Rockrider Rígida "lowcost" and "homemade"

Vipauer

Member
Ora boas pessoal,

Aproveitando o tópico que criei em "Gostas da tua menina? É linda? Mostra-a ao pessoal,aqui!", venho aqui criar um género de diário da mesma.

Isto começou à um mês quando, a vida assim permitiu, o "bixinho" do BTT falou mais alto e quis voltar ao mundo das 2 rodas "pedalizadas" :D
Começou assim uma procura no mundo dos usados de um excelente negócio até €200.

Após várias possíveis candidatas, dirigi-me a Serzedo - Vila Nova de Gaia ao encontro do possível excelente negócio.
Pontos que gostei no negócio:
- excelente estado da candidata
- excelente preço conseguido/negociado
- bom equipamento a equipar/montado
- honestidade do vendedor

Soube depois que o mesmo foi trabalhador de uma fábrica da zona que não é nada mais nada menos uma das maiores fábricas de produção de quadros para bicicletas :eek: dada pelo nome de Decanor.
Uma das marcas com que trabalham é a Decatlhon e, sendo assim, ficou percebido o porquê do aspecto "limpo" que o quadro tinha e a parecença com o modelo Decathlon 7.2 de 2012.
Sendo uma bicicleta montada às peças acho que o vendedor teve bom gosto dentro das suas possibilidades e trato-a muito bem.

Depois de vários minutos de conversa lá se realizou o negócio que achei muito bom, bicicleta na mala do carro e volta para casa.


Com o €€€ que sobraram do meu limite de €200 consegui fazer com que ela fica-se assim:


Características:
- quadro rockrider tamanho L (penso que versão 7.2 2012) vindo directamente da fábrica
- suspensão rockshox recon silver tk 100mm coil w/pop-lock
- travões avid elixir 3 brancos + discos avid g2 160mm (travões shimano M395 + discos shimano 160mm)
- pedaleiro deore 3x9
- carreto Sram 9v
- desviador traseiro e frontal Sram X7
- manípulos mudanças Sram X7
- selim marca qualquer (selim san marco era black/red)
- rodas oem de uma qualquer rockrider barata (rodas vera terra dpd22)
- pneus continental x-king 26 x 2.2 gastos (hutchinson scorpion 26 x 2.0 que vieram com as rodas Vera)
- pedais normais (pedais encaixe btwin)
- espigão selim rockrider 29,8mm X 400mm
- avanço rockrider 100mm 10º
- guiador rockrider elevado 600/640mm
- caixa direcção oem de uma qualquer rockrider (caixa direcção Cane Creek)
- punhos rockrider simples (punhos bontrager race x lite)
- suporte bidon metálico simples (suportes bidon elite black/white)

- peso: 13,5Kg :-K


Para já é tudo mas vou tentar manter isto minimamente actualizado...

Sei que não é nenhuma máquina mas com tempo vou melhorando...


Abraço :yeah:
 

SeteGu

Active Member
Parece-me que tens aí uma excelente bicicleta principalmente tendo em conta o dinheiro nela investido. Os meus parabéns.

A bicicleta ficará assim ou há mais ideias para o projeto?
 

Vipauer

Member
No imediato quero aplicar algo como isto:

para tirar as abraçadeiras plástica que não gosto nada de as ver lá.
O objectivo é aproveitar as fixações existentes para os cabos de aço mas segurar os hidráulicos.

Outra coisa que quero, não sei como detectar se precisa ou não, mas como vou em Junho a Santiago de Compostela é fazer uma revisão à suspensão.
Já contactei a CicloCoimbrões para saber quanto fica a brincadeira.

Mais para a frente, se calhar antes de ir a Santiago, irei trocar o guiador para um maior do que tenho.
Estou a pensar num de 720mm pelo menos e com recuo...assim poderei aplicar os bar ends que tenho aqui em casa para aplicar.


Para já, assim a curto/médio prazo é isto...


Cumprs ;)
 

SeteGu

Active Member
Pois é... os zip´s no tubo superior são para segurar os cabos? O do meio está por cima? Se estiver pode impedir que estes se movam livremente... criando muito atrito.

Quanto aos "corninhos" cuidado que (ainda para mais com um guiador largo) pode haver algum azar em percursos mais estreitos.
 

Vipauer

Member
Não não...os "zip's" estão ambos a passar por baixo dos cabos de aço.
É só mesmo a questão da estética que acho um pouco feio e também começarem a riscar o quadro na zona onde estão.

Sobre o extensores ainda tenho dúvidas também...sei que em viagens longas dão mais algum conforto devido à posição diferente que se leve as mãos...mas também sei que nos trilhos um ranco no sítio errado à hora errada também pode correr mal...
Tenho de pensar...quando tiver e quando surgir um excelente negócio para um guiador com as medidas que pretendo depois vejo o que faço.

Para um futuro mais a longo prazo muito provavelmente irei pensar na troca do quadro.
Se tivesse hoje de comprar seria este:

Por €89 + €5,95 de portes seria um bom negócio não :cool:

Cumprs ;)
 

SeteGu

Active Member
Ah... pela foto parecia estar por cima... mas realmente estava a achar estranho.

Por curiosidade quanto pesa esse quadro? É mais atraente mas será superior ao Rockrider?
 

Vipauer

Member
O único peso que indicam refere-se ao tamanho 22" e fica-se pelos 2000g... :) não sei se é muito ou não. O tamanho para mim seria o 20" por isso deve rondas os 1900g? :confused:

Agora se é superior ao que tenho actualmente ou não isso não sei :rolleyes:
 
O Rockrider não deve ser muito mais pesado do que isso... poupa os trocos, e quando puderes fazes um upgrade a sério. Trocar por esse Cube, seria quase um "sidegrade"
 

Miguel79

New Member
Mais um bom projecto a seguir com atenção!
Deixa-te estar com este quadro por agora e lá mais para a frente compras uma coisita realmente superior! ;)
Quanto aos bar ends cuidado e atenção,sobretudo no mato,uma pequena distracção e ficas preso como me aconteceu,no meu caso saltaram logo fora!
Boa sorte e muitos e bons kms!!!
Abraço.
 

Vipauer

Member
O Rockrider não deve ser muito mais pesado do que isso... poupa os trocos, e quando puderes fazes um upgrade a sério. Trocar por esse Cube, seria quase um "sidegrade"

Realmente para já ficará este quadro...

Agora em Maio irei mandar a suspensão para uma revisão e já não ficará barato...

Poderei depois ir mudando um ou outro componente dependendo dos negócios que encontrar.



Mais um bom projecto a seguir com atenção!
Deixa-te estar com este quadro por agora e lá mais para a frente compras uma coisita realmente superior! :wink:
Quanto aos bar ends cuidado e atenção,sobretudo no mato,uma pequena distracção e ficas preso como me aconteceu,no meu caso saltaram logo fora!
Boa sorte e muitos e bons kms!!!
Abraço.

Sobre o quadro respondido em cima.

A respeito dos bar ends ainda estou indeciso. Primeiro quero ver se arranjo um guiador maior, por volta dos 720/740mm.
Depois vejo como ficam os bar ends lá no conjunto.
Em todo o caso posso sempre aplicá-los para viagens mais longas e em estrada e depois volto a tirá-los.
Neste caso uns punhos lock-on davam jeito para este tipo de solução.

Cumprs ;)
 

madvibes

New Member
boas,

Já usei Bar ends, mas agora que montei adequadamente a minha bicicleta nunca mais senti necessidade de mudar de posição na bike.
Acho que a principal questão que deves analisar será se estás na posição mais confortável na bike, e mudar os componentes sem acrescentar nada. se o guiador esta muito baixo e te faz sentir desconfortável, aplica um avanço com mais angulo ou um guiador com mais rise.
 

froids

Active Member
Vipauer, para viagens longas eu diria que os "bar ends" são indispensáveis. Eu uso e não prescindo dos mesmos.

Mas saem fora para o "dia-a-dia". Só os monto mesmo quando vão ser necessários, até porque nunca gostei do aspecto visual da coisa.

Eu tenho uns punhos ja cortados à medida para acomodar os cornitos quando os monto. Assim não tenho alterações nos sitios onde meto as mãos ;) nem nas distancias entre manetes, etc e tal!

Em relação a ficares preso em algum arbusto ou ramo... É só ires mais atento em trilhos mais estreitos e não te esqueceres que levas ali aqueles "ganchos"! A mim nunca me aconteceu... Já estive perto disso, mas a tal atenção foi decisiva para que nada se passasse de "aparatoso"

Abraços
:xau:
 

froids

Active Member
Usar "bar ends" nao tem nada a ver com uma correcta posição em cima da bike ou fora dela :)

Os cornitos correctamente montados são uma extensão do guiador que te permite outras posições de punhos e braços. Não servem para corrigir posturas incorrectas devido a más montagens ou mantagens inadequadas.

Só um aparte, os bar ends devem ser montados paralelos ao chão e não com inclinações positivas como se vê imensas vezes (talvez mesmo na maioria)...


Abraços
:xau:
 

madvibes

New Member
boas,

Sim eu sei, o que estava a mencionar era o facto que muita gente os usa para corrigir a posiçao de desconforto na bike.
No meu caso desde que me sentei corretamente na bike nunca senti essa encessidade, o que na outra bike usava muito.
 

SeteGu

Active Member
Ainda em relação ao quadro, muitos dos quadros da B´Twin, no site, apareciam como tendo 1.850g no tamanho S. Não sei é se corresponde ao peso real ou até mesmo a esse quadro.
A diferença entre um tamanho e o seguinte não sei quanto é... mas certamente é bastante inferior a esses 100g que referiste.

Isto para dizer que, provavelmente, irias trocar o quadro por outro mais pesado.
 

Vipauer

Member
boas,

Já usei Bar ends, mas agora que montei adequadamente a minha bicicleta nunca mais senti necessidade de mudar de posição na bike.
Acho que a principal questão que deves analisar será se estás na posição mais confortável na bike, e mudar os componentes sem acrescentar nada. se o guiador esta muito baixo e te faz sentir desconfortável, aplica um avanço com mais angulo ou um guiador com mais rise.

Como foi uma bicicleta que comprei já "montada" :rotfl:... por acaso reparei com o tubo da suspensão veio cortado um bocado curto...depois com o avanço de 100mm torna o guiador longe...
Estou a procurar um avanço de 80mm (que tenha espaço suficiente na parte lisa para aplicar o conta-km :D) com um ângulo de 7º a 10º e um guiador por volta dos 700mm +/- com um recuo de +/- 10º e uma altura de +/- 15mm.

Estive a ver na Decathlon e eles têm algo interessante:




http://www.decathlon.pt/guiador-levantado-318mm-os-720mm-bicicleta-id_8337851.html
http://www.decathlon.pt/avanco-oversize-80-mm-id_8325779.html#avantages
 

Vipauer

Member
Vipauer, para viagens longas eu diria que os "bar ends" são indispensáveis. Eu uso e não prescindo dos mesmos.

Mas saem fora para o "dia-a-dia". Só os monto mesmo quando vão ser necessários, até porque nunca gostei do aspecto visual da coisa.

Eu tenho uns punhos ja cortados à medida para acomodar os cornitos quando os monto. Assim não tenho alterações nos sitios onde meto as mãos :wink: nem nas distancias entre manetes, etc e tal!

Em relação a ficares preso em algum arbusto ou ramo... É só ires mais atento em trilhos mais estreitos e não te esqueceres que levas ali aqueles "ganchos"! A mim nunca me aconteceu... Já estive perto disso, mas a tal atenção foi decisiva para que nada se passasse de "aparatoso"

Abraços
:xau:


É essa a sensação que tenho com os bar ends...com muito tempo de pedalada dão muito jeito.
Agora nas voltas semanais não se dá lá grande uso...

O que irei fazer será provavelmente o que indicas...ter um conjunto de punhos para quando andar com os bar ends e outro conjunto de punhos para o uso diário.

Cumprs ;)
 

Vipauer

Member
Usar "bar ends" nao tem nada a ver com uma correcta posição em cima da bike ou fora dela :)

Os cornitos correctamente montados são uma extensão do guiador que te permite outras posições de punhos e braços. Não servem para corrigir posturas incorrectas devido a más montagens ou mantagens inadequadas.

Só um aparte, os bar ends devem ser montados paralelos ao chão e não com inclinações positivas como se vê imensas vezes (talvez mesmo na maioria)...


Abraços
:xau:

Sempre tive a ideia que os bar ends deviam ser montados com o ângulo equivalente ao avanço...
Afinal estava errado...
 

Vipauer

Member
NOVIDADES

- Conta-Km Sigma BC12.12 STS (€18 novo com garantia)


- Avanço Syncros 80mm, 6º, alumínio, 110g (€10, como novo, usado 1 vez, retirado de uma Scott Scale 930)



O conta-km já o tenho, o avanço espero recebe-lo 6ªfeira.
Quando tiver tudo montado actualizo as fotos da "lowcost homemade" ;)
 
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