patafurdio
Member
Vai ser em grande...
Last edited:
Ora boas ...
único ponto negatico ... a falta de personalidade e civismo de alguns betetistas ... que 'sem pernas' colocaram.se/meteram.se em frente dos que já esperavam há mais de 10 minutos para passar o rio ...
de resto ... foi um BOM PASSEIO ... para desanuviar as pernas e as ideias ...
Boas pedaladas
Estou aqui a escrever pois estou muito desiludido este ano. Queria ter ido à maratona, e nem completei a maratona nem fiz a meia maratona em condições decentes.
Aos 40km exactamente estávamos a fazer uma descida rápida e com algumas pedras e perdi-me devido a sinalização fraca ou inexistente. Após esta situação e no final da descida deparo-me numa situação sem sinalização adequada para continuar, esperei um pouco, ninguém vinha, e quando estava a decidir voltar para trás reparei em mais 3 colegas da maratona a chegarem. Deduzi que estava no caminho certo e então voltei a tentar encontrar mais sinalização. De facto encontrei 2 setas pintadas num muro. Seguimos-as e ao fim de 200m encontra-mos mais fitas azuis. Pensamos que estávamos no caminho certo. Mas não, passado uns km's verificamos que estávamos no caminho da 1/2 maratona. Frustrado continuei. Após alguns Km's verifico que os parceiros do engano uns desistiram outros voltaram para trás e arriscaram fazer mais uns 10 a 20km a mais do que deviam. Isto é inadmissível numa organização como esta. Tantos anos de experiência e é isto. Já o ano passado senti a que a sinalização podia ser melhor.
O que vejo de ano para ano o que melhora o que a povoação vê o evento em si, condições para os BTTistas nada se fez.
1 - Sinalização: Fraca. Apesar de que nos cruzamentos haver bastantes pessoas a prevenir de perigos e a dar orientações. No meio do monte e em percursos mais difíceis pouca sinalética colocada. Tenho de alertar que apesar deste evento não ser direccionada para profissionais , deve estar preparada para todo o tipo de andamentos dos seus participantes. E para além disso quem esta a fazer um descida , esta com mais atenção ao percurso (cheio de pedras e regos e covas fundas). Logo se no meio de uma descida aparecer mudanças de direcção estas devem ser excessivamente assinaladas. Tenho de salvaguardar que as zonas de perigo foram bem sinalizadas.
Concelho / Solução: Optar pela sinalização normalizada/adoptada pela Federação de Ciclismo
2 - Alimentação/ Almoço: Vou a muitas eventos deste tipo. Todos sem excepção dão almoço. Este ano a esta organização tentou melhor esta área da pior maneira. É muito interessante haver a "tenda gastronómica". Mas tal como eu muitos colegas não optaram pelo almoço pago a parte e caro nesta dita tenda. Não sei como funcionava, mas 15 euros para inscrição (que o ano passado dava almoço) + deslocações + alojamento. Ainda não fiz as contas, mas assim não venho aqui mais. Salvo o erro o concelho de Esposende começou a organizar este tipo de eventos pois é uma boa maneira de puxar turismo e dar a conhecer a beleza deste concelho. Assim é complicado pois não é para todo o tipo de bolsas.
Gostaria de colocar aqui um desafio a organização e mostrarem a relação de todos participantes do evento em relação aqueles usufruirão da dita Tenda.
Proposta: Incluírem no preço do evento o almoço e quem não quiser o almoço do evento vão a "Tenda".
3 - Lavagem de Bicicletas: O evento que quiser proporcionar este tipo de serviço deve o fazer com mínimo de condições. As mangueiras devem ter comprimento suficiente e se não houver pontos de ligação suficientes para mangueiras individuais, as derivações devem estar bem feitas , senão verificam-se as tristes cenas de bttistas a tentarem ligar aquilo que não conseguem por falta de ferramentas. Basta 1 puxar a mangueira que estava tudo outra vez estragado. Assim é um pouco complicado.
4 - Nota 5* para a "picagem" de inicio e fim de prova. Penso que assim não haverá mais erros como o que me aconteceu a 3 anos que a leitura dos códigos de barras não foi bem feita.
5 - Programação de animação: Não entendi. Este ano consegui convencer a minhas 2 raparigas a virem comigo (mulher e filha) dizendo que havia actividades para a mais nova e um espaço muito simpático para estarem até o viciado neste eventos voltar. Para que aliciar alguém com este tipo de actividades se depois verifica-se que é tudo a pagar. Já não basta pagarmos o evento , almoço, portagens estadias. E mais isto. Um pequeno gesto as crianças? Depreendo que a Câmara de Esposende pretende com este evento ajudar a ultrapassar a crise financeira que existe.
6 - Sinalização de outros anos Existente. Inadmissível? Pode ser de mim mas se num ano pintam setas em muros , acho que no final do evento devem no mínimo inutiliza-las de alguma maneira. Pintar uma cruz ou mesmo pintar por cima.
Para o ano vou pensar 2 vezes antes de decidir participar. Prefiro que me digam que não vão oferecer jerseys, que acredito que já toda a gente tenha as dezenas. Pois inicialmente davam "tshirts" ,tinha tantas que até comecei a usa-las para limpar a bike. Agora são jerseys.
Em vez de Jerseys porque não oferecem um almoço em condições e em instalações boas. É que mesmo assim são +-2000 participantes a 15€ mais uma serie de patrocínios de peso. É muita nota.
No inicio isto era um grupo de amigos que com a ajuda da câmara organizaram estes eventos, agora isto esta a ficar demasiado comercial / politico.
A caça ao voto e o "showoff" para a população atingiu proporções que não fazenda evoluir em nada o objectivo final: BTT
Este é um desabafo de alguém muito desiludido com o resultado final, pois vejo um pouco mais além do tapete vermelho da chegada.
Nota: Estava a esquecer-me que no fim fiz uma reclamação. A chegada direccionaram-me para uma pessoa da organização que me foi dito que era responsável pelo percurso. Reclamei o sucedido. A primeira palavra foi desconfiança pelo que eu estava a dizer. Quando mostrei prova (meu GPS). Apenas disse para mandar o meu track por email para ele , para verificar o sucedido. O mais caricato é que virou costas e andou sem me dar algum email ou algum tipo de argumentação ("desculpas"). (Pensei eu depois em enviar para o geral do evento). Depreendi que se eu me enganei (devido a algum motivo) mais alguém poderia sofrer o mesmo. Pelo contrário o "responsável" não manifestou qualquer tipo de intenção de enviar alguém fazer parte do trajecto que eu referi no meu relato para tentar corrigir alguma potencial situação anómala. Será esta atitude a mais correcta? Após a analise do track dos 80km e dos 50km e do meu track verifiquei que exactamente aos 40km me desviei do caminho. Os caminhos neste sitio estão afastados de menos de 2km (+-). Com a ajuda de setas de outros anos( penso eu) é fácil nos enganarmos.
Concordo 100% com o Mario Costa aconteceu o mesmo a mim e no final depois de mostrar que tinha 3 chek points deram a entender que eu estava armado em chico esperto ainda por cima uma miuda com a idade da minha filha pra ai CRISSIMOS ESTA MARATONA PRIMEIRA E ULTIMA VEZ pra semana vou ate Portalegre a ver se a coisa tem mais profossionalismo.So quero pedalar, porque gosto ja nao tenho idade pra competiçao.
Fiquem Bem