Quality Factor, Q Factor Ou QF

emparlace

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Pessoal, ando com uma dúvida que espero que os experts da matéria me possam tirar.

O que é o quality factor, Q FACTOR, ou vulgo QF?

Sei que tem a ver com a pedaleira, e julgo que possa ser algo como a distância entre cranks, ou algo parecido, mas como não tenho a certeza espero que me possam esclarecer.

Ao pesquisar sobre a nova pedaleira sram xx encontrei vários q factor (156, 164 e 166mm), e para alguém menos informado ao comprar uma sem conhecimento de causa poderá estar a fazer uma grande borrada.

Cheguem-se a frente os entendidos s.f.f.!!!
 
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duchene

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O QFactor é o termo inglês que designa, grosso modo, a largura do crenque, como podes ver na imagem abaixo:

stronglight-q-diagram.jpg


Por norma um Qfactor reduzido é mais vantajoso na medida em que simula melhor a nossa posição natural de locomoção e evita a criação de uma plataforma de balanceio maior da bicicleta quando se pedala em pé, por exemplo. No entanto, pode não servir a todos os atletas nomeadamente por receio que essa redução possa alterar a biomecânica da pedalada e afectar por exemplo a articulação do joelho.
 

emparlace

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Obrigado desde já pela explicação, de facto tinha uma vaga ideia que sería a distancia exterior entre cranks, mas será isso sinónimo de um eixo mais curto, ou o que faz o qfactor se maior ou menor é os cranks?

Todas a bicicletas serão compatíveis com uma pedaleira com um qfactor menor com por exemplo os 156mm da sram xx?

Outra dúvida é, qual será a influencia do qfactor com o trabalhar do desviador da frente ou a linha de corrente?
 

Jepas

Super Moderador
O Q-Factor depende do eixo e também dos cranks. No caso dos antigos eixos não-integrados, era possível reduzir o q-factor trocando apenas o eixo por outro mais curto. A própria curva que os cranks fazem desde o eixo do pedal até ao eixo pedaleiro define o valor do q-factor.

Geralmente o Q-factor é limitado por vários factores: largura do quadro no pedaleiro (normalmente 68 ou 73mm) e pela largura das escoras horizontais (onde o prato com 44 dentes e até o de 32 podem tocar).

O q-factor pode não afectar a linha de corrente nem o desviador, porque o que importa é a distância entre roscas dos pedais, ou seja, a mesma pedaleira poderia ter (em teoria) a mesma largura de eixo e a mesma posição dos pratos face ao quadro, mas ter uns cranks mais "aberto" ou "fechados" que aumentariam ou diminuiriam respectivamente o q-factor sem alterar o desviador e a linha de corrente.

Jepas
 

emparlace

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Quer dizer que os factores a terem em conta na hora de comprar uma pedaleira que ofereça várias medidas de Q-factor será a compatibilidade com o quadro (a aproximação dos pratos á escora), e o gosto pessoal com vista o conforto por ter um alinhamento dos pés com a anca (não sei se estarei correcto).
 

Jepas

Super Moderador
Por exemplo:

Shimano Deore, SLX, XT e XTR têm sempre o mesmo q-factor cada uma independentemente do quadro, porque o eixo é sempre igual. Ou seja, no caso das pedaleiras HollowTech II da Shimano, o q-factor é sempre o mesmo para cada modelo. Contudo, sei por exemplo que a XTR FC-M970 tem um q-factor menor que a XT FC-M760 = 175mm Q-factor.

Jepas
 

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Jepas, obrigado pela explicação! :yeah:

Penso daqui por uns tempos adquirir uma sram xx, e assim vejo as minhas dúvidas esclarecidas. :D
 

Jocas22

Active Member
não me querendo meter em coisas que não domino, como penso comprar uma pedaleira andei a investigar este tema.
É relevante essencialmente por causa das XX da Sram e essencialmente por causa das 156.
Faz tambem mais diferença com eixo GXP que se for BB30 por causa do tamanho do eixo fora do quadro.
Essencialmente permite uma pedalada com os joelhos mais juntos, mais natural face á locomoção.

Agora como se pode ver nos documentos tecnicos da SRAM:
http://cdn.sram.com/cdn/farfuture/G...es/techdocs/xx_frame_fit_specifications_0.pdf

a única coisa que varia é os cranks, os pratos estão sempre na mesma posição seja qual for o Q-factor. E o essencial é a medida "W4" a medida entre cranks medidos desde a parte de dentro da ponta exterior dos cranks uma vez que pode tocar nas escoras.


PS: se disse alguma baboseira podem corrigir á vontade
 
Olá,

Estão todos certos (mas Q não é Quality, é simplesmente a letra Q).
O Q-factor é muito importante (para além do que disseram aqui correctamente) em relação às escoras de corrente. O chain line não é afetado, apenas muda a distância entre roscas de pedais.

VT
 
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