Revisão Magura durin race 2012

Após ter visto os vídeos disponibilizados pela Magura, decidi fazer eu mesmo a revisão à minha suspensão.

Relativamente à revisão mais simples, que passa pela colocação de massa nos casquilhos, não resta qualquer dúvida relativamente ao processo, sendo que a massa a colocar será a original Magura ou uma da stendec que julgo já ter sido utilizada por users do fórum.

Magura:


Stendec:



As dúvidas surgem em relação ao óleo que se deve utilizar na revisão completa.
Um dos vídeos que vi, não refere qual o óleo que é colocado na câmara de ar nem no rebound. Um outro vídeo, também da Magura mostra que o óleo colocado na câmara de ar é o blood type 5, não mostrando o que se usa no rebound...

É também disponibilizada a seguinte tabela pela magura:

http://www.magura.com/uploads/media/downloads/_lmengen_Gabeln_09_english_02.pdf

Esta tabela diz respeito aos modelos de 2009, mas relativamente à questão do óleo a utilizar nas pernas direita e esquerda penso que não tenha existido qualquer alteração...


Resumindo, e corrijam-me se estiver enganado, precisarei de colocar 5ml de blood type 5 na perna esquerda (câmara de ar) e 11cm de blood type 2 na perna direita (rebound).

Por fim, gostaria substituir os óleos Magura por outros de características semelhantes.

Os Magura:





Stendec:



O stendec existe em 2,5WT; 5WT; 7,5WT; 10WT e 15WT.

Algum destes corresponde aos blood type 2 e 5 da Magura?
 

G1zm0

New Member
Estou com a mesma questão e continuo sem encontrar respostas.
Os documentos que encontrei foram os mesmos, mas vídeos não os vi.
Podes partilhar também, pf?

Ando em estudos para daqui a um par de meses ponderar se farei eu a revisão, ou mando fazer.

Obrigado.
 

silva_str

New Member
Boas,

Também estou a pensar em ser eu a fazer a revisão à minha, e segundo li no fórum da magura, o óleo utilizado para a camara do rebound é o Blood Type 2, 60ml para forquetas de 100mm.
 
Neste momento estou convencido que será como escrevi, e também como dizes...

Pelos vistos anda por aqui muita gente a querer fazer o mesmo :)

Seria interessante fazer-se uma encomenda conjunta, podem-se dividir portes e até mesmo o óleo, as embalagens de óleo são de 1/2L o que dá para mais de 8 revisões!
 

malagueta

Member
parabéns....muito bom tópico! na questão da partilha conta comigo...:)...bem tu és de leria eu de Lisboa se calhar não compensa os portes...:)...mas fazemos por zonas!

Daquilo que li, o type 2 é 5wt e type 5 entre 30 a 40wt, mas nunca experimentei nenhum, aguardemos pela voz da experiência!

um grande abraço
 
Malagueta, parte do tópico é teu ;)
Falta mesmo é ter a certeza da equivalência dos óleos, pois os originais, onde os vi, não estão disponíveis para entrega.

super.byke, penso que não haverá necessidade de mudar os retentores em todas as revisões desde que se encontrem em bom estado. Não acredito que tal seja necessário ao fim de 1 ano. Claro que o tipo de utilização a que foram sujeitos será importante mas para já não considero a possibilidade de mudar os meus.
 
Encontrei este post que me parece bastante fidedigno:

imagem1abd.png
 

veeduuu

Member
Boas pessoal,

Se a revisão que estão a pensar fazer é a "anual" aconselho a troca dos vedantes/retentores.
Se a revisão é a frequente de manutenção normal para lubrificar as pernas com a massa consistente/meister grease não é necessário.

Na perna do rebound: O oleo que a magura durin 2012 gasta é o 5w podem usar qualquer marca, a viscosidade do oleo é igual independente da marca. Eu uso motorex forkoil 5w. Gasta 60ml ou podem medir como demonstra no video 110mm desde o oleo até ao topo da coroa.

Na perna do ar: o oleo que gasta é apenas de lubrificação, para eliminar o atrito do trabalhar do "pistão". Podem usar por exemplo oleo de motor 40W. Não há uma medida certa, é a olho, mete-se até o topo do "pistão" estar tapado com oleo.
 

veeduuu

Member
Atenção que o post do LUX é referente às durin anteriores a 2012.

As durin anteriores a 2012 gastavam oleo nas pernas
As durin 2012/TS8 gastam massa consistente/meister grease.

De resto é tudo igual.
 
veeduuu, obrigado pela resposta!

Relativamente à câmara de ar, a Magura refere que se devem colocar 5ml de óleo.

Existe muita diferença entre um óleo 40w e um 60wt? O post que roubei num fórum internacional refere o 60wt...


edit: O meu post é relativo às durin 2012 e não às anteriores, o vídeo em que é inserido óleo nas pernas não foi colocado por mim.
 
Last edited:

veeduuu

Member
A diferença dos oleos está na viscosidade. O de 40 é mais fino que o 60. Sendo que o oleo na perna da camara de ar é apenas para lubrificação/evitar atrito no trabalhar do "pistão" não é muito importante.

Na perna do rebound o oleo a utilizar já se torna importante porque o oleo tem que passar/fluir internamente por micro furos e quanto mais grosso for o oleo mais dificuldade vai ter em passar logo o rebound/recuperar ao curso incial vai ser mais lento.
Este ajuste como é obvio faz-se também no regulador externo da susp. que basicamente fecha/abre estes furos fazendo que o oleo passe mais rapido ou mais lento.
Convem usar o aconselhado pela marca porque pode acontecer e é apenas este o senão é meteres por exemplo o 7,5w e mesmo com o regulador externo da susp. no mais rápido a suspensão ficar lenta a recuperar.
 
Sendo assim, 5wt para a perna direita.
40wt ou 60wt para a esquerda é indiferente, certo?

Relativamente à massa, utilizas a original ou alguma marca alternativa?
 

veeduuu

Member
Lux Interior:
O teu post é referente ás durin anteriores a 2012 porque refere para colocar oleo nas "pernas inferiores" e apenas as anteriores a 2012 gastam oleo.
Foi esta a grande mudança em relação á de 2012 para as outras. Porque devido à lubrificação anteriormente ser feita com oleo havia muita gente a queixar-se do babar da suspensão. Sendo feita com massa consistente a suspensão tem sempre menos "baba" :)
 
Sim, eu sei dessa alteração, por essa razão a 1ª imagem do tópico é precisamente a embalagem da meister grease da Magura.

Chamei também a atenção para o facto de um link que coloquei ser de um documento relativo às suspensões de 2009 (essas, sim levam óleo nas pernas inferiores).

De qualquer forma se essa foi a tua interpretação é bom que fique clara essa diferença entre os modelos de diferentes anos para que ninguém se confunda.

Aproveito para te colocar novamente a questão:

Relativamente à massa, utilizas a original ou alguma marca alternativa?
 
Last edited:

veeduuu

Member
Sendo assim, 5wt para a perna direita.
40wt ou 60wt para a esquerda é indiferente, certo?

Relativamente à massa, utilizas a original ou alguma marca alternativa?

Sim, é isso!!! :)
Uso a stendetc easy glide, porque a meister grease estava esgotada e na maguraparts. O topico da massa a usar e onde comprar foi eu que o abri.
Se soubesse o que sei hoje tinha comprado outra e cá (portugal). tipo a zefal que tem uma massa do genero para o mesmo efeito.
 
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