PAtakito, já tive uma RLC de 2007 e agora tenho uma RLC de 2011. Pessoalmente, acho uma excelente suspensão, mas confesso que para teres aquilo num brinco, com grande equilibrio entre conforto e performance, requer ajuste, teste, ajuste, teste... etc, etc, etc, e mais ajustes e testes. No final ficas com a suspensão de tal forma afinadinha que.... basta haver variações na temperatura ambiente e consequentemente na temperatura do ar na câmara e (possivelmente) fluidez do óleo e sentes logo diferenças.... É o problema desta suspensão, é destinada a quem tem paciência (e algum conhecimento) para andar com ajustes e sabe de que forma pode intervir no funcionamento da mesma no meio do trilho, de forma rápida. Isso requer muito tempo de habituação à mesma. De outra forma, esta suspensão ou se torna mais confortável, ou mais performante (mas os pulsos e as costas é que pagam...). Aquele ponto onde o conforto e performance se encontram sem sacrificar nenhum deles é que é dificil de encontrar. Confesso que não tenho muita paciência para aquilo, e por norma anda sempre com uma pressão mais alta na cãmara e pronto, siga a marinha.
Possivelmente conseguias meter uma RLC com um funcionamento próximo de um Terralogic, bloqueando a suspensão e jogando com o ajuste do mesmo, mas nesse caso a leitura da RLC não é tão boa como a Terralogic. Na RLC, bloqueias a suspensão e tens um ajuste que na prática é uma válvula de alivio. Quando a pressão na camara sobe acima de um setting (derivado de uma irregularidade no terreno), essa válvula abre para libertar pressão e logo a seguir fecha. Na Terralogic tem a ver com a inércia de uma válvula. A diferença tem a ver com o funcionamento enquanto estas válvulas estão abertas. Na RLC, a abertura não é franca, permite passagem, mas limitada ao suficiente para que a pressão na câmara desça para o valor do setting. Na Terralogic, a abertura existe de forma franca. Verdade que também se pode baralhar um pouco (coisa que na RLC não acontece pela simplicidade de accionamento, na Terralogic, as próprias pancadas podem baralhar em situações esporádicas) mas o amortecimento, é mais efectivo na Terralogic nessas condições que numa RLC bloqueada.
A RLC, bem ajustada, não precisava (em teoria) de ser bloqueada (daí que a Fox nunca tenha inventado um bloqueio para o guiador nesta suspensão, penso eu), pois o ajuste de compressão de baixa velocidade existe para isso mesmo, eliminar o bombeio da pedalada e o afundar nas travagens (em teoria, e do ponto de vista do utilizador, seria um sistema perfeito, pois eliminava aquilo que se pretende eliminar com um bloqueio, mas sem na realidade ela bloquear, ou seja, o amortecimento, quando necessário está lá, sem atrasos de resposta de válvulas nem nada do género). Mas mexer nesse ajuste, implica alterar o comportamento de outros ajustes. E é aí que entra a paciência... E por isso digo, que uma RLC bem afinada, deve ser impecável. Deve ser, porque já tive 2 e nunca tive a pachorra para ter aquilo au point (e acho que não será fácil). Mesmo a Fox é muito limitada nos conselhos que dá para ajustar a suspensão. Dizem que é meter ar naquilo e tal, meter os ajustes a meio e voilá.... Mas isso é para ser usada minimamente, como uma RL talvez....