[Rescaldo] I Maratona Alvaiázere

kel

New Member
Boas, :D


Desta feita a partida para mais um passeio para alguns, maratona para outros estava programa para 06h30m, mais atraso menos atraso, lá fomos para o sítio do costume, ou seja cafezinho da praxe nas bombas.
Cafezinho tomado e reunido o restante pessoal arrancámos, com destino a Alvaiázere, onde chegámos com bastante tempo de antecedência.
Recepção e entrega dos dorsais, correu sem percalços e era tempo de os colocar nas bicicletas e preparar para o início da prova.
Início com um ligeiro atraso, nada de relevante.
Dada a partida lá fomos no que parecia um passeio fantástico, pois foi um início louco, muito rápido até..., o primeiro single onde se perdeu imenso tempo, pois só dava para passar um atleta de cada vez, depois disso desilusão total, a única coisa que aparecia era pedras e mais pedras e para completar lama, o que tornava o percurso altamente perigoso, para ajudar perdi-me devido á má indicação em vez de ir para o lado do passeio fui para o lado da maratona.
Quanto aos reforços tardios pois quando cheguei ao primeiro ia a desesperar por água, se bem que no segundo vinguei-me no pastel de nata e no pão com chouriço.
Em suma, as fitas de marcação eram poucas e algumas escondidas, os trilhos de um rigor excessivo e extremamente duro, o almoço estava bom, uma mangueira para lavar as bicicletas era pouco especialmente porque o pessoal tinha de esperar à chuva e ao frio, e para acabar em beleza banho frio, inadmissível.
Pessoal aí de cima, muita coisa a rever para a próxima.
Como já disse anteriormente, esta já está e que venha a próxima.

Luis M.

DSC03837.JPG


DSC03853.JPG>



Temos algumas fotos no Blog ==>>> http://www.bttsardoal.blogspot.com/


cump's :cheers: :cheers: :cheers:
 

Morgatones

New Member
Boas pessoal eu estava á espera de fazer um bom passeio com bastante dificuldade mas nunca esperei andar o que andei a passear a bike para um passeio achei a dificuldade exageradamente alta. E se o passeio era de 30 km não era de 42!!!!!! existe sp um erro na contagem dos km de um passeio mas NUNCA DE 12KM!!!!!!Já para não falar do reforço aos 30km!!!!!!! achei uma vergonha um reforço tão tarde eu ja vinha seco à uns 10km penso que a sorte do pessoal foi não estar mm calor pq senão penso que haveria mm casos de desidratação.
Volto a dizer que o percurso foi exageradamente puxado para um passeio e achei as enormes subidas muito desmotivantes para o pessoal.
As minhas espectativas estavam bastante elevadas e vim desiludido com o percurso escolhido. Qt ao pessoal da organização nada a apontar à execepção o racionamento da carne ao almoço que eu vi e tb não gostei como é obvio ainda para mais sabendo de antemão que ouve pessoal que não apareceu e pagou a inscrição gostava de ver se toda a gente tivesse aparecido!!! Era uma fatia de carne a cada um e ja ias com sorte!!!!
 

Carlos Gaspar

New Member
Ora cá estamos nózzzzzeeee!!!!
Antes de mais e depois de tudo o que já foi dito, tanto o bom como o menos bom, esta vai ser a nossa opinião mas o valor e o respeito por quem se esforça e dedica para que estas actividades se realizem jamais deverá ser posto em causa e deve merecer sempre a nossa admiração, mas ... adiante.
Pois é lá fomos nós até Alvaiazere para mais um passeio BTT, embora agora esteja mais na moda chamar-lhe Maratona, mas para os BTT100Stress serão sempre "PASSEIOS BTT pois é assim que nós encaramos esta modalidade de que muito gostamos.
Mas voltando ao "Passeio": chegados a Alvaiazere foi muito fácil dar com o local da concentração e arranjar estacionamento, o levantamento dos dorsais, apesar de ser fila unica e estar bastante pessoal, também foi relativamente rápido e "100stress", depois foi após a partida para o "Passeio" que algumas coisas foram correndo menos bem; e esta é claro a minha e a nossa opinião pois pode haver quem tenha opinião contrária e nós respeitamos pois sabemos que nunca e em nada se consegue agradar a toda a gente.
Em 1º lugar penso que uma iniciativa deste género, ainda para mais com as caracteristicas do terreno local, o SEGURO devia ser quanto muito opcional por parte de cada participante e não pura e simplesmente não existir pois eu pessoalmente tenho seguro próprio mas quem não faz isto com regularidade estou certo que não terá e o mais provável é o perigo espreitar e pregar das suas.
Em 2º lugar levar o pessoal dos 2 percurso em conjunto para após cerca de 8Km ficar tudo parado á espera que vão subindo a conta gotas, não havia necessidade, pois creio que mesmo que a aderencia do piso o permitisse seria na mesma a conta gotas.
Em 3º lugar eu por acaso até sou um bocado "cromo e cagarolas" a descer mas dai até em terreno plano ter que andar de bike á mão pois os calhaus (pedras) eram tantos e tão "juntinhos" que era praticamente impossível fazer aquilo em cima da bike ainda para mais com os pés encaixados, FONIX !!!! mas para aqueles que o conseguiram e não "malharam" fica aqui a minha admiração e os meus parabéns.
Em 4º lugar algo que ninguém teve culpa, "a Chuva", que caiu na ultima semana também não ajudou muito para o estado escorregadio do terreno mais contra isso não há nada a fazer pois o São Pedro não anda de bike mas os que andam podiam escolher, digo eu, algumas alternativas para o pessoal fazer o que mais gosta "andar de bike" mas montados nelas e não com elas á mão ou ás costas.
E em 5º lugar referenciar que mais umas mangueiritas no fim para tirar a lama maior das bike também tinha da jeito para evitar do pessoal estar a apanhar uma "séca"... á chuva, depois uma banhóca algo mais quente também não era nada mau e o almoço se não tivesse sido algo ao "ar livre" penso que tinha sido mais confortável.
Mas como já disse agradar a todos não é nem nunca será fácil e a contrastar com a "rudeza e a agressividade" do percurso valeu a simpatia tanto das pessoas locais como dos elementos da organização e de todos quantos estiveram envolvidos neste evento incluindo a maioria dos participantes.
Por fim dizer que tanto o almoço como o abastecimento estavam 5*, só o Nuno é que não achou muito bem não lhe deixarem, ao almoço, encher "a Mula" como ele está habituado mas ele é mesmo assim, uns gostam de pedalar ele gosta de pedalar e de COMER, eheheheh.
Para todos boas pedaladas e até sempre.

http://btt100stress.blogspot.com

Carlos Gaspar
...
 
Olá, os meus parabens a todos os partecipantes da maratona/passeio. Na minha modesta opinião há na realidade coisas a modificar em futuras edições.

1º nãoi colocar singles no inicio
2º ser mais rigoroso na kilometragem final dos percursos
3º não misturar os percursos passeio/maratona
4º se possivel fazer este passeio/maratona num mês mais à frente Abril/Maio

Coisas a manter

A dedicação e vontade do Paulo Cesar em promover o btt, pois pelo preço que pagámos não é para ganhar dinheiro com certeza
A simpatia dos voluntarios nos reforços
A dureza, os caminhos espetaculares, as paisagens lindas


Em resumo fiquei cliente da zona quando o tempo melhorar vou fazer o percurso com uns amigos. Já esta gravado no gps.
 
B

biker_lx

Guest
Boas

Gostava de deixar tb a minha opinião. Tou dedicado ao triatlo longo embora tenho passado desportivo no btt em cross country. Há já alguns anos que não me metia numa aventura destas e resolvi fazer esta maratona como forma de preparação e em ritmo de treino.Achei o seguinte :
1-Tribo do btt impecável, cheios de boa disposição e camaradagem. Muita gente à partida. Btt em alta
2-Marcações do percurso boas para quem vinha concentrado. Fiz a maratona toda inteira e só mesmo nos ultimos 2 km à entrada da viila no alcatrão é que haviam falhas.
3-Ausência de qualquer controlo a seguir ao 1º abastecimento para ver quem fazia o percurso todo ou não ! Parece-me uma falha grave para atribuir qualquer verdade à classificação final. Aposto que se calhar o percurso todo só uma duzia o fez...
4-Abastecimentos razoaveis com voluntários bem simpáticos.
5-Percurso excessivamente exigente para esta altura do ano não só devido às condições climatéricas naturais do inverno como também ao facto de ter demasiadas partes não cicláveis e perigosas. Andei entre os 40 e os 53 km sempre sozinho sem alma viva à vista, sem segurança ou bombeiros etc. E se alguém tem um acidente grave ? Aqui o organizador pode e deve ser responsabilizado pela sua falta de atenção para com os atletas isto se quiser ter novamente centenas de atletas à partida em 2010.
6-Como é possivel ficar parado mais de 20 minutos após 8 km de prova por causa de um single track inventado à pressão. Não faz qualquer sentido numa zona onde o que não falta são alternativas.
7- E que dizer do facto de depois de todo aquele esforço de mais de 5 horas de ciclocross para chegar à meta(?!) junto de mais 2 atletas que se esforçaram para cumprir o percurso e chegar lao final e já não haver meta sabendo eu que ainda havia pelo menos 3 ciclistas a tentar terminar. Inacreditável para não dizer outra coisa.
8-Não tenho medo da dureza (vou mais devagar) mas receio que 95% não ache piada ao exagero. Então aquela parte final entre os 55km e os 60 km é perfeitamente escusada. Os singles tracks são exagerados bem como as descidas cheias de pedra (rochas ?) que mesmo em piso seco são perigosas possibilitando acidentes com tão numeroso pelotão.

Em jeito de conclusão se eu fosse o organizador tinha 2 alternativas. Ou ouvia a generalidade das criticas positivas e negativas doa atletas e melhorava urgentemente os pontos mais referenciados ( percurso, segurança e controlo ) e tinha uma com um potencial excelente para crescer dado as condições naturais da zona ou mantinha a prova como está sendo um desafio fisico e psicolóigico para duas ou três dezenas de atletas mais dispostos a tudo o que aparecer. Mas mesmo esses devem exigir acima de tudo um SEGURO !
Quanto aos banhos, almoço e lavagem das bicicletas não posso opinar porque simplesmente resolvi ser teimoso e fazer a prova toda. Quando cheguei e sem sequer um incentivo por tal e um agradecimento pela presença só me apeteceu vir logo embora para a impressão negativa não aumentar.
Para 1ª edição e pela coragem de montar o evento merece o beneficio da duvida mas com muitos pontos de interrogação...
Espero sinceramente que em 2010 corra melhor
 

RicardoTerminal

New Member
kuringa said:
Foi pena foi ires embora, sem que eu prova-se essa ginja.
Ainda lhe vi a cor, pois enquanto esperava para lavar a bicla, alguem veio abastecer um amigo.
Code:
Fica para outra oportunidade :oops: :lol: :lol:
Realmente a ginja do Chaves estava 5***** :yeah:, tive pena de não o conhecer pessoalmente, pois o gajo que foi abastecido na fila da lavagem das bikes era eu, o Artur Rodinhas viu-me na fila cheio de frio :eek:mg: :eek:mg:, e toma lá uma ginja para aqueceres!!!! De maneira que quando acabei de tomar banho já não havia ginja nem Chaves, fica para uma próxima!!! Obrigado Chaves!! :yeah: :yeah:

Sr. Artur Rodinhas, estou à espera daquela foto do homem lama!! :shock:
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
O Chaves, na mesa sozinho, ainda se estava a aguentar com a ginja, eu nem lhe toquei, que cena...

Ainda fui alguns kms ao lado do colega btt do Sardoal, tinha uma Merida verde/azul (penso eu), era dos da frente (do passeio 45km), depois quase no fim ainda apanhei o Chaves, na ultima subida de estrada (com ela á mão), sempre a descer até lá acima, quase cortamos a meta os 2, depois deixei de o ver...

Abraço a todos

P.S --» Onde anda o Sr. Paulo César, para responder ás criticas ???
 

Chaves

New Member
Acho que essa foto minha sozinho revela o pior deste evento, foi a 1ª vez que acabei sozinho a comer, que no fim so abetece é conversar um pouco e conhecer pessoal, depois de ter dito aqui no forum que ia levar a ginja, não houve uma unica alminha do forumbtt que chega-se ao pé de mim e disse-se: é chaves tas bom? e a ginja? :roll: o pessoal devia estar mesmo cansado para conversar.

Eu era o unico com a jersey do forumbtt, não era dificil ser reconhecido.

Ricardo Terminal: acho que ainda pedalei um pouco ao teu lado, quando te levavam a ginja ainda la estava, esse teu colega acabou por oferecer da minha ginja a um cromo que não tem outro nome, esse teu colega (um senhor de Pataias ja com cerca de 40 e poucos que falava e falava :wink:) foi levar a minha ginja a esse tal cromo e disse: queres ginja do Chaves? e ele respondeu quem é esse corno? bom ainda o olhei nos olhos e desejei-lhe que a ginja lhe entra-se pelo canal errado :roll:.


Kuringa: a ginja ficou lá, na zona da sopinha :wink:, para quem quiser.

Onix: onde estas tu???

espero que realmente a ginja tenha la ficado para todos, e fica outra ideia para a organização, mesas redondas não!!! é o pior nos casamentos e revelou-se mau tambem para este tipo de eventos.
 
Boas novamente, eu já por duas vezes assumi o tremendo erro da escolha do percurso na fase inicial que foi mau demais para ser verdade. Quanto a isto só tenho que pedir desculpa. Agora quanto ao resto sinceramente e não querendo ser teimoso, não percebo as criticas. Ou seja após a saída do inferno das, repito, más escolhas, começava a procissão pelas aldeias, com os caminhos mais cicláveis na zona. A dobragem da Aldeia das Quebradas também já tinha a noção e já tinha dito por telefone e nos posts de promoção que iria ser um verdadeiro inferno, tal como os 13 km's extra, por onde só passavam os mais resistentes- Mas a partir daqui, ou seja, após a subida maluca a pé após a ponte romana, qual é o problema? Caminhos largos, um single sem qualquer dificuldade e limpo pelo meio dos pinheiros, na dobragem da aldeia dos Casais do Vento, seguindo-se estradões até ao Lumiar. Aí, também havia 50 metros a pé, para depois desfrutarem da realidade da aldeia. 50 metros a pé é grave, o que vei a seguir não valeu a pena?!!!. Mais caminhos circuláveis até ao reforço, ok, apanharam um bocado de barro a descer. O reforço foi tardio, mas era a unica forma para vos ser dado as melhores condições e apoio no mesmo, porque como visualizaram o reforço exigia muita mao de obra.

agora a aseguir ao reforço, de forma honesta qual é o problema. Caminhos largos, julgo com pouca lama, alcatrão até demais, divisão com placas grandes e marcas no chão, o single track do início a fechar, todo ele isolado com fita (fui que as fui lá colocar, após a primeira passagem e não me digam que não estavam lá, porque ainda lá estavam ontem à noite). Sinceramente não percebo. O final já tinha sido dito que era igual às partida, o funil mais bem ou menos bem feito está lá. A lavagem das bicicletas fui eu alertando as pessoas para se dividirem por outras duas que estavam na piscina. Nunca deixei formar uma grande fila e disto falo à vontade porque sempre estive presente. Agora se as outras mangueiras tinham uma fraca pressão para a exigência dos mesmos, já não podia valer de nada. Os banhos não havia motivos para falharem tanto, mas segundo o funcionário de serviço, assumiu que nunca se pode aceitar mais do que 300 pessoas para tomar banho seguido. Ok, assumo o erro de te não ter conhecimento de causa.

O almoço estava onde estava. O frio fazia-se sentir, mas não é melhor estar tudo à mão do que andar as voltas a procura do almoço. O frio também não era assim tanto.

As marcações, ainda ontem estive reunido com os revisores (pessoas profissionais do sector e não amadores) que sairam ao início e ninguém consegue encontrar explicações para tantas criticas. Simplesmente não tem explicação e eu também não. Só pedir desculpas.

Não havia carrinhas de apoio e apoio na passsagem da estrada principal. Pelo menos a GNR esteve de manhã na parte mais critica e perigosa e de serviço ao percurso, claro que só estiveram fixos ao início. Poderia haver mais recursos humanos, talvez, mas para quê, numa zona com pouco movimento.

Três carrinhas de apoio sempre presentes. Em situação alguma se consegue responder em segundos a uma solicitação e ainda num dia em que as coisas complicaram.

Bombeiros permanentes no local mais perigoso, tanto que deram assistência logo no momento às duas quedas mais aparatosas e com gravidade

Seguro não havia e também não recebi um único email a ser confrontado com isso. Ainda estou a espera da indeminização de uma queda num evento conceituado e da Federação e claro com seguro. Pelo andamento só se for para tribunal é que vou receber alguma coisa. E investi na recuperação mais de 1000 euros, julgo que não é brincadeira.

Exagerei nesta resposta, não me parece só tentei transcrever aquilo que sinto.

agora para o ano não vou desistir e claro vou tomar em linha de conta todas as criticas e tentar então realizar um evento bem mais apetecível para quem quizer estar presente.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Em todo o percurso de 52km apenas vi um elemento da GNR no cruzamento mas esqueceram se de um outro, quando se descia e tinha o cruzamento, que atravessava a estrada :oops:

Agora, o kuringa e onix, devem estar com tamanho empeno, meu deus :mrgreen: :mrgreen:
 
Não digo que se pudesse colocar mais um outro elemento... mas, só se fosse para atrapalhar como sucedeu na separação. E querendo ser chato e teimoso, quando existe uma separação com fita da direita e da esquerda, qual a distância maior? Julgo que é fácil de chegar à conclusão que é da esquerda, digo eu.... Mas não quero desculpar-me ... só quero também fazer ver a minha parte

Já agora e para que tenham a noção de que não escolhi o pior, imaginem que logo ao início porque só poderia ser nessa altura, colocasse o evento em direcção ao topo da Serra por alcatrão e depois desciam por uma estrada recentemente aberta. A avaliar pelas criticas teria logo uma fila de pessoas para me fazer a folha. Porque teriam um carrossel que destruia qualquer ser humano.

Inclusive um colega do pedal que já deixou a sua opinião aqui no Forum, referiu que foi mais duro optar pelo alcatrão quando desistiu em Almoster do que vir pelos trilhos, segundo a opinião que recolheu mais tarde.

Agora o que estragou tudo e deixou as pessoas fulas e sem vontade alguma de voltar, foi a trapalhada inicial dos singles-tracks, quanto ao resto é a realidade local, Claro, o reforço também foi longe de mais, agora, ouvir criticas de que o reforço foi tardio e uam m...da. Ok, tudo bem

Também digo que a ideia dos singles ao inicio era para tardar as pessoas para desfrutarem do segundo sem grande aglomerado. Contas que afinal foram muito mal calculadas. Ou melhor, feitas pessimamente.

Assim tenho de admitir que estudei muito mal o local e o resultado está à vista.

Um passeio nesta zona nunca poderá exceder os 23 km's (tal como os da Bestomontanha, por isso é que gostam e não os criticam) e uma Maratona terá de ser para duros, porque para se fazer quilómetros não há volta a dar. Garanto que a Maratona utilizou os trilhos mais directos e acessíveis e que o esforço de quem a fez valeu a pena, porque rolou numa zona fantástica. Se acha o contrário, então peço desculpa

Esta frase também de um colega do pedal que esteve presente também é bem elucidativa - as vezes queremos dar tudo do melhor e depois pecamos por excesso...


Um bem haja a todos os heróis e mais uma vez, as desculpas pelos meus péssimos calculos. Tentarei corrigir os erros em 2010, nem que seja para meia duzia de pessoas. Se for só para esta quantidade também poderei provar que os consigo fazer e não é só andar de carro.
 
Também não vou fugir desta data para cantar de galo, vai ser novamente na mesma data, com a obrigação de corrigir tudo o que aqui foi dito, custe o que custar.

E quanto ao preço de seis euros não é deculpa para nada, o dinheiro chegou e sobrou, para tudo quilo que assistiram. Mesmo que tivessem pago mais, os erros inumerados seriam tal e qual os mesmos. Não seria por levar 15 ou 20 euros que a água seria mais quente e que haveria mais mangueiras.
 

kuringa

New Member
Companheiros, para primeira maratona, foi bem escolhida :lol: :lol: :lol:
Code:
Tambem vou dizer qualquer coisita, foi ALTAMENTE e se não fosse ter andado tanto com ela á mão, ainda tinha sido melhor :D
Code:
74km marcou o meu comtador, pernas numa miséria, tive a triste ideia de ir de calçãosinho :p :p
Code:
Mas foi ALTAMENTE toda a paisagem aquele nevoeiro lá em cima na serra, espetacular.
Code:
BOAS pedaladas e boa recuperação para todos e dia 22 nas MEIRINHAS, mais o meu filhote.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Kuringa, foste de calção ??? Não te vi...

E o onix, onde anda ?? Queria ver e ouvir o seu rescaldo :mrgreen:

Paulo César, corrigir faz bem a todos, claro que da próxima será melhor, esperemos nós :mrgreen: :mrgreen:
 

nunomserra

New Member
Vou deixar um pouco do que sinto....
Um bem haja a todos os heróis e mais uma vez, as desculpas pelos meus péssimos calculos. Tentarei corrigir os erros em 2010, nem que seja para meia duzia de pessoas. Se for só para esta quantidade também poderei provar que os consigo fazer e não é só andar de carro.
Consegue nada...nem de moto!
Mas enfim nunca pensei apanhar tanta pedra....acredito que aqueles trilhos todos sem pedra seriam bons de fazer montado.
Marcações confusas, no papel onde imprimiram as "setas" poderiam por a vermelho os Km do percursso que estavamos a fazer se os 30,42 ou 60 já dava uma ajuda! Se haviam fitas de outras provas já realiazadas, perto das deste envento era só tirarem-nas para não causar confusões (Esperero que já tenham ido restirar as que meteram neste evento!!!!) O ambiente agradeçe!!!
Com tanto esforço e reforço aos 28 Km.., para quem ia a penssar em fazer 30Km e só levou um bidom de agua, foi mal...devia estar aos 15Km max... 20Km.
Lavagem de bikes, sei que muitos foram aos promenores... mas só uma mangueira !!! ( os bombeiros não deram um ajuda na organização???)
Banhos de agua fria??? (quem é que vôs castigou na ultima prova que fizeram??)
Chegada á meta para descarregar o numero...mais de 20 passaram por mim a perguntar se era preciso dar o numero!! O tal arquinho que falou não era necessário mas uma indicação na estrada dava jeito "tipo Chegada! e uma setinha"

Pronto agora os aspectos positivos...
Sei que não é facill organizar um evento, aposto que o Sr. paulo e restante organização
deu o seu melhor para que todos nós nos divertisse-mos, e digo-lhe que me diverti mesmo assim... foi bom ver a entre-ajuda entre todos os bttistas, deu para falarmos enquanto penavamos a pée, coisa que até considero positiva,
deu para ver as vistas do alto da serra,
deu para passar a bike pela agua do rio,
deu para ver a população da zona interagir com os partecipantes,
deu para comer um porco no especto que para mim estava exelente,
deu até para nós divertirmos com a maneira de cada um protestar ao passar nos trilhos de pedra,
pode não ter sido rolante o passeio ,mas olhem que o ultimo trilho deu trabalho a desbravar mato no meio do arvoredo e ficou execional.
Aposto que para o ano vai ser ainda melhor, as criticas ajudam a melhorar, não devem ser levadas como afronta.
Foi um exelente dia de resistência, cheguei a lisboa ás 18h30.

Só tenho mais uma coisinha a dizer que acabei de ver no http://maratonaalvaiazere.com/ que raio de "classificação" é esta???
Onde está o meu numero?? e dos meus outros 2 colegas??? só lá está um... Mau... mau....


Boas Pedaladas a todos...
Nuno Miguel
 
Contudo, o grau de dificuldade é o mesmo, mas com distância mais curta, não adianta estar a tentar enganar as pesssoas a dizer coisa e tal, tal e coisa que para a próxima é a rolar. Isso é mentira.Vamos é facilitar, anulando singles que são um péssima aposta ao inicio e colocar no fim, mas o passeio de facto não pode exceder os 23km's que segundo os relatos já será um grande passeio. Posso adiantar que o pessoal da Pelmá ficou tão impressionado com tanta agitação que um senhor já se disponibilizou para o ano, em oferecer um porco para o reforço. Se mantiver a promessa, o reforço será um primeiro almoço, com tudo o que houve este ano, mais o tal porco. Mas... caros colegas, serão 23 km's cicláveis, mas de respeito. Os 12 primeiros abrem logo o apetite para um bom reforço. Nem imagino se tivessem ido este ano também à aldeia de Avanteira. Ui... ui.... agora não estava a teclar, de certeza absoluta. E ainda desisti da ideia de abir um single que para queles que levaram o track, notaram que houve alguns desvios. Se a ideia inicial se tivesse mantido, estava neste momento mais do que esmagado.

Mas sempre referi que a paisagem fazia esquecer o sofrimento, parece é que ninguém me entendeu. Imaginem ainda o passeio para o lado oposto da serra, por onde muitos chegaram de carro. Com aquelas subidas intermináveis.

Não quero com isto desculpar-me seja do que for, tenho de admitir os erros graves e aceitar as criticas e pedir desculpa a todos aqueles que esperavam muito e sairam defraudados

Do mal ou menos, para o ano, a quantidade será radicalmente reduzida, porque ninguém se vai deixar enganar e já posso sair a curtir com os participantes, também de bike pelos trilhos
 
Senhor nunomserra já não chega a trapalhada que montei ao início para ainda ter ficado sem computador, dada a humidade que apanhou foi logo directo para a reparação onde ainda está, os vestígios de classificações na NET foram retirados dos apontamentos dos papeis e dos outros computadores. Já não chegava um azar para logo a seguir surgir outro, este com repercursões económicas

Garanto-lhe que nos fartamos de tirar fitas de outros passeios, mas não conseguimos limpar tudo. Esssa fitas demonstram também que não minto, quando refiro que o circuito foi uma cópia de muitos outros, à excepção, claro está, da trapalhada inicial

A limpeza do ambiente será feita para a semana, com a colaboração dos Sapadores locais
 

vitorser

New Member
Boas caros camaradas das aventuras "malucas", mas acima de tudo um desporto muito divertido....!
Tenho me estado a questionar se o pessoal gosta de BTT, como dizem, ou gostam é de rolar livremente por estradões........!
Tenho a dizer que adorei o percurso, trilhos espectaculares, mas subidas impossíveis, isso é que não...! Eu Até compreendo, que o objectivo era elucidar os betetistas acerca das paisagens e condições magnificas que este concelho detêm para a prática desta modalidade, mas como já foi dito o organização pecou por excesso.•
Organização:
Quanto a mim a organização de uma forma geral esteve bem, mas nem tudo são rosas.
Como aqui se disse, depois da separação do passeio e maratona em Oliveira Gorda, até Almoster não se via ninguém da organização, imaginem por exemplo o que é uma miúda, sozinha naqueles trilhos entre Cheira e Bésteiro, não é por ser mulher, mas sozinha(o) por muita força de vontade que se tenha, é complicado. Mas por acaso até aconteceu, reportaram me que uma miúda chegou a Aldeia de Bésteiro completamente sozinha e desanimada, queria desistir, mas ninguém da organização para informar o caminho mais rápido para Alvaiázere. Houve então um habitante que lhe indicou o caminho.
Portanto deveria de haver mais pessoal da organização ao longo do percurso.

Marcações:
Nas marcações não vi nada assim de anormal como dizem, ou secalhar fui eu que passei muito cedo!! LOL
Só um cruzamento na Quebrada, onde se começava a subir para os Casais do Vento, é que vi algo fora do normal, havia fitas para as duas opções possíveis, mas como sabia que para a esquerda não podia ir (tinha visto o track na internet) segui pelo sitio certo. Andava sozinho e nunca me enganei, ou melhor no Sobralchão logo no inicio ainda cometi um engano, porque não ia com atenção. Conclusão nós por vezes enganamo nos também por culpa nossa, por falta de concentração, e distracção.
Voltando á zona da Quebrada, antes de atravessar a ponte romana, havia um sinal de perigo, que provocava confusão porque o símbolo também exibia uma cruz, daí a confusão, e com a pressa podia levar ao engano e voltar a repetir alguma parte do percurso.
Nas marcações como alguém já sugeriu, usar cal no chão é muito boa ideia, claro que não dispensa as fitas de engenharia

Trilhos:
Para quem gosta de trilhos fomos galardoados com os melhores.
Mas entre a Cheira e o Bésteiro, havia um trilho ciclável praticamente paralelo ao trilho marcado, e encontrava-se com este ao meio do vale, já depois da zona que tinha de se fazer a pé, com a bike as costas. O pessoal da maratona tinha agradecido e com certeza gostado.
Para a próxima optem (Organização) por perguntar opinião ao pessoal da zona que faz BTT.
Já agora sou voluntário para ajudar a descobrir alguns trilhos numa próxima edição, conheço bem a zona de Alvaiázere.

Percurso:
Se o objectivo era mostrar o concelho aos participantes do passeio, e desta forma promover a paisagem, o passeio devia de ter passagem obrigatória pelo olho do tordo, seguindo depois para Bofinho e Alvaiárere; ou então contornando a serra, mas pelo percurso mais rápido, Bofinho, Vale da Couda, Ariques, Marzugueira, fazer aquela descida espectacular na encosta da serra, e Alvaiázere.
O percurso das subidas impossíveis na zona da Quebrada e Casais do Vento ficaria para o pessoal da maratona, que gosta muito de subir.
São sugestões, valem o que valem!

Reforços:
A única coisa que tenho a dizer, é que o 1 reforço devia ter sido mais cedo.
O almoço, para quem vinha com fome soube a pouco.

Segurança:
Só quero deixar aqui um alerta, se alguém cair num trilho onde já não passe mais ninguém, ou no caso de acontecer algo mais grave, como é socorrido, uma vez sozinho(a) nesse local?
No final deveria haver alguém que percorresse todos os trilhos, este aviso aplica-se a todos os passeios e maratonas

Espero que para o ano corra melhor, eu lá estarei, por enquanto vou fazer o percurso novamente, mas sem as subidas da Quebrada e Casais do Vento

Boas Pedaladas

VMSERRA
 
Top