[Rescaldo] Georaid series : Ultraestrela 2009

F

fuel100

Guest
Bom como ainda ninguém se chegou à frente, começo eu.

“Sabem porque é que ainda não existia nenhum tópico sobre esta prova? SABEM?
Porque aquilo foi uma prova de BTT...e ainda ninguém (excepto eu que sou um herói) consegue usar as mãozinhas por causa da dor nos pulsos!”

Podia começar assim o relato/rescaldo da minha participação no Georaid Ultraestrela como o tudo nice começou o rescaldo de São Pedro do Sul, mas não.
Pediram-me para fazer equipa com um companheiro com uma menor preparação.
Como tinha estado nas 24 horas na semana anterior onde fiz 260 km a solo resolvi aceitar a participação e ao ritmo que o meu parceiro me impôs, acabei por fazer dois belos dias de ecoturismo pela Serra.

Para já a organização:
Foi a minha primeira vez e apesar dos condicionalismos achei o máximo.
Este é um tipo de prova em que a participação não é motivada pelos brindes ou reabastecimentos que nos dão noutras maratonas. Não é uma prova de massas onde o pessoal se inscreve aos milhares para muitas vezes olhar uns para os outros em vês de desfrutar dos trajectos.
Aliás, pouca coisa nos dá para além do essencial, que no fundo, é o que o pessoal que por lá esteve deseja. isto é, uma excelente e muito profissional organização, para além de um potencial empeno ao quadrado.

O traçado: as rotas escolhidas, não tinham muito que enganar: Desce a pique 1000 com os discos a ficar em brasa, sobe 1000 com as pernas nas mesmas condições, isto em termos de altimetria e com um traçado a passar por pontos míticos da Serra que eu desconhecia e ao alcance apenas de quem se predispõe a embarcar em tamanha aventura.
Isto é só para lançar o mote.
Venham mais, por favor, que o que se quer, são testemunhos.
….e fotos, please.
 

Leonix

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

Primeiro de tudo agradecer à organização por mais um evento ímpar no País, com a já habitual competência!

Da minha parte agradeço e acho que foi prudente reduzir dos 115km para os 90km devido ao calor extremo durante os 2 dias, reforçando os pontos de água.
Não consegui aproveitar essa redução ao máximo, pois cometi um erro de navegação e fiz 9-10km a mais com 250m acum. tb a mais que o necessário... Ou seja terminei o dia 1 com 100km em vez de 90km...
Os mapas detalhados da zona iludiram-me e pareceu-me ir no track, quando na realidade estava fora dele... O pó e a redução da luminosidade no GPS (no intuito de poupar as pilhas) contribuiram para não identificar o track em condições...
Mas adiante, as subidas foram enormes! As descidas igualmente enormes, os pulsos já se ressentiam nos vários minutos a descer... Não se descansava a descer nem a subir... mas também nós não fomos para lá descansar :)
O Geo-Raid exige para além de esforço fisico, esforço psicológico e penso que nos 2 aspectos estavamos bem treinados! Ninguém baixa os braços nas dificuldades, é dar o máximo possível para terminar.
Não fazia ideia de como era a paisagem na Serra da Estrela (para além dos pontos já visitados de carro, Torre e cidades circundantes) e fiquei admirado com a vista esplenderosa "lá de cima" e outros pontos de relevo que o circuito abordava.
À chegada a simpática recepção da organização com o optimo lanche para recuperar do desgaste.
O dia 2 correu melhor pois não houve falhas de navegação, iniciamos descida para a Covilhã e seguimos norte por onde fizemos uma subida com 400m de acum. depois outra com 700m e por ultimo em Manteigas o regresso numa subida com quase 1000m acum. Na serra da estrela é tudo à grande - subimos 18km seguidos, descemos 10km seguidos :)

Obrigado a todos que nos proporcionaram mais um excelente evento Geo-Raid! Organização, Bombeiros, Turistrela!

Até à Lousã!
 

orbea

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

BRUTAL é como se pode caracterizar esta prova

Descidas brutais

Subidas brutais

Empenos Super brutais

EMPENO é estar em Manteigas com ele e ter de subir até as Penhas da Saude tudo o resto são dias menos bons isso é
que é curtir um EMPENO em toda a sua plenitude


Parabens a Organização


em especial ao Antonio Queirós sempre pronto a ajudar
 

El Giant

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

Fim de semana perfeito.

A escolha dos trilhos revelou-se fabulosa. Quem não conhecia a região de certeza que a conheceu da melhor forma.

Organização impecável. Os "ajustes" foram providenciais e demonstraram o grande profissionalismo que é colocado na organização do Geo-Raid Series.

Levei os dois maiores empenos da minha vida, mas graças ao companheiro de equipa que tive oportunidade de escolher, conseguimos terminar as duas provas. Apesar de ter torcido um tornozelo na quarta feira anterior, o "Cavalo" fez um jogo no campo todo, ora ia à frente, ora recuava e ainda teve forças para me rebocar. AB és o maior!

Se a Estrela foi melhor que SPS, a Lousâ vai ser melhor que a Estrela????
 

Ziocarbon

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

Faço das palavras de quem me antecedeu as minhas...

Foi chegar , ver, e sofrer.... mas com muito prazer.

Até hoje apenas tinha realizado maratonas de um dia, e nunca consecutivas. Quando me inscreveram "quem foi sabe a que me refiro", não pensei duas vezes.
Iniciamos o Geo-Raid com algumas reservas, pois não é todos os dias que se fazem 180 km na Serra da estrela com duas "chegadas ao alto", onde para terminar o dia se tem num deles numa ligeira subida em alcatrão de manteigas as Penhas da Sáude cerca de 16Km e 1000 de acum... e no outro a mesma receita mas com a diferença de a subida ser em BTT com aprox. 20 km e o mesmo acomul..., mas correu tudo bem, so o empeno que apanhamos impediu de chegar-mos um bocadinho mais a frente.
Mas em provas destas o vencer nem é o mais importante, se bem que ninguém lá vai a pensar em ficar em ultimo...

A organização, que dizer....
Foi feita por pessoas que sabem o que fazem e tem anos de experiência na matéria
Sempre presentes para ajudar - em especial o já referido Queirós - um senhor......
Com este tipo de organização qualquer dificuldade não passa de um mero acontecimento

O meu obrigado e até a Lousã
 

El Giant

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

Gostei da "subidinha em alcatrão de Manteigas às Penhas da Saúde" ...
 

ser.simoes

New Member
Re: Rescaldo Georaid series : Ultraestrela 2009

Boas Malta,

Em 1º Lugar, meus sinceros parabens á organização pelo trabalho desenvolvido;

Foi o meu 1º Geo-Raid, treinei o maximo que me foi possivel, de forma a poder encarar uma prova deste tipo e disfrutar da mesma;

1ª Vez que andei com este tipo de orientação GPS, no entanto a daptação foi bastante rapida e facil, não tive qualquer problema nem engano;

1º Dia, EMPENO, foi um dia não, do meio para a frente foi dificil, ultima subida desde Manteigas foi penosa, as cãibras deram forte, e parte final só mesmo com grande ajuda de meu colega que me empurrou mais de 2Km, ele estava muito forte mesmo depois de 85km (meu agradecimento para quem retirou aqueles 20Km, ehehehhe);

2º Dia, muito bom, sentime muito bem em toda a prova, massagem milagrosa resultou em pleno, não tive cãibras, mesmo na ultima subida, senti-me sempre muito melhor que o dia anterior, aliás penso até que cada vez me estava a sentir melhor, o proximo podem fazer 3 etapas????? ehehheheh;

Fontes e sombras, fantástico, até dava vontade pedalar mesmo com calor;

Proximo Geo-Raid? Não sei, adorava, mas sinceramente, apenas com condição fisica igual ou superior, seja onde for, percebi que será sempre uma prova dura, pelo que ir para sofrer não é minha politica;

Obrigado a todo pessoal, organização e participantes, pela simpatia e boa disposição sempre presente.
Grande abraço para meu companheiro Mocho, que teve de esperar por mim durante os 170Km, ehehhhehhe

Cumprimentos
Sérgio Simões #129-A
 
F

fuel100

Guest
Aí estão algumas fotos do Georaid (Uma imagem vale mais do que 100 palavras, dizem) .
Como sabem é uma prova por equipas (de 2 elementos).

Esta foto ilustra o espírito da prova.

- O regulamento impõe que os elementos não se afastem mais de 10 segundos sob pena de penalização.
- A magnificiência da Serra. O Vale glaciar do Zêzere que tivemos que subir até aos Piornos,
ao fundo, por duas vezes. 1000 m de ascensão no sábado desde Manteigas e 1000 m no Domingo, desde São Gabriel, passando pelo Poço do Inferno e percorrendo o planalto, em cima à esquerda.
Simplesmente fantástico. Em Outubro estou caído na Lousâ, 3ª etapa.
O conceito é viciante e a organização dos Antónios (Queirós e Malvar) simplesmente irrepreensível. Mais um must de 2009, daqueles que ficam para sempre na memória.





[/UR
 

ALQ

New Member
Quando a Natureza e os nossos limites nos surpreendem, sentimos que tocamos algo especial.

A organização do GEO-RAID series agradece a todos os que contribuiram para atingir o nível que pretendíamos para esta competição.

A vossa atitude e o espírito que demonstram nos trilhos mais altos de Portugal oferecem-nos momentos e imagens verdadeiramente épicas.

http://picasaweb.google.pt/queirozlago/GEORAIDUltraEstrela#

Um Grande Abraço

António Queiroz
GEO-RAID series
 

scurado

New Member
Antes demais parabéns à organização pelo excelente trabalho que mais uma vez fizeram. Já tinha estado em S. Pedro do Sul já conhecia o profissionalismo.

O primeiro dia correu bastante bem apesar do muito calor, já o segundo foi para esquecer para mim claro!

Um ponto a rever no meu ponto de vista, a grande, enorme extensão de alcatrão que fizemos no primeiro dia na última parte do percurso. Para quem lá esteve sabe do que escrevo, a subida desde Manteigas até às Penhas da Saúde, tinha uma parte inicial em estradão mas depois era "lamber" alcatrão e com aquele calor não foi muito agradável. Na minha opinião a rever de futuro.

Agora falta a Lousã e lá estaremos para mais dois dias épicos.

Boas pedaladas.
 

fg

New Member
estrelageo.jpg


Podem fazer o download de FOTOS, do pessoal da pedrAmarela aqui :

http://www.fileuploading.net/447521
http://www.fileuploading.net/388855
http://www.fileuploading.net/419893
http://www.fileuploading.net/814620
 
F

fuel100

Guest
Pessoal da pedra Amarela:
Desculpem a ignorancia, mas não consigo abrir os vossos ficheiros de fotos.
Se me podessem explicar qual o programa a instalar agradecia muito.
Vi pessoal a tirar muitas fotos por lá e tinha alguma curiosidade para ver o meu boneco .
Obrigado.
 

bmendes

New Member
Olá Pessoal.

Para aqueles que participaram nesta fantástica prova, os meus parabéns! Foram 2 dias muito duros, debaixo de um calor imenso que desafiava as capacidades físicas de qualquer um. A minha participação resumiu-se a tirar fotografias (sim, eu era aquele grande maluco que de vez em quando estava nos trilhos no meio do nada). Devem ser poucos aqueles que não tirei fotos, por isso podem pesquisar os vossos momentos na minha galeria Picasa. No "forno" também está a cozer um "mini video" com imagens gravadas com uma minicam que um dos participantes levou em partes do percurso!! :D

http://picasaweb.google.pt/mendes.bp/GeoRaidUltraEstrela09Seleccao#

Espero que gostem!
P.S- Em breve colocarei outra galeria com TODAS as imagens que tirei na prova.
cumps
BMendes
 

BIGMiguel

New Member
Boas,

Parabéns a todos os que participaram e à excelente organização (mais uma) desta Aventura!!!

Eu juntamente com o bmendes estive a acompanhar-vos numa reportagem video e fotografica.

Desde já queria agradecer ao AMalha pela cabeça, ou melhor, pelo capacete que me cedeu para poder colocar a CAM a filmar!! Deu imagens 5* de muitos de vós.

Em relação aos Videos ainda tenho muito trabalho pela frente (+/- 4GB dele) mas deixo já ao Sérgio Simões #129-A~e companheiro de viagem (porque nos indicou o seu dorsal) o primeiro upload:
http://www.youtube.com/watch?v=ZkiO-iMbLNc

Em breve conto te-los editados e ao vivo!

Boas pedaladas!
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Ainda não consegui escrever o relato dos empenados da Transportugal, mas escrevo já o relato do Geo-Raid, são só 2 dias, é mais fácil!

Depois de 8 dias a pedalar na Transportugal ainda só me apetecia estar no sofá a comer e a dormir! Mas o dever chama, foi necessário acompanhar mais uns quantos empenados (ou apanhar um grande empeno, como poderão ler mais à frente…)

Dia -1: Quinta-feira, 18 de Junho:
Estava para ir só para a Serra na sexta-feira de tarde, mas como o António Malvar está no estaleiro por causa de uma queda parva de bicicleta, meti férias o dia todo e fui logo na quinta à noite, para ajudar nos preparativos.

Esperava ir directo do trabalho para a Ciclonatur para ajudar a carregar as carrinhas, mas marcaram-me uma reunião às 13:30???, não pude ir almoçar a casa buscar as tralhas e deixar os gatos na minha mãe, só cheguei à Ciclonatur às 20:00.

Saímos de Lisboa às 22:00 (eu, o António, a Berta e a Mila), chegamos ao hotel já perto das 2:00 da manhã. Mas quando entrámos no nosso chalé (o chalé do Tio Artur), ainda ficámos mais de meia hora a apreciar a decoração da casa! Só para terem uma ideia, no quarto principal ao lado da cama está uma banheira redonda feita de latão, tudo em estilo antigo!

Dia 0: Sexta-feira, 19 de Junho:
Acordei por volta das 7:30 e já não consegui dormir mais. O corpo já devia estar cheio de adrenalina, a pensar nos 2 grandes dias que estavam à porta.
A caldeira do chalé estava desligada, fui ao hotel pedir para tomar banho num quarto livre.

Como no hotel não estava ninguém alojado, fomos tomar o pequeno-almoço num café ali perto. Comemos umas sandes de queijo da serra que traziam um bocado de pão no meio de muito queijo! Deu para pedir mais 2 pães e fazer mais 2 sandes!
Voltámos ao hotel e começamos a descarregar a carrinha, a preparar os sacos e o secretariado.
A hora de almoço chegou num instante, tentámos ir ao local do pequeno-almoço, mas já não tinham comida e estava cheio…fomos a um restaurante em frente ao hotel, que estava vazio (fomos os únicos clientes), com uns preços de capital europeia e cheio de moscas. Mas pelo menos a comida estava boa!

Mesmo antes de almoço chegaram reforços, pelo que pudemos montar a meta. Também vieram da Vitalis entregar a água, quase 2.000 litros! Fico tudo pronto a tempo, pelo que ainda deu para descansar um pouco e apanhar o vento fresco que corria por ali. E era esse vento a razão de algumas dúvidas, seria melhor encurtar o percurso no dia seguinte por causa do calor, ou fazer o percurso todo, correndo o risco de esgotar o soro no hospital da Covilhã?

Por volta das 18:00 começaram a chegar os participantes. Fiquei por ali a ajudar no que foi sendo preciso, mas entretanto foram chegando mais reforços. Aproveitámos um momento mais calmo para ir jantar por turnos, pois de certeza que mais tarde iriam chegar mais pessoas.
O briefing foi feito com um pequeno atraso e foi algo longo, mas era necessário explicar as regras a quem nunca tinha participado em nenhum Geo-Raid. Houve algumas vozes contra o encurtamento do percurso, será que no dia seguinte também mantinham a mesma opinião?

Depois do briefing apareceu muita gente para a entrega dos sacos e carregamento do GPS, foi necessário definir quem levava os trackers e distribuir o pessoal pelos CP/Meta, pelo que já me deitei bastante tarde. Ainda por cima demorei a adormecer, esqueci-me de levar os comprimidos antialergénicos e estava um bocado atacado. Sou uma florzinha de estufa…

Vou de seguida escrever o resto do relato, o da parte divertida :)
 
Top