Recuperação de Bike de estrada antiga

zykon

Super Moderador
Boas,

Antes de começar a falar sobre o assunto, quero dizer aos xores moderadores que não sabia muito bem onde colocar este tópico.
Se acharem que não está bem aqui, façam favor de mudar.
Isto porque ainda não vou fazer uma analise, para agora vou só apresentar o que ando a fazer.

Passando ao que me aqui trouxe...

Tenho andado num dilema sobre bikes de estrada, comprar uma, compra umas rodas para a btt, entre outras ideias menos boas...

Há uns dias descobri na garagem de um tio meu, la debaixo de umas coisas uma bike de estrada antiga, segundo ele, com cerca de 40 anos :shock:

Comecei a ver o estado geral, o que poderia precisar, etc e a poderar recuperar esta bike, e decidi avançar com isto...

Perguntei ao meu tio quanto ele queria por ela e ele disse que ainda me pagava uma bjeca para eu a levar, e assim foi :lol:

Comecei a desmontar, tirei tudo com excepção da forqueta, pois era de rosca e dava muito trabalho.

Comprei decapante e la fui eu...
só tirei fotos depois de já ter começado a decapar, não há do estado original...
Aqui está ela já depois duma volta com decapante
photo0045rd6.jpg

photo0053tv4.jpg

photo0054rw9.jpg


Apesar de ser uma bike antiga, a pintura era de qualidade, ainda estava num estado razoável e não foi fácil de tirar.

Uma lata de decapante depois e muita lixa, ficou assim
photo0051gy2.jpg


Aqui surge o primeiro problema:
Que cor vou pintar a bicicleta???

Após pensar alguns segundos :lol: disse:
Vou pintar de branco, sempre quis uma bike branca...

Lá fui eu comprar uma lata de hamerite branca, peguei no quadro, no compressor e na tinta e la fui eu...
Confesso que não ficou grande coisa a pintura, mas não está má de todo
Uma lata de hamerite depois ela está assim:
photo0055zc5.jpg

photo0056cr6.jpg

photo0057fc8.jpg


Não pintei a forqueta, porque tudo branco ficaria mal...

Estava a pesar agora em pintar em cima do branco, alguns riscos de outra cor e depois pintar a forqueta dessa mesma cor, o que acham??
Podem fazer sugestões para a pintura :mrgreen:

Mas ainda tenho outro problema...
o avanço é cromado, e o decapante não arrancou aquilo, ele já está algo ferrugento, o que acham que devo fazer? (queria manter o avanço original
Até agora está a sair barato (12€)
mas vou ter que comprar algum equipamento... nomeadamente manípulos, pedaleira, corrente, e fita para o guiador e espias...


Eu sei que isto é um post quase inútil, mas era so para saberem que foi menos o bicicleta que foi para o lixo :mrgreen:
 

100do

New Member
Que carga de trabalho aí tens....
Bem, para começar uma sugestão: não seria mais facil se tivesses retirado a forqueta? Acho que tens que acabar por a tirar para lubrificar.
Em relação aos cormados, podias mandar cormar (muito caro). Outra soluçaõ que vejo é pintar de preto fosco, mas desmonta isso tudo sff.
Eu comecei a recuperar uma e desisti. Essa é diferente, é mais antiga.
Se aprendi alguma coisa foi que devia ter desmontado tudo.
 

mag

New Member
Vai mantendo este tópico actualizado, é que eu fui resgatar uma mítica Esmaltina, guardada num sotão há perto de 25 anos...nem imagino a idade dela.
O quadro é muito parecido com o teu, embora a pintura não esteja muito má. É vermelha e os autocolantes Esmaltina ainda lá andam :mrgreen:
Neste momento está quase toda desmontada e descobri que o espigão do selim é ridículo, tipo 15 cm...e o selim é de plástico :lol:
Vou seguir de perto o teu restauro, principalmente quando chegar à parte de comprar componentes :s, ainda estou a pensar de vale a pena recuperá-la ou não.
É pena não haver mercado para clássicos, senão despachava a gaja por um valor estupidamente caro e actualizada a minha gorda.

Bom trabalho :yeah:
 

zykon

Super Moderador
mag said:
...
É pena não haver mercado para clássicos, senão despachava a gaja por um valor estupidamente caro e actualizada a minha gorda.

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

Gamboa, eu ainda tentei desmontar a forqueta, mas a rosca estava em muito mau estado no final e ia rebentar com tudo...
o que eu consegui desapertar deu folga suficiente para eu encher a caixa de direcção de massa :mrgreen:

O espigão de selim também é mais ou menos desse tamanho, e vai ser difícil arranjar um daquela medida...

eu conto fazer o trabalho todo com 100€ ou menos...
vou tentar aproveitar o máximo de material original
 

sniper_pt

New Member
Boas!
Este tópico interessa-me bastante pois já recuperei uma bike de estrada semelhante.
Apenas a pintura não foi mudada pois a original estava boa. Quando puder posto fotos...

Em relação ao espigão do quadro queria perguntar se alguém sabe onde se pode encontar um espigão para selim de carris com uma medida inferior a 27,2. Não sei quanto será ao certo pois não tenho craveira para medir... É para um quadro de ferro que lá tenho tb.

Abraço
 

esquilas

Member
Boas

Eu jah recuperei duas bicletas antigas, uma bsa e outra eh uma marca inglesa que nao me recordo. Eram bicicletas com cerca de 60 anos e paradas ah cerca de 20, podem imaginar o estado lastimoso delas, alias podem ver

DSC05803.jpg


O meu primeiro passo eh dar um banho de wd40, mas quando digo banho eh mesmo banho tipo daqueles frascos grandes fica apenas uma mijinha porque ainda pode a vir dar jeito

Depois toca a desmontar tudo, que dah uma p*** de trabalheira e de vez em quando a rebarbadora tem de entrar em acçao porque nao existe mesmo remedio possivel

Manda-se tratar o quadro e pintar, isso nao faço porque nao tenho equipamento e como nao sou eu que pago :mrgreen:, compra-se peças novas porque fica mais barato que mandar cromar e monta-se

Aqui começa os mais serios problemas eh que as peças novas alem de serem de qualidade merdosa mesmo (tipo a pedaleira jah vem empenada de origem e coisas do genero) as roscas sao aquase do mesmo tamanho ou seja eh rogar pragas ah mae de todas as peças e porcarias do genero, nao posso trabalhar mais de 30mn se nao dou em doido mesmo

Depois de muito praguejar e martelar lah fica a bike pronta ficam ateh bem porreiras (nao tenho fotos neste pc, depois posto aqui algumas do trabalho final), mas aquilo ainda fica carito a brincadeira, cerca de 110 pra pintura e tratamento de quadro, forqueta, guarda lamas e protecçao da corrente e cerca de 100/150 pra peças fora a mao de obra aqui do nosso heroi :p

sniper_pt said:
Em relação ao espigão do quadro queria perguntar se alguém sabe onde se pode encontar um espigão para selim de carris com uma medida inferior a 27,2. Não sei quanto será ao certo pois não tenho craveira para medir... É para um quadro de ferro que lá tenho tb.

Encontras facilmente, por exemplo a massi ou a bbb tem muitas medidas disponiveis consulta os respectivos sites
 

zykon

Super Moderador
:mrgreen: :mrgreen:

afinal ainda há alguns malucos como eu :lol:

Tambem tive que por a rebarbadora a trabalhar em algumas peças...

A pintura fui eu que fiz, não ficou grande coisa, mas para o que é serve bem...

O proximo projecto que me vou meter é transformar uma daquelas BMX antigas, com amortecedor ao meio num triciclo :mrgreen:
 

esquilas

Member
Vitorzip said:
esquilas said:
Boas
Eu jah recuperei duas bicletas antigas, uma bsa e outra eh uma marca inglesa que nao me recordo.
Esquilas, a outra seria uma Raleigh?

Acho que nao, mas jah vos digo porque soh falta colar a chapa do logo na testa do quadro e por 4 parafusos nos guarda lamas
 

LSD

New Member
Boas!
Ora aqui está um tópico que me desperta imenso interesse.
Sempre fui fascinado por restaurações e modificações.
No meu humilde curriculo, já restaurei uma Target (própria), uma DT50 e uma scooter Macal.
Ah, alterei tambem a minha mota (klx) da versão mato para versão supermotard.
Nas bikes,restaurei a minha Esmaltina e transformei-a numa asfaltica e recentemente numa SS (fotos no topico das Single Speeds).

A proxima etapa será dar uma nova pintura à Esmaltina que ficará a ser SS para sempre, ou não!!
Venham de lá mais topicos desses.

Boas restaurações...

LSD
 

Szoze

New Member
Isto pode ser interessante...

Tal como alguns, tenho um quadro de estrada com alguns anos, para andar precisa de rodas desviadores e manípulos.

Onde comprar material com essa idade?.
 

mag

New Member
Ora então cá vão as fotos da minha velhinha Esmaltina já quase totalmente desmontada:

Quadro

quadrohd0.jpg


Alguns dos componentes

componentesrw4.jpg


Desviador traseiro "Simplex" :mrgreen:

desviadorsimplexxs5.jpg


O belo do tóculante

esmaltinatr8.jpg
 

zykon

Super Moderador
eh pá cum catano...
é igualzinha á minha, mas a cor dela era azul... e estava em muito mau estado... :mrgreen:

Fixe
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Tópico interessante, vai-nos dando novidades zykon :wink:

Mag, arranja uns autocolantes da Independent Fabrication, e coloca-os no lugar do Esmaltina, depois é só vender por uma pequena fortuna e "actualizas a tua gorda" :evil:
 

pratoni

Active Member
muito fixe, força nisso zykon e mag! :D

Dá sempre gozo ver estes projectos de restauro :D :D

Eu também ando em algo semelhante...

Mas a bike de base é uma btt em que penso colocar uns pneus de estrada, ou então uns apenas mais finos.

O projecto tem andado muito parado porque o tempo livre e a disposição não têm sido muitos :s, por causa do work, mas quando estiver acabada penso começar a andar na arrábida (estrada de alcatrão das antenas) de vez em quando, e, quem sabe, talvez um dia o tróia-sagres... :D :mrgreen: :twisted:

Podem ver aqui:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13041.msg113608.html#msg113608
 

Mike4Tsix

New Member
Oi pessoal

Tenho a minha bicicleta de estrada com a qual competi, meio desmontada há cerca de 1 ano e não há meio de me dar vontade de meter mãos à obra.
Meti-me nesta coisa do btt porque já tinham sido muitos anos de estrada, treinos e afins, mas o raio da bicha que até dorme com a do mato está lá sempre a olhar para mim.
Depois de ter visto este entusiasmo todo, acho que é desta que vou dar andamento à recuperação e dar uma voltita para sentir o cheiro do asfalto outra vez.

Abraço
 

Indias

New Member
Este topico parece-me simplesmente lindo!

Recuperar bikes e no que está a dar :mrgreen:

e Zykon, curtia ver + fotos da tua bike recuperada

fiquem bem
 

zykon

Super Moderador
ainda está em recuperação...
Ainda não tem grandes adiantamentos desde as ultimas fotos.
ando a fazer pequenas coisas, tipo limpeza de componentes, etc...

Quando houver coisas mais visíveis posto aqui...
 
Top Bottom