Re:(in)Segurança Integral... Parte II

pedromig85

New Member
Boa tarde a todos

Querendo reabrir um antigo tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,40524.0.html), com o mesmo titulo que inicio este (Parte II), gostava de partilhar e até mesmo receber novas opiniões relativamente ao uso ou de capacetes integrais para a prática do BTT, mesmo em maratona, xc, etc.

Talvez seja prudente falar de segurança, isto porque ultimamente, no espaço de um mês, assisti as dois tralhos valentes em dois passeios organizados (ser ou não organizados não tem qualquer importancia), ambos em descidas de características muito idênticas... descidas algo acentuadas com piso xistoso e muita pedra solta (tipo pedras quinadas com formatos cubicos e laminadas... ou algo do género) e ambos com capacetes normais sem queixeira. O resultado destes dois tralhos, ambos levaram estas duas pessoas ao hospital... ambas com a cara... se poderei dizer, completamente talhadas ou mutiladas pelas pedras com quinas vivas e até mesmo com aspecto de lâminas e um deles no momento da queda perdeu a memória, tendo partido o capacete.

Bem... isto parece uma história de terror, mas é a realidade... não se tratou de nenhuma prova de downhill, mas ambos de passeios organizados chamados de maratonas dos 70kms... ambos bem sinalizados avisando dos perigos, etc, etc...

Depois de ter assistido a estes aparatosos acidentes, questiono-me se por uma questão de segurança não seria pertinente todos usarmos capacetes integrais, seja em que situação for...
Eu sei que pode parecer um absurdo para muitos e certamente até me chamarão de maluco, mas o que é certo é que os acidentes acontecem quando menos esperamos e os resultados podem ser os mais diversos. Penso que todos têm as suas aventuranças em descidas, e eu sou um deles, e receio que um dia isso me possa acontecer a mim.

Sei que existem capacetes integrais muito leves ( como por exemplo o MET Parachute: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=17687) com as mesmas entradas de ar que um capacete sem queixeira, e que resguardam o nosso rosto. Pode ser um pouco incómodo mas o primeiro a bater é o capacete e não o nosso queixo ou cara, o que faz muita diferença.

Depois deste relato, gostaria saber a vossa opinião, pois no seguimento destes acontecimentos que têm vindo a acontecer, penso que um pouco por todo o lado, estarei a pensar comprar um capacete integral.
Boas pedaladas
 

NITSA

New Member
Já pensei nisso várias vezes, como sou motociclista conheço bem as diferenças entre o capacete integral e o aberto.

o problema com os fechados, pelo menos para mim não é o peso. É a temperatura, só de me visualizar numa subida dificil, com o sol a bater, trinta graus de temperatura e a expirar contra uma "queixeira" que está a 5 cm da boca.....só me dá vontade de tirar o capacete!

Mas é preciso ter cuidado, no outro dia estava a ver uma capacete integral, com muito bom aspecto e de repente deparei-me com uma situação caricata....o lado de dentro viardo para o queixo era uma autentica lâmina!!!!!!!! se caírmos de cara no chão cortamo-nos todos.....
 
Top Bottom