Reba e SID 32mm sem Motion Control.

#1
Pessoal,

Converti com custos muito reduzidos a minha Reba, retirando o Motion Control (88g) e respectivo Pushloc (não pesei... sorry) e acrescentando apenas uma modificação no interior (proveniente do amortecedor Vivid! ) seguido da tampa do ar no topo.

Ficou muito suave, com 1630g (coluna com 21cm) e o mais estranho, ficou extremamente silenciosa.

Vou tentar tirar fotos e colocar aqui.

Posto isto, convido quem quiser fazer o mesmo a me contactar: garantias@ciclocoimbroes.com para um orçamento (avanço já que é reduzido) e um compromisso de "tester oficial das modificações do tipo da Rock Shox"

Alguém?

VT
 

klaser

Well-Known Member
#2
Há tempos já apareceram aqui alguns colegas a perguntar como se fazia isso..acho que vai haver muitos adeptos,eu adoro meu bloqueio,por hora fico de fora dos "testers",mas boa sorte com o projecto...
Já agora,o óleo também é retirado ? Não influencia nada no funcionamento do rebound ?
 
#3
Népia, o óleo fica lá, senão o rebound deixava de funcionar.

Se aparecerem muitos tenho de limitar a coisa! LOL

Na realidade só quero que alguém que faça mais quilómetros do que eu (o que não é dificil nestes dias) teste o sistema para ver se é fiável e o comportamento é porreiro.
Devo acrescentar que esta modificação tem a colaboração (telefónica) do (este sim é artista) Nuno "Moca" Duarte. Mas foi só para tirar uma ou outra dúvida! LOL

VT
 
#4
fiz exactamente isso na minha antiga Sid Race. O meu motion control pesava 70g. O pushlock clássico pesa cerca de 60g.

A Sid ficou com 1394g com a coluna a 19cm + Aranha + 1 tampa de plástico.
 
#5
Eu estava mesmo na calha de abir novamente(3ª) a minha reba 09 para mais uma limpeza, mudança de óleos, autocolantes novos e uns enduro fork seals(os das fox,que aguardo). O uso que tenho dado ao motioncontrol tem sido quase nulo e sempre o usei para um setup muito aberto só para não afundar tanto em zonas agrestes, por tal quero e por ter o bichinho das experiências,betas,etc quero experimentar isso

ps. ainda tenho em mente conseguir criar um bloqueio no rebound ao estilo ETA que tanto admirava.
 
#6
bolas foi preciso a minha ir aí para a garantia trocar o motion control para haver essa ideia...
ja agora, em termos de progressividade, a mesma fica mais ou menos progressiva/linear?
 
#9
Eu tenho uma de 28mm logo não deve dar para fazer isso... Se estiveres interessado e tiveres uma já modificada aí encostada ofereço-me para testar isso em ambiente competitivo. ;) Como quero trocar de suspensão no final da época era uma boa ideia.

Abraço e se estiveres interessado diz. :)
 
#14
OK, updates...
A modificação que criei nem saiu lá da ciclocoimbrões, pois em testes provou que existia uma ligeira oscilação do piston flutuante, Com receio de que, no terreno, o piston não aguentasse a posição horizontal, hoje tirei-o e acrescentei... um 2º piston, ambos presos com um parafuso de Titânio da Avid! :)
Ficou muuuuuito melhor, sem qualquer oscilação. Consegui também quantificar melhor a quantidade de óleo necessária, sendo que é uma redução de 43ml em relação ao original.

Vamos ver como se porta a versão 2.0

VT
 
#15
O mais engraçado é que quando eu alterei o bloqueio,só mexendo na mola do Motion Control,"podiam haver problemas com a garantia",mas essas alterações já podem ser feitas...
De qualquer modo,força aí com o projecto!
 
#16
Nozes,

Tal como, por exemplo, a Abarth está para a Fiat ou a AMG está para a Mercedes, esta modificação não está a ser feita por um qualquer particular na sua garagem, nem por uma qualquer loja que até percebe de suspensões... vês a diferença?

Quando se cria algo, surgem logo dois tipos de pessoas:

- Os "velhos do Restelo", sempre derrotistas e negativos, tal como Camões os descreveu.
- Os invejosos, porque não são abrangidos pela "algo" ou porque acham que alguém lhes deve alguma coisa...

Isto é um projecto, pode correr bem, pode correr terrivelmente mal, agora prefiro ter feedback e ideias construtivas do que comentários que encaixam em um destes "tipos de pessoas".

VT
 
#18
É de louvar que estejam a alterar um produto... assumindo erros e problemas.

Não é do "Eu faço, mas não garanto nada..." Se partir tás com azar.

Fico á espera de relatos e, quem sabe, daqui a alguns meses faça o mesmo á minha, já que não uso o bloqueio. Sempre são menos uns gramas ;)

Abraço.