Bas Ridler, tens de fazer o aumento da imagem clicando na bike de 2008 que depois aparece o zoom da bike de 2008 e miniaturas das novas alterações, onde se vê uma R7, um Guiador recto e os Elixir
Já vi, o guiador recto é o mesmo da actual 8XC, a cor verde não é exclusiva da 8XC carbon, a 8.0 trás o mesmo esquema de cores, não sei se as da 8.2 vão ou não ser alteradas, mas a serem, devem ser diferentes da restante gama, sempre foi essa a linha da RR, não os vejo a mudar de perfil, a 8.0 vem para substituir a 5XC, também a antiga 5XC tinha um esquema de cores muito semelhante à 8XC.
Muito Obrigado a todos pela atenção, mas a vossa atenção desviou-se um pouco das minha intenções LOL.
Já entendi que a 8.2 tem melhor rendimento e a 9.1 mais conforto. Mas a minha pergunta mantém-se, em relação conforto/rendimento qual devo comprar?
Isso já é muito relativo, pessoalmente gosto mais da 8.2, tem melhores componentes e ainda é mais barata. A 9.1 é FS, para muitos pode ser uma vantagem, tem uma suspensão inferior, o amortecedor X-fusion O2 na minha opinião é muito fraquinho, tenho uma FS da Decatlhon, uma 6.3, de 2008, foi a minha 1ª BTT digna desse nome, de origem trazia um amortecedor a mola que foi trocado em garantia por um X-fusion O2, acho que fiquei a perder com a troca, tanto assim que já o substituí, um quadro FS é sempre mais caro, mais pesado e requer mais manutenção, acho que a tua comparação só tem razão de ser num factor, preço, mesmo aí a 8.2 ganha por 100 Euros, analisando friamente ambas as bikes, a 8.2 é muito superior. Para a comparação ser justa deverias comparar a 8.1 com a 9.1 ou a 8.2 com a 9.2, aí a diferença de preço prendesse principalmente com o custo do quadro+amortecedor.
Entre os meus companheiros de pedaladas existe uma 8.1 e uma 9.1, para mim a 8.1 é incomoda, porque o quadro dele é grande, o que faz que esteja numa posição estranha no bike, a geometria é a mesma da minha 8.2, se o quadro fosse um M, tenho a certeza que não sentiria diferenças de postura e utilização, sinceramente não gosto do comportamento da 9.1, acho a traseira muito seca, culpa do NEUF, é bastante bom a evitar o bombeio, mas não tem uma leitura linear do terreno, nesse aspecto gosto mais da minha 6.3, apesar de ter menos curso 80 mm, como tem um amortecedor muito melhor, com bloqueio e propedal, consegue ter sempre um comportamento superior.
A transmissão SLX da 9.1 também não é grande coisa, mas isso é mais uma opinião, tu podes ter uma opinião diferente, eu não sou fã da Shimano, sinceramente, o X5 da minha 6.3 funciona muito melhor que o SLX da 9.1 do meu colega e tem muito mais uso, mas isso são gostos.
A travagem também é superior, a AVID tem mais potencia que os Stroker Trail e é mais fácil de dosear.
Por tudo aquilo que já disse, e como tive oportunidade de experimentar ambas as bikes que colocas-te como opção, se fosse eu a comprar era a 8.2.