projecto scott aspect 45 2010 > canyon nerve 2013

malagueta

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boas,

finalmente decidi criar este tópico para vos apresentar a minha menina comprada há mais ou menos um ano. Apesar do quadro ser de 2010 esta bike foi comprada a pouco tempo numa boa promoção que a sportzone fez e foi amor a primeira vista...:)

Ha muito que queria me iniciar novamente no btt mas faltava o incentivo e nada como gastar uns euros para ganharmos motivação.

Posso dizer que gosto bastante deste quadro, apesar do seu peso, é bastante ágil e robusto com bons ângulos que o torna confortável.

Inicialmente era assim:



depois ficou assim......



dos componentes iniciais, de gama baixa, achei a transmissão e a suspensão bastante boa e nunca me deu problemas, o que foi trocado com algum desgaste foram os cones dos cubos e a caixa de direcção, tudo o resto foi retirado em óptimo estado para um dia montar noutra bicicleta. As trocas foram essencialmente por maior fiabilidade e o peso, claro!

a suspensao foi o primeiro upgrade, e palavras para que.....uma magura durin race concerteza





em seguida umas rodas, umas dtswiss x1600, dos melhores upgrades que podia fazer,



https://lh4.googleusercontent.com/-...AAAAAXI/pmM13ojg9zk/w415-h553-no/DSC_0103.jpg



depois de ter trocado o que achava pior na bike originalmente troquei a transmissão, e depois de muita leitura e pesquisa aqui no forum optei pelas das 10V







depois de destas trocas e ja tinha passado um ano e pouco os pneus, bastante razoaveis em tudo tendo em conta o preço, estavam a precisar de reforma e entraram uns convertidos em tubeless

antes:




e depois da conversão :







depois vesti uma roupinha nova na magura para ficar da cor da bike:



a bike neste momento encontra se nos 11kg e o objectivo seria os 10kg mas com este quadro é quase impossível, mas enquanto não ha guito para um quadro novo continuo a tentar optimizar este, sempre com muito cuidado nos custos e a procura das melhores promoções e sem stress porque o objectivo é ter prazer com isto tudo!
 

joao.f

New Member
boas.
grandes upgrades, agora apostava nos periféricos mas principalmente nuns pedais de encaixe, mais confiança a descer, melhore a subir e muito mais ;) .
 

malagueta

Member
obrigado,
acredita que sou gozado por causa de ainda andar de pedais de plataforma, mas finalmente ganhei coragem e já os encomendei devem chegar para semana uns exustar pm215, mandei vir tb uma caixinha de pensos rápidos....:)
 

joao.f

New Member
hahahaha é o brinde, eu quando comecei a usar pedais de encaixe não cai habituei-me rápido, isso é bom é começar com as molas dos pedais não muito apertadas para se desencaixar facilmente ;) . depois vai-se apertando conforme a confiança
 

malagueta

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vamos la ver como corre...mandei vir também os cleats da shimano sh56, que dizem que são mais fáceis para desencaixar, a ver vamos se é verdade o que dizem...:)
 

rodinhas chamine

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Boas
Para chegares mais facilmente aos 10kg troca o selim so ai deves poupar umas 200g depois trocas o espigao do selim poupas mais umas 150g e guiador mais umas 150g.
Uns travoes com 2 vezes menos o peso desses e ja baixas dos 10kg
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Nao sei se ja trocas te os apertos das rodas, mas so ai poupas mais 100g e se optares por uns discos ashima poupas mais umas 100g
Tu optas te por transmiçao de 10v, a meu ver foi um erro pois podias ter optado por transmiçao de 9v com 2 pratos, pois assim só acrescentas te mais peso com uma cassete que deve pesar umas 350g enquanto com uma de 9v podias colocar uma cassete de 250g a custar 50€.
 

malagueta

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boas,

obrigado pelos comentários.
pois podemos sp descontar umas graminhas aqui ou ali...a razão de ter ido para as 10v foi não abdicar de muitas relações que tinha com 3 pratos, assim apenas perdi da minha configuração anterior a mais pesada e a mais leve, mudanças estas que raramente utilizava, a principal razão foi essa ter com uma transmissão mais simples com todas as mudanças que costumo a utilizar. A cassete custou 50 euros mas pesa 330 gramas.

os apertos de roda são da dtswiss, já vinham com as rodas. Não me parece possível tirar 200 gramas ao selim pq este pesa 255 gramas...:) agora no resto é bem possível...tenho que por aqui uma lista de componentes. Os travões também são os de origem mas como realmente são muito bons a travar guardei para o fim dos upgrades como compreendes uma pessoa tem que gerir bem o dinheiro que tem.

@ joaof. o aperto ainda é o original...nunca o troquei nem nunca me tinha lembrado disso...:) por isso é que foi boa ideia fazer este tópico ...aparecem sp boas ideias, as vezes óbvias mas coisas que não nos lembramos na altura.



 

rodinhas chamine

Active Member
Pois em relaçao ao selim fui um pouco indusido em erro devido ao seu aspecto, pois tambem me pareceu daqueles mesmo basicos que chegam a pesar 350g e se fosse isso um essax pesa umas 150g.
Ainda em relaçao a transmiçao eu uso a relaçao 26/39 com cassete 11/32 9v e passei de 3 pratos e a conclusao que retiro é que agora tiro muito mais partido das relaçoes que tenho agora
 

malagueta

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realmente o selim tem um aspecto esquisito sobretudo nas laterais mas é muito confortável, e foi logo a primeira coisa que troquei pq com o rabinho nao se brinca especialmente com o nosso! :)
Eu uso 11/36 e 28/40 e é como tu dizes tira se partido de todas as relações, com tinha anteriormente havia carretos e pratos que quase nunca eram utilizados assim o uso é muito mais uniforme por todas as mudanças e estou bastante satisfeito com a troca.
 

dand25

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bela bike e belos upgrades, quando comprei a minha cannondale tive mesmo para fechar negocio com uma dessas. pelo que vi so com a conversao para tubeless foram ao ar 500g? muito bom e sentiste a diferença no conforto? ando atravessado para fazer a conversao na minha tambem uma vez que meti agora pneus novos.
 

malagueta

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obrigado pelos comentários!

faz a conversão que não te arrependes, por varias razoes, primeiro o peso com os pneus novos e o retirar a câmara de ar foram mais ou menos 500/600gramas e sabes que ao retirar peso na roda notas uma diferença brutal devido a rotação. Depois eu precisava de por liquido por causa dos furos e qual é a vantagem em teres liquido e camara de ar? rigorosamente nenhuma.
Em termos de conforto, é relativo, depende da pressão que uses agora em tubless podes é usar pressões mais baixas pq nao tens o perigo de trilhar a camara de ar.

Com isto tudo e tendo em conta que uma conversão caseira gastas por volta dos 10/15 euros recomendo vivamente a experimentares!
 

dand25

Active Member
mas se for para converter nao irei ser eu para nao fazer nhenha, perguntei hoje na bikezone e fica tudo em 45€, ja me tinham falado em 30€ mas vi logo que se tinham enganado.
 

malagueta

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a conversão não é difícil de fazer e como o investimento não é muito podias tentar....se gostas de bricolage avança sem medo...;)
 

malagueta

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aqui esta uma lista dos componentes da bike neste momento:

quadro - scott aspect 45 2010 - 2020g
espigao de selim - ritchey pro v2 31.6x400 - 279g
suspensão - magura durin race100 2012 - 1409g
rodas - dtswiss x1600 frente - 789g
traseira - 891g
pneus- schawalbe rocket ron evo 26x2.1 frente - 415g
racing ralph evo 26x2.1 traseira - 456g
pedais - xerama sp910 - 463g
pedaleira - shimano slx fc-m675 40-28t - 765g
BB - sm-bb70 - 100g
corrente - sram pc1051 - 280g
casssete - shimano xt 11-36 - 336g
desviador traseiro - shimano xt rd m781 gs - 231g
desviador dianteiro - shimano slx fd m675-b - 130g
manipulos de mudanças - shimano xt sl-m780 - 246g
guiador - KLS master 600mm - 232g
punhos - scott - 91g
avanço - KLS master 110mm - 134g
caixa de direcção - ritchey comp - 138g
travões - tektro auriga comp - 652g (peso do fabricante)
discos - tektro auriga Frente 160mm - 139g
Traseiro 160mm - 139g
selim - selle italia shiver flow - 255g
grade - elite custon race - 44g
 
Boa evolução !
Excelente a opção que fizeste ao comprar os pedais Exustar, boa relação preço/peso/qualidade e com manutenção muito fácil e simples !
Sem estoirares muito guito, sugeria trocares os punhos (KCNC Eva 18 gr ), discos de travão (KCNC Razor - 73 gr), depois guiador, selim, espigão de selim e avanço!
 
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