Rockrider 5.1 com água é barulheira infernal

N00bie

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Olá pessoal,

Sou nova no fórum e nas andanças BTT. No ano passado comprei uma Rockrider 5.1 (aquela cinza e laranja) e eu estava em muito baixo de forma. Imaginem mesmo uma pessoa nas últimas em termos de exercício físico... As pernas falhavam, os braços doíam, o trapézio nem se fala, mas tudo isso acabou finalmente e agora só me anda a doer um músculo nas costas com um nome complicado, que eu penso dever-se às descidas pelo empedrado Lisboeta cheio de remendos e afins.

Utilizo a bicicleta para andar em pisos mistos mas uso estrada mal conservada 90% das vezes. Se tivesse uma bike pipi do Velocité café já me tinha espetado e dado bom uso ao meu capacete. Apesar de já me ter saltado a corrente (resolvi), o guiador desapertou-se (resolvi), os pés saltavam-me dos pedais (mudei) nunca consegui entender porque é que a bike quando apanha um pingo (!) de água faz um som que parece a sirene dos barcos quando travo, ou quando viro o guiador. Não consigo perceber de onde é que aquilo vem (travões provavelmente) porque o som é tão alto e grave que parece vindo do chão. Ora daí não poderá vir certo? Bem, que fazer à minha Mona? (ela já teve outro nome bem pior que este).

O uso que faço dela é diário, +- 8 a 9 km por dia, em subidas e descidas na cidade.

Agradeço a vossa ajuda e a paciência para ler isto tudo. :)
Cumprimentos!
 

Mmatos

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Entre as várias bikes que tenho, tb consta uma RR 5.1 com VB a solução 1 sera sempre mudar de calços.
 

PRMPGomes

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Tenho uma Rockrider 5.2 e tive o mesmo comportamento (ao travar, certo?), principalmente depois de ter estado ausente durante uns meses (durante o verão) e estupidamente deixado a bicicleta descoberta na varanda.

Fiz uma revisão, mudei os calços e nunca mais chiou.
 

N00bie

New Member
Pois, também acho que é altura de fazer uma revisão porque tenho vindo a dar-lhe algum uso. Na Decathlon as revisões são muito caras? O que consideras "calço"? Pensava que isso eram aquelas cenas onde enfias o pé no pedal.
 

PRMPGomes

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Nunca fiz revisão na Decathlon, uso uma loja perto de casa, mas na altura, afinações, travões novos e lavagem ficou por 20 e poucos.

Calço (de travão) é a peça de "borracha" que toca no aro da roda (estou a assumir que são V-Brakes).
 

Joseelias

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N00bie

Se os travões são V-Brake experimenta lixar um pouco a superfície de contacto do calço ao aro. E até mesmo passar a lixa ao de leve no aro.

É muito possivel que os calços estejam vidrados o que é fácil de ver se abrires os travões e olhares para a superfície e esta estiver brilhante estilo... vidrado...

Mas não me admiro nada que o verdadeiro problema seja má afinação dos travões. Se os teus V-Brakes forem normais (e não tiverem uma estrutura de paralelogramos) eles não devem de estar paralelos ao aro quando lhes tocam. Isto é, quando o calço toca o aro a parte traseira do calço deve de ainda estar 1mm afastado do aro. Isto serve para compensar a torção que o calço e o travão sofrem quando começam a ser apertados contra o aro.

Estou bastante confiante que o barulho, pelo que descreves, se deva a esta falta de afinação e que se chama "toe-in". Pesquisa no google que até videos deves de encontrar a explicar como se faz.
 

N00bie

New Member
Obrigada Joseelias, vou pesquisar no google e verificar a bike para ver se detecto o que dizes.
 
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