Re:(in)Segurança Integral... Parte II

pedromig85

New Member
Bom dia a todos

Querendo reabrir um antigo tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,40524.0.html), com o mesmo titulo que inicio este (Parte II), gostava de partilhar e até mesmo receber novas opiniões relativamente ao uso ou de capacetes integrais para a prática do BTT, mesmo em maratona, xc, etc.

Talvez seja prudente falar de segurança, isto porque ultimamente, no espaço de um mês, assisti as dois tralhos valentes em dois passeios organizados (ser ou não organizados não tem qualquer importancia), ambos em descidas de características muito idênticas... descidas algo acentuadas com piso xistoso e muita pedra solta (tipo pedras quinadas com formatos cubicos e laminadas... ou algo do género) e ambos com capacetes normais sem queixeira. O resultado destes dois tralhos, ambos levaram estas duas pessoas ao hospital... ambas com a cara... se poderei dizer, completamente talhadas ou mutiladas pelas pedras com quinas vivas e até mesmo com aspecto de lâminas e um deles no momento da queda perdeu a memória, tendo partido o capacete.

Bem... isto parece uma história de terror, mas é a realidade... não se tratou de nenhuma prova de downhill, mas ambos de passeios organizados chamados de maratonas dos 70kms... ambos bem sinalizados avisando dos perigos, etc, etc...

Depois de ter assistido a estes aparatosos acidentes, questiono-me se por uma questão de segurança não seria pertinente todos usarmos capacetes integrais, seja em que situação for...
Eu sei que pode parecer um absurdo para muitos e certamente até me chamarão de maluco, mas o que é certo é que os acidentes acontecem quando menos esperamos e os resultados podem ser os mais diversos. Penso que todos têm as suas aventuranças em descidas, e eu sou um deles, e receio que um dia isso me possa acontecer a mim.

Sei que existem capacetes integrais muito leves ( como por exemplo o MET Parachute: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=17687) com as mesmas entradas de ar que um capacete sem queixeira, e que resguardam o nosso rosto. Pode ser um pouco incómodo mas o primeiro a bater é o capacete e não o nosso queixo ou cara, o que faz muita diferença.

Depois deste relato, gostaria saber a vossa opinião, pois no seguimento destes acontecimentos que têm vindo a acontecer, penso que um pouco por todo o lado, estarei a pensar comprar um capacete integral.
Boas pedaladas
 

tkul

Utilizador Banido
Boas!

Sendo o uso de capacete não obrigatório na prática de ciclismo (BTT / ESTRADA) ou outras vertentes mais radicais como o BMX/DIRT/etc, passa pela consciência de cada um usar ou não capacete.
Depois existe um outro filme, que é usar capacete aberto ou fechado! Pessoalmente e desde a minha última queda que me tirou 1 ano sem ver bikes ou outra coisa, pondero seriamente o uso de capacete fechado quando ando por Sintra (local normal).
O que me tem demovido até ao momento é que o que actualmente possuo, além de quente (mesmo neste tempo) é um pouco pesado.

Não acho que o MET seja uma coisa assim tão fantástica, até porque se meteres o capacete e ajustares, puxares pela queixeira ele mexe um pouco, e a solidez do mesmo deixa algo a desejar.

Capacetes que infelizmente sairam do mercado era o GIRO SWITCHBLADE, o antigo Troylee, Bell Bellistic Pump Air (este também um pouco quentinho!), etc...
Aqui podes ver a diferença entre o GIRO e o MET:
1115005353_met3.jpg


Como desvantagens os fechados (FULL FACE):
- Pouco arejados
- Ruidos absorvidos pelo casco e interior (sons abafados)
- Visibilidade - mais reduzida que um aberto (embora não seja nada por aí além!)
- Peso

As vantagens são mais que muitas, principalmente depois de caíres ou ires contra algo, no entanto, o efeito psicológico de segurança é brutal, e vamos mais descansados, concentrando-nos mais no trilho - isto para mim, claro!

Em trilhos técnicos, e na eventualidade de comprar o tal Spec. e vendo que é arejado QB, uso em terreno muito complicado como Sintra/Lousa/etc... O capacete aberto é deixado para terrenos mais abertos e menos técnicos.

Julgo que aqui os fabricantes tem um nicho de mercado, o qual pode ser explorado. Capacetes fechados, leves, arejados, e consigam suportar uma queda mais puxada como em algumas descidas de XC (pelo menos dos campeonatos de 95/96 :lol:) e que não estariam desenhados para DH!


 

pedromig85

New Member
Re:(in)Segurança Integral... Parte II

Boas tkul

Concordo com o teu post... no entanto, acharia o MET talvez o mais indicado para uma utilização em XC... uma vez que este é arejado e o peso não é assim tão elevado (+ ou - 520gr). Neste capacete, a parte superior é um capacete normal e a parte da queixeira, reconheço que não é nenhuma fortaleza, no entanto, para o tipo de utilização que refiro é o suficiente... pois pior será não ter protecção nenhuma. Mesmo que esta queixeira se partisse com o impacto, penso que de qq forma evitaria as escoriações terríveis que se fazem na cara numa simples queda, no momento do primeiro impacto que é o pior momento da queda.

Eu conheço uma pessoa que usa um MET (optou por este depois de ter tido também uma queda perigosa) e está contente com ele... não é quente como um capacete DH, mas como referes, nem que seja por um factor psicológico, sentimo-nos mais confiantes e seguros. Mas também há-de proteger alguma coisa. :wink:

Arpeggio, obrigado também pelo teu post... eu também não utilizaria em xc um capacete puramente para DH... nem conheço mais nenhum capacete com as características do MET Parachute... que do disponível no mercado seria o que eu utilizaria em primeiro lugar.

Se alguém conhecer algum modelo identico ao do MET agradecia que postassem aqui... obrigado
 
Top Bottom