Recuperação de Bike de estrada antiga

duchene

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Naturalmente que não é verdade que só possas lacar alumínio. Este quadro é do ferro mais pesado que se conseguia extraír da mãe natureza e mesmo assim foi lacado. Deves estar a confundir com a anodização, essa sim exclusiva do alumínio (nem as ligas de alumínio podem ser anodizadas).

Ao contrário da cromagem, zincagem, niquelagem, anodização, metalização e afins que são processos de electrólise em banho, a lacagem é um processo electroestático e de pulverização.

Neste processo, a peça a pintar é suspensa num eléctrodo com polaridade negativa. A pistola de pintura por seu lado, está carregada com uma polaridade positiva e por conseguinte, carrega positivamente as partículas de pó de tinta, que são a "matéria prima" da lacagem. Por isso em inglês se designa por "powder coating".

Ora as partículas atiradas pela pistola, vão-se colar à peça, devido à sua polaridade inversa. O que deixa uma camada de revestimento por todo o metal.

A fixação da tinta, dá-se no forno onde as peças são cozidas durante umas dezenas de minutos. Esta cozedura derrete as partículas de tinta (que é um polímero plástico) fazendo com que estas se fundam, dando o acabamento liso das peças terminadas.

Portanto, todo e qualquer metal é passível de ser lacado, termo-lacado ou pintado electrostáticamente (tudo sinónimos).

A resistência é muito boa. Resiste muito bem ás pancadas mas perde para a tinta nos danos por abrasão, visto que é uma cobertura mais "pastosa" tem tendência a moldar-se na direcção da fricção. Ou seja, se o pneu lá roçar 2 ou 3 voltas seguidas... ficas com o ferro á mostra :D

Mas pessoalmente, para qualquer aplicação que não seja a de ganhar concursos de detalhe e em que a economia seja fulcral, é uma solução a ter em conta. No meu caso, estou super satisfeito, "mete tanta vistaça" como uma pintura de 50 euros e deu metade do trabalho.

Pensa só na perspectiva de poderes mudar a cor do quadro, sempre que te apetecer, por menos de 15 euros!

Força nessas pinturas!
Daqui a uns dias mostro as minhas aventuras com uns fórmula b4 pro e um banho de cromagem dourado. 8)
 

ptuser_btt

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duchene... obrigado pela explicação, muito elucidativa, vejo que epercebes do assunto. Assim que tiver a minha pronto ponho fotos pro pessoal ver.
 

HITMAN

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eu ainda não recuperei uma, já andei a fazer a arranjar as bikes antigas, mas uma recuperação total ainda não dei, mas hei de dar.
Isto é para as pessoas verem que as bikes não devem ir para o lixo, a que dar vida as velhas, as clássicas, as bikes de antigamente, a que fazer com que elas não vão para o lixo.
 

duchene

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Pelo menos para mim, este tipo de projectos além de acarretar uma grande satisfação pessoal pelo facto de ser praticamente tudo feito por mim e com o cuidado que só nós podemos ter com os nossos projectos, serve igualmente como "desenjoador de tecnologia".

Isto porque no dia-a-dia das bicicletas é um corre corre com gramas a menos, desviadores de carbono, cabos sem fricção, enfim um sem número de coisas que fariam os grandes campeões de antigamente pensar que efectivamente os romanos (e os japoneses já agora) deviam ser mesmo ser loucos.

Rolar na simplicidade de uma bicicleta destas é, para mim, e acima de tudo, um prazer. E entendo que, na hora de dar ao pedal, trata-se SEMPRE de uma questão de satisfação pessoal e não de penoso desconforto na busca dos minutos perdidos. E o misto de olhares de troça e de nostalgia com que os restantes roladores com quem me cruzo me brindam só acentuam essa diversão.

Em suma, se forem turistas do pedal e se tiverem lá um chasso destes, se não tiverem vontade de mo oferecer, pelo menos deem-lhe uma revisão, quiçá uma pintura, e por 50 euros descubram como os 3500 euros na bina high-tech, afinal se calhar não foram assim tão bem empregues :mrgreen: :mrgreen:

Seja como for, muitos e bons km!
 

golfsc

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Boas!!
Desculpem também a minha intromissão, mas gostaria de partilhar convosco a recuperação que fiz de uma Bicicleta antiga 100% equipada com Shimano Dura Ace de 1973...
Ora ai ficam umas fotos:













 

golfsc

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Duchene,
Olha onde compras-te as bichas brancas da tua bicicleta?
è que eu estou a recuperar uma bicicleta Colnago e não encontro essas bichas...
Abraço

Daniel
 

duchene

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As minhas não prestavam, flectiam demais e para os travões não é conveniente. Como não queria ter metade de cada cor, optei por por todas pretas.

Agora a Bikezone (pelo menos) tem os kits da jagwire com espiral branca. Custam na volta dos 30 euros e já trazem cabos e ponteiras.

Espero ter ajudado!
 

ig9981

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Hoje chegou do mecânico esta asfáltica meia desencrostada... :mrgreen:

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Abraços...
 

ig9981

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Pessoal, em relação a esta bike peugeot, alguém me sabe dizer qual é +- o seu valor monetário?

Abraços!!
 

duchene

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Infelizmente hoje em dia é muito baixo.

Existe pouco interesse nessas bicicletas, e quem compra estrada agora para uso regular, compra já uma bicicleta mais recente e moderna. Quem quer dar umas voltas esporádicas arranja sempre uma BTT de supermercado oferecida por alguém que a tinha encostada lá na garagem, se for só para ir ás compras ou à horta.

Já foi tempo em que o ciclismo de estrada estava na moda...

Ainda estes dias vi uma bela Colnago no Miau em óptimo estado à venda por 50 euros... infelizmente cheguei tarde demais...
 

jfvo

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Pessoal topico fantastico.. tenho uma pasteleira, marca ye ye, vou recuperala, mas tenho os cromados todos ferrojentos, será muito caro mandar cromar :?: queria manter as peças originais, mas pelo que já li neste forum parece carito... :shock:

as fotos dela estão a chegar :lol:
 

eaoitava

Utilizador Banido
Restaurei esta lindíssima vilar roda 28 pena não ter fotos antes do restauro.
Só tem uma coisa que não pertencia a bicicleta porque se tinha perdido o símbolo da frente em metal cravado, foi uma trabalheira arranjar, teve uma loja de material antigo que me chegou a pedir 100€ por um igual arranjei este numa casa de antiguidades e por 0€.

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