um processo algo delicado, que vai correr sempre melhor nas mãos de alguém experiente. Ah e tenham cuidado com os apertos que hoje anda por aí muita roda com nipples em aluminio que vão logo ao ar...
 

Irukandji

New Member
Boas pessoal,

Problema resolvido. A "menina" já veio do mecânico que após duas tentativas lá corrigiu o problema. Pelos visto só foi preciso mexer nos raios.

Eu sou um adepto do DIY, mas há certas coisas que não me atrevo a mexer, como por exemplo alinhar rodas.

Obrigado a todos mais uma vez pela prestimosa colaboração. 80% do que sei sobre BTT e a sua mecânica devo a este fórum.

Cumps,
 
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