Boas Pessoal do Pedal!!
Venho partilhar com todos vós um “teste drive” a uma maquina mais modesta... uma Rockrider 740S
Dizer que este teste surge na curiosidade de testar uma FS (ando a pensar adquirir uma ) e de tentar
perceber as diferenças que possam existir entre uma 29 e uma 27 (aposta forte da btwin para os varios modelos de btt)
Fiz duas saídas com esta máquina… a voltinha diária de 25klm em que 50% do percurso é
alcatrão e os restantes 50% são compostos por estradões, uma ou outra descidas, escadas, etc…
Já a segunda saída fiz Palmela – Comenda – Palmela e ai para quem conhece o percurso... alcatrão é quase nada e ai já da para testar um pouco melhor o comportamento de uma FS.
Gostava de ter ido a Sintra fazer o trilho da pedra branca mas nao deu! hehehe
Maquina (peso anunciado 12.8k)
Impressões:
Estando habituado a andar com 29” estranhei de imediato o tamanho da roda… pareçe que falta ali qq coisa…
O cockpit mereceu alguns ajustes (angulo dos manipulos travao/shifters)
Achei a posição de condução um pouco baixa para o mesmo gosto mas já tinha todos os espaçadores por baixo do avanço e portanto ficou como tal.
Arranque/Acelaração mais rápida... talvez menos esforço para quebrar a inercia da roda.
senti que se manobra melhor a frente da bike mas que pode ser por esta suspa tem eixo de 12mm... tamanho do guiador...
A suspensão traseira é sem dúvida uma mais valia… proporciona mais conforto… a descer mais segurança e por sua vez confiança…
As aterragens (parece que os meus 90kg proporcionam grandes jumps hehe) são acompanhadas de outra suavidade que as rígidas não proporcionam…
Passei por uma zona de muitas raízes em que na rígida a traseira vai os saltos e com FS as coisas são bem mais tranquilas!
Uma grande dúvida que tinha era nas subidas… Não notei perdas.. nem ganhos! e testei nas duas posições do amortecedor.
O amortecedor (Manitou Radium Expert ) tem apenas duas posições (aberto e fechado)
Em aberto sentia-se um pouco o oscilar do quadro. comportamento que poderia ser minimizado pois para o meu peso o amortecedor precisava de um pouco mais de ar.
Aquando bloqueado sente-se uma cena estranha no pedalar… tipo um saltitar da bike… não sei se é isso que chamam de bob…
Este quadro tem um sistema (NEUF New Excentric Ultimate Frame ) junto ao BB e que poderá tb provocar aquele saltitar… pois o amortecedor parece que, quando trancado, não se mexe mesmo.
Não tenho base de comparação com um fox ou um RS Monarch mas acredito que seja substancialmente melhor.
Suspensão Manitou TS air de curso 120mm que quando comparo com a suspa que tenho na minha cube (tb manitou ts air mas de 100mm) diria que pouca diferença senti! Acho que não afunda tanto.
Por exemplo a descer umas escadas achei que nao somos tao empurrados para frente.
Este modelo já traz as novas trancas que permite escolher trancar totalmente, trancar só metade ou destrancar (comboshift) quando na minha manitou apenas tenho alavanca para bloquear ou desbloquear (algo que não uso mas acredito que muito pessoal goste de ter)
Não gostei dos travões… Hayes Sport Prime (180/160)
Têm boa pinta mas fraca eficiência… aquilo ou não trava ou bloqueia… e usar alguma força! Gosto muito mais dos meus Deore
Rodas mavic crossride… penso que não há o que não gostar! Tenho umas e gosto bastante!
Não gostei muito dos pneus… HUTCHINSON talvez por serem muito escorregadios em pedra… o que me valeu uma ligeira queda logo na primeira parte do percurso dos moinhos :fpalm: felizmente sem danos para mim ou para a bike!! fiquei sentado com a miuda ao colo hehe
Selim… Horrível!!! Meu rico…. Dassss!!!
Gostei da transmissão 2x11.. foi sem duvida uma agradável surpresa!
Não existe necessidade de tantas trocas na frente e talvez por não cruzar tanto a corrente consegue-se andar nas extremidades sem o habitual roçar de corrente no desviador frontal.. Nao senti falta da avózinha!
Já tinha lido que se perde um pouco de velocidade mas não consegui ter essa perceção.
Todo o sistema de transmissão é SRAM
Achei preciso e diria que até mais rápido a engrenar do que shimano… pena a alavanca pequena dos shifters só trabalhar para um dos lados (que no caso dos shimano permite mudar mudança com o polegar ou indicador)
Nesta bike a transmissão é composta por Pedaleiro Sram S1000 (24/38) shifters X7, Desv. Frontal X5 e Desv traseiro X9 e K7 PG1030 (11/36).
Comparei com o Strava estas duas voltas e a descer foi sempre mais rápida… já a subir ganha a 29" mas com diferenças mínimas (variações de segundos) o que para quem nao anda em competições será tranquilo
Este teste permitiu tirar algumas das minhas dúvidas….
Gostei bastante do rolar de uma FS e a adquirir uma pondero uma canyon nerve ou uma cube stereo HPA SL mas em roda 29”
Duvidas novas: fazer o mesmo teste mas com uma FS 29"
A possibilidade que a Decathlon oferece é porreira e devíamos ter hipóteses de fazer o mesmo em muitas outras marcas (acredito que existam marcas/lojas que se disponibilizem para mas não conheço) pois gastar por vezes quantias já consideráveis de € sem testar primeiro é sempre aquela!
Pode e deve existir sempre alguma preocupação com o trato que se da uma bike de testes e ate ja tinha lido que na decathlon qq risco e... estavas a pagar!!! mas esta até ja trazia alguns riscos e tranquilizaram-me perante essa questao.
Ao chegar á comenda estava neste estado... limpinhaaaaaa!!!!!!
O preço acho que esta nos 1300€ e ate existem outras opções nesta gama de valores mas deixo ficar algumas impressoes que eventualmente possa interessar alguem.
Boas voltas!
Venho partilhar com todos vós um “teste drive” a uma maquina mais modesta... uma Rockrider 740S
Dizer que este teste surge na curiosidade de testar uma FS (ando a pensar adquirir uma ) e de tentar
perceber as diferenças que possam existir entre uma 29 e uma 27 (aposta forte da btwin para os varios modelos de btt)
Fiz duas saídas com esta máquina… a voltinha diária de 25klm em que 50% do percurso é
alcatrão e os restantes 50% são compostos por estradões, uma ou outra descidas, escadas, etc…
Já a segunda saída fiz Palmela – Comenda – Palmela e ai para quem conhece o percurso... alcatrão é quase nada e ai já da para testar um pouco melhor o comportamento de uma FS.
Gostava de ter ido a Sintra fazer o trilho da pedra branca mas nao deu! hehehe
Maquina (peso anunciado 12.8k)
Impressões:
Estando habituado a andar com 29” estranhei de imediato o tamanho da roda… pareçe que falta ali qq coisa…
O cockpit mereceu alguns ajustes (angulo dos manipulos travao/shifters)
Achei a posição de condução um pouco baixa para o mesmo gosto mas já tinha todos os espaçadores por baixo do avanço e portanto ficou como tal.
Arranque/Acelaração mais rápida... talvez menos esforço para quebrar a inercia da roda.
senti que se manobra melhor a frente da bike mas que pode ser por esta suspa tem eixo de 12mm... tamanho do guiador...
A suspensão traseira é sem dúvida uma mais valia… proporciona mais conforto… a descer mais segurança e por sua vez confiança…
As aterragens (parece que os meus 90kg proporcionam grandes jumps hehe) são acompanhadas de outra suavidade que as rígidas não proporcionam…
Passei por uma zona de muitas raízes em que na rígida a traseira vai os saltos e com FS as coisas são bem mais tranquilas!
Uma grande dúvida que tinha era nas subidas… Não notei perdas.. nem ganhos! e testei nas duas posições do amortecedor.
O amortecedor (Manitou Radium Expert ) tem apenas duas posições (aberto e fechado)
Em aberto sentia-se um pouco o oscilar do quadro. comportamento que poderia ser minimizado pois para o meu peso o amortecedor precisava de um pouco mais de ar.
Aquando bloqueado sente-se uma cena estranha no pedalar… tipo um saltitar da bike… não sei se é isso que chamam de bob…
Este quadro tem um sistema (NEUF New Excentric Ultimate Frame ) junto ao BB e que poderá tb provocar aquele saltitar… pois o amortecedor parece que, quando trancado, não se mexe mesmo.
Não tenho base de comparação com um fox ou um RS Monarch mas acredito que seja substancialmente melhor.
Suspensão Manitou TS air de curso 120mm que quando comparo com a suspa que tenho na minha cube (tb manitou ts air mas de 100mm) diria que pouca diferença senti! Acho que não afunda tanto.
Por exemplo a descer umas escadas achei que nao somos tao empurrados para frente.
Este modelo já traz as novas trancas que permite escolher trancar totalmente, trancar só metade ou destrancar (comboshift) quando na minha manitou apenas tenho alavanca para bloquear ou desbloquear (algo que não uso mas acredito que muito pessoal goste de ter)
Não gostei dos travões… Hayes Sport Prime (180/160)
Têm boa pinta mas fraca eficiência… aquilo ou não trava ou bloqueia… e usar alguma força! Gosto muito mais dos meus Deore
Rodas mavic crossride… penso que não há o que não gostar! Tenho umas e gosto bastante!
Não gostei muito dos pneus… HUTCHINSON talvez por serem muito escorregadios em pedra… o que me valeu uma ligeira queda logo na primeira parte do percurso dos moinhos :fpalm: felizmente sem danos para mim ou para a bike!! fiquei sentado com a miuda ao colo hehe
Selim… Horrível!!! Meu rico…. Dassss!!!
Gostei da transmissão 2x11.. foi sem duvida uma agradável surpresa!
Não existe necessidade de tantas trocas na frente e talvez por não cruzar tanto a corrente consegue-se andar nas extremidades sem o habitual roçar de corrente no desviador frontal.. Nao senti falta da avózinha!
Já tinha lido que se perde um pouco de velocidade mas não consegui ter essa perceção.
Todo o sistema de transmissão é SRAM
Achei preciso e diria que até mais rápido a engrenar do que shimano… pena a alavanca pequena dos shifters só trabalhar para um dos lados (que no caso dos shimano permite mudar mudança com o polegar ou indicador)
Nesta bike a transmissão é composta por Pedaleiro Sram S1000 (24/38) shifters X7, Desv. Frontal X5 e Desv traseiro X9 e K7 PG1030 (11/36).
Comparei com o Strava estas duas voltas e a descer foi sempre mais rápida… já a subir ganha a 29" mas com diferenças mínimas (variações de segundos) o que para quem nao anda em competições será tranquilo
Este teste permitiu tirar algumas das minhas dúvidas….
Gostei bastante do rolar de uma FS e a adquirir uma pondero uma canyon nerve ou uma cube stereo HPA SL mas em roda 29”
Duvidas novas: fazer o mesmo teste mas com uma FS 29"
A possibilidade que a Decathlon oferece é porreira e devíamos ter hipóteses de fazer o mesmo em muitas outras marcas (acredito que existam marcas/lojas que se disponibilizem para mas não conheço) pois gastar por vezes quantias já consideráveis de € sem testar primeiro é sempre aquela!
Pode e deve existir sempre alguma preocupação com o trato que se da uma bike de testes e ate ja tinha lido que na decathlon qq risco e... estavas a pagar!!! mas esta até ja trazia alguns riscos e tranquilizaram-me perante essa questao.
Ao chegar á comenda estava neste estado... limpinhaaaaaa!!!!!!
O preço acho que esta nos 1300€ e ate existem outras opções nesta gama de valores mas deixo ficar algumas impressoes que eventualmente possa interessar alguem.
Boas voltas!