Rescaldo 2ª prova Up and Down Vouzela

Easton

New Member
Rescaldo 2ª Etapa Up and Down - Vouzela

Boas tardes,

Parece que me cabe a mim abrir este tópico. :) Algum dia havia de ser o primeiro. :)
Então sem muito mais, quero agradecer aos camaradas do Vasconha Btt que nos proporcionaram um fantástico percurso, com muita dureza incluida.
Em relação á parte inicial, acho que foi alcatrão a mais...mas depois de entrarmos no meio do mato, foi uma experiência espetacular.
Em primeiro lugar a subida dura (de cerca de 4, ou 5 km's) depois a zona do singletrack no alto da subida que parecia que ía alguém a puxar-nos para trás, ou então algum gato morto que ía ali enrolado na roda que não nos deixava andar...
Passado isso surgiu uma das primeiras descidas, onde eu fiz a questão de visitar uma figueira que deixei lá ficar no ano passado, e que me deu pontos...num joelho :p (eheh) , e que reparei que estava já bastante crescida...
Depois destas descidas de perfil acentuado encontramos um outro singletrack de beleza total. Este sigletrack contava com uma perfil bastante irregular, com muitos drops, descidas apertadas e técnicas, e onde qualquer um podia descer como mais gostasse...ora uns em cima de bicicleta, outros por baixo das bicicletas, e outros, enrolados com as bicicletas!!! :D Para quem gosta de descer como eu e não tem medo, axo que foi brutal!!
Depois deste segundo singletrack, tivemos mais uma situação a rolar onde passavamos na "Vasconha City", e rapidamente fomos dar a mais um sigletrack, fantástico! feito no meio dos fetos que criavam um ambiente bonito, e que limitavam o caminho, definindo-o até ao final. As subidas e descidas ao longo desse singetrack faziam parecer mais uma taça do mundo do que apenas uma competição regional do Up and Down (Parabéns á organização).
Depois no final de tudo, tivemos direito a muito mais caminho para rolar, e que nunca mais acabava pela antiga linha de caminho de ferro...Atravessamos a ponte, descemos ao rio e aí subimos novamente para acabar na linha de meta (44km's depois :D e Graças a Deus!!! :D)
Mas pronto, resumindo...Não caí, e não me aleijei, e não estraguei a bicicleta...só por aí já foi bastante bom.
A organização esteve de parabéns quase por tudo, pois em alguns locais devia ter alguém a sinalizar, ou pelo menos a controlar os atletas (que quase no final podiam,... ou não fazer o ultimo singletrack e depois voltar á estrada antes da ponte...Mas fora isso esteve muito bem!
Se tudo correr bem aí estarei para o ano!!
Cumprimentos e boas pedaladas...


PS:Quando descobrirem fotos...postem aqui ;)
 
Last edited:

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Bom dia de BTT, pelo menos para aqueles que não se aleijaram. As melhoras para eles.

Ficam as fotos da partida e chegada da 1ª dúzia de participantes.

scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


scaled.php


Mais fotos na n/ pagina do facebook
 

Scooby

New Member
Boas

Sou da Opinião do Easton

Todo o percurso estava fantástico. Apesar de eu ter preferido aqueles 10 Km´s de subida unica repartido por 2 mas até se fez mais ou menos os singles Vouzela já nos habituou a isso.
Quanto ao controlo em certos pontos dos percursos deveriam rever não só neste caso como em todos pois a mim aconteceu-me quase no final na ultima aldeia que o pavimento estava em obras eu saio do mato para atravessar a estrada para entrar nessa aldeia e ZÁS aparece-me um CARAMELO sobre a minha direita vindo do alcatrão e passa em frente só não o levei à frente porque não calhou (posso garantir que lhe tinha feito uma bela gravata com a roda) acho que é vergonhoso :mad: o pessoal que faz este tipo de atalhos eu costumo dizer quem não pode sai de cima e tira o entusisasmo ao pessoal que se esforça e faz o percurso na integra. Acho que para este tipo de situação resolve-se com mais pessoal da organização que mal se depare com este tipo de situações anotar o nº de dorsal ou a equipa (com os equipamentos é fácil) e transmitir essa informação à meta e se o visado não se queixar (por falta de terem conseguido ver o nº) toda a equipa a qual pertence deveria ser desclassificada iam ver como aparecia logo o(s) CARAMELO(s). Compreendo também que algum do pessoal que está nesses sítios está-se a "borrifar" para isso ou para indicar o caminho QUE NÃO ME PARECEU SER O CASO DE HOJE até acho que houve algum zelo da parte do pessoal que estava por lá, tirando um ou outro sítio que merecia lá alguém.
Caso o tenham deixado de fazer deixo a sugestão que o pessoal do Inatel deveria fazer como no ano passado ir no dia anterior ver todo o percurso na tentativa de ver se está tudo bem ou se existe necessidade de re-adaptação do percurso ou melhorias.

Obrigado por mais uma boa volta !!!!
 

pjpl

New Member
Podiam colocar as fotos noutro servidor sem ser o facebook, há quem não tenha.

Quanto ao percurso excelente.

Só estava á espera de ver mas era um atalhista chegar em primeiro, mas parece que nem assim, por isso sugiro que se não for para ficarem em primeiro vale mais ficarem em casa e dormir.
Ao que parece muita gente viu, eu no último singletrack via e ouvia pessoal a rolar na estrada mas pensava que era por onde depois ia passar, "afinal havia outra"!!!!


Mais uma vez parabéns á organização
e não esquecendo os TAIS, parabéns para eles também!!!!
 

Easton

New Member
Hummm...então houve mesmo o caso dos verdadeiros atalhistas....Aínda bem para eles...
Se lerem este post, é só para vos dar também os parabéns...
Não sei qual é o significado destas provas de btt para vocês?
É para chegarem ao pé dos vossos amigos e dizerem que ficaram nos 20 primeiros?Ou 50, ou 100?
Qual é a piada de chegarem em primeiro ou em ultimo, se não cumpriram toda a volta?
Sinceramente não vejo piada nenhuma nisso.
Tem mais mérito a pessoa que chegou em ultimo passado algumas 30 horas, e cumpriu todo o percurso, do que vocês que são os TOPS e chegaram em 1º lugar e nem o percurso cumpriram.
Bem, desculpem lá o desabafo, mas algumas coisas têm que ser ditas...
Por isso, pensem melhor no que andam a fazer e não estraguem o trabalho que tem sido feito por pessoas que querem evoluir o BTT a nivel regional.
É que é tudo muito bonito, mas qualquer dia, graças a vocês (atalhistas) as provas deixam de ter credibilidade, e depois acaba-se com este campeonato regional, que já conta com um grande numero de pessoas, que apesar de não serem profissionais, gosta deste tipo de provas, e depois de deixar de existir provas deste género, fica tudo a chuchar no dedo...
Espero que este tipo de situações acabe, e se realmente querem mostrar o quanto são bons, façam-no treinando e superando-se a vocês mesmos, e não cortando caminho...

Cumprimentos para todos e boas pedaladas!
 

pjpl

New Member
Eu não queria voltar ao mesmo mas este é escandaloso, dorsal 441, 454, 302 por amor de DEUS, como é possível, ao ver as fotos reparei que iam ao pé de um colega que ficou a mais de 10minutos de mim, isto a meio do percurso, e chegam á meta, sem passar por mim, com uma vantagem de 10minutos.
Parabéns
já para não falar na evolução que tiveram de mangualde para vouzela.
 

Scooby

New Member
É pena pois desmotiva todos os que andama esforçar-se inclusive o EASTON um dia destes este tipo de eventos desaparece e depois nem com atalhos lá vão. Na marcação dos percursos têm de se certificar que cortam todas as possibilidades deste tipo de "façanhas" ou atrvés dos postos de controlo aumentando-os ou atrvés da colocação de pessoas e estas serem implacáveis apareceu de um sítio de onde não devia DESCLASSIFICADO ponto. Mas aposto que isto não nos vai tirar a vontade de pedalar venham as próximas voltas :p
nada há mais triste do que nos enganarmos a nós próprios :(
 

Easton

New Member
Obrigado Scooby :)
Mas apesar de me esforçar não consigo grandes prestações :S
Mas pronto...é assim a vida...e sinceramente, e apesar de não ser profissional, gosto do espirito da competição e do tipo de preparação, e treinos que faço para ir para estas provas do Up and Down. Acho que o que mete mais piada nisto tudo, nem é a competição em si. É mais a preparação anterior que se faz para a prova.
E acho que no BTT, e qualquer outro desporto, devia partir por aí, no modo como cada pessoa o deveria ver.
Mas cada pessoa é como é...

Boas pedaladas, e desde já agradeço pelas fotos que ficaram fantásticas!
 

Bill1968

New Member
Boa noite

Parabéns à organização do Vasconha btt e do Inatel.

Os trihos estavam espetaculares, mas ou pouco mais sujos do que em anos anteriores, tirando isso e em relação à organização nada a dizer.
É de lamentar a atitude de alguns praticantes de btt que para elevarem o seu ego com mais uns lugarezinhos á frente na tabela classificativa, se com isso fossem ganhar alguma coisa, andem a fazer atalhos para poupar uns quilómetros, agora percebo porque é que de um momento para o outro, me senti, como se estivesse sozinho em prova no single track junto ao rio... para estes senhores aconselho a pensarem nas suas atitudes de não desportivismo e de verdade para com os outros colegas que estão ali para competir mas principalmente para desfrutarem de tudo de bom que se pode retirar do btt.
 

portoforever

New Member
Bom dia caros companheiros,

Concordo com tudo o que já foi dito.
Como principiante neste campeonato, apenas tenho a dizer que já não é a primeira vez que vejo comentários acerca dos "atalhanços", e isso deixa-me desiludido.
Apesar de todo o esforço feito, durante a prova, e chegar ao fim e ver que certos "chicos espertos" andaram a atalhar é injusto mas certamente não curtiram os trilhos como eu!
Adorei o percurso, muito duro a nível físico e a nível técnico mas estava de topo!!!
A organização esteve bem, apenas tenho um reparo, o almoço, que estava bom mas comer com pouca luz não me agrada.
Obrigado pelas fotos!
E quero deixar uma sugestão à organização, não façam o controlo sempre ao mesmo km, se puderem façam mais do que um, e controlem o pessoal para não voltar a haver esta história dos "atalhanços", sei que é difícil mas façam um esforço senão o campeonato perde credibilidade.

Um abraço e boas pedaladas
 

reflex989

Member
tou a ver que foi uma boa prova...

como em todo o lado ha sempre os chicos espertos que se pensam ser inteligentes...
A esses so espero que um dia "não provem do proprio veneno"...

Sendo eu de S. Pedro é com enorme agrado que vejo estas provas na zona pois tem todas as condições para receber estes eventos...

Força e que venham mais provas...;)
 

jlantunes

New Member
Boas,

Concordo em parte com o que já foi dito. Alerto só a organização para duas questões:

1. Apesar do single's serem bons, alguns eram perigosos e não havia qualquer sinalização de perigo. Talvez por isso, os mais desatentos (como eu) tivessem andado aos trambolhões!
2. Tanto quanto me parece, esta prova foi rainha dos atalhanços, mas, mesmo para mim que não ligo a resultados e não me bato por quaisquer pontos (sou muito fraco para isso), revolta-me ver pessoal a atalhar, porque desmotiva os que se esforçam. Mais grave ainda, atalhantes que pertencem à equipa organizadora da prova! Estes deviam dar o exemplo (não falo dos que chegaram no topo da classificação, obviamente), mas assim até parece que a coisa estava planeada!

Sem querer entrar em mais pormenores, fica o alerta para o INATEL ter mais cuidado com 2 questões que podem por em causa o sucesso do campeonato!

PS - Também fui dos que achou estranho ir sozinho nos singles junto ao rio e ouvir vozes que vinham de cima...
 

PeDaIs

New Member
Boas caros colegas.
Em meu nome pessoal, em nome do Vasconha BTT Vouzela e em nome da organização da II Etapa do Up and Down 2012, agradeço mais uma vez a participação de todos neste evento.
É a quinta vez que organizamos uma etapa do Up and Down. Orgulhamo-nos de fazer parte deste campeonato desde o início, de termos ajudado a construir o maior e melhor projecto de BTT do distrito de Viseu e um dos maiores de Portugal. Normalmente não costumamos fazer rescaldos públicos.
È com agrado que acolhemos todos as mensagens e críticas, negativas e positivas, afinal é com elas que aprendemos a corrigir os aspetos menos bons, para assim crescermos, e este ano não foi diferente…
Assumimos, desde já, algumas falhas num ponto que consideramos fundamental numa prova de BTT: A SEGURANÇA. Nas travessias de estradas e cruzamentos, principalmente na prova da maratona, onde não estivemos presentes em 9 das 26 existentes. Na meia maratona, das 20 existentes, não estivemos presentes em 4. Por vários motivos, que já estamos a analisar, não conseguimos cumprir o que tínhamos inicialmente previsto, pelo que pedimos desde já desculpas a todos os atletas.
No entanto, gostaria também de tecer algumas considerações e deixar alguns dados para todos podermos refletir, compreender, melhorar e, porque não, mudar comportamentos. É que muito se fala que as organizações têm que melhorar, têm que isto, têm que aquilo…. E os atletas? Ou os pseudo atletas?...
Etapa de Vouzela, alguns números:
- 45 VOLUNTÁRIOS, a quem agradeço de coração. Pessoal, que muito dele nem sequer pratica BTT e disponibilizaram o seu tempo para ajudarem, contribuindo assim para que tudo corresse pelo melhor.
- 2 AMBULÂNCIAS e 10 BOMBEIROS sempre a acompanharem a prova. Incansáveis. OBRIGADO.
- 5 VIATURAS – fora os muitos carros particulares, tivemos uma viatura todo terreno, 3 Kangoos, uma carrinha de 9 lugares e uma moto 4.
- 5 KMS DE FITAS que muitos atletas teimam em não ver… Agradecimento especial à MULTISAC.
- 900 GARRAFAS DE ÁGUA para 280 atletas, e mesmo assim ainda houve falta de água… Este ponto, nem vou comentar… levava-nos para uma velha discussão…
- DEZENAS DE HORAS a marcar trilhos, limpar mato, abrir novos caminhos, construir pontes…
Muitos outros aspectos podiam ser aqui contabilizados, mas penso que estes já ajudam a ter noção mais exata da logística que envolve a organização de uma prova deste tipo.
Quando se desenvolve todo este trabalho, para proporcionar aos atletas o melhor: melhores trilhos, melhores paisagens, melhores single tracks, etc… e depois ALGUNS atletas decidem atalhar, ou fazer qualquer outro tipo de “malabarismo”… significa que algo está muito mal, algo está podre no BTT. Esta e outras atitudes que infelizmente se têm vindo a verificar, e até a aumentar, são lamentáveis e são uma falta de respeito para com as organizações, para com os colegas atletas e, principalmente para com eles próprios.
Bem, mas se a culpa é e continua a ser sempre das organizações, da falta de controlos, das fitas que são só 5 e deviam ser 6, da água que está aberta e devia estar fechada, ou que está fechada e devia estar aberta… então mais vale pensar seriamente em deixar de organizar este tipo de provas, de campeonatos que existem graças ao espírito e à boa vontade de todos os que acreditam no BTT como uma modalidade diferente, que pode e deve ser praticada por todos… Isto porque os atletas estão cada vez mais profissionais e, ao que parece, as organizações cada vez mais incapazes.
Um abraço a todos os que vieram a Vouzela, nomeadamente atletas, familiares, amigos, amigos dos amigos. É sempre um prazer receber-vos.
Um abraço especial para todos os que se magoaram, sabe-se agora que, felizmente, nenhum com gravidade.
Boas pedaladas e até dia 24, nas Termas de São Pedro do Sul.
Bem haja.

Paulo Novo
 

PeDaIs

New Member
Caro jlantunes,

Como como membro do Vasconha BTT Vouzela e responsável pela organização desta etapa, não tenho conhecimento de qualquer atalho feito pelos nossos atletas. É uma situação que vou desde já tentar averiguar, pelo que agradecia que identificasse os atletas em causa.

Abraço.

Paulo Novo
 

Pedro Ribeiro

New Member
O senhor jlantunes deve estar a falar dos elementos da equipa organizadora que estavam la para ajudar quem precisasse, e que varios deles á chegada a vasconha deixaram de fazer o percurso para acompanhar pessoas que por um motivo ou outro queriam desistir da prova, como o caso da nossa colega Ester que acompanhou até vouzela um senhor de idade que estava com dores nas costas!! Não confunda essas situações... Os atletas que foram competir não atalharam, até porque lá na frente ninguem atalha e todos se conhecem, sabem a sua posição relativa e nao existem esses problemas.
 

stranger

New Member
Prova 5 estrelas,como era de esperar por parte de quem a organizou!

Foi tudo excelente,excepto um gajo ultrapassar alguns colegas e eles chegarem á meta alguns minutos antes,sem que me ultrapassassem no percurso marcado!

Acho que devia haver mais e melhor controlo,porque no BTT como em todo o lado,há sempre gente desonesta!
 
Top