Restauro bicicleta de estrada antiga "Ma Cycle"

MGanhao

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Boas pessoal, preciso de uma dicas como restaurar uma bicicleta antiga de estrada, a bicicleta era do meu pai e agora está arrumada no sótão, os desviadores ainda metem mudanças mas o da frente está muito "perro", as rodas estão bastante empenadas, agora gostava de saber a medida da largura do espigão e o que deva alterar para ela ficar boa para treinar, visto que não quero gastar uma fortuna em pinturas por agora, ou então fazia a pintura em casa com spray, e se der indiquem que tipo de spray devo usar e para polir os desviadores, manipulos, guiador, avanço e pedaleira, já agora como desmonto este tipo de pedaleira! Obrigado desde já
biggrin.png


 

MGanhao

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Esqueci-me de perguntar se acham que este projecto bem restaurado vai dar para eu fazer bons treinos em estrada e se as mudanças são pesadas ao subir, alguém me sabe dizer?
 
Boas, acho que mais vale comprares uma bicicleta nova vais ter que mudar tudo para componentes mais recentes e sem desgaste, arranjas uma bicicleta de estrada por volta dos 600-700 euros, é a minha opiniao...
 

MGanhao

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Não vou mudar porque dá para limpar tudo e fica pronto a andar menos as rodas, e não gasto tanto, porque se fosse para gastar esse dinheiro todo numa bicicleta metia a minha bicha do mato bem equipadinha!
 

vitor_h

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Tenho uma identica. Fiz o restauro há pouco tempo. Só o que gastei foi paciência, lixa e tinta...Se estiver em bom estado, tens máquina boa para treino. As mudanças são mais pesadas sim. Old School mas vale a pena :)

De resto aconselho:
-Spray tipo wd40 para todos os parafusos;

- Na pedaleira, desapertas um pouco as porcas e bates ligeiramente para soltares a cavilha, caso contrário esmagas o parafuso (como eu que depois comprei cavilhas novas..);

-Decapante para o quadro (poupa horas de vida...), seguido de lixagem...

- A tinta, usei spray acrilico (comprei no AKI) primeiro com primário e depois com tinta normal. Usa várias camadas;

Para o resto das peças em alumínio (travões, manetes, rodas) usei esfregão de cozinha (aquele parte esponja/esfregão) e apliquei massa polir. Ficou com muito bom aspecto. Aplica também na pedaleira que poderás tirar quase todos os pontos de ferrugem.

Abraço e boa sorte ;)

tenho aqui imagens da minha:

antes:

By vhugojorge at 2012-07-22

depois:

By vhugojorge at 2012-07-22
 

MGanhao

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vitor_h só te tenho a dizer que estou de boca aberta :eek: ficou EXCELENTE! Obrigado pelas dicas e também pela foto da tua, assim já me deu mais ideias, e já me tiras-te bastantes duvidas que tinha sobre o projecto! Vou pensar nuns autocolantes como tu tens na forqueta, vou ver se personalizo algo :)

Já agora, a tua corrente e a cassete são de origem?
A forqueta é fácil de desmontar e depois para montar é fácil ou difícil?
A medida do espigão é qual (largura) ?
E por ultimo, o quadro da tua é que tamanho, achas adequado para quem tem 1.85m?

Obrigado pela tua ajuda precisa!
Cumprimentos,
Miguel Ganhão
 

murdock98

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boas vitor_h e MGanhao
vitor_h tenho uma igualzinha a essa orbita que tambem era do meu pai mas a minha e vermelha toda de origem so os pneus e que nao e apesar de ser de corrida nao acho as mudanças assim tao pesadas e consegue se atingir velocidades brutais
gosto bastante da bike e muito bonita e como tem os aros cromados fica linda
 

vitor_h

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Obrigado,

A bicicleta está toda original, apenas coloquei um selim extra que tinha aqui para casa.
A forqueta é fácil. Desapertas o parafuso do avanço e dás uma ligeira pancadita para ele soltar (wd40...), após tirar o avanço, desapertas a porca que prende a forqueta e pronto.
A medida do quadro e espigão não sei nem medi... afinal de contas só tinha mesmo esta para restauro. Estes quadros de ferro antigos talvez nem devam variar muito de tamanhos...
Eu tenho pouco mais de 1,80m e para mim chega bem, se não te adaptares bem com esse espigão,...pois, terás de medir o diâmetro e arranjar outro.


Abraço,

Vítor H.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro MGanhao

Acho que com pouco dinheiro e muita mão de obra consegues ficar com uma bike porreira.

Na minha opinião gastavas o dinheiro da bricolage (decapagem + pintura), uns trocos numas bichas e cabos novos, uns pedais SPD (baratinhos) e dois pneus.

Aproveitavas um qualquer selim que por aí tenhas e metias uns calços de travão novos.

Desmontavas a transmissão e travagem por completo, aplicavas uns litros de WD40 para que tudo ficasse bem limpo.

Acho que com uma verba bem razoável consegues uma boa bike.

Tens a noção que com esse pedaleiro (pratos gigantescos) tens que ter muitas pernas?

Um abraço

ny12xx
 

MGanhao

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Boas amigo ny12xx​
Sim vou fazer como tu estás a dizer, o pior é que as rodas estão bastante empenadas e se calhar vou ter de meter umas novas, depois mando fazer uns autocolantes para ela ao amigo IdFrancis para o quadro e para a forqueta, senão fica muito "morta".

Em relação ao selim tenho um cá em casa decapado, mas como sou daqueles que as vezes um espigão de 400mm não chega, se a medida deste quadro for 27.2mm meto mesmo o da minha bicicleta de BTT.

Vou fazer isso com WD40 para ficar tudo limpo, o que aconselhas para a corrente e para a cassete? WD40? Petróleo?

Pois o meu medo é esse eheh, se nas subidas é preciso "sofrer" muito :b

Abraço,
Miguel Ganhão
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Corrente, cassete, pedaleiro e desviadores podes "limpar" com WD40 ou petróleo para tirares os detritos "jurássicos" que lá tens.

Quanto às rodas: não as sabes desempenar? Com a chave própria e 15 minutos de paciência, ficam como novas (caso não estejam estragadas).

Tinha-me esquecido: tens que "ver" os cubos das rodas. Umas esferas novas e um bocadinho de massa devem durar uma eternidade.

Deverias tentar fazer os possíveis para não gastares dinheiro com essa bike (para além do óbvio).

Antes de te dedicares à bricolage, vê em que estado estão os desviadores e cassete. Desmonta-os e limpa-os a fundo.

Caso não sejam recuperáveis, acho que ficas com uma despesa grande.

...se nas subidas é preciso "sofrer" muito...

Mas ainda tens dúvidas??? Vê bem o tamanho dos pratos e da cassete. Isso é uma transmissão "à Homem".

Esse pedaleiro deve ser 50/44...

Um abraço e boa bricolage

ny12xx
 
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MGanhao

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Pensava que o WD40 tira-se isso tudo como o petróleo faz!

As rodas não sei desempenar, mas se for a alguma loja eles fazem-me lá isso e até não deve ser muito caro, sim vou abrir os cubos para limpar tudo e meter massa!

Os desviadores pelo menos o de trás mete mudanças, o da frente estava muito pesado mas deve ser do cabo.

Uii tou mesmo a ver, o que vale é que a bicicleta é para ganhar ritmo para o BTT :)

Obrigado pelas dicas, abraço,

Miguel Ganhão
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

As rodas não sei desempenar

Isso não é engenharia aeronáutica; com uma chave de raios fazes o serviço.

As minhas rodas eram (nas actuais ainda não foi necessário) montadas e desempenadas por mim.

Dica: (com a bike de pernas para o ar e os calços de travão a fazer de guia) a chave utiliza-se em 1/4 ou 1/8 de volta (90º ou 45º), que em 95% dos casos resolve qualquer empeno.

Tens aqui um tutorial de como se monta uma roda:
Como Enraiar Rodas

Se me pagares uma bifana no Afonso, até te dou uma ajudinha...

Um abraço

ny12xx
 

MGanhao

New Member
Pois o meu jeito para essas coisas é que não é muito grande ahah
Mas vou tentar :)

Quando cá vieres apita para irmos pedalar e comer uma bifana no Afonso, aproveita que eles são da minha família :D

Cumprimentos,
Miguel Ganhão
 

xogul

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desculpa 'assaltar' o tópico.
@ vitor_h, conseguiste tirar toda a ferrugem das rodas com o esfregão e massa de polir?
tenho aqui umas rodas que têm os raios com ferrugem e não sei como lidar com isto, agradecia que informassem do melhor e mais simples método para o fazer.
 

vitor_h

New Member
A ferrugem das rodas tirei o que pude com esfregão e massa de polir. Em alguns pontos não consegui melhor pois ja estavam mais ferrugentos.. Os raios, tirei o que consegui com esfregão de arame de cozinha + escova de aço. Tirei o que pude mas nunca chegam a novas, ficam sempre com alguma ferrugem até que compre umas rodas novas..
 

ignite

Member
vitor_h: a paciência não se gasta, aprimora-se! :p ahah
que belo trabalho, parece uma bicla nova! os meus parabéns!
 
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