Resistencia para subidas

ruben/ktm

New Member
Bem vou dar a minha analise a mim mesmo, e ja agora se me poderem ajudar a ser mais explusivo,
O que me acontece é o seguinte se forem subidas longas faco a cagar porque meto uma pedalada certa e ai vou eu mas sempre sentado porque nao sou capaz de pedalar de pe nao tenho forca , e nisto que eu quero a vossa ajuda a ser mais explusivo .
Que tipo de treino fazer ?
 

rucaf3

New Member
Se queres ser mais explusivo tenta fazer uma vez por semana séries em cadência elevada 30 segundos a sprintar ao máximo e descansas outros 30 ... Fazes isto 5 vezes e ao fim de um mês já vês um resultadão.

P.S Isto aplica-se se tiveres treinos regulares e se já tiveres uma boa preparação fisica ... Caso não tenhas recomendo começares por fazeres 3 vezes.

P.S.S. Este tipo de treino pode levar facilmente ao vómito dai não ser aconselhável comer antes...

O não teres explusão tbm pode ser de não usares as mudanças como deve de ser...

Cpts.
 

jopedru

New Member
Comecei a ler o tópico, mais par ao fim quase me obrigam a puxar da calculadora cientifica, tudo para quê? Subir facil! Sim, sim! Este termo poderá sim ser aplicado á técnica com a bicicleta, dificilmente ao estado, ou capacidade fisica.

Há que aguentar, quem melhor aguenta a dor, melhor sobe, mas para estes não é mais facil subir. Apenas a capacidade de aguentar o acido lactico nos musculos lhes permite cumprir em menos tempo os obstaculos, Mas agora porque o fazem mais rápido, não digo que seja mais facil para eles.

Mas os sprinters que se pronunciem.

Já opinei, mas está aqui um bom tópico.

Cumps
 

Knock

New Member
Olá jopedru.

Com treino adequado é mais fácil subir. O organismo tem maior capacidade em acumular lactato o que, consequentemente acarreta menos dores, logo, menor sofrimento. Não é igual para toda a gente e uns suportam melhor que outros, depende de diversos factores, entre eles, o treino (ou capacidade física se assim lhe quiseres chamar).

Cumprimentos
 

RUI SOUSA

New Member
boas , hoje num passeio da zona aconteceu me uma cena engracada . num passeio de 40 km fui la ter de bike e fiz 6km , fiz o percurso bem ate aos 23 km , a partir dai comecou a atacar uma forte dor de burro , que me levou a abrandar quase parar o ritmo , depois com calma la consegui recuperar das dores e so consegui voltar a puxar ja nos 30 km para cima , e era como se tivesse a comecar o passeio cheio de forca :shock: , nunca me tinha acontecido isto , sera de algum ritmo exagerado em alguma subida nao sei , o que sei è que depois passou com uns cubos de marmelada e power rade . nas subidas costumo puxar mais , sera dessa alteracao de ritmo repentina ? boas pedaladas :wink:
 

rucaf3

New Member
paulike said:
´Quais são as mudanças para os arranques???

Normalmente 2 abaixo da que vens em esforço.
O fugir não tem muita ciência... se vieres na cola de alguém mantens-te até veres que podes arrancar e que aguentas até ao destino sem morreres :mrgreen: caso venhas a puxar na frente, a ciência está em te manteres um pouco antes de ires no teu máximo para quando houver um arranque possas colar na roda sem que ele fuja e assim possas descansar na roda, a trajectória que se escolhe a subir tbm conta muito nunca repararam que eles (em estrada) andam de um lado para o outro ??
Pois é escolhem sempre a que é mais a direito ou seja a de fora e assim adiantam-se... No nosso caso só se soubermos que existe transito ... Caso haja não dá para o fazer...
Onde eu realmente consigo fugir e´a subir e em saída de curva ai eu se me adianto já não me apanham a roda só quem esteja mais atento.. a experiência conta muito.. Se apanho mais novos e bravos do que eu :mrgreen: faça os klm que eu fizer eles podem andar mais sprintar mais ... mas com a minha experiência (o que não é muita) garanto que chegam com o dobro do meu empeno e normalmente nunca chegam na frente no fim do destino...

P.S. Conheço um gaijo que já foi andar comigo umas 4 ou 5 vezes sempre com a intenção de me empenar... ERRADOOO... sempre ele o empenado por quê??
EXPERIÊNCIA ... VENCE SEMPRE OS BRAVOS... :mrgreen: :mrgreen:
 

lycasblack

New Member
Boas Pessoal
Hoje dei uma volta bem puxada aqui na zona com uns amigos, e ja começo a aguentar melhor as subidas depois de umas semanas a treinar. A tecnica que estou a utilizar é nao olhar para a subida pedalar redondo sem perder cadencia e manter-me concentrado com a respiração. Tenho agora aguentado muito mais as subidas depois de durante a semana fazer uns km em estrada, ainda nao estou como quero tenho que treinar mais. :wtf:
Boas pedaladas e boa semana
 
V

volume

Guest
Ora bem... Antes de mais queria cumprimentar todos os que por aqui deixam a sua opinião e de seguida deixar aqui um relato do que me acontece, para que possa haver alguém que me possa ajudar. Eu sou daqueles que dá a sua voltinha ao domingo (+- 30 Km), mas nas últimas três semanas tenho conseguido andar também à quarta e à sexta (+- 30 Km) junto com o domingo, só que tenho sentido um cansaço tremendo a fazer as subidas ao ponto de quase perder a força nas pernas e fazer as subidas na avózinha. Depois a direito até consigo rolar bem. Será cansaço? Há algum suplemento que possa tomar? Ouvi falar de glutamina. Querem dizer alguma coisa que me possa ajudar?
Cpts.
 

rucaf3

New Member
Caaaaaaaaaaaaalma.... Não precisas de começar já com suplementos...
É natural que notes diferença quando acrescentas mais dois dias de treino quando estavas só habituado a um por semana.
O problema pode ser de tu ires quase no limite e não gerires a coisa...
Tenta quando subires se vês que vais quase no grito abrandas só um poquinho para aguentares o tranco, e vais ver que com o tempo e o treino as coisas melhoram e as subidas que eram difíceis são agora mais fáceis...

Cpts.
 

Mr.sa

Active Member
Eu tenho uma opinião sobre isto, não de profissional mas minha. Eu tenho 20 anos com 1,90m, o problema está no peso que é de 106kg, já foi de mais, a meios de julho eram 120kg,já perdi uns 14kgs nada mau, isto só com dieta e sem produtos extras para emagrecer(é complicado habituar o estômago a isso), mas também ainda é para chegar aos 85kgs por isso o percurso ainda é longo. Eu sempre fui gordo, mas sempre fui um maníaco por desporto, desde os meus 10anos que as minhas pernas se habituaram a andar com uns quilos valentes em cima, e sempre fiz muito desporto, já por isso a minha barriga em vez de redonda é em forma de "pneus" :lol: :lol:, sinal da minha mania de fazer desporto é ser um praticante de basketball, voleibol e agora BTT-ciclismo, e quando não me apetece uma das 3, é corridas, hoje em dia se não fizer desporto num dos dias fico logo a sentir-me "mal".

Eu em termos de pernas estou bem constituído(tanto peso em cima também não podia ser de outra forma) e a resistência dita nunca foi um problema muito grande quando peguei pela 1ªvez na bike, sofrer sofro, mas apesar disso não paro a subida só porque as pernas querem que pare, as últimas vezes que me levaram a parar não foi as pernas não aguentarem, foi a roda de trás derrapar e eu tive de parar pois não subia xD. Quando chegar aos 85kgs espero ter uma resistência ainda mais elevada e que com certeza não me vai dar os problemas de derrapar tão facilmente.

Com isto tudo o que quero dizer é que para vocês ganharem resistência não precisam de o fazer em cima de uma bicicleta.

Na corrida: Uma forma muito fácil de ganhar resistência(cansativa), é imaginemos numa corrida de 30minutos, os últimos 5 minutos aumentarmos o ritmo(apesar de já todos lixados) e sempre que o fizermos as pernas vão tentar ganhar mais aptidão para essa velocidade.

Na bicicleta: Não me parece que vão conseguir aumentar a resistência fazendo subidas em trilhos, pelo menos eu acho que seria complicado. Logo o que aconselho é pegarem na bike e mete-la estrada fora e escolher um percurso que tenha descidas e subidas longas e com uma inclinação razoável, e meus amigos é pegar nas subidas e fazer uma 1ªsubida e ver a velocidade a que a consegue fazer. Da próxima vez é fazer esse mesmo percurso e estabelecer uma velocidade mínima superior à que fizeste da 1ª vez(e não desistir só porque as pernas não querem ir), e assim sucessivamente(infelizmente não se consegue infinito xD).

Eu não sei se já deram estas ideias, nem sei se são correctas, já agora a quem sabe que comente, agradecia. Eu tenho feito isso e sinceramente comigo tem resultado
 

Mr.sa

Active Member
Mr.sa said:
Eu tenho uma opinião sobre isto, não de profissional mas minha. Eu tenho 20 anos com 1,90m, o problema está no peso que é de 106kg, já foi de mais, a meios de julho eram 120kg,já perdi uns 14kgs nada mau, isto só com dieta e sem produtos extras para emagrecer(é complicado habituar o estômago a isso), mas também ainda é para chegar aos 85kgs por isso o percurso ainda é longo. Eu sempre fui gordo, mas sempre fui um maníaco por desporto(depois a comida é que...), desde os meus 10anos que as minhas pernas se habituaram a andar com uns quilos valentes em cima, e sempre fiz muito desporto, já por isso a minha barriga em vez de redonda é em forma de "pneus" :lol: :lol:, sinal da minha mania de fazer desporto é ser um praticante de basketball, voleibol e agora BTT-ciclismo, e quando não me apetece uma das 3, é corridas, hoje em dia se não fizer desporto num dos dias fico logo a sentir-me "mal".

Eu em termos de pernas estou bem constituído(tanto peso em cima também não podia ser de outra forma) e a resistência dita nunca foi um problema muito grande quando peguei pela 1ªvez na bike, sofrer sofro, mas apesar disso não paro a subida só porque as pernas querem que pare(falta saber numa grande subida de trilhos, daquelas compridas), as últimas vezes que me levaram a parar não foi as pernas não aguentarem, foi a roda de trás derrapar e eu tive de parar pois não subia xD. Quando chegar aos 85kgs espero ter uma resistência ainda mais elevada e que com certeza não me vai dar os problemas de derrapar tão facilmente.

Com isto tudo o que quero dizer é que para vocês ganharem resistência não precisam de o fazer em cima de uma bicicleta.

Na corrida: Uma forma muito fácil de ganhar resistência(cansativa), é imaginemos numa corrida de 30minutos, os últimos 5 minutos aumentarmos o ritmo(apesar de já todos lixados) e sempre que o fizermos as pernas vão tentar ganhar mais aptidão para essa velocidade.

Na bicicleta: Não me parece que vão conseguir aumentar a resistência fazendo subidas em trilhos, pelo menos eu acho que seria complicado. Logo o que aconselho é pegarem na bike e mete-la estrada fora e escolher um percurso que tenha descidas e subidas longas e com uma inclinação razoável, e meus amigos é pegar nas subidas e fazer uma 1ªsubida e ver a velocidade a que a consegue fazer. Da próxima vez é fazer esse mesmo percurso e estabelecer uma velocidade mínima superior à que fizeste da 1ª vez(e não desistir só porque as pernas não querem ir), e assim sucessivamente(infelizmente não se consegue infinito xD).

Eu não sei se já deram estas ideias, nem sei se são correctas, já agora a quem sabe que comente, agradecia. Eu tenho feito isso e sinceramente comigo tem resultado

ups parece que em vez de modificar fiz citar. Sorry people
 

Rui Meireles

New Member
Só para esclarecer isto, vi que havia muita confusão lá atrás...

Narciso Magalhães said:
Honestamente ainda não percebi a vantagem de calcular a percentagem das subidas, quando é muito mais fácil termos a percepção da inclinação de uma subida através dos graus de inclinação da mesma...

A grande vantagem é a simplicidade nas contas. É difícil calcular o ângulo.
slope.png


No entanto é muito mais fácil dizer:
"Por cada 100 metros que se anda, sobe-se 20 metros em altitude.
Inclinação = 20%".

... além de que isto nos dá uma ideia muito mais esclarecedora que um ângulo.


Contudo, isto trata-se de uma aproximação. O método correcto é usar a fórmula que está no link.
Mas para inclinações pequenas como as das estradas, o valor aproximado é muito próximo do real, por isso não há problema nenhum.

Inclinaes.png

(Altitude = dy, quando h = 100 metros)

O link que falaram ( http://www.bergo.eng.br/bikefaq/index.php?q=4 ) explica bem como se calcula, mas admito que está um bocado confuso...
 

match

New Member
Muito bom esse tópico.
Muitas vezes foi dito de manter a cadência na subida, tipo se for spiner, subir spiner, etc.
Mas mesmo pra um spiner, melhor não seria procurar variaçao, com parte da subida tb smash, marcha mais pesada??

Penso que Treino de Força tb é viável a melhorar na subida, porquanto aumenta a força muscular e consequente aumento da POtencia (velocidade), qualquer que seja a cadência
 

rucaf3

New Member
O segredo está em alternar o treino cadência força para que o organismo não crie habituação .. Tem de ser constantemente estimulado... Eu quando faço treino cadência normalmente não imponho ritmos de força, somente cadência... A força faço em outro dia.
Mas regra geral ... Sempre no aço ... :mrgreen:
 

Diogo Rodrigues

New Member
Eu quando fazia atletismo, para ganhar resistência, fazia séries, do tipo, andava de vagar, 2 minutos, e fazia um sprint de 200 metros, e repetia o processo. Eu sei que é das maneiras que custa mais, para além do sofrimento físico, é preciso ter fibra mental para não desistir. É dos que dá melhor resultado. Outra coisa para conseguir subir bem, é escolher bem o caminho, tentar pedalar sentado, e fazer a um ritmo certo, sem espasmos.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Na minha opinião subir bem requer imenso treinos em subida para que o nosso o corpo se habitue a um esforço de potencia continuo e encontre uma posição confortável.

É importante também descobrirmos se somos spiners ou samshers e ter consciência que essa característica pouco ou nada mudará!

É importante também saber que, tentar ir na roda de outro atleta com um andamento superior ao nosso será a assinatura para a "certidão de óbito" para um bom resultado final.

Apesar de ser um video de estrada penso que pode ajudar em muito naslguns pequenos pormenores, aqui fica:

http://www.youtube.com/v/HRFNKhNhhJQ
 
Top Bottom