[Rescaldo] Travessia da Ponte Vasco da Gama

mister f

New Member
Será que fomos muitos?
do meu grupo fomos 12 e 4 em bike BTT mas com pneu fino.
gostamos muito e felizmente correu tudo bem, apenas dois furos na mesma roda com diferença de 100 metros.
os ritmos foram bem porreiros (excepto alguns momentos) e os colegas com 75,73 e 72 anos portaram-se á altura durante os 79km não nos deixando muito tempo á espera no final.
mas como tudo que é bom á sempre umas coisas menos boas:

quem seria o " artista " que ia a conduzir o smart e que pôs em risco a saude de um ciclista que graças a uma travagem sua se embrulhou num tralho de todo o tamanho a mais de 40km hora!?

tambem não gostei de não haver umas barritas no abastecimento (afinal foram 15 euros) e de a água não ser água :mrgreen:

mas como em tudo á que aprender com os erros.

já agora, ouvi falar numa morte em plena ponte! alguem comfirma isto.

tambem desejo que quem tenha caido tenha rápidas melhoras.
 

MAMM

New Member
Re: Travessia da ponte Vasco da Gama

Junto-me a este tópico.

Passeio FPCUB Tejo Ciclável
« em: Hoje às 16:32:40 »

--------------------------------------------------------------------------------

Caros
Abaixo reproduzo a apresentação deste passeio no sirte fa FPUCB:

Concentração – 8H00 / Início – 8H30

Percurso - 83 km
Partida e Chegada: Parque Tejo - Parque das Nações - Moscavide

Percurso:
Parque Tejo
Ponte de Sacavém
Bobadela
São João da Talha
Povoa Santa Iria
Alverca
Alhandra
Vila Franca de Xira
Ponte de Vila Franca de Xira
Porto Alto.
Alcochete
Parque de Estacionamento do Freeport
Reabastecimento e Reagrupamento
Parque de Estacionamento do Freeport
Alcochete – Área de Serviço
Sentido Sul-Norte pela Estrada Municipal 501 - Sentido Alcochete-Samouco
Ponte Vasco da Gama
Saída – Desvio Gare do Oriente
Chegada ao Parque Tejo - Parque das Nações -
Moscavide.

Nota: Os participantes previamente inscritos podem juntar-se nas localidades ao longo do percurso.

Quem quiser fazer apenas a Travessia da Ponte, poderá concentrar-se junto ao Freeport/Alcochete apartir das 10H30, com partida ás 11H30.
Sugerimos utilizar os transportes públicos, nomeadamente o barco que faz a ligação Cais do Sodré - Montijo, e dai deslocarem-se para o esse ponto de concentração. O limite é de 12 bicicletas por barco, e será por ordem de chegada. Os barcos disponiveis partem ás 8H30 e 10H00 respectivamente.

É um paseeio, longo, iinteressante, rolante e acessível à mairoia das pessoas o que levou muitas a particiipar. Eu sei que a organização teve boas intenções com o evento, Solidariedade para com organizações não governamentais. Eu sei que a organização não teve culpa do calor que se fez sentir que aumentoua as dificuldades.

Mas também sei que no programa das festas nada indica que quem fica para trás, fica desamparado e pode morrer na praia.

Eu explico, o carro vassoura, passou à frente de vários participantes e a organização deixou de saber que havia pessoas para trás. Porque é que morri na praia com mais 4. Porque quando cheguei à entrada da ponte a mesma tinha fechado cinco minutos antes!!!! Um dos elementos da organização começou por perguntar -me se havia mais gente para trás, com? Eu é que sei? Deu-nos como solução irmos para o Montijo apanahr o Barco? Como? Depois de 70km a pedalar com uma soleira incrível volto para trás para apanhar o Barco?

O mais caricato é que até vinha integrado no grupo que saiu de Alcochete mas tive que parar para comprar água, porque não tive tempo para abastecer antes. Enquanto estava a despejar a água para o Camelback um veículo da organização perguntouime está tudo bem? Disse-lhe que sim e que ia arrancar de imediado. Não vi mais ninguém da organização até à bomba da GALP que me dava acesso à PonterVasco da Gama . Resultado entre perguntar e achar o caminho encontrei mais dois na mesma situação e lá ficaram 5 almas penadas penduradas.

Foi mau muito mau, tanto sacrificio para nada.

Foi só um desabafo.
 

Cigas

New Member
Re: Travessia da ponte Vasco da Gama

mister f said:
já agora, ouvi falar numa morte em plena ponte! alguem comfirma isto.

Morte de ciclista ensombrou Bike Tour

Ver 7500 bicicletas juntas é uma imagem impressionante. Ontem de manhã, os ciclistas ditaram leis na Ponte Vasco da Gama. Mas a 4ª edição do Lisboa Bike Tour teve uma má notícia: um participante morreu de ataque cardíaco.

O evento poderia ter sido um êxito total não fosse a morte de um participante ter manchado esta edição. Um homem de 63 anos faleceu na sequência de "um ataque cardíaco fulminante", segundo palavras de Rui Almeida, da organização. O JN soube que a tragédia deu-se poucos quilómetros após a partida. Uma socorrista e formadora da Cruz Vermelha que esteve no local como participante declarou à TSF que o INEM demorou "cerca de 20 minutos" a chegar ao local. A versão é, contudo, desmentida pelo organizador.

Sete mil em 150 autocarros

O dia começou pouco depois das 7.00 da manhã, altura em que o cenário em redor da Gare do Oriente já era impressionante. Mais de sete mil pessoas distribuíam-se por várias filas para serem escoadas para dentro de um dos 150 autocarros da Carris que as levariam até à Ponte Vasco da Gama, já quase na outra margem, onde estavam as bicicletas.

Ora, enfiar 7500 pessoas em 150 autocarros e levá-las para uma ponte com o trânsito cortado num dos sentidos tem muito que se lhe diga - mas não deixou de ser espantoso verificar como tudo se passou com uma rapidez bastante aceitável, fruto da eficiente colaboração das autoridades policiais. Quem parecia não estar a gostar do cenário eram as centenas de automobilistas que tiveram de parar os seus automóveis para ceder passagem.

Com os 60 euros de inscrição, cada participante teve direito a levar para casa uma bicicleta - preta ou cinzenta metalizada, suspensão dianteira, mudanças e, em suma, bastante aceitável - um capacete, uma t-shirt, uma mochila (com reservatório de água), barras de cereais e até uma embalagem de "toalhetes de rosto" para limpar a transpiração. Foi um bom negócio.

Terá sido pouco antes das 11 horas que foi dado o sinal de partida. "Encontramo-nos mais tarde para bebermos umas minis", vociferou ao microfone o speaker de serviço tentando motivar a plebe que tostava debaixo de um sol imenso. O mega-pelotão arrancou lento, claro, não fosse ele um caudal extenso. Não sem demoras detectaram-se logo alguns "chicos-espertos" cheios de pressa, como se se tratasse de uma corrida. No plano oposto, houve quem pedalasse uns 500 metros e começasse logo a "descansar" ou a empurrar a bicicleta à mão.

Pairava um ambiente de convício: os participantes, mesmo não se conhecendo, falavam uns com os outros. Do outro lado, os automobilistas que seguiam a passo de caracol permaneciam amuados com a "seca" que se lhes era imposta.

Alguns dos pontos altos do trajecto, ainda na ponte, foram os momentos de mangueirada dos bombeiros, camião encostado à berma e água fresca para cima do pelotão. Já no interior de Lisboa, na Avenida D. João II, alguns populares permaneciam na berma a mandar bitaites do estilo "ali ao fundo é à direita" ou piropos às moças que pedalavam com epiderme exposta.

Catorze quilómetros depois, o final do trajecto aconteceu ao lado do Pavilhão Atlântico .Face ao assinalável calor, grande parte dos ciclistas optaram por descansar sob a pala do Pavilhão de Portugal. E pareciam todos satisfeitos. Rui Lopes e Sónia Macieira, de Alverca, estiveram a uma Bike Tour pelo terceiro ano consecutivo. Chegaram transpirados e ofegantes. Elogiaram a organização mas consideraram "insuficiente" a quantidade de água disponibilizada. Já Carlos Almeida, estreou-se no Bike Tour e preferiu sublinhar o facto do evento "incentivar o pessoal para a prática do cicloturismo".
 

SoloRider

New Member
Re: Travessia da ponte Vasco da Gama

...pois é, Mister F, sabes quem era esse "artista" do Smart?? Precisamente o presidente da FPCUB.

E já agora que estou aqui aproveito para deixar só duas questões no ar para a malta reflectir.
-Porque é que, estando a partida marcada para as 8:30, só arrancámos para lá das 9:00? (Sabendo a FPCUB da
temperatura alta que se iria registar no Domingo).
-Não sería mais engraçado partirmos mais cedo, para nos juntar-mos, ainda na ponte, com o pessoal do bike tour?
-Porque é que, sabendo a FPCUB que o número de incritos rondava os 700, não providenciou, pelo menos 1400
garrafas de àgua, pois à chegada a alcochete parece que estavamos mesmo no deserto...

E depois esse aspecto de a organização deixar participantes para trás... é de lamentar.
Eu sei que havia malta com muita pressa. Malta que, aposto, passou por cima da ponte e nem olhou para o rio,
nem tiraram as respectivas fotos da praxe, mas enfim, havia malta assim......e havia o pessoal do cicloturismo, que
esse sim parou e tirou fotos para mais tarde recordar.
Como em todos os eventos há coisas boas e más. Aprendam com os erros. E para o ano lá estarei outra vez.
 

MAMM

New Member
Re: Travessia da ponte Vasco da Gama

Então tomem lá mais esta. Quando fui parado na Ponte porque já não podia passar (porque fiquei a comprar água, estava a zero) um dos carros da organização estava carregado de garrafões de 5 litros de água. E sabem porque saímos com um atraso de meia hora, para inscrever mais uns tantos.
A organizaçãop esteve muito mal.
A mim não me apanham noutra e para o ano se houver, parto de Alcochete. É que fazer a recta de Porto Alto a Alcochete com carros a passar a 140 km sem nenhume protecção e ainda por cima pagar não é para mim.

Á 1ª todos caem à 2ª só se forem parvos.
 

chupa cabras

New Member
Fiz o percurso praticamente todo integrado no segundo grupo. Já na última lomba da ponte Vasco da Gama tentei passar para o primeiro grupo onde havia pessoal com bicicletas de estrada que passou o tempo todo a dar mini sprints (esticões) para se chegar à frente. Apesar de estar a pedalar com maior cadência, a bicicleta parecia estar cada vez mais pesada, foi quando vi que trazia a câmara de ar de trás furada :roll: e já quase completamente vazia. Estava com pressa de ir almoçar, por isso pedalei mais uns 4 Km só em cima da jante (foi uma estupidez, mas obrigado Mavic EN321 aguentaste-te bem e não empenaste :D , mesmo com o pneu totalmente em baixo) até ao Parque das Nações, onde pus a bicicleta no carro e fui para casa.
Só vi quatro bacanos a cair, a meio da ponte Vasco da Gama, mas apesar do aparato das quedas acho que foram só uns arranhões e as bicicletas e ciclistas pareciam estar em condições de acabar a viagem.
Vi apenas uma ciclista do belo sexo durante todo o caminho. Não sei se havia mais ladies a participar, mas estranho a quase total ausência de mulheres, até porque o passeio é bastante acessível em termos de dificuldade. Há 2 anos acho que foi a mesma coisa.
Parabéns aos ciclistas de 72-75 anos, há de ser obra se eu chegar a essa idade em condições de me meter nestas aventuras.
Não tive problemas de falta de àgua porque levei um total de quase 5 litros de àgua em 3 bidons + 1 camelback. Estava com medo que o calor me fizesse beber tudo, mas ainda sobrou bastante àgua. Desta vez só me esqueci de levar comidinha.
Este passeio deixou-me com vontade de experimentar o Tróia-Sagres, mas é um patamar de esforço mais elevadeco...
 

mister f

New Member
será que foi tão pouco pessoal aqui do forum que não há mais participação.

logo na segunda mudei os pneus e fui fazer 10km de terra, que saudades :mrgreen:.

agora finos só para ir a fátima.
 

RMG_53

New Member
chupa cabras said:
Vi apenas uma ciclista do belo sexo durante todo o caminho. Não sei se havia mais ladies a participar, mas estranho a quase total ausência de mulheres, até porque o passeio é bastante acessível em termos de dificuldade. Há 2 anos acho que foi a mesma coisa.

não me admiro que haja poucas mulheres nesse passeio, apesar de também haver bastantes mulheres aceleras, e com todo o respeito pois eu também adoro de vez em quando andar mais depressa claro...mas se esse passeio teve esses problemas de deixarem o pessoal para traz e tudo isso, por muita vontade que eu tivesse em participar no próxima ano, essa mesma já passou, pois detesto organizações que têm esta atitude..... eu própria já me perdi num passeio de btt porque os da organização garantiram-me que eu podia ir para o passeio maior porque não me deixavam para raz, pois digo-vos que só andei 100m e fiquei logo sozinha no meio do nada, a carrinha que supostamente fechava o percurso abalou para o local de almoço...e agora ao ler tudo isto...eu não ovu a este passeio devido a estes problemas, só quando ler que a organização tomou outra atitude...por isso, não me admiro de não haverem muitas mulheres...........gostamos mais de ir nas calmas, tal como muitos homens também claro :wink: e depois se há destas coisas, é de esperar que aconteça isto
 

MAMM

New Member
A organização já me respondeu às criticas que lhes dirigi e aceito-as, porque errar é humano e afinal foi por uma boa causa e eu já estou mais calmo. A única que não continuo a achar que não tem perdão é a de deixar gente para trás e por isso como excepção essa não perdoei mesmo.
 

mister f

New Member
já agora MAMM tambem te explicaram o porquê do smart travar na ponte oa ponto de mandar pessoal ao chão?
e a falta de água-água?
por mais explicações que facultem isto é organização muito má.
 

Vânia16

New Member
morena_racing said:
chupa cabras said:
Vi apenas uma ciclista do belo sexo durante todo o caminho. Não sei se havia mais ladies a participar, mas estranho a quase total ausência de mulheres, até porque o passeio é bastante acessível em termos de dificuldade. Há 2 anos acho que foi a mesma coisa.

não me admiro que haja poucas mulheres nesse passeio, apesar de também haver bastantes mulheres aceleras, e com todo o respeito pois eu também adoro de vez em quando andar mais depressa claro...mas se esse passeio teve esses problemas de deixarem o pessoal para traz e tudo isso, por muita vontade que eu tivesse em participar no próxima ano, essa mesma já passou, pois detesto organizações que têm esta atitude..... eu própria já me perdi num passeio de btt porque os da organização garantiram-me que eu podia ir para o passeio maior porque não me deixavam para raz, pois digo-vos que só andei 100m e fiquei logo sozinha no meio do nada, a carrinha que supostamente fechava o percurso abalou para o local de almoço...e agora ao ler tudo isto...eu não ovu a este passeio devido a estes problemas, só quando ler que a organização tomou outra atitude...por isso, não me admiro de não haverem muitas mulheres...........gostamos mais de ir nas calmas, tal como muitos homens também claro :wink: e depois se há destas coisas, é de esperar que aconteça isto



ola a todos, pois este ano tambem participei e fiquei muito , mas mesmo muito espantada pela quase ausencia de companheiras . Depois de mascarar a minha GT , que com uns pneus bem fininhos fazia inveja a muitas de estrada ,equipada a rigor com o jersey azul e calção preto, lá fui eu com mais tres amigos e todos homens fazer o passeio.

valeu pela percurso , pela companhia e pelo desafio. valeu tambem ( por pura brincadeira ) e devo dizer instigada pelos meus amigos , pelas grandes ultrapassagens que fiz a grandes grupos de senhores, que " preocupados " com tamanha provocação e " ego ferido" :), rapidamente ganhavam novo animo e acelaravam .

Fui sempre integrada entre o primeiro e segundo grupo( quando cheguei ao freeport ainda havia agua). Não me considero nenhuma acelera, nem gosto de grandes velocidades quando se fala de btt( que é o que mais gosto, apesar do medo e falta de jeito para descidas) mas na estrada é tudo muito diferente e o esforço que se faz para rolar rapido é baixo, principalmente se formos sempre na pedaleira grande. Por isso, companheiras da bike não percebo porque não somos mais. é facil acompanhar. e como não sou nenhuma super mulher, confesso que houve ali uma parte da ponte que o cansaço já se fazia notar, mas foram muitos os que passaram e derão animo para os ultimos kilometros. obrigada

das 1500 inscrições que se falavam, só vi cerca de 5/6 senhoras. é pouco muito pouco.

já a federação esteve mal, muito mal. O atraso na partida com o calor que já fazia aquela hora, a falta de segurança causada pelo numero reduzido de agentes contratados para o acompanhamento da prova juntamente com a falta de paciencia e civismo dos anti-desportistas de domingo que com toda a pressa que caracteriza os domingos passavam por nós como se estivessem em fuga acelarada. pra finalizar o stress quando o resto do pelotão chegou e abastecimento zero. e o facto das receitas serem distribuidas a instituições de solidariedade não justifica a falta de qualidade no abastecimento distribuido ao fim de quase 70 km. Em abril , a escola da psp organizou um passeio de 40km no monsanto e arterias de lisboa, a favor da ajuda de berço, e o abastecimento foi fenomenal, até demais pra mim( o que vale é que os meninos comem sempre o que sobra). o pessoal da federação tem pelos vistos muito a aprender ainda.

mas valeu muito muito muito a pena. e apesar do desastre da organização por parte da federação, para o proximo ano lá estarei. acredito sempre que todos podemos fazer melhor e espero que a federação aprenda com as coisas menos boas deste passeio e no proximo nos surpreenda.

beijinhos
 

mister f

New Member
vania16 eu cheguei no primeiro grupo e aquilo que deram (havia) não era água!
água fui eu comprar ao 1º andar num restaurante pois a outra era intragavel e como eu vi muitas centenas a deitar fora no fim de provar.
 

Vânia16

New Member
mister f said:
vania16 eu cheguei no primeiro grupo e aquilo que deram (havia) não era água!
água fui eu comprar ao 1º andar num restaurante pois a outra era intragavel e como eu vi muitas centenas a deitar fora no fim de provar.

acredito, com certeza que a sede que eu trazia era tanta que nem deu pra sentir o sabor da agua. já a frutinha soube bem. sem stress.
 

IRIDER

New Member
Uma boa ideia, com concretização mediocre, muito mesmo. A segurança esteve sempre garantida, de forma excepcional pela PSP e GNR (uma palavra de apreço á GNR, QUE EM TEMPO DE ALGUMA DIFICULADADE COM CAIBRAS, PERGUNTOU SE TUDO IA BEM OU SE PRECISAVA DE AJUDA, BEM HAJAM!). Estas organizações/passeios não se compadecem com idiotas, desde o topo da piramide até ao que distribui?! as aguas.
Reflexo da desorganização, descoordenação, gestão, que reina na fcub? eu não tenho muitas dúvidas...
 

MAMM

New Member
já agora MAMM tambem te explicaram o porquê do smart travar na ponte oa ponto de mandar pessoal ao chão?
e a falta de água-água?
por mais explicações que facultem isto é organização muito má.

Não me explicaram porque também não perguntei nem uma coisa nem outra.
 
Top