Rockrider 740 S Full Susp 27.5"

gtangas

Member
Boas Pessoal do Pedal!!


Venho partilhar com todos vós um “teste drive” a uma maquina mais modesta... uma Rockrider 740S


Dizer que este teste surge na curiosidade de testar uma FS (ando a pensar adquirir uma :D) e de tentar


perceber as diferenças que possam existir entre uma 29 e uma 27 (aposta forte da btwin para os varios modelos de btt)


Fiz duas saídas com esta máquina… a voltinha diária de 25klm em que 50% do percurso é


alcatrão e os restantes 50% são compostos por estradões, uma ou outra descidas, escadas, etc…


Já a segunda saída fiz Palmela – Comenda – Palmela e ai para quem conhece o percurso... alcatrão é quase nada e ai já da para testar um pouco melhor o comportamento de uma FS.

Gostava de ter ido a Sintra fazer o trilho da pedra branca :p mas nao deu! hehehe

Maquina (peso anunciado 12.8k)






Impressões:


Estando habituado a andar com 29” estranhei de imediato o tamanho da roda… pareçe que falta ali qq coisa…

O cockpit mereceu alguns ajustes (angulo dos manipulos travao/shifters)

Achei a posição de condução um pouco baixa para o mesmo gosto mas já tinha todos os espaçadores por baixo do avanço e portanto ficou como tal.

Arranque/Acelaração mais rápida... talvez menos esforço para quebrar a inercia da roda.

senti que se manobra melhor a frente da bike mas que pode ser por esta suspa tem eixo de 12mm... tamanho do guiador...

A suspensão traseira é sem dúvida uma mais valia… proporciona mais conforto… a descer mais segurança e por sua vez confiança…

As aterragens (parece que os meus 90kg proporcionam grandes jumps hehe) são acompanhadas de outra suavidade que as rígidas não proporcionam…

Passei por uma zona de muitas raízes em que na rígida a traseira vai os saltos e com FS as coisas são bem mais tranquilas!


Uma grande dúvida que tinha era nas subidas… Não notei perdas.. nem ganhos! e testei nas duas posições do amortecedor.




O amortecedor (Manitou Radium Expert ) tem apenas duas posições (aberto e fechado)

Em aberto sentia-se um pouco o oscilar do quadro. comportamento que poderia ser minimizado pois para o meu peso o amortecedor precisava de um pouco mais de ar.

Aquando bloqueado sente-se uma cena estranha no pedalar… tipo um saltitar da bike… não sei se é isso que chamam de bob…





Este quadro tem um sistema (NEUF New Excentric Ultimate Frame ) junto ao BB e que poderá tb provocar aquele saltitar… pois o amortecedor parece que, quando trancado, não se mexe mesmo.

Não tenho base de comparação com um fox ou um RS Monarch mas acredito que seja substancialmente melhor.


Suspensão Manitou TS air de curso 120mm que quando comparo com a suspa que tenho na minha cube (tb manitou ts air mas de 100mm) diria que pouca diferença senti! Acho que não afunda tanto.

Por exemplo a descer umas escadas achei que nao somos tao empurrados para frente.

Este modelo já traz as novas trancas que permite escolher trancar totalmente, trancar só metade ou destrancar (comboshift) quando na minha manitou apenas tenho alavanca para bloquear ou desbloquear (algo que não uso mas acredito que muito pessoal goste de ter)




Não gostei dos travões… Hayes Sport Prime (180/160)

Têm boa pinta mas fraca eficiência… aquilo ou não trava ou bloqueia… e usar alguma força! Gosto muito mais dos meus Deore







Rodas mavic crossride… penso que não há o que não gostar! Tenho umas e gosto bastante!

Não gostei muito dos pneus… HUTCHINSON talvez por serem muito escorregadios em pedra… o que me valeu uma ligeira queda logo na primeira parte do percurso dos moinhos :fpalm: felizmente sem danos para mim ou para a bike!! fiquei sentado com a miuda ao colo hehe





Selim… Horrível!!! Meu rico…. Dassss!!!


Gostei da transmissão 2x11.. foi sem duvida uma agradável surpresa!




Não existe necessidade de tantas trocas na frente e talvez por não cruzar tanto a corrente consegue-se andar nas extremidades sem o habitual roçar de corrente no desviador frontal.. Nao senti falta da avózinha!


Já tinha lido que se perde um pouco de velocidade mas não consegui ter essa perceção.


Todo o sistema de transmissão é SRAM

Achei preciso e diria que até mais rápido a engrenar do que shimano… pena a alavanca pequena dos shifters só trabalhar para um dos lados (que no caso dos shimano permite mudar mudança com o polegar ou indicador)

Nesta bike a transmissão é composta por Pedaleiro Sram S1000 (24/38) shifters X7, Desv. Frontal X5 e Desv traseiro X9 e K7 PG1030 (11/36).




Comparei com o Strava estas duas voltas e a descer foi sempre mais rápida… já a subir ganha a 29" mas com diferenças mínimas (variações de segundos) o que para quem nao anda em competições será tranquilo

Este teste permitiu tirar algumas das minhas dúvidas….

Gostei bastante do rolar de uma FS e a adquirir uma pondero uma canyon nerve ou uma cube stereo HPA SL mas em roda 29”

Duvidas novas: fazer o mesmo teste mas com uma FS 29"

A possibilidade que a Decathlon oferece é porreira e devíamos ter hipóteses de fazer o mesmo em muitas outras marcas (acredito que existam marcas/lojas que se disponibilizem para mas não conheço) pois gastar por vezes quantias já consideráveis de € sem testar primeiro é sempre aquela!

Pode e deve existir sempre alguma preocupação com o trato que se da uma bike de testes e ate ja tinha lido que na decathlon qq risco e... estavas a pagar!!! mas esta até ja trazia alguns riscos e tranquilizaram-me perante essa questao.

Ao chegar á comenda estava neste estado... limpinhaaaaaa!!!!!!




O preço acho que esta nos 1300€ e ate existem outras opções nesta gama de valores mas deixo ficar algumas impressoes que eventualmente possa interessar alguem.

Boas voltas!
 

madvibes

New Member
Boa review...

As crossride sao porreiras, mas muito pesadas. isso com umas rodinhas de 1,5kgs deve ser até basntante engraçado.

Acho que para o preço mais uma vez a Decatlhon nao compromete, insistem é sempre nos trvoes da Hayes, que nestas ultimas series nao sao grande pistola...
 

Hardskin

Well-Known Member
Uma grande dúvida que tinha era nas subidas… Não notei perdas.. nem ganhos! e testei nas duas posições do amortecedor.
Se tivesses feito uma subida com pedra solta, com o amortecedor aberto terias notado o ganho em comparação a uma rígida.
Aquando bloqueado sente-se uma cena estranha no pedalar… tipo um saltitar da bike… não sei se é isso que chamam de bob…
Bloquear o amortecedor numa FS, só numa subida em alcatrão :D
 

Baba

Member
Tenho uma 9.1 com montagem feita por mim, e a trocar esta seria uma das prioridades, nem tanto pela mudança de tamanho de roda mas mais pelo eixo de 12 atrás e por suportar suspensões cónicas. De resto não deve ser muito diferente a nível de comportamento.
 

gtangas

Member
Baba olha que nao tens eixo de 12mm a tras... é QR 9mm e em termos de utilização de suspensões conicas... tb nao!

Concordo com o Madvibes... por 1300€ nao compromete... tirava dali umas coisas (os travoes era garantidamente uma delas) mas no geral e com o desconto é uma boa compra.
 

Baba

Member
Por acaso estava convencidissimo que era eixo de 12 atrás, falha minha. Quanto à suspensão cónica, ela usa direcção semi-integrada, existem caixas de direcção que permitem colocar, ao contrário do quadro da minha que é uma caixa "normal". Pode não vir de origem, mas suporta. Se bem que isto é apenas um pormenor, até acho que ela está bem servida de suspensão. Tenho um bocado de pena da cor, no sentido em que achei os esquemas de cor das ultimas 9.1/9.2 mais bem conseguidos que estes.
De qualquer forma continuo a gostar dela ;)
 

RodaNoAr

Member
Na minha opinião, preferia gastar mais uns trocos numa bicicleta de uma marca de venda directa como por exemplo a Canyon.

Se o objectivo é uma 27.5 tens esta a 1500 eur:
https://www. canyon .com/pt-de/mtb/nerve/nerve-al-6-0.html

Uma review do modelo de 2016 e comparativo com outras marcas bem conheçidas: (mete a tradução para Português no browser)
http://www. mountainbike-magazin .de/mountainbikes/test-canyon-nerve-al-9-0.1474094.2.htm

Na minha opinião, MUITO MELHOR que a RockRider, a começar pelo quadro e sistema de amortecimento.

Também tens esse modelo em roda 29, mais caro no preço base, 1800 eur, mas com equipamento muito melhor!!
Eu estou a pensar em comprar a de roda 29 ;) o modelo 9.9 roda 29.
infelizmente não consigo experimentar outros modelos (specialized, scott e cannondale) que quero em lojas fisicas, por isso se é para comprar sem experimentar, compro o que é MUITO mais barato!!
 

Best

Member
Essa bike tem muito bom aspeto!

Aquele elástico das cuecas a prender a bicha... é que destoa um bocado :D

Boas voltas!
 

gtangas

Member
A ideia era mesmo testar sistema de FS... que gostei bastante.... o que no meu grupo era dificil pois anda tudo de rigida.... e de 26"... Sou o unico que aderiu á 29" (e que dificilmente já mudaria para outro tamanho)

Sou da opinião que as marcas (pelo menos as de maior expressao neste mercado) deveriam ter disponiveis modelos de teste (e até admito que algumas lojas por cá possam ter esta
facilidade) e pelo que leio em alguns foruns de outros paises poder testar uma bike antes de empatar as poupanças é já uma realidade bem presente!

RodanoAr... concordo contigo... tens a canyon nerve em 29 com material muito melhor (tb ando de olho numa cube stereo 120 hpa SL) mas se os 1.300€ já possa representar um esforço financeiro elevado... os 1800 entao nem se fala! E aí esta RR pode ser uma excelente opção

Best.... o elastico foi para prender o cabo da bateria da luz hehhe e que ficou por ali mesmo.
 

EL_Padrinno

New Member
Tenho uma bike destas mas a versão 2 e posso dizer que estou super satisfeito, para o andamento que faço chega bem e o conforto é excelente.
A minha só tem um prato à frente com 30t, quero meter um maior pois em terreno direito limita muito a velocidade. A minha dúvida é trocar por um com 32, 34 ou 36t. Quanto maior mais limita nas subidas mas isso não é problema.
Cumps
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
se ja tens uma 29 porque nao investes so num quadro e amortecedor?
eu se nao tivesse uma de cada, rigida e FS era o que fazia, partindo do principio que ja se tem uma rigida como tu e eu tambem tinha
 

m.r.f.

Active Member
boas
se ja tens uma 29 porque nao investes so num quadro e amortecedor?
eu se nao tivesse uma de cada, rigida e FS era o que fazia, partindo do principio que ja se tem uma rigida como tu e eu tambem tinha
Não compensa comprar só o quadro.
O custo só do quadro de uma bike em separado pode chegar até 75% do valor da bike completa.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Será amigo m.r.f?
Tenho visto muitos por volta dos 600 euros. Vê na loja online bike discount e depois diz me se é assim
Em ultimo caso mandava vir um da china.
 

m.r.f.

Active Member
Boas
Será amigo m.r.f?
Tenho visto muitos por volta dos 600 euros. Vê na loja online bike discount e depois diz me se é assim
Em ultimo caso mandava vir um da china.
A sério, qual o preço da bike completa com um quadro desses a 600€?
Eu estou a falar do mesmo quadro se for comprado em separado ou a bike completa COM O MESMO QUADRO.
 

edununo

Well-Known Member
A bike discount tem quadros cube em carbono entre 300 e 600 euros. As bikes completas custavam muito mais. Um quadro GTC a 300 euros é de borla. A bike completa custava 4 ou 5 vezes mais. O problema são os tamanhos disponíveis. Eu fui lá ver e só tinha tamanhos 21 e 23, que são enormes. Quem tiver 1.9m tem sorte.
 
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