Queria dar os Parabéns à organização pelo trabalho que tiveram, os abastecimentos estavam deveras fantásticos, aqueles bolinhos e gomos de laranja souberam mesmo bem e aquele reforço à chegada foi um belo brinde. No almoço também havia comida com fartura.
O arrumar os carros à chegada foi bastante ordeiro e eficaz assim como o secretariado, no saco estava à espera de encontrar porventura uma caneta da tapada ou uma t-shirt com o logo da tapada, mas como estamos em época de crise a fita serve bem de recordação.
Falando agora de outro assunto, reparei no enorme número de quedas que se deram ao longo do percurso que fiz dos 40km, sendo que muitas delas foram provocadas pela falta de experiência dos bttistas, chegando mesmo a provocar quedas a outros que seguiam por perto. Ví várias quedas de pessoas à minha frente e nos próprios abastecimentos reparei em pessoas bastante arranhadas, espero que nenhuma delas com gravidade e deixo aqui os votos de rápidas melhoras.
Eu costumo participar maioritariamente em maratonas e o andamento nem é para aqui discutido pois o que fizemos foi um passeio de lazer, mas tentando reforçar a ideia ou ensinando a quem tem menos experiência, a questão das ultrapassagens é facilmente resolvida com um grito ESQUERDA, DIREITA ou MEIO, no caso de se ir a ultrapassar um companheiro mais lento pela esquerda, direita ou pelo meio de 2 bttistas como os próprios nomes sugerem. Os companheiros mais lentos têm de ter a consciência que podem vir a ser ultrapassados, então tentar manter uma trajectória o mais recta dentro do possível, pois cheguei a ver espalhos desse género: companheiro mais lento encostado à direita com leves zigzags, no momento de ser ultrapassado, devido ao cansaço possivelmente, descontrola-se da trajectoria e abalroa quem vai a ultrapassar, resultado...queda!
Outra situação que presenciei foi um bttista a descer um trilho em que na zona esquerda do trilho era perfeitamente ciclável e na zona direita não, devido a rasgos fundos na estrada provocados pela água, seguiamos vários bttistas em fila nesse trilho quando o sr que vai à frente resolve meter travões a fundo, o que levou a várias sucessões de travagens dos que viram atrás e a pessoa que ia atrás do sr que fez a travagem, para não chocar contra ele mandou-se para os buracos à direita provocados pela água, logo foi queda!! Agora devem estar a pensar ahh e tal havia um perigo ou qq coisa assim...mas não, simplesmente estava uma poça de lama e o sr quis passar a bicicleta à mão por cima da poça....... Antes de dizerem ahh não se pode andar colados uns aos outros, o que é verdade e ali nem era o caso, pensem também que uma bicicleta a descer por cima de pedras não pára instantaneamente, as bicicletas não têm luzes de stop, logo se quem vai atrás se não vir nenhum perigo aparente não está à espera que o companheiro da frente meta travões a fundo, o que aumenta em muito o tempo de reacção numa travagem, se forem na estrada a conduzir, o gajo da frente tem os stops fundidos e crava uma travagem é possível que leve uma pancada e se foram na estrada e fizerem uma travagem de emergência quantos não olharam já para o espelho retrovisor para ver se vinha ali algum carro logo atras que vos possa bater, aqui é parecido, num passeio ou numa prova, não se esqueças que não estão sozinhos e que o mais provável é poder estar um companheiro atrás de vós e também ao fazerem a curva que está ali à frente pode estar lá um companheiro mais lento a iniciar uma subida.
Vejam acima de tudo os vossos limites, não é vergonha nenhuma fazer os 12 ou os 18km, não é por virarem para os 40km fazerem boa parte do percurso que se segue com a bike à mão ou aos zigzags e voces de língua de fora, que vão ficar com melhor preparação física ou disfrutar mais do passeio, porque nessas alturas só se pensa é em acabar, depois chegam a casa super cansados, com dores nas pernas, no rabo, arranhões e mais qualquer que tenham sofrido, passam 2 ou 3 dias a recuperar e eventualmente só pegam na bike daqui por 1 semana quem pega. Não é mais produtivo fazer os 18km aproveitá-los e amanhã ou depois ir dar mais uma voltinha......
Esta conversa não sei se foi tempo perdido, para alguns podem rever-se, para outros pensam que é conversa da treta mas chamou-se muito à atenção este tipo de comportamento, que pode ser evitado.
Em relação à sujidade já tinha sido falado antes do evento e já foi infelizmente falado depois do evento..
Boas Pedaladas