Quadro VIPER BTT NITRO + FOX RP23 Preto Vermelho 2013

Boas pessoal.

Sou possuidor de uma Orbea Sate rígida e quero passar para suspensão total. Como os € são poucos pensei em comprar apenas um quadro e aproveitar o material da minha orbea, menos a suspensão. Que me dizem deste quadro novo?

http://www.***************/viper-quadro-btt-nitro-fox-rp23-preto-vermelho-2013/82958.html

Caraterísticas
Abraçadeira
34.9mm
Abraçadeira de selim : diâmetro
34.9mm
Caixa de Direção
Semi-integrada
Cor
Preto, Vermelho
Curso de amortecimento suspensão aconselhado
100 / 130 mm
Curso Traseiro Quadro
120mm
Desviador dianteiro
Com braçadeira
Diâmetro abraçadeira
34.9mm
Diâmetro Caixa de Direção
Cónico 1.5"-1"1/8
Entre-Eixo Amortecedor
190mm
Entre-Eixo Roda Traseira
10x135mm
Espigão de selim : Diâmetro
31.6mm
Fixação Travões
Postmount
Género
Homem
Matéria
Alumínio
Movimento Central
BSC 68mm
Tamanho
S, M, L, XL
Tamanho da Roda
26"
Tipo de Quadro
Suspensão
Tiragem Desviador
Cima

Resumo
O quadro BTT Viper Nitro foi concebido para os adeptos de passeio desportivo e de saídas de longa distância. Equipado de origem com um amortecedor Fox EP 23, os 120 mm de curso proporcionam conforto e eficácia em todas as situações.

Este quadro Nitro da Viper inclui as últimas inovações técnicas: casquilho de direção cónico, suporte de travão traseiro Postmount, geometria otimizada.

Pontos Fortes
+ Quadro de Alumínio de Espessura Dupla;
+ Amortecedor Fox RP 23 , 120 mm de curso;
+ Casquilho de direção cónico1 1/8 / 1.5 para caixa de direção semi integrada;
+ Relação qualidade/preço muito interessante!
+ Peso (fabricante): 3,240 kg.
 

TLouro

Member
Boas,

Por acaso também tinha (e tenho) uma Orbea e comprei um quadro Viper Nitro, mas em azul, tendo passado o material da Orbea (grande parte já nem era o original) para o Viper.

Até agora fiz mais de 1000km e não podia estar mais satisfeito! O binómio quadro/amortecedor tem um funcionamento fantástico!

Resumindo:

Pontos fortes:
-Preço
-qualidade dos acabamentos
-funcionamento da suspensão/amortecedor
-excelente assistência pós-venda da probike (presumo que seja lá que vás comprar)

Pontos fracos
-peso (contudo, aceita-se face ás características do quadro. O meu, no tamanho L, pesou 3120g com caixa de direção incluída)

A menos que queiras uma bike weight weenie (não deve ser o caso), nem hesites e vai já comprar, ainda mais ao preço a que está! Está muito mais barato do que nos saldos do ano passado!

Se comprares, aconselho a que mandes vir logo a caixa de direção correspondente. Parece que a testa do quadro tem medidas não muito comuns e podes ter dificuldade em arranjas uma caixa de direção numa loja tradicional.

Cumps
 
Last edited:
Bem, com opiniões assim fico ainda mais decidido em comprar. Realmente o peso é um ponto fraco mas penso que para o preço seja aceitável e como também não sou nenhum entusiasta das bicicletas "magrinhas " não tenho problemas com isso! Quanto a caixa de direcção consegues-me indicar qual a apropriada para este quadro? Se é assim, Prefiro mandar vir logo junto com o quadro! Pensei que poderia dar a caixa da minha orbea mas assim sendo de certeza que não dá! Tiveste mais alguma incompatibilidade? Pedaleira?

Cumprimentos
 

TLouro

Member
boas,

quanto à caixa de direção, o melhor é contactares o apoio ao cliente. manda um mail que eles respondem de um dia para o outro.

incompatibilidades propriamente ditas não tive (exceto a caixa de direção). as bichas das mudanças é que naturalmente não para passar de um quadro para o outro. depois, também tive que alterar o curso da suspensão de 100mm para 120mm. de resto, não tive qualquer problema.

cumprimentos
 
A caixa de direcção, pelas medidas descritas no quadro já sei qual é. Tives-te que passar a suspensão para 120mm de curso? Qual a razão?

Cumprimentos,
Márcio Dias
 

TLouro

Member
Boas,

Relativamente à caixa, confirma bem se realmente cabe no quadro. Eu pensava que qualquer caixa cónica semi-integrada dava, mas não é bem assim. Parece que a configuração do interior das testas não é standard e, portanto, a caixa tem que ser compatível com a testa. Para não haver dúvidas, o melhor é certificares-te junto do apoio ao cliente da probike que, diga-se, funciona muito bem.

Quanto à suspensão, passei para 120mm porque segundo a informação que havia na altura o curso recomendado era de 120 a 140mm. Mas pelo que vi, essa informação foi alterada. Seja como for, parece-me que o curso mais equilibrado para o quadro serão os 120mm.

Cumprimentos
 
Boas pessoal. Acabei de encomendar o quadro, em conjunto com a caixa de direcção adequada e uma suspa para a frente, uma ROCKSHOX Suspensão REBA RLT Solo Air 120mm PushLoc Preto 2013. Para a semana já esta cá, depois tenho que fazer a montagem do material que está na minha orbea.. A ver se não me arrependo;)
 

TLouro

Member
Grande compra! É essa a suspensão que eu ando de olho... mas a minha epicon tem-se portado tão bem que não tenho razões objetivas para trocá-la.

Só te irás arrepender de não ter comprado isso mais cedo! ;)

Fico à espera de fotos...
 
Acho que vou ficar com um bom conjunto de suspensões;) Vou passar de uma rigida com uma sountour xcm para esta, acho que vou notar grandes diferenças;) Depois tenho que me dedicar a troca do material da orbea para este quadro, a ver se corre tudo bem.. Depois fica-me a faltar upgrade as rodas que as que tenho não grande espiga mas isso já fica mais para a frente.. Assim que chegar tiro fotos para mostrar ao pessoal;)
 
Uma pergunta, é necessária alguma ferramenta especifica para a montagem da caixa de direcção? Lí que a montagem era feita com uma prensa..
 

EZrider

Member
sim é feita com uma prensa.

mas existem alternativas caseiras, a que eu uso é um parafuso sem fim, com 2 porcas e 2 anilhas largas de cada lado, com 2 chaves de bocas ir roscando, até os copos da caixa ficarem no sitio, um à vez, para não entrarem tortas.

Abracitis
 

TLouro

Member
Boas,

De facto vais ficar, a meu ver, com suspensões (frente e trás) de alto nível!

Na orbea tinha uma suntour xcr que troquei pela epicon e notei uma diferença absolutamente brutal!!! Quando passei a epicon para a viper, pareceu-me que ficou a funcionar ainda melhor, não sei se pelo facto do ângulo da direção ser mais aberto ou se pelo facto de ter aumentado o curso de 100mm para 120mm. No teu caso, ao passares duma XCM de 100mm para uma Reba de 120mm, é de prever que a diferença seja ainda maior!!!
 

zurb

New Member
também estou a pensar comprar uma bicicleta viper com esse quadro. em relação ao rígido, no seu caso da orbea, qual é a diferença de pesos?
 

zurb

New Member
então deve ser mais ou menos 1kg a mais, o meu é um ktm ultra fun. lá diz que a bicicleta, suponho tamanho M, pesa 13,6kg. penso que precise de um L é já um pouco pesado, o meu objectivo seria pô-la nos 12/12,5kg. Com os pneus mais a pedaleira e cassete xt que tenho vão logo umas 650g, depois já é mais complicado reduzir sem gastar muito ...
 

TLouro

Member
Kamarate, o quadro é compatível com 9v e 10v (como qualquer quadro moderno, acho eu). Os cepos das rodas traseiras é que nem sempre são compatíveis com 10v (a cassete é mais larga).

Os quadros podem é ter mais ou menor espaço para pedaleiras de dois pratos. Isto é, se o quadro tiver pouco espaço, pode limitar o n.º de dentes dos pratos das pedaleiras duplas, porque a partir de um certo diâmetro começam a bater na escora.

Para as pedaleiras triplas, normalmente não há tantas limitações porque os pratos maiores ficam mais afastados do quadro.

Para este quadro em concreto não sei dizer porque tenho uma pedaleira tripla e (ainda) não estudei a hipótese de convertê-la em dupla.

Cumps
 
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