[Rescaldo] II Maratona Int. Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor 19 Mai 07

pjfa

New Member
A expectativa era grande para esta 2ª edição do Idanha/Zarza.
No ano anterior apenas não participei por ser em Julho mas, como se veio a confirmar, quer seja em Julho, quer seja em Maio, a Raia tem destas coisas: calor tórrido e parca em sombras.
Tinha combinado com o João fazer os 50kms. O restante pessoal do costume tinha outros objectivos ou grupos já formados: Varadero ia para os 100kms - juntamente com o David, a Tê juntou um grupo de 6 companheiras. Viríamos a encontrar, pelos trilhos, o Marco - que nos acompanhou um bom pedaço - assim como o Agnelo - na sua belíssima SingleSpeed.
Chegados a Idanha - 8h00, tempo para ir levantar os dorsais. Estivemos na fila uns bons 20 minutos e deu para ver algum pessoal conhecido: Polegar, Bravellir, Marcelo.
Já com a "papelada" na mão, fomos preparar as bicis.
Confirmar se estava tudo em condições - rodas bem apertadas, dorsal no sítio, mochila com os zip fechados, Coiote em posição e equipado com o seu cachecol com as cores nacionais e... buzina a funcionar a 100%
Ali, junto à Biblioteca Municipal, deu-se início a um despique (entre buzinadelas, entenda-se) com o Conguito - um abraço para ele e para a Vera.
Tudo preparado?
Vamos lá.
Fomos em direcção ao local de partida e ficámos junto à mini-rotunda onde se juntou uma trupe de buzinas - que festival.
Cumprimentar o pessoal, tirar umas fotos e esperar pela partida - que foi adiada 30 minutos.
Próximo objectivo: encontrar uma sombra (que às 9h00 da manhã, já se sentia o que estava para vir).
Estacionámos mesmo à frente da linha de partida. As nossas meninas foram entrevistadas pela RTP (se virem um "emplastro" com um Coiote no capacete - sou eu!!!).
Bem, as 9h30 já eram e o pessoal da organização - após o breafing onde se alertou para vávios pontos mais sensíveis - lá deu a buzinadela (pelo menos tentou) para dar início à aventura.
Despedi-me da Poppi - ela que fez o passeio pedestre (aqui mais uma aventura para relatar).
O início decorreu pelas ruas de Idanha, onde a população fez questão de marcar presença e aplaudir o pessoal.
Após 2/3kms de alcatrão, lá entrámos naquilo que mais gostamos: Mato.
Caminho estreito, com dois trilhos e uma vista já fabulosa. Aqui, as sombras ainda abundavam.
Primeira indicação de descida. Que espectáculo de trilho. Com mais ou menos cuidado, lá se ia descendo e apreciando as vistas.
Primeira paragem para fotos onde apanhámos: Aldo, Alf, Mr. Orbea e Conguito (julgo que referi todos).
A partir dali, sempre a descer até à barragem.
Fenomenal.
Primeira subida e primeiros apeadeiros. Muita gente já a empurrar a bici neste início de percurso.
Após papar o alcatrão que separa o paredão da barragem do parque de campismo, entrámos num trilho muito bonito onde o cereal deveria ter +-1,50m.
Mais à frente, grande aparato: o que seria?
Era, nada mais, nada menos que uma rampa (será que alguém conseguiu trepar aquilo a pedalar?).
Do outro lado, paragem para fotos.
Troco umas palavras com o Marco e com o Luís.
Seguimos, agora em piso mais rolante e plano. Tempo ainda para falar com o Rui e com o Marcelo.
Antes da ZA1 de Alacafozes um single muito bom.
Após beber 2 águas, seguimos para uma parte com mais descidas rápidas mas menos técnicas que a primeira.
Nota negativa para o lixo que alguns &#"$± teimam em deixar à sua passagem.
No fim da descida - feito em ritmo "alegre" - primeiro engano. Era para virar à esquerda!!! Sorte terem sido apenas alguns metros.
Mais à frente, primeiro espelho de àgua. Aproveitámos para tirar umas fotos ao pessoal que ia passando, e brindá-los com umas valentes buzinadelas.
Mais um pulinho e chegámos a Toulões - ZA2.
Abastecimento farto: águas, bolos e fruta.
A partir daqui, seria o calvário.
Subir, subir, subir - com a barriguinha cheia - é penoso. Se feito debaixo de sol intenso, ainda é mais. Este troço (Toulões/Salvaterra) foi muito difícil para mim, por vários motivos:
- acabou-se a água
- o sol apertava com toda a força
- as sombras eram escassas
Neste troço, pedi ao João para parar três vezes. Precisava de sombra, os meus pés ardiam, e o meu estômago pedia-me alimento (isto ao KM47), pouco antes do 2º controlo.
Abancámos debaixo de um arbusto durante uma boa meia hora. Ao longe, avistávamos Salvaterra e o Castelo de Penafiel.
Após recuperar, lá seguimos.
A próxima paragem foi a Fonte Joanina de Salvaterra, depois de ter feito a calçada todinha a pedalar e a buzinar ao pessoal.
Após refrescar, seguimos até ao abastecimento da ZA3 - Salvaterra do Extremo.
Aqui, a única surpresa desagradável: o abastecimento. Após largos kms debaixo de sol intenso e de um troço demolidor, apenas 2 garrafitas de água por participante, ainda por cima de 0,25l
Perguntámos se haveria uma fonte por perto e responderam-nos que, junto à ponte, existia uma fonte - o que não se veio a confirmar.
Após colocar nos bolsos da camisola uma água, duas barras energéticas e dois bolos, lá fomos curtir os melhores kms da Maratona: a Calçada Romana.
Já tinha ouvido falar dela mas, andar nela é simplesmente uma experiência óptima - e com 140mm de curso, ainda melhor.
Se as vistas ao longo da descida são arrebatadoras, o percurso é ainda melhor.
Feita a descida, o Penatabua brindou-nos com um single junto ao Rio Erges. O segundo melhor ponto da Maratona. Claro que foi necessária alguma mão de obra (carregar a bici) para ultrapassar alguns obstáculos mas valeu a pena.
E, a cereja no topo do bolo, após a descida e o single: refrescar-se no Rio Erges.
O Varadero já nos tinha telefonado a dizer que estava à nossa espera, ainda o João e eu não tínhamos chegado à Fonte Joanina de Salvaterra.
Foi o momento mais refrescante do dia. Passar uma boa meia hora com os pés no Rio e conversar com o pessoal, para além de buzinar aos autocarros que faziam o transporte de volta para Idanha, desde Zarza.
Bem, não podíamos ficar ali o dia todo.
Faltavam apenas 3/4kms até Zarza e a Poppi já deveria estar à minha espera.
Eram 14h45 quando o João, o Varadero e eu demos por concluída a nossa participação nesta Maratona. Fomos brindados com as fotos da Poppi e com a fonte que serviu para refrescar, mais uma vez, o pessoal.
Tempo para beber um sumo, duas àguas e comer duas barrinhas.
Ainda nos mantivemos na praça algum tempo, para recuperar, relaxar, ver o pessoal chegar e ficar por ali ou continuar.
O João e o Varadero foram para os transportes, a Poppi e eu esperámos pela Tê.
Tempo ainda para cumprimentar o Penatabua e deixar Zarza com as últimas buzinadelas da praxe.
Para o ano, há mais - só espero que seja em Março ou Abril.
 

Felix

New Member
gu.. gu.. dá..dá..
....só agora estou a restabelecer os níveis de óxigenio, nomeadamente no cérebro, o que me permite poder construir algumas frases para expressar a minha experiência no IAN 2007..

- O calor foi uma surpresa que eu não esperava, sabia-se que poderia estar calor, mas porra ! às 9:00 da matina já não se podia andar na rua !

- O percurso foi espetacular, adorei a parte da descida para o o rio ( rio ??) em pedra, requeria alguma técnica, gostei muito. NÃO GOSTEI do último troço onde se passava por terreno lavrado seco, levei tanta porrada nas costas e pulsos que só me apetecia mandar para o chão.

- A companhia, sem o Victor, não conseguiria acabar, tanto pelo apoio técnico (vêr em baixo nas avarias) como pelo apoio psicológico. Aquela maldita sopa de feijão deu-me a volta à barriga, estava a ver que me borrava ou vomitava todo, tive que encostar um bocado para recuperar, voltei à estrada na roda dele e lá ultrapassei este momento.

- Avarias, tive um furo, e um elo da corrente abriu-se, ficou entalado no rolete do desviador traseiro, que encarquilhou e por sua vez encaixou-se nos raios. Com a preciosa ajuda do Victor e de um amigo que nos acompanhou durante alguns Km's (dorsal 292 - bom rapaz!), lá tiramos o desviador dos raios, o elo do desviador e montamos um elo de substituição, o rolete ficou rachado ao meio, mas fez o resto da maratona. :lol:


- A organização esteve muito bem no geral, e em particular nos abastecimentos, nas marcações (ainda não li comentários de ninguém que se tenha perdido), nas instalações para os duches, parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta tarefa de organizar um evento deste tamanho. É claro que se podem fazer críticas, mas que sejam construtivas. Tive pena de que o Victor não acabasse, faltou-lhe um Danoninho, mas para o ano há mais, certo ?
 

johnscot

New Member
Já chegámos, a Zuka e eu próprio!

A Maratona foi do melhor. Já conhecia as paisagens, mas de bike são 5*****.
Devido à renite alérgica da miuda, la fomos andando conforme ela conseguia respirar.
Não foi fácil convencê-la a seguir, pois o calor, a falta de sombras e os polens estavam a dar cabo dela... :s, e pelos 10kms já queria desistir...
Lá fomos andando (sim a andar tb) e a pedalar entre sombras com a companhia do dorsal 603 (esqueci o nome... sorry).
Pelo km30 (mais ou menos) o carro vassoura apanhou-nos!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Fiquei em extase! Estava a conseguir um lugar muito ambicionado, o último!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ela desistiu ao km 48, sem conseguir falar... e o nosso companheiro ficou em Salvaterra.
Eu segui até ao Erges, e ainda bem, pois apanhei um verdadeiro single de 10**********. FANTÁSTICO! EXCELENTE!

Parabéns à organização, e pro ano lá estaremos (excepto se a renite não deixar...)
 

PedroPadinha

New Member
aquelhas said:
Tudo perfeito, só as massagens aos 70 kms me ficaram na mente.

Fazendo contas, o tipo das massagens esteve ali uma tarde, e se metade dos 1000 pagaram "massage" arrecadou mais de 1000 €, nada mau! Eu para facturar isso levou quase 1 mês!!!

Ele não deve ter massajado nem 100, digo eu!!!

Ainda cá tenho a senha e, se vir o tipo pela rua, é mesmo ali, toca a massajar, hehehehe!

Este foi, para além do abastecimento limitado em Salvaterra, o aspecto negativo que registo, que sem dúvida fica apagado por tudo o que gozei no evento, no entanto, conhecendo o Magro como conheço, sei que ele gosta de saber estas coisas.

1 abraço

Boas! talvez te lembres de mim, ia mais um xavalo quando o tractor partiu "aquela" fita e nos enganamos no caminho, eheh :wink:

A massagem foi 2 euros, não havia 1000 participantes mas prai 600/700(não me pareceu que tivessem os 1000),e não te esqueças que a mssagem era so para quem ia até ao fim(ou pelo menos ate depois dos 70km), logo exclui as desistencias e a malta que ficou nos 50km. De qualquer das formas nos inscritos apenas 60/70 pessoas iam para as massagens, dei-me ao trabalho de ver :roll: fazendo as contas dá 130/140 euros a 4 pessoas e uma viatura..............


Agora uma coisa..não fizeste a massagem, eu por acaso fiz mais um amigo, e sabes qual foi a reacção ? "espetacular, parece que tenho umas pernas novas" toda a gente que ficou para as massagens ficou estupefacta. Se calhar terias outra opinião se experimentasses..

Fiquei la 5minutos, e segui..menos que em qualquer reabastecimento..portanto não percebo a logica de quem diz q não quer parar porque isto e aquilo..e quanto aos musculos ainda sai de la melhor que quando cheguei :roll:

Só fiz um texto tão longo porque foram super simpaticos e adorei o serviço, espero que comece a pegar moda nas maratonas.

obrigado!


Quanto ao aspecto negativo tenho que concordar, embora perceba, se foi oferta da junta e queriam que chegasse para todos, ok na boa, mas deveria estar la malta da organização com agua para o pessoal, penso que muita gente ficou sem agua ate ao proximo reabastecimento..pelo menos eu fiquei, com aquele calor nunca bebi tanta agua na minha vida :wink:

cumprimentos
 

km-zero

New Member
Para avaliar uma maratona como esta, não há nada melhor do que ser o último, aí sim podemos avaliar se as coisas estavam bem organizadas ou não.
Sim, eu e mais 2 companheiros fomos mesmo os últimos dos 100km, ou melhor dos 111kms.
Foram 12h que passeei jersey 'À BORLIÚ' pela Raia, chegámos eram 21.18h, grande farra, aquilo é que foi curtir, banhos , massagens, sopinha, paisagem de cortar a respiração, curti que nem um maluco!!!
Em relação à dita organização e na qualidade de último, só tenho uma coisa a dizer: ESPECTACULAR
Desde as marcações no terreno, apoio mecânico, as massagens (pessoal impecável, mesmo sem ter pago fizeram-me a massagem, e foi o que me deu força para chegar até à sopa), a qualidade e quantidade dos abastecimentos, à simpatia das pessoas que lá estavam à nossa espera (e que grande espera, deve ter sido uma seca...), aos banhos quentinhos e mesmo o jantar, nunca pensei que às 22h ainda houvesse alguma coisa que se comesse. Em todas as provas onde participei no final havia sempre falta de alguma coisa, em algumas até a água acabava nas zonas de abastecimento. Nesta até deu para repetir o jantar.
Parabéns à organização que esteve 5* em todos os aspectos :clap: :clap: :clap:
Pontos negativos: Só o calor, pedalar com 44º é muito violento.
Conclusão, foram 111kms de muitas emoções, sempre em boa companhia (meu companheiro de desgraça Fura-Pessita) e com a alegria final de superar a Calçada Romana montado na 'burra', até passar a meta, onde por pouco não chorei baba e ranho por ter conseguido superar esta dura experiência... e apesar da demora, lá estavam o meu grupo de amigos Fura-Trilhos e da Bicigal que mesmo àquela hora aguardavam a nossa chegada. :yeah:

Vencer não é chegar à frente dos outros, é superar-nos a nós próprios!!!
 

Bravellir

New Member
oi,

A todos os que me acompanharam ( especialmente o sapo :D ) e que conheci pessoalmente um grande abraço.

Quanto ao evento e pelo tom genérico dos comentários, o Pénatábua e restante organização estão a cometer um enorme erro. Estão a habituar-nos mal :mrgreen: Mas não sei porquê, para o ano ainda vão conseguir fazer o impossível e melhorar o perfeito. :clap: :clap:



E não vale a pena perder mais tempo a escrever sobre o espírito que prevalece nesta maratona. Este vídeo diz tudo.

http://www.youtube.com/watch_video?v=2s4sxbptnBY
http://www.youtube.com/watch?v=2s4sxbptnBY

( e também diz que o gajo não tem jeito nenhum para a coisa :mrgreen: )
 

Rebelv

New Member
Um pouco de inveja para quem não fez as massagens...

Cheguei, bebi água, esperei 2 minutos, deitei-me de barriga para baixo e começaram por:
- colocar um saco com água fria no pescoço
- relaxamento com lavagem do corpo com água fresca (fenomenal, do melhor!)
- descomprimir costas, o tipo grande (muito atencioso) encaixou as peças soltas das minhas costas
- as miúdas (Portuguesas) tratavam das pernas, sempre a perguntar se estava tudo bem
- mais um periodo de relaxamento

Quando cheguei pensei "isto vai ser a despachar", enganei-me... Não sei quando tempo estive ali deitado, mas sei que saí dali quase novo (faltou-me os braços na Zebreira e fiquei-me).

Obrigado
 

RTC

Super Moderador
Esta foi a minha primeira maratona que decidi fazer mais a namorada e uns amigos. Foi a iniciação para todos nós.

Queria começar pelo fim dizendo que o saldo foi extremamente positivo.
Contudo tenho a lamentar algumas situações.
Após os 1ºs quilometros a minha namaorada ter encontrado um grupo muito simpático de colegas (Olá Ana Teles, Cristina e Anas :mrgreen:) segui mais 3 colegas ao nosso ritmo. Até Salvaterra do Extremo achámos o percurso muito divertido, embora com algumas dificuldade em algumas subidas, principalmente a longa subida antes deste abastecimento. Com o calor que se fazia senir lá seguimos pela penosa subida até Zarza onde os meus colegas decidiram ficar por ali. (eramos todos para fazer os 100).
Eu sentia-me bem mas o meus colegas não quiseram avançar. Só que aqui deu-se o impensável. Fruto da ingenuidade de quem participa pela 1ª vez numa maratona, o palhaço que estava no chapeu vermelho decidiu que era a altura ideal para pregar umas partidas e quando os meus colegas foram dar o nome para desistir, este informou-os que quem se inscreveu para fazer os 100 não havia autocarro para os queria ficar pelos 50!!!!
Solução sugerida por este senhor: ou avança e faz os 50 finais ou volta para trás e faz os 54! Ora, eu não estava lá perto mas quando me disseram isto fiquei incrédulo. Resultado: lá tivemos que avançar.
E no que deu? 2 chegaram aos 70 km a vomitar e em grandes dificuldades e por ali ficaram.
Depois de uma meia sopa lá segui viagem com um último resistente do grupo e a partir daí é que foi o delas!!! Até à Zebreira, foi sofrer a bem sofrer! Minha nossa...
Cheguei à Zebreira com um enorme dor de cabeça e o meu amigo totalmente exausto. Decidimos ficar por ali, pelo km 90.
Aí outro senhor da organização, aparente mente bem informado, disse-nos que o autocarro que vinha de Zarza não passava por ali!!!
Fiquei parvo. Face a isto decidi ligar para um amigo que estava em Idanha para nos vir buscar. Quando já vinha a meio caminho aparece o autocarro!!!!

Resumo, a organização falhou aqui na minha opinião e muito. Ainda gostava de saber quem foi era o palhaço que estava em Zarza e decidiu brincar com as pessoas daquela maneira.
De resto gostei muito da zona, pena a 2ª parte do percurso ter sido muito dura.

Restou a minha namorada lá ter feito o percurso até Zarza na companhia de 7! raparigas. Parece que se divertiram muito e por ela fico feliz que assim tenha sido. Com certeza que não se vai negar ao meu convite para a proxima maratona, eheh :D

Um abraço ao Aldo que por várias vezes o encontrei durante a maratona (no levantamento dos dorsais, na 6ª à noite, no meio do percurso a remendar um furo e no almoço, lol)
 

quickfreddie

New Member
(...)
O atraso da partida é um ponto negativo para a organização. Não há desculpa para o atraso dos participantes. Todos sabemos a que hora é que estas coisas começam... quem está, está. Quem não está, para a próxima que se levante mais cedo um bocadinho. Mas nem o atraso inibiu as ‘inteligências’ que passam à frente de todos que fazem fila para o arranque para se colocarem na linha da dianteira... para quê se na primeira subida são os primeiros a empancar? Uma má atitude a rever por parte de alguns BTTistas.

Mas, mais número menos número, lá fomos nós por um caminho bem marcado mas traiçoeiro. Muitos caminhos com vegetação baixa escondiam pedras e muitas saídas de curva transformavam-se em areais que nos obrigavam a manter os sentidos sempre alerta. As subidas eram curtas e não permitiam ‘aprender’ a cadência ideal. Tudo isto sempre numa nota muito positiva. O terreno escolhido teve o que, a meu ver, falhou no Portalegre; zonas técnicas. Aquela trialeira imediatamente antes de passar o rio para o lado de Zarza-a-Mayor em que se descia degraus de rocha e se manobrava curvas de 180º foi uma delícia! Segundo os ‘Mulas 100’, a cereja no topo do bolo foi mesmo a subida final à chegada a Idanha a Nova. Depois do calor todo que já tinham sentido, fazer aqueles metros finais foi mesmo o ‘terceiro enterro de um homem’ :D :D

Infelizmente, para a organização e para quem sofreu o calor, os postos de abastecimento acabaram por ser insuficientes tal era o calor que se sentia. O registo do meu computador chega a marcar 39ºC. E a juntar a isto não corria uma única brisa. :s

(...)

Nota muito negativa para a malta que insiste em passar nos sítios mais bestas do percurso. Porra pessoal!! Aquela brincadeira são 100km, 5 a 6 horas para os mais rápidos. Haverá mesmo necessidade de passar alguém ao descer degraus de pedra de 40cm quando antes e depois há estradões com 10 metros de largo?!?!? Têm medo que acabe o tempo é?? :grrr:

E agora um bocadinho para aquele Homem cheio de coragem (e força) que fez, debaixo de um calor abrasador, 100km numa bicicleta single speed, sem pedais de encaixe e sem suspensão de espécie alguma... irmos na nossa CarbonNãoSeiDasQuantas-XTRMegaFixe-SuspensãoTotalUltraLight-BikeDeMilharesDeEuros e sermos ultrapassados por este homem numa subida em que nem as pernas nem a bicicleta queriam andar deixam-nos assim com uma sensação de... de... bom, de frustração geriátrica, acho!


Resumindo:
detestamos: a falha de organização logística do transporte de Zarza para Idanha, do calor (que não houve muito a fazer...) e do atraso de 30minutos da partida

adoramos: o percurso, os abastecimentos e o convívio...

...mais em www.mularaiders.com
 

ad@gio

New Member
:shock: a prova do homem de ferro
caros amigos nunca tinha visto uma maratona assim tão dura...mas cheguei a meta dos 100km (esgotado)
organização os meus parabens a malta do A.C.I.N
marcaçao 5 estrelas
jantar muito bom ainda fui dos poucos que estiveram no karaoke ainda deu para repetir uma bifana (agora já com mais apetite)
abastecimentos bom
percurso dos 50km muito bom media alta 4.5
percurso dos 100km muito duro media 5 a ter em conta o calor ,os single track junto ao rio e saí da bicicleta e vaí para a bicicleta e agora com bicicleta as costas e agora dentro de agua e agora subir a encosta com bike as costas ( dureza maxima ) até na parte final que deveria ser muito rolante ,o amigo agricultor para ajudar a malta lavrou o terreno.....

como disse amigo asdopedal ter atenção na proxima edição aos casos de insolação e acidentes no meio do percurso no caso de dar para o torto quem é que vaí buscar a malta naqueles trilhos e como e que é evacuado ??????

nota final boa
um abraço para carlos magro (seu velhaco esta foi das duras) e os meus elogios ao A.C.I.N
 

pessita

Member
O MAIOR EMPENO da minha vida...

Gostei logo da "largada", enquanto que outras maratonas (PTG) "luta-se" por ter um lugar na "grelha de partida", em Idanha a descontracção era total.

Estava muito, mas mesmo muito calor, e eu sabia disso (tínhamos o conta Km´s do Ozzy para comprovar - 44,9ºC)

Quando cheguei a Zarza pensei em desistir, estava muito calor, já tinha sofrido muito, e sabia que ainda iria sofrer mais. Sem companhia não ia de certeza, mas eis que o meu companheiro Km-zero (Luís Sousa) puxou por mim.

Lá fomos nós… nos minutos seguintes deparámos com um belo singletrack ao lado do rio (soberbo!!!). Depois mais uma banhoca (a 1ª foi antes de Zarza), mas esta sem “peixinhos”.

Arrasto após arrasto, lá chegámos a mais um ponto de assistência e às belas das massagens (obrigado CHUO, fui na tua vez!!!). Que tratamento que levei… cresci mais uns 2 cm e fiquei como “novo”…

A bela da sopa… muito boa… mas acho que fiquei mal disposto por causa dela. Passados alguns km´s tivemos de parar para dormir uma soneca (“Km-zero, eu acho que passamos pelas “brasas”), e as forças ficaram estabelecidas (as poucas que haviam…).

Já via-mos Idanha ao longe… bem longe… já começava a escurecer (as paisagens continuavam no seu esplendor), ainda tivemos que abrir e fechar as cercas porque algumas zonas já estavam fechadas, contamos com a ajuda de um outro companheiro…Obrigado (dorsal 965)

Entrava numa zona conhecida, Sr.ª da Graça, já sabia o que me esperava… comecei a subi-la, a bela da calçada, mas as forças e as belas das cãimbras não me deixaram fazê-la toda… fui a pé uma boa parte… voltei a montar e lá estava o pessoal dos FURAS e da BICIGAL à minha espera… e até contei com uma surpresa, a Bela da minha esposa a assistir ao MAIOR EMPENO DA MINHA VIDA!!!.

Após as 12 horas bem passadas, nada de relevante a salientar… Maratona muito próxima da perfeição.

PS: Um muito Obrigado ao Km-zero (Luis Sousa) por me ter acompanhado neste efeito heróico… (sim!!! porque acabar o passeio em 5 horas nada tem haver em acabá-lo em 12… :clap: :clap: :clap: )

A força maior de todos nós está na mente!!! ACREDITEM!!!
 

meiabola

Member
Boas pessoal,

Bela maratona sem duvida !! Acompanhei de perto a organização e promoção deste evento dai que consigo compreender as dificuldades que o Carlos e a Escola Aventura passaram para colocar na estrada a 2ªMaratona de Idanha.

Na edição do ano passado passei toda a maratona ao banho e na paródia e este ano decidi dar cabo do corpinho e chegar a Idanha o mais cedo possivél para tomar um banhinho descansado e chegar a tempo do Jantar.... :lol: :lol: :lol:

No geral tudo 5 estrelas, os abastecimentos em abundância nos locais certos (não tive problemas com o Presidente da junta... :mrgreen: :mrgreen: deram-me 3 ou 4 águas), singles maravilha junto ao rio, jantar qd (como qq coisa...) etc....

Existiram alguns pontos que podem ser melhorados os quais transmitirei pessoalmente ao Carlos pois acho que assim o devo fazer.

Cheguei a Idanha todo empenado por volta das 17.20h com os 100 ou 112 :nsei: feitos debaixo de um calor brutal. Arranquei com 2 companheiros a bom ritmo até Zarza onde eles decidiram ficar pois estava de facto muito calor e os niveis de desidratação falavam mais alto....eu senti-me bem e lá segui para os restantes 50 e tal kms.

A partir de Zarza fiz cerca de 35km completamente sozinho, sem ninguém atrás ou a frente, com os 30 e muitos graus a baterem-me na carola estava a desmoralizar e a perder as forças para continuar, dai que resolvi parar numa sombra pouco antes de Zebreira, agarrar no telemovél (por sorte tinha rede.... :lol: :lol:) e telefonar para a minha filha. Pedi-lhe então que disse-se qq coisa do tipo "força Pai" e ela disse. Só vos digo que após o telefonema cheguei a Idanha num instante.... :twisted: :twisted:

Quando cheguei a Idanha, e ainda a quente, estava mesmo danado com aqueles ultimos kms de mato feitos em terreno lavrado que muito me moeram as pernas e braços....realmente aquilo desmotiva um gajo quando está quase a chegar ao fim... :evil: :evil: mas depois lá me passou....eheheheheh

Pró ano lá estaremos ( mas sem terreno lavrado..... :mrgreen: :mrgreen:)

Abraço.
 
A

aquelhas

Guest
Kalash said:
Boas! talvez te lembres de mim, ia mais um xavalo quando o tractor partiu "aquela" fita e nos enganamos no caminho, eheh :wink:

A massagem foi 2 euros, não havia 1000 participantes mas prai 600/700(não me pareceu que tivessem os 1000),e não te esqueças que a mssagem era so para quem ia até ao fim(ou pelo menos ate depois dos 70km), logo exclui as desistencias e a malta que ficou nos 50km. De qualquer das formas nos inscritos apenas 60/70 pessoas iam para as massagens, dei-me ao trabalho de ver :roll: fazendo as contas dá 130/140 euros a 4 pessoas e uma viatura..............


Agora uma coisa..não fizeste a massagem, eu por acaso fiz mais um amigo, e sabes qual foi a reacção ? "espetacular, parece que tenho umas pernas novas" toda a gente que ficou para as massagens ficou estupefacta. Se calhar terias outra opinião se experimentasses..

Fiquei la 5minutos, e segui..menos que em qualquer reabastecimento..portanto não percebo a logica de quem diz q não quer parar porque isto e aquilo..e quanto aos musculos ainda sai de la melhor que quando cheguei :roll:

Só fiz um texto tão longo porque foram super simpaticos e adorei o serviço, espero que comece a pegar moda nas maratonas.

obrigado!

Boas, visto nessa perspectiva provavelmente a massagem tinha-me feito bem, mas na altura, tendo em conta as circunstâncias, achei desenquadrada.
Realmente tenho que retirar o que disse e tentar de novo, se houver em 2008.

1 abraço

AQ
 

CMarques

New Member
Tal como tinha sido combinado com as minhas companheiras, fomos fazer um passeio de 50km por terras Raianas :)

Às 9 da manhã, antes da partida já só se queria uma sombra, e foi aí que se juntou o tal grupinho de guerreiras a Anabela, Ana Pascoal, Berta, Teresa e eu.

Quando foi dada a partida arrancaram todas excepto a Anabela e eu, ficámos a ver as ruas de Idanha encherem-se de cores, foi lindo :) depois de todos partirem lá fomos nós e quando começou a subida juntámos-nos novamente ao pessoal. Uns quilómetros mais à frente encontrámos outra miúda (Ana Lúcia), e convencemo-la a deixar o namorado e juntar-se a nós, e ela aceitou :) mas não ficou por aqui…. encontrámos outra Ana (vulgo Turtle) que também nos acompanhou até ao fim.

Logo na primeira etapa o calor já estava a ficar insuportável e para agravar a situação fiquei sem água, valeu-me a transferência feita pela Anabela, que me salvou até à primeira ZA. Chegada aqui perguntei onde havia uma fonte para me refrescar e deram-me um banho com uma mangueira …. que bem que soube!!!

A partir daqui o percurso foi mais soft e fomos sempre em passeio, parando para fotos e em todos os riachos para nos refrescarmos, só assim conseguimos suportar o calor, já que o Bravellir estava em todas as sombras por onde passámos :mrgreen: Quando chegámos ao rio Erges foi um problema para tirar de lá as minhas companheiras e fazer o resto do percurso até Zarza, mas por fim lá continuámos e chegámos todas bem ao final.

Em Zarza, após embalar as bikes juntámo-nos ao pessoal que estava na sombra à espera do autocarro e aí ficámos na conversa o que ajudou imenso a passar o tempo :)

Nota positiva:
- Os trilhos estavam muito bem marcados, sem margem para dúvidas!!!

- O jantar excelente, carne muito saborosa e tenrinha e aquele arroz de feijão uma delícia

Nota negativa:
A falta das famosas broas de mel que nos foram dadas nos abastecimentos do ano passado, e que fazem parte da doçaria regional. (Ainda tive esperanças das encontrar no Forno Comunitário aquando do meu passeio a Idanha-a-Velha (no dia seguinte), mas fui informada de que já não se faziam, será que já não as fabricam em lado nenhum?! :( )

Resumindo:
O percurso era excelente quer pela paisagem quer pela diversidade dos trilhos, só faltou mesmo uma temperatura amena para sentir prazer do princípio ao fim.

Parabéns Carlos e Escola de Aventura, espero que o vosso empenho para nos fazer sentir felizes tenha sido conseguido e reconhecido pelos restantes participantes!!!

Cristina
Dorsal nº1 :mrgreen:
 

Xure

New Member
Boas Malta.

Adorei e é uma maratona que não vou esquecer, ficando como referência para futuras participações.

Conhecei pessoalmente o Conguito e o Mrorbea, penso eu, o Aldo, o PJFA, O bravellir e a sua fabulosa maquina, e mtos outros companheiros à borliu que não me recordo do nome (as minhas desculpas). Um que estava mais maltratado de um cotovelo, as melhoras. De raspão uma companheira à borliu numa scott que simpaticamente me comprimentou e a Cmarques, que só falei com ela ao longe e a Turtle, que fez o favor de nos tirar uma foto na barragem.
E claro o grande Carlos (penatabua), que tive o prazer de conhecer e confirmar in loco a sua grande paixão por este desporto.
Um abraço para ti johnscot e espero que a tua companheiras já esteja melhor.
E muito mais malta que poderia estar aqui a enumerar, mas o que importa é o rescaldo da prova, porque o bom ambiente e a sã convievência ficaram desde logo garantidos, desde o primeiro segundo. Só por ai valeu a pena.

O percurso estava divinal, com descidas mto giras, subidas pouco dificeis, alguns singles mto interessantes e mto pouco alcatrão. As paisagens são lindissimas e toda a zona me agradou ao ponto de querer voltar, para conhecer melhor. Os locais, foram sempre de uma extrema simpatia e foram fundamentais para dar animo à malta.
Senti-me sempre seguro em todos os aspectos, não encontrando nada que fosse perigoso ou dificil de ultrapassar. A maior dificuldade esteve no calor, como aqui já foi referido esteve mto elevada a temperatura, representando para mim uma enorme percentagem de cansaço.
Eu tinha como objectivo fazer a prova toda e simplesmente ao chegar a Zarza, resolvi assumir que era melhor encerrar por ali, pois o mais certo seria ficar pelo caminho. Portanto 58 km de mto prazer e algum sofrimento, de algumas banhocas e alguma conversa.

Para o Carlos e para a escola aventura, os meus parabens pois esteve tudo na perfeição, onde contamos para o ano com a mesma fasquia, mas com menos calor. :wink:

O unico ponto que deveria ser revisto, foi o jantar, que não estando mau, podia ter sido melhor. :wink: Mas tb afinal que é quem é que se lembra do jantar depois de uma dia tão bem passado?? :mrgreen: :wink:

Parabens a todos os participantes pelo bom espirito presente nos trilhos. Parabens ao pessoal que acabou os 100 km, pois imagino o quanto foi dificil.

Para o ano tou lá, mas para os 100.

Grande abraço a todos e se por ventura for possivel encontra-vos a todos novamente, ou nesta prova ou em outra qq, vou certamente divertir-me tanto ou mais. :wink:

Idanha e vocês todos ficaram no meu coração... (que lamechas) :mrgreen:

Xure (dorsal 16)



A foto dos meus companheiros de jornada. Qq sombrinha, já sabia às mil. E ainda eram 9 da manhã :mrgreen:
 
Caros, amigos,
Esta maratona, é, sem qualquer duvida, a mais fantástica entre as que já participei.
A zona é linda, a organização esteve bem, nao tive o problema das aguas, e como fiz os 104km, tambem nao tive que esperar pela bike.
As 6 zonas de abastecimento, ao inicio pareciam exageradas, mas garanto-vos que foram as suficientes tendo em conta o calor.
Houve alturas em que o polar registou 39 graus...
A partir dos 70km, comecei a quebrar imenso, houve momentos em que nao conseguia pedalar mais que 15 minutos seguidos, tinha que parar e deitar-me no chão.
A sopa parecia uma ideia excelente, mas parece que nao fui o único que ganhou uma indisposição. No km 80 estava mais morto que vivo, e só me lembra-va do raio da estrada romana...
Estive a ver o meu tempo no GPS e gastei 1h55m em paragens, mas valeu apena os 2 banhos de rio, foram espectaculares.
O inicio da estrada romana era estupidamente dificel, mas passado a primeira curva, consegui montar-me e faze-la até á meta.
No final estive uns 15m na relva, só a respirar.
Um grande abraço ao companheiro de maratona Gonçalo Vieira pois os últimos 50 km foram mais faceis com a sua companhia.
Para a próxima faço a massagem, quem fez disse que valeu.
Um bem haja para a organização, a única queixa é terem esperado 30min pelos atrasados.
E para finalizar:

UM GRANDE MANGITO DAS CALDAS PARA OS FILHOS DA PUT@ QUE MANDAM AS GARRAFAS DE AGUA VAZIAS E ENCHEM OS TRILHOS DE LIXO.
NÃO MERECEM O AR QUE RESPIRAM, PARA O ANO QUE VEM VÃO PARTIR OS CORNOS NAS PRIMEIRAS DESCIDAS.


uffff............tinha que desabafar.
 

*sun*

New Member
Eu fui mais uma daquelas que se inscreveu nos 50kms e acabou por fazer 60kms.
Muito calor, muito cansaço, alguns momentos de desespero mas muito companheirismo e divertimento... :wink:
Um grande obrigado às minhas companheiras das pedaladas, às que já conhecia e às que conheci no dia 19. Encontraremo-nos certamente num próximo passeio :D :D

Em relação ao abastecimento em Salvaterra (se houve, eu só vi os vestigios de lixo espalhados pelo chão) , aproveito para agradecer ao Carlos Magro ter passado por ali e nos ter oferecido uma garrafinha de agua.

Parabens a todos os envolvidos na organização e apoio da maratona, em especial ao pessoal da ACIN, que como sempre e a meu ver são incansaveis...mesmo no fim da noite e completamente exaustos ainda tivemos direito a karaoke e a uns pesinhos de dança (foi mais um arrastar os pezinhos)...mas mais uma vez muito divertido.

Apenas um à parte e talvez uma das situações a serem revistas... o apoio a desistentes, acidentados, empanados...


Contem comigo para o próximo ano,

Beta
 

ch0capic

New Member
UM GRANDE MANGITO DAS CALDAS PARA OS FILHOS DA PUT@ QUE MANDAM AS GARRAFAS DE AGUA VAZIAS E ENCHEM OS TRILHOS DE LIXO.
NÃO MERECEM O AR QUE RESPIRAM, PARA O ANO QUE VEM VÃO PARTIR OS CORNOS NAS PRIMEIRAS DESCIDAS.

Acho que não é preciso dizer mais nada... Qualquer dia queixem-se de não podermos andar à vontade em lado nenhum que não sejam estradões...
 

jmmoreira

New Member
Boas!!
É verdade que os trilhos desta zona são extraordinários (e não fosse a minha região, lol); também é verdade que estava muito calor (quase 40º C).
Há, no entanto, alguns aspectos a rever:
- A partida às 9.30 porquê? (Com o calor que se fazia sentir, 30 minutos de atraso é imenso)
- Abastecimentos:
* Pobres (faltaram uma laranjinhas e umas sandochas)
* Tendo em conta as distancias Alcafozes/Toulões/Salvaterra, o 1º e 2º abastecimento estavam muito próximos um do outro.
* O abastecimento de salvaterra do Extremo nem comento.

Boas pedaladas
 

teresamar

Member
RTC said:
Esta foi a minha primeira maratona que decidi fazer mais a namorada e uns amigos. Foi a iniciação para todos nós.

...

Restou a minha namorada lá ter feito o percurso até Zarza na companhia de 7! raparigas. Parece que se divertiram muito e por ela fico feliz que assim tenha sido. Com certeza que não se vai negar ao meu convite para a proxima maratona, eheh :D

Um abraço ao Aldo que por várias vezes o encontrei durante a maratona (no levantamento dos dorsais, na 6ª à noite, no meio do percurso a remendar um furo e no almoço, lol)


Olá RTC!

Qual o dorsal da tua namorada?
É que eu faço parte do grupo de 7 raparigas e tenho as fotos no meu blog Mulheres no BTT.
 
Top