Rescaldo do 6º Encontro Luso-Galaico 2008 Esposende.

JorgeSantos

New Member
Pois é.......

Pelo 3º ano consecutivo participei neste evento.
Fiz os 63 Kms em 3.39H ficando em 158º lugar

Aspectos positivos: Preço da Inscrição (15 euros) ; percurso escolhido (a ponte estava espectacular); sinalização; voluntários, (abastecimentos) coloco em () porque só peguei em água. Simpatia das pessoas em geral.

Aspectos negativos: Distancia do 1º para o 2º abastecimento (muito longo); filas com mais de 100 metros para registar o tempo final (eu não passei por isso pois quando cheguei ainda era cedo, mas tive amigos que estiveram meia/hora para (cortar a meta) inadmissível! Mais 1 ou 2 mesas resolviam o problema.
Banhos: Se querem muita gente a participar e segundo a organização foram 1360 atletas, não é com 2 salas apenas em que cabem 15 pessoas em cada que se resolve a questão dos banhos. Resultado: Assisti a filas enormes para tomar o tão merecido banho.
O lixo constante que encontrei pelo caminho, certas pessoas continuam a desrespeitar a Natureza.............o que custa comer uma barra, ou seja lá o que for e meter a embalagem no bolso para mais tarde colocar no lixo?? Pura falta de civismo.

------------------------"----------------------------------

Almoço : Não sei porque optei não almoçar lá. Mas pelo que observei a fila estava bem grande para entrar no mercado. Mas deixo essa parte para quem almoçou.

Para o ano e se assim entender penso em participar novamente.

Consegui obter estas fotos da minha pessoa :lol: através do fotografo "de serviço"

hDYzZlJVgH8KNvRgBLU4

7ZfzNr6yyEz8iTQokr9f
 

350plus

New Member
Re: Rescaldo do 6º Encontro Luso-Galaico 2008 Esposende.

Eu participei neste evento pela 4ª vez consecutiva.

Desta vez resolvi aumentar a dificuldade e lá peguei na minha Singlespeed totalmente rígida para fazer os 90 km. Passei a semana anterior à prova consciente de que ia apanhar um empeno de todo o tamanho.

O que é certo é que os 90 km passaram-se bem e nas calmas.Alimentei-me e hidratei-me bem e seis horas depois estava a cruzar a meta, com energia suficiente para mais uns 20 km! A única coisa que correu um pouco pior foi uma corrente partida exactamente a meio da prova, mas 5 minutos de trabalho e uns preciosos elos extra no camelbak resolveram o assunto.

O percurso estava bem interessante, especialmente a já clássica parte do Rio Neiva com os seus singletracks e pontes de pedra. Só não gostei do início... muita estrada e poucas subidas, o que potenciou logo engarrafamentos colossais à passagem das primeiras poças de lama! :twisted:

Gostei também da ponte de canoas, a qual era também um simulador de condução de bicicletas sob o efeito do álcool devido á sua imprevisível oscilação. :mrgreen:

Nota negativa (como sempre... :evil:) para os que deixam lixo nos trilhos. Tive que chamar a atenção a uns artistas que iam mandando garrafas de água vazias para o meio do mato. Por favor não se acanhem e chamem a atenção a estes indivíduos para o seu comportamento vergonhoso.

Para terminar, uma foto minha a esmagar os 32-16 :mrgreen:

img2689yk9.jpg


Mais fotos aqui:

http://picasaweb.google.com/interBTT/MaratonaDeEsposende2008
 

joaobarbosajb

New Member
Boas:

Eu fui, pela 3ª vez, e gostei do empeno. Achei duro (por estar parado 1 mês) mas quem vai pra isto já sabe o que espera, ainda hoje me doem as pernas.
A organização está de parabens. Para mim foi a melhor das 3 edições (60km´s). Bons trilhos, bonita paisagem, a ponte das canoas fabulosa, o cheiro (odor) a campo 5 estrelas. Bons abastecimentos, na minha opinião, tambem fui abastecido (o ano passado tive azar). Não falo dos banhos nem do almoço visto ser de viana. pirei-me logo. Quanto ás bichas (filas) foi pena no final para fazer o controlo do tempo final. Mas não há nada como ter paciência, eu pelo menos fui pra empenar digo passear.
Gostava que a organização pra o ano não "desmoralizasse" o pessoal com 1ª parte (60km's). Ouvi muita gente a pensar que ía para os 90km, e acabaram por ficar nos 65km visto a 1ª parte ser dura. Penso que deviam deixar a parte mais dura para os que iam fazer os 90km. Gostei de não ter que fazer a parte final nas dunas.
Parabens á organização pela maratona. Lembrem-se que tudo isto dá muito trabalho, dores de cabeça, e há sempre precalços. pior foi pros que estiveram na estrada á espera que nós passassemos.

jbarbosa
dorsal 1356 4:32:42
 

diogomoura

New Member
Viva,

Também participei nesta maratona, foi a minha estreia!
Gostei bastante da experiência e vou começar a participar mais vezes :mrgreen:

Pontos a melhorar:
-> Localização dos postos de abastecimento;
-> Deviam apostar mais na sensibilização de atirar lixo para o chão, infelizmente eu e um companheiro do CM (Clube Mondraker) assistimos a um episódio de uma rapariga que devia ter vergonha na cara... O meu colega ainda lhe chamou à atenção ao que ela responde "ah... por acaso não costumo fazer isto..."!


Pontos positivos:
-> Excelentes paisagens;
-> Variedade de condições e terrenos;
-> Boa organização;
-> Adrenalina causada pela "Ponte viva" (o Flávio tirou uma foto a essa ponte muito original)
-> Reforços alimentares e almoço completo;
-> Boa sinalização e suporte policial, bombeiros, INEM, etc;
-> Qualidade do jersey;

Tirando um furito correu tudo às 5 maravilhas!

Ficam duas fotos minhas em acção (dorsal 47):

lusogalaico1.jpg

lusogalaico2.jpg


Mais fotos no Álbum de Fotos Picasa/CM: http://picasaweb.google.pt/clubemondraker/20080426LusoGalaico


Abraço,
Diogo
 

Ivo

Member
Olá,

Gostei muito da 1/2 maratona. E fiquei bastante contente por a acabar cansado mas não estourado, pois foi a primeira vez que me atirei para 60 Km. Normalmente costumo andar entre os 40-50 Km e com acumulados um pouco mais baixos. E tendo em conta que o acumulado desta 1/2 maratona se situava num intervalo de 20 km, que não tive furos, avarias ou quedas, acho que correu mesmo bem!

Os prós e os contras acho que o Josant já disse tudo e não vale apena martelar mais no assunto, excepto o facto de alguns ciclistas continuarem a deixar lixo pelo cominho. Para os senhores que gostam de sujar os trilhos e as nossas florestas: Se fosse a porta da vossa casa, ou dentro dela, não gostavam pois não?


Ivo
 

root

New Member
"Que esta maratona sirva de exemplo para todos os Exmos. Srs. Vereadores do Desporto, por esses Municípios de Portugal."

O BTT está de Parabéns !!!

Viva Esposende – Viva o BTT - Viva Esposende – Viva o BTT- Viva Esposende – Viva o BTT- Viva Esposende – Viva o BTT


lusoga10.jpg


lusoga11.jpg


lusoga13.jpg
 
L

lowracer

Guest
+

  • Bons abastecimentos
  • "Aparato" junto à avenida Marginal
  • Presença de várias lojas e marcas
  • Organização em geral
  • Bom nível físico dos participantes em geral
  • Pontes
  • Presença da organização nos cruzamentos
  • Passagem por pontos de interesse
  • Jersey

-

  • Percurso fácil (anunciavam dificuldade elevada), só me lembro de uma subida em alcatrão depois de passar o rio, de resto não tinha grande dificuldade
  • Areia na parte final
  • Fila para o banho
  • Fila para o almoço
  • Almoço com talheres e pratos em plástico e pouca qualidade em geral

Quanto à participação é de salientar: muitos furos e arranque ao "sprint" :shock:

Fui aos 90km e gostei muito de participar apesar de me ter corrido mal (furei). Por 15€ é difícil encontrar melhor!!


Parabéns à organização
:D
 

rain

New Member
VIVA,

Pelo 4º ano participei neste evento e mais uma vez adorei.
achei que mais uma vez esta organização esteve muito bem e ofereceu-nos uma maratona completa.
Nada foi deixado ao acaso desde o dia maravilhoso ,pontualidade ,percurso fabuloso com direito a nova ponte , bons abastecimentos ,
zona de meta bem animada e cheia de gente para nos receber .

na minha opinião uma das melhores maratonas deste pais e que mantem um preço muito aceitavel.

continuem assim que la estarei por muitos anos.


aproveito so para fazer um pedido a quem tenha encontrado nos balnearios das piscinas uma camisola de ciclismo que entre em contacto comigo.
desde já agradeço .


duarte
 
É com agrado que encontro este rescaldo expontâneo do fim-de-semana de btt de esposende. É bom constactar que a Maratona de btt de Esposende já tem vida própria;
É sobretudo por isso que tenho a certeza que valeu a pena estes dias de trabalho intenso a volta do evento;
É claro que nem tudo foi excelente, prometemos uma avaliação rigorosa e acção determinada para colmatar as falhas encontradas.

Obrigado a todos que nos visitaram, espero que tenham passado um dia agradável de camaradagem e bicicleta, numa atitude pro-ambiental, e que tenham descoberto que os vossos limites afinal estão muito mais além do que imaginavam.

Abraço a todos,
MM
 

bbaixo

Member
Viva,

Pela 1ª vez participei na maratona de Esposende.

Gostei bastante da organização da mesma.

Saliento a falta de civismo de alguns participantes, distância entre abastecimentos demasiada longa (desnecessária a paragem no monte S. Lourenço para quem fazia os 65km) e a 1ª parte demasiado rolante.

Os pontos positivos já foram referidos pelos anteriores colegas mas gostaria de falar novamente da ponte que achei uma supresa fantástica...

O meu objectivo para esta maratona foi plenamente atingido, concluir a mesma sem paragens além dos abastecimentos... mesmo assim demorei 5h05m a concluir... fiquei classificado na 2ª metade da tabela... :oops:

Fiz parte da subida em alcatrão a pé por uma questão de gestão de esforço, algo que eu tenho que aprender a dominar melhor... :roll:

Espero que aquela menina que lançou um garrafa de Powerade para o chão na subida para S. Lourenço tenha voltado ao local, no final da prova, para a recolha da mesma... :roll:

Para o ano, e se tudo se conjugar, estarei lá mais uma vez... :)
 

r3m

New Member
De 0 a 10 - dou 9.... :) acho complicado conseguirem agradar a "gregos" e "troianos"...por isso o saldo é bastante positivo.
Apenas 4 reparos....1º - a chegada dos betetistas que fizeram os 60km (não foi o meu caso felizmente)...
2º - uma pequena parte final em que tinhamos 2 opções...ou areia ou "jogas"....
3º - tempo de espera para os banhos (mais uma vez, também tive a sorte de chegar antes de começar a confusão)
4º - o tempo de espera para o almoço... (para perto de 1400 pessoas é um espaço bastante pequeno)

de resto....penso que para o ano deveriam optar por 3 percursos...algo como 40km, 60km e 90km...certamente não teriamos tantas "reclamações" sobre a dificudade ou não do percurso.

Continuação de boas pedaladas,

r3m
 

Goju

Member
Boas malta
Quanto á maratona em geral eu gostei muito, apenas nao gostei das filas enormes para o registo do tempo final e para o almoço que tive de optar de ir almoçar a outro lado mas deixo aqui a minha classificação

Pontos positivos
Bons abastecimentos e sem falta de alimentos
"Aparato" junto à avenida Marginal
Presença de várias lojas e marcas
Organização em geral
Bom nível físico dos participantes em geral talvez por nao ser muito dura....
Pontes
Boa sinalização e suporte policial, bombeiros, INEM, etc;
Passagem por pontos de interesse
Jersey e muito bonito

Pontos negativos
Registo do tempo final
Fila enorme para o almoço

Mas compreendo que com 1400 participantes aconteça estes pequenos pormenores, mas apenas escrevo para tentar ajudar e que para o ano seja a melhor maratona do pais....
Abraço
Nelson
 
L

lowracer

Guest
esp2ja2.jpg


Como há participantes sem capacete?? :shock:

Lembro-me de ver mas pensei que não estava a participar.
O uso de capacete é uma das primeiras regras numa maratona.
Não tenho nada contra, mas estes casos deveriam ser punidos com desclassificação!
 

OSAC

New Member
Boas...

Participei pelo 2º ano consecutivo mas desta vez apenas nos 60 kms...
Achei que o percurso estava fantástico, quer pela beleza como pela exigência, mas é evidente que há sempre pontos a melhorar.
Certamente que todos aqueles que estiveram envolvidos na organização deste evento, tudo vão fazer para melhorar para o ano.
Parabéns á organização!!!!!

Boas pedaladas
 

Batas

New Member
Bom, apenas tenho a salientar aspectos negativos, infelizmente, pois não tive tempo para ver os aspectos positivos...

Logo após a partida, e de ter passado a primeira ponte em direcção a Fão, um energumeno que ia ao meu lado esquerdo resolve sacar um cavalinho e aterra a roda da frente totalmente virada para a direita, caindo à minha frente. Como não tive tempo de parar, galguei a btt dele, e caí no chão. Resultado: Uma senhora entorse.


Contactamos a organização para enviar uma ambulância/assistência, e 40min depois (quarenta minutos) nem sinal dela... Ligamos para os bombeiros da região e chegaram em 5-10min.


Infelizmente ainda ha muita gente com falta de civísmo a participar nestes eventos. Aspecto "positivo": Durante um mês, no mínimo,não vou encontrar mais dessas pessoas nos passeios...


Neste momento estou a tentar contactar a organização para tratar do seguro, mas ninguem atende, e o mail não funciona. Bonito.

Doeu.

97tt8g.jpg
 

andrebela

Member
Os meus parabéns à organização.

Até hoje foi a maratona mais bonita e com o melhor traçado em que participei. Encarei o percurso com muitas cautelas, uma vez que tenho andado pouco. Cheguei ao fim dos 61kms a sprintar e com vontade de ter feito os 90... Simplesmente fantástico. Sinalização impecável, avisos bem legíveis nos pontos perigosos e muito pessoal pronto a dar assistência. Quanto aos reabastecimentos acho que o primeiro era um pouco tardio e o segundo muito próxima da chegada (neste nem sequer cheguei a parar).
Em relação aos banhos, de facto o espaço não era muito, mas com um pouco de boa vontade lá deu para não demorar muito tempo, e a água estava bem quentinha, coisa quase rara neste tipo de eventos....
Relativamente ao almoço, acabei por não experimentar, a fila era grande e as francesinhas especiais do café ali perto tentadoras....
De certeza que corrigindo estas pequenas falhas, com o empenho que demonstraram e a beleza dos trilhos da região terão condições para fazer um evento nota 10.



CumprimenTTos

André Bela
 

bbaixo

Member
Batas said:
...

Logo após a partida, e de ter passado a primeira ponte em direcção a Fão, um energumeno que ia ao meu lado esquerdo resolve sacar um cavalinho e aterra a roda da frente totalmente virada para a direita, caindo à minha frente. Como não tive tempo de parar, galguei a btt dele, e caí no chão. Resultado: Uma senhora entorse.

...

Se isso ocorreu a seguir à ponte metálica, estranho a demora na chegada dos bombeiros, pois os mesmos estão a 100metros da mesma... :s
 

_riplas_

New Member
eu perguntei a alguns plo capacete e sabem que me responderam? Faz calor! mas nem sequer deviam ser deixados entrar para a linha de partida.
as classificações tb estão todas mal.... :s :s :s
o jersey muito falado ja: e TRANSPARENTE!!!! e nem por ser transparente é fresco...como me disse alguem, fica bem com um sutien as bolinhas vermelhas por baixo. (logo para mim não presta...mas eu tb tenho dezenas de jerseys portanto...)

o percurso: fácil, muitos km planos que fez com que se rolasse muito rápido. infelizmente so fiz o percurso mais curto, pois ressentime da queda da semana anterios no raid setubal-odemira-querença, acabei muito frustrada por nao ter feito o percurso maior e nada cansada.
ponte: eu passei a ponte a pé, mas apesar do medo, passei. foi feita num sitio diferente do inicialmente previsto, ficou mais curta, mais segura mas constituia na mesma um perigo acrescido ao evento, aqueles arames a fazer de corrimão que como alguem da organização me disse na partida foram postos por minha causa, evitaram que caisse uma pessoa...que pelo que me contou o meu primo e pela foto que ja vi, ainda ficou refrescado.

participantes: a mesma falta de civismo no que respeita ao lixo nos trilhos...eu ainda perguntava porque estavam a mandar lixo pro chão e a respostas foram: "es mesmo mete nojo tu." ou " se estas tão incomodada, apanha o papel da barra tu"
nos km iniciais eram so apressados a apertar nas curvas e a obrigar-me a travar...cheguei a um ponto que ja estava irritada com isso que nao quis mais saber e nao me arrumei mais de mal educados, que pasassem por cima se quisessem...
depois houve la numa subidita, que me dizem: "deixa passar, não estorves menina" (eu deixo sempre, a menos que ja esteja irritada, mas nessa altura ja tinha passado a irritaçao inicial) o tipo passa por mim e desmonta mesmo a minha frente...apeteceu-me chamar-lhe logo morcão, mas controlei-me e limitei-me a rir...e a desmontar também...
depois também não me agradou foi as piadinhas constantes por eu ter GPS, mas qual é o problema de eu ter GPS? nao é por ter GPS que as pessoas atalham, alias so quem tem GPS (a gravar) pode provar que fez o percurso na integra...

banhos: nada a apontar..banho para a bike e pelo menos para as "gajas" sem demora nem falta de espaço.
comida: nos abastecimentos nao sei, so parei no do Castro e para beber agua, e nao almocei pois a fila era imensa...

resumindo, não me diverti muito, passei o dia a irritar-me com coisas parvas...e portanto não garanto que la esteja pró ano...também ja escrevi uma nota no frigorifico "Ponderar bem antes de inscrever em eventos com mais de 300participantes!"

a organização fizeram um bom trabalho, mas de meu ver aquela malta toda estava a espera de uma cerimonia de podio um bocadito melhor...não estou a falar de premios nem nada, mas da forma como foi feita, a sequência, uma coisa com musica a condizer...


(a specialized epic fsr alguem a viu????? eu só vi uma stumpjumper!!!!!)
 

_riplas_

New Member
aiiiii que isso até parece o meu joelho ha uns dias atrás....

mas vê pla positiva, se fosse um senhor entorse era pior.... :p

as melhoras....

Batas said:
...

Logo após a partida, e de ter passado a primeira ponte em direcção a Fão, um energumeno que ia ao meu lado esquerdo resolve sacar um cavalinho e aterra a roda da frente totalmente virada para a direita, caindo à minha frente. Como não tive tempo de parar, galguei a btt dele, e caí no chão. Resultado: Uma senhora entorse.

...
 

silvioferraz

New Member
Fiz a meia maratona em 4h07m48s, ficando pelo 312 lugar. Gostei bastante este ano da prova, só tendo a apontar a fila para registar o tempo à chegada. No almoço e nos banhos, esperou-se um pouco, mas nada que fuja muito do costume nestas coisas. Para 1300 pessoas, acho que foi bom.

Quanto ao percurso, não faz o meu género, mas gostei. Bem melhor que o do ano passado, na minha opinião.

A tão falada ponte, como se provou, nem sequer devia ter sido tão falada. Já se sabia que a organização não iria pôr desnecessariamente a vida de ninguem em risco, nem o Cávado tem jacarés ou piranhas para comêr quem lá molha o pé.

Em nota 20 dou 15, pois prefiro circuítos mais duros e técnicos ao contrário deste que foi muito rolante.

Lá estarei no ano 2009, feliz e contente.

Abraço
 
Top