Qual o cassete mais duravel?

marcio riva

New Member
Gostaria de saber se alguém sabe me indicar um cassete resistente, estou comprando uma corrente wippermann connex 920 e estou em dúvida para escolher um cassete de boa durabilidade (não me importo com algumas gramas a mais), pode ser sram ou shimano.
Obrigado
 

MrOrbea

New Member
kuko said:
No meu ver sram é mais durável.

Enganas-te, a Shimano é mais DURAvél, o material da Sram é mais macio, experimenta usar cassestes shimanos e correntes sram, vais ver que dura mais tempo.
 

marcio riva

New Member
estava pensando em usar o cassete pg-970, me parece ser bem resistente já que é feito em aço, estou usando um cassete HG-50 (deore) que veio originalmente em minha scale 60 e achei que os dentes marcaram muito rápido, e não tenho muito conhecimento sobre os outros modelos, por isso a minha duvida, ja que o que me interessa é kilometragem e não gramas a mais ou a menos, a impressão que tenho da shimano é que os componentes principalmente de gamas mais altas são feitos de ligas mais leves e menos reristentes do que se diz respeito a cassetes e coroas do pedaleiro (estou certo?). Já usei sram uma vez logo quando apareceu no mercado brasileiro e tambem me pareceu meio mole, mas a grande vantagem era a corrente, esta sim me agradou, mas como isto já faz alguns anos não sei como se comportam os componentes novos.
Então gostaria que os amigos aqui do forum me esclarecessem:
Devo usar corrente SRAM com cassete shimano? (quais modelos vocês recomendariam?)
Ou devo usar cassete SRAM com corrente SRAM?
Valeria a pena investir em uma corrente wippermann connex 920 com teflon ou a SRAM tambem daria conta do trabalho?
Espero não ter confundido mais ainda minha questão, agradeço as respostas e espero que me ajudem a fazer a melhor escolha.
Obrigado
 

castelhão

New Member
De uma forma muito rapida digo-te que a cassete que vai durar mais é aquela que estiver mais bem limpa e com a corrente mais bem lubrificada!

Ponto fundamental da duração de uma transmissão é a Corrente e não a cassete como se poderá pensar. OU seja, podes ter a cassete mais durável do mundo montada com uma corrente gasta e alongada e tanto os dentes da cassete como os da pedaleira vão à vida num instante. Pior ainda, nessa altura se mudares a corrente as restantes peças já não vão aceitar a nova corrente e tens de mudar tudo.

Resumo: uma boa corrente, substituida de 1000 em 1000 km responde à tua pergunta.
 

TheTraveler

Active Member
Quem vende diz-me que corrente é SRAM, cassete é SHIMANO.


castelhão said:
Resumo: uma boa corrente, substituida de 1000 em 1000 km responde à tua pergunta.

Havia por aí algures no fórum um texto de alguém que trocava a corrente de 1000 em 1000km, ao fim de 3 correntes voltava a primeira para mais 1000km cada uma outra vez, ia fazendo isto até o material não aguentar mais. Têm lógica, o material leva um desgaste muito mais lento e encaixa bem porque o desgaste é mais ou menos igual, pelo menos no meu ponto de vista. Espero estar-me a explicar bem.
 

castelhão

New Member
Exactamente.... tal como dizes, não deites as correntes fora!

Quando uma nova já não for aceite pela transmissão voltas a usar as anteriores pela mesma ordem com que as foste substituindo. Normalmente consigo meter três correntes novas e depois 2 ou as três usadas anteriormente.
 

marcio riva

New Member
Bom, pelo que entendi posso comprar qualquer cassete que tomando os cuidados necessários ele durará muito tempo, e que eu devo investir em uma boa corrente para ter uma boa durabilidade da relação. Volto a perguntar, vale a pena investir em uma wippermann connex ($46,00 dolares), ou uma SRAM já estaria bom? Quanto aos 1000KM de duração de uma corrente, recentemente comprei um chain checker da park tools que mede a progressão do desgaste da corrente em até 1% que é o limite recomendado pelos fabricantes, e realmente funciona, minha corrente original estava com quase 1% de desgaste, coloquei uma corrente nova e a relação funcionou muito bem. Gostei muito da dica das 3 correntes, esta eu não conhecia ainda, mas usando a corrente até o limite de 1% ainda seria válido para mim?
Mais uma vez muito obrigado, espero não estar cansando o amigos do fórum com minhas dúvidas.
 

valium

New Member
Boas !!!

Pela minha experiência cassetes só shimano, correntes só sram !!

Tive uma vez uma casste Sram pc971 e ao fim de 700 kms tentei meter uma corrente nova, e no 5, e 6 carretos a corrente já saltava !!
Correntes abri uma Shimano, e estas também enferrujam mais facilmente que uma Sram, além de as Sram serem feitas em Portugal ainda tem o power link !!

O que uso é cassete Shimano Deore XT, e corrente PC 971 !!

Espero ter ajudado

Cumprimentos
 

Zé Rok

New Member
Valério, a mim ajudaste de certeza :!:

Andava indeciso, os adeptos da Sram dizem Sram, os fãs da Shimano dizem obviamente Shimano.
Vou fazer como dizes.

Simpatizo um pouco mais pela Sram, não sei por quê. A unica coisa que tive Sram foi um desviador traseiro X9.
 

kuko

New Member
MrOrbea said:
kuko said:
No meu ver sram é mais durável.

Enganas-te, a Shimano é mais DURAvél, o material da Sram é mais macio, experimenta usar cassestes shimanos e correntes sram, vais ver que dura mais tempo.
Com esta é que me lixaste :lol: :lol:

sinceramente uso cassete shimano, mas tinha ideia da sram ser mais resistente...
Peço desculpa ao amigo MARCIO RIVA por o ter induzido em erro...

boas pedaladas
 

jpsantos

New Member
Recentemente, tive que trocar cassete e corrente ( respectivamente Shimano XT e Sram 991) com 3000 e tal Km's acredito que se tivesse trocado mais cedo de corrente a cassete durasse mais...

Com esta experiência, levam-me a crer ser um bom investimento trocar de corrente mais cedo... e metendo se calhar uma corrente mais modesta e uma cassete melhorzita (XT para mim chega e sobra) sendo também um bom investimento para quem queira poupar umas gramas na relação peso/preço dos componentes.

Esta opinião é completamente ao contrário do pensamento inicial do Marcio Riva, espero que tenhas ficado ainda mais baralhado :twisted: (estou na brinca :lol: )


João Santos
 

miguelromao

New Member
sempre usei sram cassete 9 e corrente pc991 e todas elas chegaram aos 2000ks a última foi até ao2900kms e para mim são de muito boa qualidade. só mudei pela subida de preço da cassete 69€ para 100€ .

agora uso cassete shimano xt e corrente xtr, vamos ver se dura mais.

como diz um amigo meu"até a shimano lx chega" preço qualidade.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Em termos de cassete uso a Shimano XT à muito tempo... e estou satisfeito com o seu desempenho.

Para prolongar o seu tempo de vida, quando cheguei aos 2000km troquei a corrente (tambem XT) por uma nova, que não teve nenhum problema para acamar... tendo feito mais de 4500 km. :D

A nova cassete XT já leva 2000 km... mas como a corrente é XTR não vai levar uma nova e vão as duas terminar a vida juntas! :mrgreen:

O segredo da duração de uma transmissão é a sua limpeza e cuidado na correcta lubrificação... apesar da epoca do ano condicionar muito a sua durabilidade.


Neste tópico foi discutido: Cassete XT versus Sram PG980 (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13092.0.html)
 

marcio riva

New Member
Muito obrigado a todos, estou cada vez mais esclarecido quanto ao assunto, mas tenho um pouco de dúvida (prometo que são as ultimas questões).
Preço é sinônimo de durabilidade ? xtr dura mais que xt e xt mais que lx? (por ex. sempre pensei que xtr e xt fossem moles para serem leves)
O mesmo vale para as correntes?
Compensa comprar uma corrente wippermann connex ou várias correntes intermediárias para trocar com menos quilometragem?
 

Override

Member
Boas
Eu tenho na minha BTT uma K7 Shimano Deore com uma Corrente PC69 penso eu. E é a melhor relação que encontrei em termos de preço/qualidade/duração. Geralmente troco de corrente de 1500 em 1500Km e a k7 agoenta 3 correntes se bem que quando ponho a terceira levo-a até ao fim. Esta k7 ja vai com uns 8000km :mrgreen:
Mas é assim, como ja foi dito, a melhor maneira de fazer durar mais a transmissao é limpa-la muito regularmente. Eu limpo a corrente a a k7 (a seco) sempre antes de sair no proximo treino. Depois, a duração de uma corrente depende muito do uso que se lhe da. um factor importante é a limpeza, outro é não andar em mudanças probidas com a corrente toda torcida. Depois tambem depende muito da força nos crenks :mrgreen: Se uma pessoa anda sempre no passeio a corrente vai durar muito mais.
 

Jorgex

New Member
marcio riva said:
"Preço é sinônimo de durabilidade ? xtr dura mais que xt e xt mais que lx? (por ex. sempre pensei que xtr e xt fossem moles para serem leves)
O mesmo vale para as correntes?
Compensa comprar uma corrente wippermann connex ou várias correntes intermediárias para trocar com menos quilometragem?"

XTR e XT diferem nos materiais. XT é 100% aço e XTR tem as 5 cog's maiores em titânio e as restantes 4 em aço. Ora o titânio tem uma resistencia mecânica identica a do aço, o que muda é a densidade. Ou seja, o peso do XTR é mais reduzido que o XT. Outra diferença é que o XTR é mais "escavado" para a passagem de mudanças ser mais suave.

XT é uma excelente compra e não compensa comprar o XTR a não ser que esteja em promoção ou em promoção e de 8 velocidades. O de 8 vel. é mais carnodo, mais "metalodo", logo, deve durar mais que a versão de 9vel..

Quanto às correntes, a minha experiencia diz:
1º - Rohloff SLT 99
2º - ConneX 9X1, 908 (este é um clássico, é excelente) e 900 (para entrada de gama de 9vel. é muita fixe!)
3º - SRAM (topo de gama ou abaixo disso, aliás, deixei de usar SRAM à muito tempo...)
 

castelhão

New Member
Eu também sou uns dos adeptos da conjugação corrente SRAM com cassetes Shimano. Ultimamente estou a utilizar uma combinação cassete SRAM PC 990 com corrente Hallow Pin da SRAM também.
No que toca a correntes sou mais unanime pela SRAM uma vez que começando pelo power link são bem mais practicas de colocar e mudar que as Shimano.

Quanto à Conex não me parece que compense gastar tanto dinheiro numa corrente que aparentemente em nada se destaca das outras.

Se experimentares conta ao pessoal como é essa experência com uma CONEX
 
Top