Raid a Montejunto-do Vale de Santarém à Serra de Montejunto

VALE de SANTARÉM - SERRA de MONTEJUNTO - VALE de SANTARÉM
(ou incursão a Montejunto com bilhete de ida e volta )

Combinou-se que a saída ocorreria cedinho, as usual, coisa para sair pelas 6h30, tentando assim ter a “coisa” terminada antes da canícula atacar na sua máxima intensidade.
A essa hora, no entanto, o tempo mostrava-se disposto a refrescar-nos quiçá até com uns valentes pingos de chuva. Saímos assim sob essa ameaça para uma incursão breve até à Serra de Montejunto.

Do Vale de Santarém, saímos pela estrada real e depois pela quinta do malpique até Vila Chã de Ourique, depois pelo bairro falcão até Casais de Além onde a paisagem mudou para vegetação rasteira, vinhedos, pinheiros mas já menos eucaliptos.

Assim fomos passando por Vila Nova de São Pedro, Maçussa, passando de raspão pela Ereira e entrando depois na N366 junto a Aveiras de Cima e na CNC onde voltámos a entrar em terrenos “desalcatroados” que nos levaram até à Espinheira.
Depois de cruzarmos a N1 para a aldeia de São Salvador no sopé Sudeste da Cordilheira de Montejunto e já com 33 quilómetros estávamos com os músculos suficientemente aquecidos para começarmos a ascensão do dia; a subida a que alguns chamam do “rally” por em tempos passar por ali uma etapa do rally de Portugal.
Esta subida de permanente inclinação não dá descando aos “rins” e leva-nos desde os 100 metros de altitude até aos 370 metros em aproximadamente 3 quilómetros de subida. É fazer as contas ...

Lá em cima, a sensivelmente metada da cota máxima da Serra rolámos pela pedra e terreno instável durante uns meros dois quilómetros e logo estávamos prontos a descer pela antiga calçada medieval dos penedos pardos já na costa Nordeste.
Esta foi uma parte rápida que nos deixou nos moinhos do Cercal onde nos alcandorámos e de aí até Tagarro.
Depois em trajecto rápido mais uma vez, pelo meio de eucaliptais em constante sobe e desce até Manique do Intendente, Póvoa de Manique, Casal da Charneca e ….de novo em casa.

Foram 75 km com pouco mais de 1.000 de desnível acumulado.
Pouco esforço para dar um abraço em Montejunto e a diversão que sempre nos oferece.

Ficou a promessa de lá voltarmos para um abraço mais abrangente à serra, elevando necessariamente a quilometragem e o acumulado mas como sempre digo; no pain, no gain !!!

O track para o percurso:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=clkoftqajajltyzp

Uma pausa para repor calorias com a serra como background


Quase na Espinheira


A subida de São Salvador






Descida na subida (apenas para a foto)




no fim dela, da subida


afinal ainda faltava mais este bocadinho :cool:


Os penedos pardos



descida da calçada dos penedos pardos



vale dos penedos pardos


moinhos do Cercal
 
Last edited:
para Montejunto já e em força

Ferra;
Haverá outra incursão em breve, com mais quilómetros para "abraçar" mais a Serra ;)
É questão de negociares a coisa com Angola :mrgreen:
 

Nuno Silv@

New Member
Boas,

Como costumam combinar estes passeios? Moro em Lisboa, mas por vezes estou em Vila Chã de Ourique e costumo dar umas voltas por aí e caso não tenham nada contra não me importava de dar uma voltinha destas.

Como costumam fazer para regressar nas voltas de só ida?

abraço,
NS
 
Nuno Silva;
Nas voltas que começam e terminam em sítios distintos (travessias), fazemos (e fizemos este ano):
- Vale de Santarém- Tomar com 3 versões (versão via Serra d´Aire), (versão Azinhaga) e (versão Chamusca).
Nestas apanhamos o comboio em Tomar de volta a casa :D

-do Vale de Santarém a Fátima; Montargil e Porto de Mós, combinamos previamente com algum familiar que nos vai lá buscar :cool:

Depois há os raides ou incursões em que vamos e vimos a pedalar como:
Quando vamos à Serra de Montejunto, às Nascentes do Alviela, à Serra de Todo-o-Mundo (Alguber) ou ao Entroncamento .:D

Como poderás ver pelos relatos e fotos, as nossas voltas são em clima descontraído, sem stress, sem horários a cumprir (excepto por vezes para apanhar o comboio :p) paramos para tirar fotos, curtir a paisagem e, acima de tudo, respeitar os locais onde passamos.
Se te enquadras neste espírito e quando quiseres, be my guest:D
 
Last edited:

v.carmo

New Member
Boas, eu costumo fazer este trajecto ( tagarro - Montejunto - Alcoentre) em sentido inverso ( +- 45 KM). A descida que dás o nome de calçada dos penedos pardos e no entanto chamada de " Calçada dos Frades" No montejunto existem diversos e vários trilhos, no entanto nem sempre conhecidos de todos. Temos que acrescentar que se trata de uma serra e que se queremos descer temos que subir ainda mais, ou seja, subidas ingremes e descidas perigosas. Na fim da subida do Montejunto, concerteza viram um corte a esquerda - vai dar a estrada de alcatrão que por sua vez dá a Abrigada ( se descerem) ou então ao Montejunto ( se subirem, eu esta não aconselho, parece uma parede). Eu apenas comentei porque morou junto a dita Serra. Um abraço e pedaladas.
 
V. carmo;
Parece-me que a "calçada dos frades" é aquela calçada que desce do topo da Serra junto à Ermida da Senhora das Neves (Convento dominicano) quase nas antenas.
Esses caminhos que mencionaste já os fiz algumas vezes e até cheguei a organizar passeios por lá.
Aqui está outro relato quando por lá andei há uns meses :http://www.forumbtt.net/showthread....O-Raid-quot-Os-trilhos-dos-Montes-Juntos-quot

São Salvador é precisamente de onde sai a subida a que fizemos e que alguns chamam do "rally"
 

Nuno Silv@

New Member
Boas Paulo:

Agrada-me o espirito descontraido e sem stresses, então a subir, eu sou o mais sem stresses possiveis, vou sempre devagar devagarinho, deve ser do peso :)

Como disse não estou sempre por aí mas se souber com antecedência de uma volta vossa posso arranjar as coisas de maneira a estar por aí e juntar-me a vocês.
 
Boas Paulo

Mais um extraordinário relato de mais um dos teus belos passeios.

Para a próxima diz alguma coisa, sabes que alinho, porque é desses andamentos que eu gosto, aliás já sabe isso, por isso conta comigo para a próxima, terás é que dizer algo.

Abraço e continuação de boas pedaladas .
 

v.carmo

New Member
Boas.
Paulo_Strike_Ribeiro, aquela dita calçada é apelidada há várias decadas de " Calçada dos Frades do lado do Cercal", ATENÇÃO, não digo que não tenha razão mas estou a ir apenas pelo que foi ensinado pelos populares e também não sei, nem ninguém me soube dizer, se as duas calçadas teêm alguma coisa em comun, mas isso agora também não interessa.
Voltando ao que realmente interressa, que é os passeios que vão fazendo e que me deixaram bastante satisfeito por saber que existem tantos trilhos e caminhos desconhecidos, e que são feitos por gente que apenas quer gozar a natureza e o momento, sem aquela algazarra dos passeios.
Vão dando notícias.
Um abraço e boas pedaladas.
 
V. Carmo, se calhar temos os dois razão :D
E mencionaste aí um ponto que será fulcral, muito provavelmente a calçada do convento teria ligação com essa.

Passeios informais e sem algazarra e confusão é o que gostamos.
Abraço
 
Top