Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

ggx2

New Member
Boas,

aproveitando uma promos (Flood sale :mrgreen:) comprei umas coisitas, incluindo uma corrente. Foi a minha 1ª vez :oops: .

A corrente nova vinha já com um pin, mas quando tentei fecha-lo a coisa não correu muito bem (a minha ferramenta é da Decathlon). Não encaixou bem na abertura exterior e dobrou o metal do elo exterior. Deverá ter sido falta de experiência. O que me valeu é que tinha elos rápidos e resovi a situação. No entanto fiquei com a seguinte duvida : o elo rápido Sram parece-me ser um pouco mais largo do que a corrente (Shimano HG - 73) . É normal?
 

ptuser_btt

New Member
Desgaste da Corrente

Boas...

No FestivalBike fui à acção de formação do RicardoFigueiredo, para ver se aprendia alguma coisa sobre mecânica... e aprendi :D. Ele falou do desgaste das correntes e até exemplificou com o a flecha que as correntes faziam ao serem "comprimidas".

Agora durante uma limpeza mais profunda a minha Focus SuperBud resolvi ver como tava a corrente e com ainda só com 600km's acorrente apresenta já esta flecha:

07122008gu1.jpg


ela é uma Shimano CN-HG53, acham isto normal!?, ou ela estará já boa para derreter e fazer uma nova????? E já agora alguma conselho para uma nova? SRAM????

ptuser
 

ricabike

Member
Re: Desgaste da Corrente

Boas

Pois a pensares assim nao ganhas para correntes se achas que com 600 kms ja nao tens corrente imagina eu.

Fiz 3600 kms com a corrente que veio de origem na minha fsr xc comp disc, se visses a folga que ela tinha (mas nunca partiu), o mecanico até ficou passado, depois ves o papel dele disse por causa da folga era melhor comprar uma cassete nova e o pedaleiro do meio para que nao tivesse problemas de desgaste demasiado rapido com a corrente.
Ele diz que devo trocar a corrente de 1500kms a 1500kms e aos 3000kms troco cassete.

Mas muito sinceramente esta corrente nova shimano xt vai ter que durar o que a outra durou.Segredo lubrificar com um bom oleo sempre que vou sair com ela e limpa-la de vez em quando, pois a porcaria tambem ajuda a mante-la com pouca folga :lol: :lol: :lol:
 

Burning Dogma

New Member
Re: Desgaste da Corrente

A questão não é a corrente durar só 600kms. Geralmente duram mais que isso, mas chega a um ponto em que o elongamento da corrente começa a desgastar a cassete e os pratos e depois fica mais caro mudar tudo, ou seja, se mudares a corrente mais cedo poupas o resto do material. Podes usar umas 3 correntes por cassete. Claro que a lubrificação e a limpeza ajudam imenso. Quanto a kilometragens para as mudanças não te sei indicar porque não estou por dentro dos valores do btt.

As correntes Shimano até tem fama de se desgastarem bastante rápido, portanto essa já deve estar na hora de ir à vida.
 
Re: Desgaste da Corrente

Esse método da "flecha" é um bocado arcaico :desconfiado:

Já dizia o outro: " a ferramenta é que faz o artista " e com uma destas não há enganos, tenho uma e é espectacular :yeah:

2wn8hld.jpg
 

Jepas

Super Moderador
Re: Desgaste da Corrente

Boas,

concordo plenamente com o carabinieri, eu uso também um verificador da Rohloff:
caliber2_blue_01.jpg


Jepas
 

ptuser_btt

New Member
Re: Desgaste da Corrente

Boas...

Eu sei pessoal que existe essa ferramenta maravilha que é mais precisa... mas na altura lembro-me de ver o Ricardo a fazer uam flecha com as correntes e de não terem um arco tão pronunciado... pelos visto esta corrente já era...
 

ricabike

Member
Re: Desgaste da Corrente

Continuo achar que essa corrente ainda faz pelo menos o dobro dos kms, pois penso que não tiras o maximo de proveito da corrente, só se todos os kms que fazes são em competições profissionais e todos os promenores contam para ganhar milessimos de segundo por Km.

Desta forma o que o Ricardo quis dizer na formação é mostrar o desgaste do material ao promenor e em provas, nao penses que os meros mortais bttistas trocam de correntes de 500 a 500 kms, os mortais que podem é porque têm dinheiro ou lhe pagam para andar no seu melhor.
 

marcio riva

New Member
Re: Desgaste da Corrente

O melhor mesmo é investir um pouco e comprar o chain checker cc2 da park tool, já que há muita variação de desgaste da corrente, depende muito do tipo de uso, manutenção, estilo de pedalar e peso do ciclista, então é muito dificil dizer que a cada tantos km troque a corrente. Depois que comprei esta ferramenta da park tool pedalei quase 2 anos com a mesma relação de cassete e coroas só trocando de corrente, mesmo quando colocava corrente nova e pulava, desgastava um pouco o cassete e as coroas nos lugares corretos e sem exagero rodava como novo. Só troquei a relação porque entrei em uma prova de maratona e minha coroa lx estava com 1 dente quebrado e achei melhor trocar.
 

pacheco

New Member
Re: Desgaste da Corrente

Olá!

Se não quiseres gastar tanto dinheiro compra uma cc-3, que foi o que eu fiz... Penso que será como a que o jepas mostrou da rohloff... Em vez de uma medição contínua, mede só 0,75 e 1 % de desgaste, mas que é sempre melhor do que veres a olho!

det_CC-3-60_2006628_79503.jpg


Este sistema parece muito equilibrado pois em vez de gastares, por exemplo, 150 euros numa transmissão nova (se não fores para nada muito xpto) vais mudando correntes, e prolongas o intervalo entre substituições completas de pratos e carretos, sendo que diminuis o custo/km..

Cumprimentos :wink:
 

fitty77

New Member
Re: Desgaste da Corrente

Correntes para mim, têm que levar cassete nova. Já experimentei colocar uma corrente nova na mesma cassete, e aquilo quando se aplica força salta na cassete... Cerca de 1500km's é o que um conjunto me faz. Elas aguentam muito, é verdade, mas apartir de certa altura as folgas começam a fazer-se sentir. Usava cassetes XT e agora estou a experimentar a XTR. Vamos ver se há diferença...
 

pacheco

New Member
Re: Desgaste da Corrente

fitty77: Mudas o conjunto quando a corrente atinge que desgaste?

Tenho visto a maior parte do pessoal a fazer assim mas a minha aceitou bem a segunda corrente, nunca saltou. Mudei um pouco antes de atingir o 1%, já que os pratos também já não estavam muito famosos e só o de 44T é que é de alumínio :cry: Será por utilizar material de gama mais baixa? Não faz muito sentido...

Cumprimentos
 

ricabike

Member
Re: Desgaste da Corrente

Boas

Caro pacheco o que referes faz todo o sentido, a gama mais baixa (refiro a material abaixo do topo e acima do mais barato) consegue ser mais resistente do que o material de topo, pois esse normalmente é mais leve e mais preciso mas menos resistente quando toca a fazer km´s.

:wink: :wink: :wink:
 

klaudio_f

Member
Re: Desgaste da Corrente

ptuser_btt - achas que essa corrente está em mau estado devias de ver a minha quase que consigo fazer um circulo com ela, não sei ao certo quantos kms tem, comprei a bike em segunda mão com cerca de 3 meses, mas minhas mãos já fez 1200km, para uma XT vai ter de chegar aos 2000kms
 

jmv

Member
Re: Desgaste da Corrente

Eu utiliso duas correntes, que alterno de 500 em 500 km, sempre que troco de uma para outra não há o saltitar da corrente na cassete, os pratos do pedaleiro têm 4000 km, a cassete 3300 sem grandes sinais de desgaste, acho que o desgaste é mais lento e o conjunto pedaleiro/cassete faz menos «acamamento» (actualmente não ando muito em molhado ou lama). Agora quero testar como se porta o conjunto com nova corrente. Se pensarem fazer o mesmo devem utilizar power-links e não abrir sempre elos que enfraquece a corrente.
 

Mangelovsky

New Member
Re: Desgaste da Corrente

:s jmv, mas isso na prática não é o mesmo que só teres uma corrente e a trocares aos 1000 Kms? Acho que não entendi...

Ainda mais prático e barato que comprar um medidor de desgaste, é passar por um loja e pedir para ver o desgaste com a ferramenta deles :D
 

oliana

Active Member
Re: Desgaste da Corrente

Pois eu acho que a porcaria do oleo de verão (mais parece água) deixa uma lubrificação muito a desejar.
Nada melhor que um desgaste homogeneo e substituição de todas as peças ao mesmo tempo. :|
Tambem já me aconteceram coisas esquisitas com correntes shimano xt. Esticarem 3 mm por exemplo. :cry:
Reparei demasiado tarde para a saude de outros elementos da transmissão.
 

pc10

Member
Re: Desgaste da Corrente

Há uns tempos a transmissão começou a dar uns estalos esquisitos quando pedalava (como se houvesse uma folga em algum lado). Troquei a corrente e os estalos desapareceram. Passados pouco mais de 1000km voltou a acontecer, ou seja, provavelmente vou ter que meter outra corrente. Utilizo corrente e cassete XT. Em princípio desta vez vou trocar também a cassete. Quero com isto dizer que estava à espera do conjunto XT fazer mais kms... :( Aconselham-me outro conjunto em particular? Ouvi dizer que SRAM dura mais, é verdade?

Cumprimentos e obrigado
 
Top Bottom