Raid BTT Serra Monchique 2010

#1
Realizou-se mais um Raid Btt Serra de Monchique.
Este ano com a companhia da chuva .

Ao km 20 fiquei sem "talega" só tinha o prato pequeno (29 dentes).
Num abastecimento encontrei um camarada com quem fui, coitado partiu as correntes duas vezes sorte a dele que eu tinha chave.l
Fomos os dois até ao fim não fosse ele partir as correntes outra vez e ficar no meio da serra.

Percurso foi bom ,não tinha muitas zonas de técnicas, a lama ditou a dureza.
Banhos com agua quentinha ,a lavagem das bike é que era insuficiente.
O almoço foi bom com sopa, dois pratos e duas sobremesas.

Após descarregar o pulsómetro o acumulado deu acima dos 1900m serei só eu ?(é medido pelo barometro logo a fiabilidade não é muito grande quando há variação da meteorologia).
 
#2
o meu desde a saida dos bombeiros marcou 2008m de acumulado, e duvido que esteja errado, porque fizemos mais de 60kmdo anunciado também, mesmo sem contar com a partida ficticia, pelo que reconfirmei com dados de outros colegas, foi excelente, granda chuvada, granda ventania, grandes descidas, grandes subidas, granda mortal ao chegar ao 2º abastecimento, a placa avisava, mas como nas outras descidas nenhuma tinha sido perigosa lá tentei a sorte, grande desafio, proximo ano podem contar comigo, tudo muito bom, e muito duro mesmo bom para arrebentar com a bomboca, a meca do btt no algarve a meu ver com morfes a condizer.

Tudo de bom para a malta de Monchique que é sempre espectacular, muito bem organizado.

PS: a minha mulher queixou-se que no percurso pequeno não havia ninguém sequer a fazer de vasoura ficou chateada pois caso acontecesse alguma coisa não havia ajuda. Nos 60 não me queixo que até vi malta à boleia de moto4, seus batoteiros.
 
#4
Boas pessoal,

O meu amigo Lourenço perdeu uma mochila camelbak com depósito, com a bomba e com o telemóvel. Achamos que foi no parque de estacionamento junto à lavagem das bikes ou no balneário.

Por favor, se alguém encontrar entre em contacto comigo aqui no forum ou com a organização BTT Monchique. Obrigado
 
#5
tenho a agradecer a organizaçao pela ajuda que deram a minha esposa,pois o meu miudo era para fazer os 20kms mas virou para os 40kms,e depois como levou muito tempo assustou a mae,e a mim tambem que estava a trabalhar,e bem longe ,mais uma vez muito obrigado. quanto ao passeio o miudo gostou muito quer la voltar. e eu vou tambem.
 
#6
antes de mais quero dar os parabens aqueles que conseguiram terminar este raid porque não era para todos
fui apenas seguir o raid a tirar fotos e pude comprovar que não foi "pera doce"
todos aqueles que conseguiram resistir à tentação de apanhar o alcatrão para chegar a monchique hoje foram uns vencedores
e olhem que eu vi muita gente mesmo a regressar a monchique pelo alcatrão
força para todos
 

ptm

Active Member
#8
Boas,
Pelo 2º ano consecutivo marco presença no Raid Monchique, a meu ver um dos grandes eventos de BTT do Algarve, onde num só Raid podemos encontrar de tudo, este ano até lama e chuva havia.
Em relação a organização nada a apontar, para mim estava tudo ok.
Obrigado ao Clube Xelb, pelo óleo no 3 abastecimento, sem ele não tinha chegado ao fim.

Fotos só tenho 2, mas cá vai.

o homem e a maquina



A maquina á espera do banho
 
#9
pois acho que foi bem duro e aquela subida final parecia que não acabava lolol, a chuva veio apimentar mais a coisa,

apenas acho que deviam ter dado prémios e classificações ao pessoal dos 47km pois para passeio estava lá os 22km

é que 47km fica apenas a 13km de 60km e mais umas subidas, de resto a organização está de parabens pois realizou

uma das provas mais duras que ja fiz
 
Last edited:
#12
Mais um Raid do BTT Monchique e como sempre um dos melhores eventos de BTT organizados no Algarve.
Foi uma manhã muito bem passada, com uns trilhos fantásticos com subidas quanto baste... Foram km's e km's a subir... Organização do melhor que se pode pedir, excelentes condições de secretariado, banhos e almoço. Como oferta tivemos o esplendor da Serra de Monchique, o convívio e a simpatia do pessoal da organização.
Um evento cinco estrelas. Deixo aqui os meus agradecimentos ao pessoal do BTT Monchique.


Aqui ficam algumas fotos...


































































Para verem mais algumas fotos, podem ir aqui: http://www.facebook.com/photo.php?f...7330#!/album.php?aid=48200&id=100000167967330


Abraço

Biculas
 
#14
Pois, mais um ano que tive a oportunidade de ir a este Raid que tanto gosto e continuo a gostar. No entanto, tenho um grave problema, detesto chuva e frio, lama ainda vou gostando desde que não seja muita, porque a única coisa que se consegue é ir ao mecânico mais cedo e pagar uma conta gorda.

E a coisa não começou nada bem para mim, logo de inicio perdi o Velocímetro (um VDO 10+ cinzento com 10943 Km mais ou menos - se alguem encontrou é meu, obrigado), depois ia matando-me com um colega que se despistou a descer e se atravessou no caminho, lá me recompos e segui calmamente.

Depois de duas horas a pedalar e quando parou de chover (baldes de água), fiquei regelado e sem travões. quando cheguei ao 2ª abastecimento estavam uns tantos para seguir por estrada para Monchique, nem pensei duas vezes, fui com eles.

Detesto desistir de desafios, mas na verdade com frio e sem travões nunca se vai longe, já foi o tempo que andava a experimentar todas a sensações possíveis em cima de uma BTT. Agora conheco-as todas e apenas procuro gozo enquanto compito, situação longe de se concretizar.

Em termos de organização e pela parte que me toca, excelente. Esta organização tem apenas de aprender a controlar as inclemências meteorológicas:p:D

Espero para o ano repetir e fazer o Raid todo.

Mário Alpiarça
 
#15
Foi o meu 1º..........
Infelizmente nÃo terminei....problemas mecÃnicos......agradecer muito aos medronhitos que bebi nos abastecimentos. Nada a apontar. SÓ talvez a lavagem das bikes....agradeÇo o convivio e atÉ pro ano.
O meu obrigado em nome dos marafades

cumps.

MÉ nelson
 
#16
:xau:Boas pessoal,concordo com td que ja foi dito mas quero acrescentar alguma coisa.Depois da lama e do briol o banho soube mt bem,abastecimentos bem bons quem nao parou tinha uma amostra na chegada que foi uma grd ideia.Muita subida,muita descida mas o ponto alto para mim foi quando ia disparado de talega armada no alcatrao ja proximo do fim quando um elemento da organizaçao para minha surpresa,me mandou abrandar(parar) e voltar a esquerda para onde nao se via qualquer caminho e afinal estava ali a melhor parte do percurso,um brutal single track encosta abaixo por entre as arvores,adorei.Até para o ano!
 
#17
Não tendo ponto de comparação, porque este foi o meu primeiro raid (E que belo batismo =)) apenas posso dizer que no geral estava bem organizado. Boas marcações que nunca me suscitaram dúvidas, zonas de abastecimento com variedade (se bem que a chouriça fosse tentadora e as tortas não as provei).

A nível pessoal, e tendo-me inscrito nos 47 km's a minha meta era chegar ao fim o que consegui para grande satisfação minha. Logo desde muito cedo a sofrer com sintomas de caimbras mas todo o treino que fiz durante o ultimo mês e meio +/- para aumentar a minha resistência a somas de altimetria maiores do que estava habituado compensou.

Tendo começado o raid já lesionado num joelho com uma tendinite e o médico a recomendar 3 semanas de paragem não fiz caso (mas que agora vou cumprir) e mesmo assim arrisquei, mas sofri logo desde muito cedo e mais do que a nível físico foi preciso controlar o esforço mentalmente para não fazer arranques desnecessários nem esforços desnecessários em subidas. Uma vez que esses esforços de nada valiam pelas condições do terreno que em qualquer subida as rodas patinavam devido à lama (Pneu Continental raceking quando devia ter levado um schwalbe racing ralph).

A nível mecânico foi a estreia da minha bh ultimate que se portou bastante aceitavelmente, tendo apenas feito um chainsuck ao passar a ribeira a seguir ao 1º abastecimento. Penso que se aguentou muito bem, porque as condições eram muito exigentes (a lama parecia manteiga derretida, houve partes que não conseguia ver a cor do quadro tal era a quantidade de lama que ele tinha em cima). Infelizmente não levei o meu conjunto de rodas com pneus rocket ron/ racing ralph que grande falta fizeram, nem tendo disfrutado o single track final que fiz praticamente todo a correr para não arriscar um choque com alguma árvore.


Resumindo, chuva, frio, vento, lama, lesões, caimbras e arrisco-me a dizer que até granizo (ou então foi impressão minha) mas foi um raid muito bom, fazia-o novamente amanhã se as pernas o permitissem!

Ficam aqui algumas fotos tiradas pelo meu colega de passeios (gajo77) que fez o favor de tirar algumas fotos para mais tarde recordar o empeno :D

http://picasaweb.google.com/subeskema/RaidMonchique2010#
 
#18
Mais um ano e mais uma vez a qualidade de organização a que o BTT MONCHIQUE já nos habituou, percurso duro mas com abastecimentos e almoço a condizer, tudo ***** até para a proxima :xau:
 
#19
Gostei desta :) não vi o Doc, será que ele perdeu um abastecimento deste nível ?

Abraço
O DOC, depois do Verão ainda não voltou aos treinos.
Não era só o abastecimento que era de alto nível, todo o evento é de alto nível, um evento como só a malta de Monchique sabe oferecer.
Desafio-te a vires cá para o ano fazer este raid com a malta.


Já agora, aqui fica um vídeozito que preparei para a malta....


[video=youtube;jx6Yvk1KhHA]http://www.youtube.com/watch?v=jx6Yvk1KhHA[/video]


Grande abraço

Roberto (Biculas)