Quintas em Gaia

Mangelovsky

New Member
Há Solares e Mansões abandonados na marginal de Gaia. São edifícios parcialmente destruidos, mas ainda assim imponentes e intimidantes e mais que provavelmente carregados de história e estórias. É fácil perdermos a noção do tempo a olharmos para eles e a imaginar o que aconteceu por lá, quem lá viveu, quem por lá passou, por que razão estarão agora abandonados...

Normalmente estão rodeados por um vasto arvoredo (principalmente eucaliptos), e o terreno em redor é para mim do mais apetecível e divertido que conheço para se andar de bike. Uma destas quintas tem percursos marcados por pessoas que me são desconhecidas, mas a quem eu estou estremamente agradecido pelos momentos que me proporcionaram. Há fitas e setas pintadas nas árvores. O resultado para mim é uma pequena volta de poucos, mas intensamente vividos Kms. Para os mais radicais há a hipótese de fazer o percurso a um ritmo mais calmo e ir parando em locais com saltos improvisados com tábuas de madeira, "shores" ou mesmo as transições mais complicadas q foram lá deixadas pela própria natureza. Alguns dos melhores momentos que passei em cima de uma bicicleta foram neste sítio, nas curvas apertadas, constantes subidas e descidas curtas e o constante serpentear pelo meio dos troncos de eucalipto. Banqueteei-me por lá, com os treinos de perícia e velocidade.

Fico contente por ver as obras de reabilitação da marginal de Gaia avançarem. Espero que não avancem muito mais em direcção a estas casas e a estes arvoredos. Penso que seria possível e mesmo rentável reconstruir estes edifícios e aproveitá-los e aos terrenos adjacentes, turisticamente. Não consigo evitar puxar a brasa à minha sardinha, mas imagino circuitos de manutenção, jardins, um parque de BTT, Bibliotecas Municipais e sem puxar a brasa à minha sardinha imagino Hoteis Luxuosos, Pousadas, Restaurantes... Preferia não poder voltar a entrar nesses sítios, desde que houvesse a garantia de que o que lá está não seria mandado abaixo.

Hoje visitei a Quinta do Vale dos Amores. Não me consigo lembrar do nome da outra que conheço: a dos trilhos marcados.

Quinta do Vale dos Amores (fonte):
y1p8LZMr6XhXjz8vlhvTe6UtIFfPIpZNUtETrzvLlojAz5ty1R0eqL6PIzXLLxBRbPPTuCEqI3oW6A


A Outra Quinta (com trilhos marcados):
y1p8LZMr6XhXjy3vQUik8R2aVRkR2tU6w_SghHvH6NAfduxufMUOb1e8oshsYRglxnP2dSseHAF61s
 

marky27

New Member
Tb já curti muito a andar nessa mesma quinta, é pena ser tão pequena, em 15 minutos dá-se a volta ao circuito todo.
Concordo contigo e penso que todos esses edificios têm os dias contados, é a pressão imobiliária a funcionar e os politicos a venderem o nosso país ao grande capital!
Um grande bem haja a esses senhores :evil:
 

hellbiker

New Member
Boas
também já tive a sorte de rodar nessa mesma quinta, já la vão uns anos e fui a acompanhar um dos responsáveis pela manutenção desses trilhos, bastante engraçado com partes técnicas e difíceis. :wink:
 

bartes

Member
Boas! :wink:

Bem, coisas que se encontram por ai são o desleixo, e reflexo de Portugal no seu ...pior!!

Pena que eu tenho de ver coisas ao abandono... ex., Sanatório´s (Valongo), Convento´s (Serra da Estrela) entre outros... é o nosso Turismo no seu esplendor :shock:!!!

bartes -13- :mrgreen:
 

Mangelovsky

New Member
é pena ser tão pequena, em 15 minutos dá-se a volta ao circuito todo

Tendo em conta que é quase no meio da cidade, é uma porção de arvoredo bastante grande. Devia haver uma lei que obrigasse a perservá-lo. Vocês vão dizer que é por eu ser um empenado, mas eu acho que não consigo dar a volta toda em 15 min :D. E também sempre dá para combinar a volta com uma passagem pela outra quinta (Vale dos Amores - dá para fazer uma descida muito rápida que começa no Arrábida Shopping e acaba na marginal) e com as subidas e descidas da ribeira do lado de Gaia e até Porto.

A minha imaginação já está a trabalhar. estou a imaginar uma maratona (pronto, meia) com esse percurso. Era demais!!

PS - alguém sabe qual é o nome da quinta que tem os trilhos? (segunda foto)
 
Top